Browse By

Saiba o Que é SEO Local e Como Pode Ajudar Sua Empresa

SEO local é uma estratégia de localização que tem ajudado muitas empresas a atraírem mais clientes para seu negócio.

 

Por meio dele, um pequeno estabelecimento pode se tornar referência na região em que atua, sem precisar de grandes investimentos.

 

Neste exato momento, existem muitas pessoas procurando por algum produto ou serviço na internet. Para muitas empresas, é a oportunidade perfeita para que elas entrem em contato, visitem e se tornem clientes.

 

Para proprietários de negócios locais, o SEO local é a melhor estratégia de otimização para ser encontrado. Isso porque, as técnicas que envolvem os buscadores são essenciais para o marketing digital.

 

Saiba o Que é SEO Local e Como Pode Ajudar Sua Empresa

 

O Google tornou-se a principal referência dos consumidores para quando desejam procurar alguma coisa. Isso pode variar desde o catálogo de uma loja até uma restaurante local.

 

Essas buscas específicas são o foco do SEO local. E suas estratégias de otimização melhoram o posicionamento orgânico do negócio.

 

Isso faz com que os usuários encontrem mais facilmente aquilo que estão buscando em determinada região.

 

Um negócio bem posicionado tem mais visibilidade e, consequentemente, mais chances de ser encontrado e atrair novos clientes.

 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é SEO local, a diferença entre SEO local e o SEO geral, além de apresentar as melhores estratégias e dicas para colocá-lo em prática.

 

O Que é SEO Local?

O SEO local é um conjunto de estratégias que otimiza os resultados dos buscadores, melhorando o posicionamento de uma empresa quando um usuário pesquisa uma solução em determinada região.

 

A otimização é focada tanto no site da empresa, quanto no Google Meu Negócio. Ela é pensada para pesquisas que contêm um componente geográfico. Por exemplo, quando alguém procura por moura baterias em um bairro ou cidade específicos.

 

Essa é a principal diferença entre SEO local e SEO geral. Além disso, tanto a localização do usuário, como a inclusão de determinada região nos termos de pesquisa, acionam mecanismos do Google que modificam a forma como os resultados serão apresentados.

 

Aliás, essas buscas agradam o Google, pois sua intenção é oferecer a melhor experiência de pesquisa para o usuário.

 

Portanto, ele é focado em oferecer os melhores resultados no menor tempo possível.

 

Isso significa que, sempre que um usuário busca por algum estabelecimento, o Google automaticamente entende que ele deseja um estabelecimento próximo ao local onde está.

 

Sendo assim, a localização do próprio usuário é um fator importante capaz de classificar os melhores resultados.

 

Isso permite que ele encontre rapidamente o que procura, deixando-os nas primeiras posições da página de busca. E são nessas posições que todos os negócios querem estar.

 

Além disso, o fato de as pessoas fazerem constantes pesquisas por meio de seus aparelhos móveis, no momento da busca, o componente geográfico do Google é ativado, trazendo melhores resultados de onde o usuário está localizado.

 

Isso porque, um aparelho como o smartphone, por exemplo, acompanha toda a movimentação de uma pessoa.

 

Isso exige do buscador a capacidade em oferecer respostas rápidas e relevantes, de acordo com a localização em tempo real, como quando ela pesquisa por emplacamento de moto, por exemplo. O Google vai oferecer um resultado mais próximo à sua localização.

 

Vale ressaltar que, essa situação também ocorre quando a pessoa está fora de sua cidade ou do país, não sendo necessário especificar o local onde está, afinal, o Google vai se basear em sua posição para mostrar os resultados da pesquisa.

 

Dessa maneira, para que um negócio seja evidenciado nos resultados de buscas localizadas no Google, o SEO local mostra quais regiões ele atende. Além disso, o uso dessa estratégia mostra ao buscador que o negócio possui relevância em uma região.

 

Diferença Entre SEO Local e SEO Geral

O que distingue a pesquisa orgânica da pesquisa local é o componente geográfico.

 

Por exemplo, se uma pessoa procurar por velocímetro digital em Campinas, fará com que o Google entenda que ele deseja esse produto, nessa cidade.

 

O mesmo pode acontecer se uma pessoa digitar o que procura + a palavra “bairro”. Em algumas situações, o próprio Google identifica se tratar de uma busca local, mesmo que não existe o componente de localização.

 

Já a pesquisa orgânica, ou seja, o SEO comum, acontece quando os mecanismos de busca decidem que não se trata de uma pesquisa local.

 

Isso significa que a pessoa procura informações específicas, não necessariamente contendo um local em particular.

 

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar por “padaria”, o Google vai automaticamente apresentar resultados de padarias e outros estabelecimentos próximos.

 

Mas se a pessoa pesquisar por “pão receita”, ele entende que a pessoa quer informações sobre como fazer o pão.

 

Para trazer essa qualidade em seus resultados, o Google faz o uso de muitos fatores para ajudar a classificar e indexar os sites e pesquisas. Dentre esses fatores estão:

  • Palavras-chave;
  • Links de saída;
  • Inbound Marketing;
  • Gramática.

 

Estes são apenas alguns dos elementos levados em conta pelo mecanismo de busca na hora de trazer os resultados de suas pesquisas. Por isso, é fundamental saber como os negócios podem utilizar o SEO local, bem como suas principais estratégias.

 

Dicas e Melhores Estratégias de SEO Local

A otimização do SEO local segue os mesmos princípios de qualquer pesquisa no Google.

 

Por isso, um despachante para renovação de cnh vencida precisa sempre otimizar o seu site para ser melhor encontrado. Ainda assim, existem algumas diferenças entre as ações.

 

Isso porque o SEO local não trabalha apenas com o site da empresa, mas também com o Google Meu Negócio.

 

Essa ferramenta faz toda a diferença em buscas locais, afinal, é dela que o Google vai extrair as informações sobre o empreendimento.

 

As otimizações também consideram o componente geográfico presente nas buscas locais. E para fazer bem SEO local, seguem algumas dicas:

 

1 – Pensar em Mais Resultados

O SEO tradicional é focado em atrair tráfego para o site da empresa. Já o SEO local tem foco nas informações básicas que o cliente procura, como o telefone ou o endereço do estabelecimento.

 

Se a pessoa busca pelo endereço de uma empresa de laudo para transferência, o Google não vai usar o site desta empresa para entregar o resultado. Isso acaba por resultar em uma conversão do cliente na loja física, e não pelo site.

 

2 – Gerenciar a Empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é fundamental para as estratégias em SEO local. Dessa maneira, é fundamental que ele seja priorizado.

 

Quando uma empresa de licenciamento cetesb ou qualquer outra está inserida no Google Meu Negócio, é importante que ela tenha todos os seus dados preenchidos, que incluem:

  • Nome da empresa;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Site;
  • Acessibilidade;
  • Entre outros.

 

Além disso, para ajudar ainda mais nas estratégias de SEO local, é possível adicionar fotos do lugar, além de outras mídias, como os vídeos.

 

Esses dados são fundamentais para as decisões dos consumidores. Por isso, quanto mais completo for o cadastro, mais o Google passa a confiar no negócio.

 

E é exatamente por isso que é de grande importância manter os dados atualizados.

 

3 – Incentivar a Avaliação de Clientes

Se uma pessoa pesquisar por floral para cães funciona na internet, com certeza vai encontrar opiniões de pessoas a respeito de estabelecimentos ou clínicas que vendam aquele produto.

 

Por isso, é importante que os proprietários de negócios locais incentivem a avaliação de clientes no Google.

 

Essas avaliações são importantes para a tomada de decisão do cliente, sejam elas positivas ou negativas.

 

Avaliações positivas trazem mais confiança para pessoas que ainda não são clientes. Já as avaliações negativas podem ajudar a empresa a melhorar seus aspectos desfavoráveis, oferecendo algo de mais valor no mercado.

 

Indo mais além, as avaliações no Google também colaboram para os resultados de pesquisas.

 

Sendo assim, quanto mais avaliações positivas um negócio tiver, mais bem posicionado ele será nas buscas.
Para permitir as avaliações, uma clínica veterinária de ultrassom para latido de cachorro deve apenas habilitar essa função nas configurações de seu perfil no Google Meu Negócio.

 

Ao permitir a opinião dos consumidores, a empresa se abre para um diálogo, transmitindo uma imagem positiva, tanto perante os consumidores, quanto ao próprio Google.

Leia também o nosso post 5 Dicas De Como Indexar Seu Site No Google

4 – Fazer Marketing De Conteúdo

O SEO local também tem como estratégia o marketing de conteúdo, focado na região onde o negócio atua.
Se o empreendedor é proprietário de um restaurante local, ele pode produzir conteúdos relacionados à região onde está, por exemplo.

 

Se o restaurante está em uma região turística da cidade, o dono do negócio pode investir em publicações sobre eventos na região, monumentos históricos, gastronomia local, entre outros.

 

O SEO local foi criado para facilitar o sucesso e o reconhecimento de negócios locais em qualquer lugar do mundo. Não importa onde, desde pequenas cidades até as mais famosas, fazer o uso dessa estratégia se tornou um quesito essencial para conquistar o sucesso em seu empreendimento.

 

Afinal, é por meio dela que qualquer negócio se torna referência no que faz, na região em que atua, com mais confiança.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Saiba o Que é SEO Local e Como Pode Ajudar Sua Empresa”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 7 =