Browse By

O Que é Marketing Imobiliário e Suas Estratégias

A importância do Marketing Imobiliário se dá por grande parte das pessoas ter o desejo de adquirir um imóvel, que para muitos é considerado sinônimo estabilidade financeira.

 

Esse marketing é por definição uma estratégia completa que integra ações e campanhas, para a divulgação de oportunidades no setor.

 

Mesmo em um cenário de crise no Brasil, as vendas e lançamentos de imóveis residenciais devem crescer em torno de 10% a 15% no país, segundo uma estimativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

 

Os dados mostram que a perspectiva de crescimento está concentrada nos imóveis de médio e alto padrão, bem como moradias financiadas por linhas bancárias de crédito.

 

O Que é Marketing Imobiliário e Suas Estratégias

 

Portanto, as imobiliárias devem estar atentas aos próximos anos, especialmente com o cenário favorável para a venda de residências.

 

Nesse sentido, o Marketing Imobiliária aparece como uma ferramenta indispensável tanto para os próprios corretores quanto para os compradores.

Mas, Afinal, o Que é Marketing Imobiliário?

O Marketing Imobiliário é um conjunto de ações e processos, que envolvem todas as etapas de venda ou locação de imóveis.

 

Assim, desde o desenvolvimento do projeto, passando pela incorporação, formas de comunicação, relacionamento com o cliente e até o pós-venda integram a estratégia.

 

Importante ressaltar que o Marketing Imobiliário envolve todos os stakeholders do negócio, isto é, colaboradores, clientes, parceiros, governos e a comunidade como um todo.

 

Por exemplo, se um imóvel necessidade de um teste hidrostático em mangueiras da estrutura, os parceiros da imobiliária que prestam o serviço também estão inclusos no Marketing Imobiliário.

 

Sendo assim, conhecer os aspectos que envolvem o Marketing Imobiliário é importante não só para as próprias imobiliárias, mas para todos os setores envolvidos no negócio, como incorporadoras, construtoras e o público.

Por Que Aplicar o Marketing Imobiliário Como Estratégia?

O principal objetivo do Marketing Imobiliário é impactar e atrair pessoas interessadas no seu negócio imobiliário. Ou seja, a estratégia visa estreitar o relacionamento com o público, identificar potenciais clientes e aumentar as perspectivas de vendas no setor.

 

Assim como qualquer estratégia de divulgação, o Marketing Imobiliário utiliza de instrumentos tradicionais, como apresentações em feiras com cenografia 3D dos imóveis.

 

Assim como, publicidade em canais midiáticos, propagandas com ofertas e, atualmente, a internet (ou melhor, o Marketing Digital).

 

Entretanto, o ponto-chave do Marketing Imobiliário é o relacionamento.

 

Afinal, o investimento em imóveis é algo que envolve o emocional dos compradores, além da questão financeira envolvida. Por conta disso, é indispensável manter um bom relacionamento com o público.

 

Além disso, o Marketing Imobiliário é importante porque:

Ajuda a Sua Empresa a Se Destacar Da Concorrência

O mercado está cada vez mais exigente e competitivo. Hoje em dia, se procuramos por um gerador para alugar, por exemplo, já nos deparamos com uma infinidade de empresas, locadoras e empreendimentos variados. O mesmo vale para as imobiliárias.

 

Diante desse mar de negócios, é preciso implementar ações para que a sua empresa se destaque e passe a ser reconhecida pelo público.

 

Desse modo, o Marketing Imobiliário volta-se para a promoção da marca, fazendo com que o seu negócio se torne referência no mercado e, consequentemente, conquiste novos clientes.

Colabora Na Tomada De Decisões Dos Clientes

Comprar um imóvel é um investimento alto e, em muitos casos, para a vida toda. Por esse motivo, os clientes demoram muito para tomar a decisão correta, já que devem escolher o melhor imóvel, em termos de custo-benefício, conforme as suas necessidades.

 

Além disso, nem sempre uma casa excelente é viável para um determinado tipo de pessoa.

 

Por exemplo, um imóvel com escada metálica externa pode ser ótimo para um casal jovem, porém, não para duas amigas idosas, com dificuldades de mobilidade.

 

Sendo assim, o Marketing Imobiliário estreita o relacionamento com os clientes, percebendo, de fato, as necessidades de cada um e, assim, orientando os compradores na melhor tomada de decisão.

Aumenta As Chances De Vendas

Foi-se o tempo em que as pessoas ficavam andando por toda a cidade em busca de placas de “Vende-se” ou “Aluga-se” nos imóveis.

 

Hoje em dia, é possível encontrar uma ampla variedade de casas, apartamentos, salões e diversos outros tipos de estruturas (residenciais ou não) disponíveis na internet.

 

Portanto, as imobiliárias devem se adaptar ao novo cenário e as mudanças de comportamento do público, voltadas às pesquisas na internet.

 

Dessa maneira, o Marketing Imobiliário engloba um conjunto de ações para se fazer presente no mundo virtual e, como consequência, aumentar as chances de vendas.

3 Estratégias De Marketing Imobiliário Para o Seu Negócio

A uso inteligente do Marketing Imobiliário traz muitas vantagens para as empresas.

 

Além de oferecer um bom produto, a estratégia é capaz de fidelizar o cliente e estreitar os laços com o público. Com isso, o seu negócio passa a ter maior credibilidade no mercado.

 

Abaixo, separamos algumas dicas para aplicar o Marketing Imobiliário.

1 – Crie Laços Afetivos Com Os Clientes

Imagine a seguinte situação: uma mulher de meia idade entrou na imobiliária juntamente com a filha, que vestia um uniforme escolar feminino do Ensino Fundamental.

 

A intenção da cliente é comprar um novo imóvel, um pouco maior, já que ela mora em um apartamento bem pequeno.

 

Neste cenário hipotético, o vendedor pode valer-se do Marketing Imobiliário para oferecer a melhor residência à mulher, de acordo com pequenas informações fornecidas de maneira inconsciente. Por exemplo, por que não apresentar uma casa próxima à uma escola?

 

Desse modo, cria-se uma relação afetiva com o cliente, pois ele percebe que a imobiliária está preocupada com os seus reais interesses e formas de facilitar a rotina do comprador.

 

Vale dizer que a criação de laços afetivos com o cliente não precisa ser apenas quando a pessoa vai até a imobiliária, isto é, entra em contato presencial.

 

A partir da coleta de dados dos possíveis interessados, é possível elaborar propostas personalizadas de imóveis.

 

Nesse sentido, as informações podem ser colhidas com:

  • Dados oriundos de visitantes do site;
  • Perfil dos principais seguidores nas redes sociais;
  • Principais características do público-alvo;
  • Dados demográficos dos clientes.

 

A partir desses conhecimentos, pode-se ter uma ideia sobre quem é o seu cliente, de onde ele vem, quais são os seus interesses e quanto ele pode investir em um imóvel.

2 – Desenvolva Conteúdos Relevantes Para Os Clientes

Quando entramos na internet para procurar sobre um determinado assunto, como uma empilhadeira articulada, não estamos interessados em receber propagandas invasivas, sensacionalistas e que pouco informam a respeito do equipamento.

 

Ao contrário, busca-se conteúdos de qualidade, com explicações sobre o maquinário é informações importantes.

 

O mesmo vale para os imóveis. Não basta mostrar somente fotos e o preço de uma casa.

 

O usuário quer saber mais sobre o negócio, sobre a região e, até mesmo, outros fatores que envolvem uma residência (cuidados com a casa, formas de manutenção, dentre outros).

 

Por isso, o chamado Marketing de Conteúdo é extremamente importante para a sua estratégia de Marketing Imobiliário.

 

Com ele, é possível desenvolver materiais ricos e relevantes, que atraem uma boa quantidade de usuários e aumenta as chances de conversão de leads (potenciais clientes).

 

Para criar um conteúdo, podemos imaginar um tipo de banner para apresentação de TCC. Quer dizer, pontuar as informações mais importantes, fornecer dados e apresentar soluções.

Leia também o nosso post Como As Redes Sociais Podem Facilitar a Comunicação Com Clientes

3 – Esteja Presente Nas Redes Sociais

Cerca de 67% dos usuários brasileiros estão ativos nas redes sociais. Isso representa mais da metade dos internautas do país, incluindo pessoas interessadas na compra, venda e locação de imóveis.

 

Por conta disso, uma das estratégias desse Marketing é incentivar a presença das empresas nas redes, com a criação de perfis nas mídias em destaque, como o Facebook, Instagram e Twitter.

 

Além da possibilidade de alcançar muitos usuários, as redes sociais são ótimos canais para compartilhar conteúdo.

 

Assim, ao produzir um texto explicando sobre o funcionamento de um analisador de gases de combustão para casas, é possível compartilhar o link da matéria diretamente no perfil/página da imobiliária.

 

As redes sociais também aumentam a conversão de usuários para o seu site.

 

Afinal, muitas pessoas conhecem um determinado negócio por esses canais e, somente após seguir páginas, curtir postagens e acompanhar o perfil da empresa, decidem visitar o site.

 

Importante destacar que cada rede social possui a sua especificidade. Portanto, é necessário verificar quais são as particularidades de cada plataforma e como produzir conteúdos adequados para os canais.

 

Um exemplo claro é o Instagram, conhecido pelo compartilhamento de fotos e vídeos (geralmente, de 1 minuto, quando compartilhados do feed no aplicativo).

 

Neste caso, o ideal é ter imagens de qualidade e chamativas, bem como vídeos bem feitos, para atrair visualmente os usuários e, assim, aumentar o número de seguidores.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “O Que é Marketing Imobiliário e Suas Estratégias”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    treze + um =