Entenda a Importância das Palavras-Chave Para um Bom Posicionamento no Google

Hoje em dia já não é possível falar sobre publicidade, internet e marketing digital sem falar nos grandes motores de busca, como o Google. Dentro desse universo, um dos elementos fundamentais são as palavras-chave.

 

Embora o Google não tenha sido o primeiro buscador da internet (o Yahoo foi o primeiro popular a fazer sucesso), foi por volta de 2005 que ele começou a criar os algoritmos que iriam revolucionar para sempre nossa maneira de navegar na esfera digital.

 

Antes, as pesquisas eram muito genéricas, de modo que você podia ter bons resultados para um trabalho acadêmico ou mesmo para tirar dúvidas sobre conhecimentos gerais. Mas a proposta não era customizada tal como hoje em dia.

 

Assim, se você fizesse uma busca sobre padarias, poderia encontrar muita coisa sobre esse universo, como receitas, dicas para abrir um estabelecimento nesse nicho, mas não viria nada que levasse em conta, por exemplo, sua localidade.

 

Negócio vetor criado por stories – br.freepik.com

Hoje, se você escreve “padaria” no Google, os resultados são baseados na sua localidade. Ademais, eles vão muito além do país ou da cidade, podendo encontrar até mesmo as padarias mais próximas da rua da sua casa.

 

Mais ainda, é possível encontrar o estabelecimento no mapa, tanto na visão de satélite, quanto, em alguns casos, na visão pela rua (o famoso Street View). Além disso, é possível deixar uma qualificação sobre o atendimento do local, e daí em diante.

 

O que permite toda essa experiência personalizada são os algoritmos, que nada mais são do que programações que cruzam dados e criam parâmetros capazes de customizar cada nova pesquisa, tornando-a única perante o usuário.

 

Também é aí que entra o papel das palavras-chave. No fim das contas, tudo começa a partir delas, pois não pode existir uma pesquisa sem uma palavra-chave, seja ela escrita ou mesmo falada, como costumam ser as buscas mobile (por celular ou tablet).

 

O mais interessante é que esses termos são intuitivos. Ou seja, se você pegar pessoas diferentes e investigar como elas pesquisam algo em comum, é bem provável que acabem escrevendo mais ou menos da mesma forma, de maneira quase instintiva.

 

Além disso, algumas variações também são praticamente universais, como colocar ao final de um produto o termo “preço”, “comprar”, “manutenção”, etc. Também é aí que entra o papel das empresas e dos negócios autônomos.

 

Atualmente é impensável conceber uma empresa que faça marketing digital e não tenha destaque no Google. Então, se você quer entender a fundo qual o papel das palavras-chave nisso tudo, é só seguir adiante na leitura.

 

Afinal, Qual a Importância da Palavra-Chave?

Chamada de keyword em inglês, a palavra-chave é como o resumo de um conteúdo. Ou seja, ela é o elemento principal do qual o material trata, e acaba expressando isso de maneira sintetizada, atraindo o público interessado de modo muito mais eficiente.

 

Como vimos acima, existe certa uniformidade na formação dessas palavras, de modo que ao pesquisar algo como “festa aniversário infantil“, a maioria das pessoas escreveria do mesmo modo, sem preposições, por exemplo.

 

Mas se fosse só isso seria muito fácil, pois bastaria sair escrevendo sobre cada produto ou serviço que sua empresa presta. Contudo, o desafio começa quando pensamos que as palavras podem ter sinônimos, como “bolacha” e “biscoito”.

 

Ou ainda, um exemplo mais desafiador: a mandioca, que pode ser chamada de “aipim” no sul do país, e de “macaxeira” no nordeste. A solução começa a aparecer quando você compreende que tudo é uma questão de solução e de problemas.

 

Ou seja, seu público-alvo tem algum problema para resolver (é a famosa “dor” de que tanto se fala hoje em dia), e o que ele busca é uma maneira de resolver isso com uma solução que seja prática, eficiente e faça sentido para o seu momento atual.

 

Aí está a importância da palavra-chave. Assim, para que o termo biscoito para festa infantil atinja sua máxima assertividade, é preciso fazer um estudo de mercado. Esse subsídio é que vai ajudá-lo a se orientar, pois não se trata de gosto ou opinião.

 

Hoje as ferramentas que existem para iniciar uma campanha da melhor maneira possível são muitas, algumas delas oferecidas pelo próprio Google. Afinal, ele é o primeiro a querer que existam bons conteúdos, para que a experiência do leitor seja positiva.

 

Como o Google Trends Ajuda na Assertividade

Como marca poderosa no seu meio, o Google não deixaria de marcar presença nos principais processos de criação e gestão da sua própria plataforma, não é mesmo? Assim, o Google Trends logo se tornou a referência quando o assunto é estudo e palavras-chave.

 

Se você quer saber se é melhor utilizar “judogi adulto” ou “judogi para adulto”, ou ainda se é melhor utilizar os termos no singular ou no plural, basta criar uma conta gratuita no Gmail e você passará a ter acesso imediato ao Google Trends.

 

Como dá a entender o termo trends (“tendências”, em inglês), o que a ferramenta faz é pesquisar quais são as palavras-chave mais procuradas pelos usuários. Na verdade esse recurso foi criado em 2006, e vem sendo aperfeiçoado até hoje.

 

Atualmente é possível refinar incrivelmente seu estudo de mercado, o que vai permitir encontrar as palavras-chave mais assertivas para qualquer situação, por meio de critérios bastante variados, tais como:

  • Período das buscas;
  • Volume de busca;
  • Tempo exato (últimas horas);
  • País ou região;
  • Categoria e seção;
  • Entre outros critérios.

 

A categoria pode abranger games e tecnologia, finanças e mundo corporativo, entretenimento e cultura, e daí em diante. Já a seção se refere às opções do próprio Google: imagens, vídeos, notícias, compras, mapas ou a seção geral (“todas”).

 

Como vimos acima, a questão da região pode fazer toda a diferença, como no exemplo dos biscoitos ou da mandioca. Também assim, numa região as pessoas podem buscar por berçário 2 idade, outras talvez prefiram o termo “creche”.

 

Caso seu produto ou solução abranja o país todo, como cursos voltados para professores desse nicho, o mais indicado é trabalhar ambas as palavras-chave, garantindo que seu conteúdo seja encontrado em todos os casos, como veremos abaixo.

 

O Papel do Link Patrocinado e do SEO

Outro argumento que atesta a importância das palavras-chave para um bom posicionamento no Google, ou mesmo nos demais buscadores, é o papel atual do link patrocinado (Ads) e da busca orgânica (SEO).

 

Essas duas modalidades são maneiras de você posicionar sua keyword, como escola particular tempo integral, por exemplo. Uma delas é paga, a outra é gratuita, e as duas ajudam a canalizar muito mais visualizações e interesses por partes dos usuários.

 

Nos dois casos, você só pode começar a desenvolver suas estratégias após ter feito o estudo (explicado acima) sobre a palavra-chave. Além disso, após definir a melhor escolha, é preciso começar a lutar por um bom ranqueamento.

 

Segundo dados de pesquisa do próprio Google Inc., mais de 90% dos usuários não passam da primeira página ao fazerem uma busca. Assim, a taxa de cliques conforme o posicionamento dos sites é a seguinte:

  • 1º lugar: 29,8%;
  • 2º lugar: 16%;
  • 3º lugar: 10%;
  • 4º lugar: 6,7%;
  • 5º lugar: 4,8%;
  • 6º lugar: 3,6%.

 

Ou seja, mais de 70% se concentra até a sexta posição, o resto divide um percentual mínimo. Ao fazer uma campanha de link patrocinado ou Ads (Advertising) para jardim educandário, você salta algumas etapas, pois aparece no topo, onde estão os pagantes.

 

Mas ainda assim precisará ser assertivo ao investir na palavra-chave. Para aparecer na busca orgânica é preciso o SEO (Search Engine Optimization). Essas otimizações, na verdade, também giram em torno da keyword, conforme dicas que seguem.

Leia também o nosso post Marketing de Conteúdo: Por que é Tão Importante Para o Seu Site?

Dicas de Ouro Para Colocar a Mão na Massa

Embora aparecer no Google pagando por isso seja uma estratégia excelente, já que essa plataforma se tornou uma das maiores vitrines do mundo, conseguir ser ranqueado por meio do SEO tem lá seu prestígio, e gera autoridade.

 

Se você trabalha na área de aula de ballet masculino, e consegue posicionar um texto do seu blog em primeiro lugar na seção orgânica, isso vai fortalecer incrivelmente a sua marca perante o público e a concorrência.

 

A importância e o papel da palavra-chave nisso é que ela vai precisar aparecer em vários elementos, desde o título e o primeiro parágrafo, até algumas repetições durante o texto. Além de elementos de programação, como a meta description.

 

Uma dica de ouro para conseguir os melhores resultados possíveis é a do marketing de conteúdo. A lógica dele é a de entregar conteúdos gratuitos e de qualidade que realmente agreguem valor à rotina do seu público.

 

Assim, ao escrever sobre jardim de infância 5, você não vai ficar pensando apenas em algoritmos e parâmetros, o que poderia gerar um texto cansativo e artificial. Ao unir a cultura do conteúdo com as demais estratégias, seu material vai ficar perfeito.

 

Com isso vimos como as palavras-chave são o coração de qualquer estratégia de marketing digital que pretenda dominar as primeiras páginas do Google. Além de deixar claro como e por que isso pode mudar a história da sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Entenda a Importância das Palavras-Chave Para um Bom Posicionamento no Google”

  1. Pingback: 3 Dicas de Como Aumentar Sua Visibilidade com Marketing Digital - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =