Browse By

O Que é CRM e Como Pode Ajudar Nas Estratégias Da Sua Empresa

CRM é uma sigla que, em inglês, significa Costumer Relationship Management, e tem relação com a crescente necessidade que as organizações têm em lidar melhor com seus processos e clientes.

 

É cada vez mais comum que empresas e pessoas tenham a sensação de que precisam de mais tempo para realizar suas tarefas e solucionar seus problemas.

 

No que diz respeito ao dia a dia das organizações, essa necessidade é ainda maior, tendo em vista que, atualmente, para vender, é necessário estabelecer um relacionamento com o consumidor.

 

Por isso, é necessário ter muita atenção com quem compra de sua empresa, mantendo os seus clientes sempre próximos, estreitando o relacionamento.

 

Em português, o termo CRM pode ser traduzido como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

 

Esse software é um suporte que visa lidar com os principais setores de uma empresa, como marketing, vendas e entre outros pontos.

 

Seu uso é muito importante, independentemente do tamanho da organização ou do seu número de clientes.

 

Administrar bem o relacionamento com eles é fundamental para se manter ativo no mercado, sem perder para a concorrência.

 

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é CRM, como ele ajuda a melhorar o posicionamento de uma empresa e algumas estratégias para isso.

 

O Que é CRM?

Usado no gerenciamento do relacionamento com o cliente, esse sistema integrado de gestão com foco no cliente reúne vários processos de maneira organizada e integrada.

 

Ele se antecipa às necessidades de uma organização, como no caso de uma empresa de manutenção preventiva geradores diesel.

 

As tarefas e rotinas precisam ser automatizadas, mas o CRM também pode ser colocado em prática sem a utilização de um software.

 

Um dos seus objetivos é fidelizar um cliente, e isso vai muito além de cartão de descontos e outras estratégias muito utilizadas pelas organizações.

 

A fidelização é uma maneira de buscar a satisfação total de um cliente, se antecipando aos seus desejos e necessidades, tratando-o com dignidade e oferecendo aquilo que ele realmente precisa.

 

Isso é possível quando a empresa, como uma academia de musculação completa entende quais são as necessidades do seu público. Mas para entender, é necessário fazer uso de informações, que também são oferecidas pelo CRM.

 

Isso afeta diretamente a cultura da organização. Isso porque de nada adianta ter um excelente sistema se a própria empresa não tem a cultura de atender bem o cliente e obter informações realmente relevantes sobre ele.

 

Pelo fato de organizar essas informações em um mesmo lugar, a relação entre a empresa e seu público consumidor melhora consideravelmente.

 

Acompanhar detalhadamente e de maneira personalizada cada cliente é difícil, mas muito importante. E conforme a empresa cresce, aumenta também o número de clientes, o que torna essa tarefa ainda mais difícil.

 

Por conta disso, é importante que as organizações contem com um software que possam acessar a qualquer momento e de qualquer lugar.

 

Isso é transformador e possibilita que todas as informações sobre o prospect de uma empresa sejam armazenadas em um único lugar.

 

Falando de maneira bem resumida, o CRM funciona para cadastro de clientes e anotar todas as informações pertinentes a eles.

 

Tendo isso, o sistema apresenta um histórico desse cliente como dados de compras, principais canais de atendimento, etc.

 

Isso ajuda as empresas de diversas maneiras, inclusive para melhorar o seu posicionamento no mercado.

 

Como o CRM Ajuda No Posicionamento De Uma Empresa?

Quando falamos em posicionamento de uma empresa, falamos sobre a maneira como ela mesma se enxerga, a maneira como produz, como controla suas vendas, do seu desempenho, dentre outras questões.

 

Quando uma empresa, como no caso de uma fabricante de placa fotoluminescente rota de fuga faz uso do CRM, ela adquire vantagens que fortalecem a sua marca. Dentre essas vantagens estão:

  • Visão mais ampliada dos negócios;
  • Produtividade mais sustentável;
  • Controle de vendas;
  • Melhora do planejamento estratégico;
  • Desempenho acompanhado em tempo real;
  • Ticket médio aumentado em vendas.

 

Ter uma visão limitada de seus processos e ações é um problema para os gestores. É preciso saber e enxergar o que acontece ao redor, para tomar as melhores decisões. E se o CRM faz uma centralização das informações, ele também amplia a visão dos negócios.

 

Essa ampliação ajuda na tomada de decisão, independentemente de qual seja o projeto e quais áreas da empresa ele possa envolver.

 

O CRM torna a produtividade de uma empresa mais sustentável, ou seja, que se sustenta com facilidade.
Tudo isso porque ocorre uma melhora na comunicação, cria-se processos mais eficientes e centraliza as informações pertinentes.

 

As horas trabalhadas são otimizadas em diversos setores, consequentemente, a produtividade melhora consideravelmente.

 

É muito difícil fechar uma venda com um consumidor, assim que ele tem seu primeiro contato. Por conta disso, é necessário realizar um acompanhamento para que a venda aconteça.

 

Uma fabricante de mezanino de aço terá em mãos as informações de que precisa para acompanhar o seu cliente durante toda a jornada de compra.

 

O planejamento estratégico é importante para que uma empresa tome as decisões corretas. Para isso, é necessário ter informações relevantes, então um software CRM é basicamente uma central de informações.

 

São exemplos de armazenamento de histórico no CRM:

  • Histórico de interação entre empresa e cliente;
  • Dados de contato;
  • Histórico de compras;
  • Desempenho de um setor.

 

Acompanhar o desempenho de uma organização para saber mais sobre sua saúde é muito importante. Com o CRM existe uma visão realista e precisa do desempenho da empresa.

 

Como o foco de toda empresa é vender, obviamente o CRM ajuda a aprimorar a estratégia de vendas. Isso porque ele permite que a empresa e o seu cliente tenham um bom relacionamento.

 

O estreitamento dessa relação e seu fortalecimento fazem com que o cliente se sinta mais seguro com a empresa e passe a comprar mais vezes e com valores maiores.

 

Mas um dos principais benefícios do CRM sem dúvidas é quanto ao posicionamento de uma empresa.
Quando uma empresa está bem posicionada no mercado ela tem sua marca fortalecida. Uma marca fortalecida é bem vista no mercado, não apenas por clientes como também por parceiros e colaboradores.

 

Isso é possível porque o CRM ajuda as empresas, como uma clínica que ofereça quick massage preço sessão a converter mais clientes.

 

Ao acompanhar seus clientes convertidos, os ajudará a ter bons resultados com o produto ou serviço adquirido.

 

Ele também ajuda o posicionamento de uma marca, porque possibilita à empresa uma tomada de decisões mais assertivas, por meio de informações e organizações de seus processos.

 

Já que traz tantas vantagens, no próximo tópico trazemos algumas dicas de estratégias CRM para os mais variados perfis de empresa, como no caso de um fornecedor de grama.

 

3 Estratégias De CRM Para Qualquer Empresa

As estratégias em CRM podem ser diversas, sendo que quando bem aplicadas, trazem muitos resultados positivos, como já vimos neste texto.

 

A seguir, confira 3 dicas de CRM para qualquer tipo de empresa.

 

1- Planeje As Vendas

Planejar as vendas é fundamental para qualquer empresa, como no caso de uma loja de iluminação para piscina de fibra. No entanto, querer colocá-lo em prática rapidamente é um grande erro.
É importante estabelecer metas claras, de acordo com a realidade da empresa, divididas em etapas com objetivos que são de curto, médio e longo prazos.

 

2- Faça Uma Análise De Seus Clientes

É importante conhecer bem o público-alvo para aumentar o número de vendas. Como vender para pessoas que você desconhece suas necessidades? Como fidelizá-las se a empresa não sabe o que elas desejam e realmente precisam?

 

É importante entender os perfis mais comuns para cada empresa, os produtos ou serviços mais procurados, época mais favorável para as compras, que tipo de cliente compra mais, dentre outras informações.

Leia também o nosso post Estratégias De Marketing De Relacionamento Para Instituições De Ensino

3- Fortaleça As Relações Com o Cliente

Vender, atualmente, envolve um relacionamento de confiança entre consumidor e empresa. Desde uma fabricante de miliohmímetro digital até uma loja de roupas precisam estabelecer um bom relacionamento com seus clientes.

 

Quando há essa relação mútua de confiança, vender acaba se tornando uma consequência.
O comportamento dos consumidores tem mudado muito, principalmente em vista da concorrência no mercado.

 

Por isso, fazer uso de estratégias e softwares que reúnam as informações importantes sobre os consumidores é vital para a sobrevivência das organizações.

 

O CRM traz, de maneira simplificada, a centralização de tudo o que diz respeito aos clientes e processos de diferentes setores de uma organização, permitindo que ela realize um trabalho de qualidade e atenda às demandas de seu público-alvo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “O Que é CRM e Como Pode Ajudar Nas Estratégias Da Sua Empresa”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    seis + dezessete =