O Que é Brand Publishing e Como Pode Ajudar Nas Estratégias Da Sua Empresa

O Brand Publishing é uma estratégia de marketing que tem ajudado muitas empresas a aumentarem as vendas e terem reconhecimento no mercado. A técnica pode ser adotada em conjunto com o branded content, white labels e Inbound Marketing para atingir diversos objetivos.

 

Mas, para que as estratégias ajudem a conquistar os resultados esperados, é muito importante conhecê-las e saber como aplicá-las da maneira correta.

 

O post de hoje vai mostrar o que é brand publishing e como a técnica pode ajudar nas estratégias de marketing da sua empresa.

 

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

 

O Que é Brand Publishing e Como Pode Ajudar Nas Estratégias Da Sua Empresa

 

Brand Publishing: o Que é e Como Aplicar Na Sua Empresa

O brand publishing consiste em uma estratégia de produção de conteúdo dentro de uma plataforma própria da marca, mas que trata sobre assuntos relacionados ao mercado de atuação da empresa, não necessariamente dos produtos/serviços comercializados.

 

Por exemplo, um negócio de banho e tosa para gatos pode ter um canal onde ele publica notícias sobre o mundo pet, dicas de cuidado com animais domésticos e outros temas em comum.

 

Ou seja, o foco não é falar sobre a própria marca ou seus produtos, mas sim trazer informações relevantes sobre contextos mais gerais, que são de interesse do público-alvo.

 

O brand publishing permite que a produção de conteúdo utilize fontes internas, como especialistas, que podem comentar sobre algo ou oferecer soluções como exemplos, dentro das publicações. Entretanto, os conteúdos são independentes: ou seja, falam sobre tendências do mercado.

 

Por conta disso, o brand publishing permite falar sobre outros produtos e marcas concorrentes, bem como trazer outros profissionais do mercado para tratar os assuntos – desde que essas informações tragam valor ao conteúdo e sejam relevantes aos consumidores.

 

Ou seja, a empresa de banho e tosa citada acima pode trazer profissionais de outras clínicas veterinárias em Campinas para falar sobre tendências do mundo pet.

 

A longo prazo, o brand publishing é capaz de consolidar a marca como uma fonte confiável de informação e conhecimento sobre o mercado. Como consequência, a empresa reforça o seu posicionamento como autoridade para os consumidores, concorrentes, parceiros e sociedade em geral.

 

Além da autoridade, o brand publishing é capaz de aumentar o alcance da marca. Isso porque ao tratar sobre assuntos de mercado, a plataforma da empresa pode ser encontrada mais facilmente pelos mecanismos de busca, como o Google.

 

Quer dizer que o brand publishing transforma as marcas em empresas de mídia. Assim, ao invés de uma propaganda sobre o produto, ocorre a produção de conteúdo de valor, o que pode atrair leads, bem como receitas em publicidade para a sua plataforma.

 

Como Fazer Um Brand Publishing Na Sua Empresa

Aplicar o brand publishing é algo que exige uma certa maturidade no mercado. Isso porque a estratégia requer:

  • A criação de uma plataforma própria;
  • A presença de um público consolidado;
  • Um certo reconhecimento da marca;
  • Um certo destaque da concorrência.

 

Normalmente, as empresas que aplicam o brand publishing já são líderes no mercado e usam a técnica para reforçar esse posicionamento.

 

Portanto, antes de investir em uma estratégia de brand publishing, é preciso verificar se não é melhor aplicar outras estratégias de marketing digital, para aumentar um pouco mais o reconhecimento da empresa.

 

Branded Content: o Que é e Como Aplicar

Além do brand publishing, outra técnica que pode ser usada para ter resultados positivos é o branded content.

 

Em síntese, a estratégia consiste na produção de conteúdo com o objetivo de engajar o público em torno do universo da marca, incluindo os produtos e serviços da empresa, bem como o mercado de atuação.

 

Contudo, apesar de aparecerem nos materiais, os produtos e serviços não são os protagonistas. Eles entram como elementos da história que é contada pela empresa, ou como parte da solução de problemas da audiência.

 

Por exemplo, você pode criar uma narrativa sobre um carro fazendo barulho que estava deixando o personagem preocupado, sem saber o que fazer com o automóvel. O conteúdo pode se desenvolver e, assim, mostrar um produto/serviço que pode resolver a questão do barulho.

 

Importante pontuar que no branded content não há espaço para os concorrentes. A marca deve consolidar o seu posicionamento e, para isso, é possível encontrar materiais com especialistas que corroborem um determinado ponto de vista.

 

Assim, no exemplo anterior, ao invés de uma história sobre o barulho do carro, a empresa pode chamar um especialista para falar sobre a importância de observar as condições da injeção eletrônica automotiva.

 

Como Aplicar o Branded Content Na Sua Empresa

O branded content pode ser distribuído por vários canais – tanto em plataformas da própria empresa, como um blog ou website, como mídias de terceiros, incluindo as redes sociais, e-mail marketing, revistas, canais de TV, etc.

 

A estratégia é uma velha conhecida do marketing de atração e pode ser usada por qualquer empreendimento que deseja construir, aos poucos, uma autoridade dentro do mercado.

 

No entanto, vale ressaltar que é preciso produzir conteúdo periodicamente.

 

Assim, após tratar de injeção eletrônica, a empresa pode falar sobre outros assuntos relacionados, como a necessidade de troca de óleo motor, bem como temas que também sejam de interesse do público-alvo.

 

E o White Label? O Que é?

O white label é uma estratégia de produção de conteúdo com foco na elaboração de materiais jornalísticos a respeito do mercado. Em geral, é algo que funciona paralelamente à marca.

 

Isso porque o foco não é o produto, o serviço, nem mesmo a empresa – ao contrário, o objetivo é publicar notícias quentes (hard news) sobre o mercado de atuação.

 

Assim, ao invés de falar do serviço de cadri emergencial, por exemplo, que é voltado à coleta de resíduos perigosos de uma indústria, o conteúdo pode noticiar as novas medidas administrativas do Governo para a proteção do meio ambiente.

 

A intenção, portanto, não é a venda direta.

 

No white label há espaço para a publicidade paga, tanto da marca proprietária responsável pelo conteúdo, quanto pelos concorrentes.

 

Essa é uma das maneiras de monetização, que pode atrair maior número de anunciantes e contribuir para o aumento do tráfego da sua página web.

 

Como Usar o White Label Na Sua Empresa

Os white labels são bastante comuns dentro do marketing digital. Eles podem ser usados para a produção de conteúdo noticioso dentro de blogs, bem como para a elaboração de anúncios patrocinados estratégicos.

 

Importante ressaltar que o objetivo do white label é gerar um grande tráfego dentro do site, como forma de obter dados a respeito do mercado, como o perfil do público, além de vender espaços de mídia, para ganhos financeiros.

 

Por Fim, o Inbound Marketing!

Por último, o Inbound Marketing é outra estratégia que pode ajudar a sua empresa na obtenção de resultados positivos.

 

A técnica é orientada pela produção de conteúdo para as diferentes etapas do funil de vendas (atração, nutrição e conversão), com foco na geração de leads e melhor relacionamento com o público.

 

Assim, é necessário desenvolver conteúdos distintos sobre um mesmo tema, para compartilhá-los com pessoas que estão em diferentes estágios da jornada de compra.

 

Por exemplo, alguém que acabou de encontrar um artigo sobre como fazer a renovação de CNH provisória tem necessidades diferentes de uma pessoa que já leu o conteúdo e está em busca de algo mais específico.

 

Assim como o branded content, o Inbound Marketing faz uso de diferentes canais de comunicação. Em um primeiro momento, o texto em um blog pode aparecer para atrair o visitante. Depois, o e-mail marketing pode ser usado para nutrir o lead.

 

Em geral, a ferramenta mais conhecida do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo.

Leia também o nosso post Como o Instagram Ads Pode Melhorar o Alcance Da Sua Empresa

Como Aplicar o Inbound Marketing Na Sua Empresa

Além de investir na produção de conteúdo, é necessário ter atenção quanto à abordagem. No início, pouco se fala sobre produtos e serviços, sendo que a oferta se aproxima à medida que as etapas do funil avançam.

 

Ou seja, no início é recomendável tratar de temas mais amplos. Você pode falar, por exemplo, quando é necessário fazer o conserto painel automotivo e somente oferecer esse serviço às pessoas que já estão mais próximas e que conhecem a empresa.

 

Para que a estratégia de Inbound Marketing tenha resultados positivos, é fundamental que a empresa tenha um planejamento bem estruturado do funil de vendas. Afinal de contas, não adianta nada sair por aí produzindo um monte de conteúdo, sem a devida orientação.

 

Por esse motivo, o Inbound Marketing requer uma integração entre os departamentos de marketing e vendas, para que a técnica possa ser bem aplicada.

 

Agora que você já conferiu as diferenças entre essas estratégias, é possível escolher a que melhor se adequa à necessidade do seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “O Que é Brand Publishing e Como Pode Ajudar Nas Estratégias Da Sua Empresa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =