O Que é SEO Off-Page e Como Pode Ajudar a Estratégia De Marketing Da Sua Empresa

Você já ouviu falar do SEO Off-Page? Se a resposta for “não”, mas você não achou o termo estranho, principalmente por conta do SEO, saiba que isso é muito comum.

 

Acontece que grande parte das estratégias de marketing é voltada somente para o SEO On-Page, que são as estratégias de otimização para mecanismos de busca utilizadas dentro da própria página da web.

 

Como exemplo, temos a produção de um artigo, dentro do blog de uma empresa, sobre jateamento com granalha, que utiliza um conjunto de palavras-chave específicas, em uma determinada quantidade de vezes.

 

Com isso, é possível melhorar o seu conteúdo e melhorar o ranqueamento da página nos buscadores, principalmente o Google.

 

O Que é SEO Off-Page e Como Pode Ajudar a Estratégia De Marketing Da Sua Empresa

 

Mas, tão importante quanto o SEO On-Page é o SEO Off-Page.

 

Quer saber mais como ele pode ajudar a estratégia de marketing da sua empresa? Então, acompanhe o post.

 

Mas, Afinal, o Que é o SEO Off-Page?

O SEO Off-Page consiste em um conjunto de estratégias de otimização, que são aplicadas fora das páginas web das empresas, com o intuito de mostrar a relevância do negócio no mercado e, assim, ter um posicionamento melhor nos mecanismos de busca.

 

Vale dizer que para os sites de pesquisa, como o Google, não interessa somente encontrar os seus conteúdos e sobre como você fala sobre algo. É necessário descobrir como o seu site se relaciona com o restante da web.

 

Dessa forma, se a sua página recebe links e menções em outros sites (e eles forem confiáveis), o Google te dá mais notoriedade ainda.

 

Afinal de contas, os usuários tendem a compartilhar aquilo que realmente tem qualidade e valor.

 

Assim, você pode imaginar um site de um urologista de plantão, se os conteúdos dessa página são citados em outros websites de saúde, entre outras plataformas, quer dizer que ele é uma referência na área.

 

Isso também é um forte indicativo da relevância da sua página no mercado, o que é algo determinante para os mecanismos de classificação de ranqueamento do Google.

 

Por Que Eu Preciso Aparecer No Google?

O Google é considerado o “rei da internet”.  A plataforma processa, em média, mais de 40 mil consultas de pesquisa a cada segundo, cerca de 3,5 bilhões de buscas diárias com mais de 1,2 trilhões de termos procurados anualmente.

 

Pense um pouco, se você quer saber como fazer a renovação de CNH de outro Estado, onde irá procurar? É bem provável que seja no Google.

 

O Search Engine Journal demonstrou que 93% de todo tráfego é oriundo de um mecanismo de busca, com destaque para o Google.

 

Só aí já podemos perceber a importância de aparecer no buscador. Mas, isso não basta. Também é necessário estar entre os primeiros resultados de pesquisa.

 

Um levantamento realizado pela imFORZA apontou que 18% dos cliques orgânicos do Google vão para o primeiro resultado, 10% para o segundo e 7% para o terceiro.

 

No exemplo citado anteriormente, se você se deparar com o primeiro resultado, trazendo conteúdo sobre CNH suspensa e vencida, as chances de você clicar nesse link são muito grandes.

 

Portanto, se você ainda não investiu em uma estratégia de SEO Off-Page e On-Page, este é o momento.

 

Como Posso Aplicar o SEO Off-Page Na Estratégia De Marketing Da Minha Empresa?

Um estudo mostrou que os fatores off -page têm um peso de 50% no ranqueamento do Google.

 

Sendo assim, não basta achar que somente aplicar o conjunto de estratégias de otimização no seu próprio site será suficiente para você aparecer entre os primeiros resultados.

 

Mas, como aplicar o SEO Off-Page na estratégia de marketing da sua empresa?

 

Para ajudar a responder a essa pergunta, separamos algumas dicas, que são, basicamente:

  • Os backlinks ou link buildings;
  • A autoridade do domínio;
  • Os sinais sociais;
  • O SEO local.

 

Quer saber mais sobre cada um deles? Confira abaixo.

 

Backlinks ou Link Buildings

Os link buildings consistem na ação de conseguir backlinks, isto é, links em outros sites, apontando para a sua página web de maneira natural ou não.

 

Por exemplo, um conteúdo sobre óleo de câmbio do celta pode apontar um link para um e-commerce de produtos automotivos.

 

Quer dizer que o e-commerce recebeu um backlink e, com isso, há chances de melhorar o ranqueamento do negócio no Google.

 

Importante ressaltar que, quanto mais links uma página recebe, mais relevante ela é para o buscador.

 

No entanto, não basta você ser citado muitas vezes em uma mesmo local. É preciso diversificar os backlinks, para que apareçam em outros sites diferentes.

 

Assim, é legal que o seu conteúdo sobre cinta pós cirurgica lipoescultura aparece em várias páginas web.

 

O algoritmo do Google também avalia se o seu backlink está dentro de um site dentro da sua área de atuação.

 

Portanto, no exemplo acima, o ideal é que o conteúdo sobre cinta apareça em páginas sobre estética, emagrecimento, saúde e bem-estar, entre outras.

 

Autoridade Do Domínio

Aqui, também estamos tratando da quantidade e da qualidade dos backlinks, mas vamos um pouco mais além.

 

A autoridade do domínio diz respeito à segurança de uma determinada página da web.

 

Nesse caso, sites mais antigos, com um histórico de publicações confiáveis são vistos com melhores olhos pelo Google.

 

Desse modo, se o seu conteúdo sobre reator de vidro é citado em um blog de grande reconhecimento no mundo virtual, há melhores chances de ranqueamento da sua página.

 

No entanto, vale ressaltar que essa autoridade não é conquistada do dia para a noite. Por causa disso, os sites mais velhos possuem melhor reconhecimento.

 

Para ganhar autoridade você precisa trabalhar a longo prazo. Mas, quando você a conquista, é difícil perdê-la, pois os usuários te enxergam como uma referência.

 

Sinais Sociais

Os sinais sociais referem-se ao engajamento dos usuários com o seu conteúdo.

 

Por exemplo, se o seu artigo sobre enchimento torre de resfriamento foi bastante compartilhado e republicado em outras páginas, melhor é a sua classificação no Google.

 

Os sinais sociais também levam em conta a interação da audiência, como o número de curtidas e comentários em uma publicação.

 

Ou seja, você precisa ser popular na internet. Isso é uma garantia de reconhecimento e autoridade e, como consequência, você obtém um bom ranqueamento no Google.

 

SEO Local

O SEO local é voltado especialmente para comércios que desejam vender em uma área específica.

 

Quer dizer que ele não faz muita diferença para lojas virtuais que atendem em todo o país, mas pode ser fundamental para um e-commerce de atuação restrita.

 

Basicamente, o SEO local considera as empresas que estão próximas do local de pesquisa dos usuários, sendo visto como um fator de classificação pelo Google. Claro que tudo irá depender do tipo de busca feita.

 

Quer dizer que, se um usuário escrever que está procurando algo na região de São Paulo capital, mesmo que ele esteja no Paraná, a classificação se dará para as lojas localizadas em São Paulo.

 

Mas, se não for feita essa especificação, a preferência será pelos e-commerces próximos, ou seja, no Paraná.

Leia também o nosso post Vale a Pena Investir Em UX/UI Design Na Sua Empresa?

E Como Eu Faço Para Que o Meu Conteúdo Receba Backlinks?

A resposta para esse questionamento é simples, faça com que o seu conteúdo mereça ser compartilhado.

 

Para isso, você precisa investir em materiais ricos, que sejam interessantes aos usuários.

 

Quer dizer que, não basta encher a sua página de estratégias SEO, se você não oferece aos leitores algo que realmente valha a pena.

 

Em vista disso, pesquise bastante antes de produzir o conteúdo.

 

Para o SEO Off-Page, os materiais mais relevantes, isto é, de qualidade, são os que têm mais chances de receber links de outras páginas.

 

Você pode ir além de artigos em blogs, e-books, infográficos, planilhas, webinars (vídeos educativos), entre outros materiais, também podem receber backlinks e acabam entrando no fator de ranqueamento do Google.

 

Além disso, você também pode investir em estratégias de Guest Post e co-marketing.

 

O guest post nada mais é que a produção de um artigo para um site parceiro, como se você fosse um convidado da página.

 

É importante, assim como em qualquer material, produzir conteúdo de qualidade para o site parceiro, contendo um link para a sua página.

 

Vale ressaltar que um bom produtor de conteúdo sempre será convidado para escrever em outros sites. Sendo assim, aprimore as suas habilidades na área.

 

Já o co-marketing é uma parceria entre empresas, com o intuito de promover material em conjunto, para um público semelhante.

 

Dessa forma, você e outro empreendimento parceiro podem produzir um e-book sobre um assunto que interesse aos seus clientes e, desse modo, inserir links para os sites de ambas as marcas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “O Que é SEO Off-Page e Como Pode Ajudar a Estratégia De Marketing Da Sua Empresa”

  1. Pingback: Aprenda como escolher boas palavras-chave no conteúdo de um texto! - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 7 =