Browse By

O Que é Marketing de Serviço e Como Utilizar na Sua Empresa

O marketing de serviço é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizadas por empresas de todos os setores.

 

A técnica ajuda a explicar para o cliente o valor de um serviço prestado, e porque ele deve escolher uma empresa em vez de outra.

 

Essa estratégia auxilia na garantia do máximo em satisfação para os consumidores. Isso porque, como diz o velho ditado, o marketing é a alma do negócio.

 

Mesmo assim, é necessário que as marcas sejam promovidas de maneiras diferentes.

 

O Que é Marketing de Serviço e Como Utilizar na Sua Empresa

 

Isso acontece porque cada empresa possui características diferentes, que precisam ser levadas em conta na hora de montar estratégias de marketing que dão resultado.

 

O setor de serviços, por exemplo, apesar de ser fundamental, não pode usar as mesmas estratégias de promoção de produtos.

 

Isso significa que é necessário promover práticas que convençam os clientes e atendam as suas expectativas, independentemente do tipo de serviço oferecido.

 

Por isso, é necessário conhecer os princípios do marketing de serviço, algo essencial para se destacar no mercado.

 

Neste artigo, vamos explicar o que é marketing de serviços, suas principais estratégias, além de dar dicas de como ele pode ser usado pelas imobiliárias.

 

O Que é Marketing de Serviços?

O marketing de serviços é um conjunto de estratégias que convencem o cliente quanto ao valor de um serviço oferecido e porque ele deve optar por uma empresa em vez de outras.

 

Diferenciar um produto de um serviço é muito simples. Mesmo assim, é mais difícil conceituar serviço do que conceituar produto, o que acaba gerando dúvidas na hora de pensar nas estratégias de marketing.

 

Isso acontece porque um mesmo serviço pode ter diversas utilidades, como o banho e tosa de cachorros, por exemplo.

 

Esse tipo de utilidade vai depender dos propósitos do cliente, além de que, tudo o que envolver a contratação, também pode mudar.

 

O fato é que existe uma concorrência muito forte, como os outros prestadores de serviços e produtos que prometem atender melhor às necessidades dos consumidores, além da desistência dos clientes quando uma contratação é muito complicada.

 

Portanto, o marketing de serviços é um verdadeiro aliado das empresas, para evitar que elas dependam exclusivamente da sorte na hora de conquistar clientes.

 

Entendendo bem o seu conceito e para quê é usado, é importante, também, que as empresas prestadoras de serviço conheçam as principais estratégias desse tipo de marketing.

 

Principais Estratégias de Marketing de Serviços

Um estabelecimento de licenciamento de carro, assim como uma imobiliária, são empresas prestadoras de serviços. Portanto, elas necessitam desse tipo de estratégia para manterem-se competitivas no mercado.

 

Mas como fazer isso? Dentre as principais estratégias, podemos citar:

 

1 – Focar Nas Pessoas

Seja qual for o nicho de atuação, uma empresa deve sempre ter uma equipe preparada para atender, da melhor maneira possível, as necessidades de seus clientes.

 

É extremamente importante pensar nos consumidores em cada etapa do processo. Dessa forma, é necessário investir em um atendimento qualificado.

 

Isso possibilita criar um relacionamento mais próximo, o que fará muita diferença para seu empreendimento.

 

2 – Usar Conteúdo

As empresas prestadoras de serviços, como despachantes para cnh vencida multa, precisam usar conteúdo para se tornar autoridade.

 

Aliás, a produção de conteúdo é uma das melhores alternativas que as empresas têm em mãos.

 

Isso porque os conteúdos ajudam no posicionamento de autoridade, e atraem a atenção dos clientes.

 

Mesmo que planejar uma produção de conteúdo não seja algo simples, as empresas nunca devem se esquecer de que, hoje em dia, seu futuro cliente está na internet, procurando por alguma coisa.

 

Portanto, bons conteúdos são ferramentas que ganham a confiança e o respeito do público-alvo, que se torna mais suscetível a consumir o que a empresa vende.

 

3 – Encontrar um Diferencial

O principal objetivo do marketing de conteúdo é diferenciar uma empresa de seus concorrentes. Sendo assim, não tem sentido usar as mesmas estratégias utilizadas pela concorrência.

 

Isso obriga uma empresa de transferência de veículo de outro estado a ir além, a mostrar que ela merece atenção por ser diferente das demais encontradas no mercado.

 

Para isso, ela pode mostrar características como:

  • Forma de interagir com os clientes;
  • Atendimento mais eficiente;
  • Destaque na região em que atua;
  • Rapidez na prestação de serviços.

 

4 – Estabelecer Metas

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, para o marketing de serviços funcionar, é preciso estabelecer metas claras e realistas.

 

Isso porque, tendo um objetivo claro, fica muito mais fácil trabalhar para atingi-lo.

 

Além de definir as metas, é necessário estabelecer prazos para atingi-las. Por isso, é importante reunir a equipe e criar um senso de urgência.

 

5 – Montar um Plano de Ação

Depois de definir as metas, uma assistência técnica de tacógrafo caminhão precisa de um plano de ação para que elas se concretizem.

 

Isso diz respeito a um responsável por produzir, fazer a divulgação e a interação com o público, e por fim, direcioná-lo até a contratação.

 

Essas e outras questões devem estar bem claras durante a montagem do plano de ação. Ele irá servir como uma espécie de guia, para todo o trabalho ser mantido sob controle.

 

6 – Acompanhar os Resultados

Por fim, dentre as principais estratégias de marketing de serviços, assim como em todas as outras, é necessário acompanhar e mensurar os resultados.

 

Eles podem ser acompanhados por meio de métricas e KPIs. Estes possibilitam avaliar o desempenho da empresa, além de ajudá-la a atrair mais clientes.

 

Além disso, o acompanhamento de dados permite identificar problemas, para realizar ajustes de estratégias que otimizam até mesmo aquelas que já possuem um bom desempenho.

 

Dentre as muitas empresas prestadoras de serviços, estão as imobiliárias. No próximo tópico, trazemos algumas dicas de marketing de serviços para este segmento.

 

Dicas de Marketing de Serviços Para Imobiliárias

Todas as prestadoras de serviços, como um despachante para carta de motorista a e b são importantes, afinal,é a partir delas que temos acesso aos mais variados serviços que não sabemos como ou não podemos realizar.

 

Dentre as categorias mais importantes estão as imobiliárias. Sendo assim, existe uma forte concorrência nesse setor, fazendo com que o marketing de serviços seja indispensável.

 

E dentre as principais estratégias para as imobiliárias estão:

 

1 – Criar um Padrão e Segui-lo

Quando se trata de serviços, sua atuação pode variar. Por exemplo, o atendimento de um corretor foi ótimo num dia, e não tão bom assim em outro.

 

É sabido que situações desse tipo não podem ocorrer, afinal, é necessário que todos os serviços oferecidos pela imobiliária sejam mais padronizados.

 

Para isso, é importante desenvolver processos que diminuam ao máximo a variação de qualidade. Isso faz com que o cliente passe a confiar mais nos serviços prestados pela imobiliária, e consequentemente, volte para fazer um novo negócio.

 

Vale ressaltar que também é essencial construir todo o marketing de serviços em torno de um mesmo padrão.

 

2 – Tangibilizar o Serviço

Desde imobiliárias, até empresas que fazem investigação detalhada cetesb, todos os serviços são invisíveis. Ou seja, eles só podem ser vistos depois de prontos.

 

Por exemplo, quando uma pessoa compra um celular da marca X, ela já sabe o que terá em mãos. Mas se essa mesma pessoa contratar os serviços de um contador, ela só saberá como foi o serviço quando o mesmo estiver pronto.

 

Mesmo para as imobiliárias, a intangibilidade dos serviços pode interferir nas vendas. Por isso, é necessário investir em estratégias como:

  • Logotipo agradável;
  • Site bem construído;
  • Marketing bem feito;
  • Material publicitário bem produzido.

 

Todas esses quesitos mostram para o cliente que a imobiliária é boa e confiável, e que ele pode fazer negócios com ela com confiança.

Leia também o nosso post Saiba o Que é SEO Local e Como Pode Ajudar Sua Empresa

3 – Consultar Profissionais

Possuir um padrão firme, além de ser uma evidência que passam credibilidade, tanto uma imobiliária quanto uma assistência de peça para empilhadeira clark estão no caminho certo.

 

Mesmo assim, empreendedores que não entendem ou que não possuem conhecimentos em Marketing, precisam contar com a ajuda de um bom profissional.

 

Esses profissionais são capazes de elaborar um plano estratégico que vai elevar a imobiliária a um novo patamar do marketing de serviços.

 

Por meio deles, além de conquistar novos clientes, é possível fidelizá-los. Isso gera uma receita mais segura para a empresa, que não precisa investir tanto para conseguir novos compradores.

 

Seja qual for o setor de negócios de uma prestadora de serviços, é muito importante se destacar nesse mercado competitivo e conquistar a confiança do público-consumidor.

 

E por meio de simples ações, isso torna-se alcançável e possível.

 

Uma prova disso é o marketing de serviços que, como abordamos nesse conteúdo, mostra que por meio de uma estratégia inteligente, o cliente é convencido de que o produto ou serviço oferecido por sua empresa, pode ser muito mais vantajoso do que em outra.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Aton Tecnologia, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “O Que é Marketing de Serviço e Como Utilizar na Sua Empresa”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =