O plano inicial de Marketing Digital

Neste vídeo o Olimpio Araujo Junior explica como você deve definir o seu plano inicial de Marketing Digital. Para quem começa a estudar um pouco sobre o assunto marketing digital, seja para uso próprio ou empresarial, acaba sendo bombardeado por gigabytes de informação. O problema deste bombardeo é que acaba deixando você sem saber pode onde começar.

 

Clique na imagem abaixo e assista o vídeo sobre o plano inicial de marketing digital na integra.

Por onde começar no Marketing Digital

 

Conteúdo do vídeo Plano Inicial de Marketing Digital

Agora vamos entender o que precisa fazer na hora de iniciar uma ação de marketing digital ou se já faz marketing digital, para se reorganizar de forma correta, caso seja sua necessidade.

 

Primeiro passo é analisar o que você já está fazendo, quais ações estão em desenvolvimento. É impossível utilizar as estratégias do marketing digital sem ter um site, um blog ou um e-commerce. O site é o seu ambiente, a sua empresa, a sua loja, o seu escritório, a sua mida onde você consegue ter controle sobre as métricas necessárias para ter conhecimento sobre como está o andamento das suas ações. O site é a primeira impressão que o lead (visitante) vai ter sobre você.

 

Um dos erros mais comuns que as empresas cometem é se preocupar com google adwords ou facebook ads para gerar tráfego para o site e acabam esquecendo de otimizá-lo. A usabilidade do site é ruim, as imagens são pobres, não funciona direito no celular, a identidade visual não passa credibilidade, o tempo de carregamento é alto e outros fatores que acabam afastando o visitante do seu site em menos de 10 segundos. Resumindo, é realizado um trabalho enorme de atração de leads para o seu site ou blog e quando ele entra no site, se assusta, vai embora e não compra.

 

Outro passo importante é o produto. Será que o produrto que você quer ofertar é adequado para o momento econômico do país ou da sua região. É importantíssimo verificar se existe uma real demanda deste produto ou se a concorrência que você vai enfrentar é muito grande ou até mesmo gigantesca. Imagine o seguinte, você quer montar uma loja virtual de eletroeletrônicos e irá vender TVs de LCD. O seus concorrentes serão a Amazon, Submarino, Americanas, Walmart, Magazine Luiza, Casas Bahia e todas as outras grandes, médias e pequenas lojas de varejo que vendem para todo o Brasil. A unica chance de você ter sucesso ao abrir uma loja virtual de eletroeletrônicos é se o seu produto tiver uma exclusividade muito boa e um preço competitivo.

 

Os processos internos do seu negócio é outro passo bem importante do plano inicial de marketing digital. Por exemplo, existem empresas que vende a mesma coisa que todo mundo, mas entregando de forma diferente, fazendo um atendimento diferenciado da forma que a concorrência está fazendo. O processo interno inovador que a empresa desenvolveu oferece para o cliente algum tipo de suporte que a concorrência não é capaz de oferta.

 

Penúltimo passo: Depois que o planejamento estiver em execução e em andamento, será necessário verificar as fontes de tráfego que você está utilizando para atrair os leads para o seu negócio e também se existem canais que não está usando ainda e pode passar a utilizar, e se está realizando as ações de maneira correta para cada fonte de tráfego. Neste passo você deve analisar os resultados que cada fonte de tráfego está gerando para o seu negócio. Por exemplo, vamos dizer que você vende peças de automóveis e passa o dia inteiro postando as suas peças em grupos do facebook e não vende quase nada. Em um belo dia você tem um insight e começa a utilizar o mercado livre e suas vendas começam a explodir, por este resultado, logicamente você deve abandonar os grupos do facebook e investir suas ações no mercado livre.

 

Último passo: não fique na zona de conforto. Com o marketing digital é possível analisar os resultados das suas ações em real-time. Todo dia você tem que acordar e pensar, o que eu posso melhorar hoje no meu marketing.

 

Passo Extra para o Plano Inicial de Marketing Digital

Finanças costumam dar dores de cabeça para fundadores e empresários. Mas isso acontece porque não há planejamento!

 

Projeções financeiras para o marketing digital

A parte econômica dos negócios pode ser o fator que vai definir a vida ou a morte da empresa – ok, isso pode ter sido um pouco exagerado – mas a verdade é que ter controle sobre a receita, saída e gastos é muito importante.

 

Através de projeções financeiras é possível organizar melhor os investimentos em marketing, através de possíveis cenários sobre o futuro da empresa.

 

O ROI – retorno sobre investimento – é uma métrica muito importante para essas projeções, já que ele pode ajudar a definir os melhores destinos para os investimentos que serão feitos.

 

Pensar no financeiro à longo prazo é pensar nos objetivos e projeções de crescimento da empresa, assim é possível alinhar os esforços de marketing com a situação esperada para o negócio, em um certo período de tempo.

 

Não é necessário estar atrelado ao setor financeiro da empresa, apenas entender quais são os custos da estratégia de marketing digital.

 

E que tal também aprender de maneira mais aprofundada o que é marketing e como ele surgiu? Confira nosso artigo: O que é Marketing Digital: tudo que você precisa saber sobre o assunto.

 

Caso tenha dúvidas, comentários e sugestões, use a seção de comentários abaixo. Você tem dúvidas sobre como definir o orçamento da sua sua estratégia de marketing?

 

Conclusão

Ficou interessado aprender tudo sobre marketing digital? Acesse o link abaixo e saiba mais sobre o curso online de marketing digital do Olimpio Araujo Junior.

Link: https://www.agencia7.com/curso-marketing-digital/

 

Fontes

Site: Gestor de Marketing

Site: Marketing de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 10 =