Por Que Investir Em Marketing de Conteúdo Para Seu Negócio?

O marketing de conteúdo ganha cada vez mais importância dentre as estratégias para a promoção de marcas, produtos e serviços nos meios digitais.

 

Atualmente, com o crescente acesso à internet, por meio de diversos tipos de dispositivos como os celulares, tablets e computadores, as pessoas acessam informações e conteúdos cada vez mais variados, com distintos formatos e em seu próprio tempo, segundo suas próprias necessidades.

 

Por Que Investir Em Marketing de Conteúdo Para Seu Negócio?

 

Paralelamente, o mercado está cada vez mais competitivo. Com novas empresas e novos produtos disputando nos mesmos segmentos, há cada vez mais necessidade de construir uma boa imagem e destacar-se da concorrência.

 

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para ajudar os empreendimentos a garantirem o seu espaço, independente do setor de atuação ou do tamanho da empresa. A aplicação das ações pode resultar no aumento dos lucros, com mais oportunidades de negócios.

 

O Que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que visam aumentar a rede de consumidores e potenciais consumidores das empresas, por meio da criação e divulgação de conteúdos de diversas formas.

 

Quando são planejadas e executadas com qualidade, com materiais valiosos e relevantes para o público-alvo das empresas, as ações conseguem atrair a atenção e o interesse dos potenciais clientes. Os conteúdos ajudam a empresa a envolver a sua audiência com a marca, fazendo com que vejam valor e construam uma imagem positiva do negócio.

 

O investimento em ações de Marketing Digital, mais especificamente de Marketing de Conteúdo, resulta principalmente em três vantagens para os negócios.

 

A primeira é o ganho de autoridade e visibilidade na internet. Ao produzir conteúdos relevantes para o público da empresa, ela tem a chance de se tornar uma fonte de informação. Isso ocorre principalmente quando os materiais são produzidos levando em conta as necessidades e desejos da audiência.

 

Com materiais de qualidade, a empresa pode promover o produto ou serviço que é sua especialidade. Assim, uma empresa especializada em aluguel de retroescavadeira, por exemplo, pode se firmar como uma autoridade no mercado, o que garante mais visibilidade.

 

O Marketing de Conteúdo também aproxima as empresas dos seus clientes. Ele permite a construção de uma relação próxima, com interação e confiança.

 

Os conteúdos ajudam os clientes a tomarem decisões de compra com mais confiança, e também mostra que a empresa está à disposição durante toda a jornada de compra.

 

A terceira vantagem é a possibilidade de se destacar dos concorrentes. Afinal, em um mercado tão competitivo, a empresa que investe em Marketing de Conteúdo e aposta nas estratégias mais adequadas para o seu público, conquista a confiança dos potenciais consumidores e uma boa vantagem competitiva.

 

Assim, quando precisarem de uma pistola para pintura eletrostática, por exemplo, os clientes vão preferir as empresas com quem já têm uma imagem positiva neste segmento.

 

Portanto, pode-se dizer que o Marketing de Conteúdo contribui para fortalecer as marcas, estabelecendo um relacionamento com os clientes por meio de sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros canais.

 

Vale a Pena Investir Em Marketing de Conteúdo?

Muitos empreendedores podem se questionar os motivos de investir em um plano de marketing de conteúdo, já que as ações também exigem recursos e tempo. Contudo, é válido considerar que as estratégias possibilitam:

  1. Melhorar o relacionamento com clientes e potenciais clientes;
  2. Ampliar o engajamento com a marca;
  3. Incentivar a fidelização e a promoção espontânea da marca;
  4. Ganhar visibilidade no mundo online;
  5. Estar mais presente no dia a dia dos clientes e potenciais clientes;
  6. Trazer conteúdo relevante para incentivar as compras;
  7. Aumentar as vendas de produtos ou serviços;
  8. Melhorar o relacionamento no pós-venda.

 

1. Melhorar o Relacionamento Com Clientes e Potenciais Clientes

Ao desenvolver conteúdos de qualidade e relevantes para a audiência, a empresa se relaciona melhor com os clientes em diversas outras situações de contato com a marca.

 

Isso contribui para agregar vantagem competitiva, aproximar a marca dos clientes e transmitir a confiança necessária para que o negócio se estabeleça como referência em seu campo de atuação, que pode ser até o aluguel de caçamba de entulho 24 horas, por exemplo.

 

Desta forma, são menores as chances de o consumidor desistir da compra por algum motivo, porque os conteúdos ajudam a mantê-los confiantes da escolha.

 

2. Ampliar o Engajamento Com a Marca

Hoje em dia as pessoas não aprovam mais as marcas que só investem nas ações buscando venda a todo custo. O marketing de conteúdo se mostra uma boa estratégia para gerar mais envolvimento com os valores das marcas.

 

Uma postagem sobre a importância de alugar tenda transparente casamento ao ar livre, por exemplo, que aborde a questão sob novos ângulos e com boas informações, tem mais chances de gerar a interação e a identificação do potencial cliente do que um anúncio simplesmente vendendo o serviço.

 

3. Incentivar a Fidelização e a Promoção Espontânea Da Marca

As estratégias efetivas contribuem para a fidelização dos clientes e também faz com que eles se tornem embaixadores da marca, divulgando o negócio para outras pessoas. Isso pode ser de extrema importância para empresas de praticamente todos os segmentos.

 

Quando uma pessoa descobre um despachante por um artigo sobre o laudo de transferência veicular, por exemplo, se ele for bem atendido e ficar satisfeito com o serviço, provavelmente vai comentar com outras pessoas sobre essa descoberta, o que pode ajudar até a atrair mais clientes.

 

4. Ganhar Visibilidade No Mundo Online

Hoje grande parte das pessoas passa um tempo considerável navegando na internet, muito mais do que assistindo televisão, ouvindo rádio ou lendo jornal, meios de comunicação offline.

 

O marketing de conteúdo, principalmente por meio dos blogs e redes sociais, ajuda as empresas a garantirem presença online. Assim, a clínica de estética será encontrada quando um possível cliente estiver pesquisando sobre lipoescultura masculina, por exemplo.

 

5. Estar Mais Presente No Dia a Dia Dos Clientes e Potenciais Clientes

Com diversos formatos e ferramentas para a interação com o público, o marketing de conteúdo oferece às empresas diversas possibilidades de impactar e se fazer presente no dia a dia da audiência.

 

Isso é possível com postagens nas redes sociais, e-mail marketing e, principalmente, o oferecimento de conteúdos que acrescentem valor aos seus consumidores.

 

6. Trazer Conteúdo Relevante Para Incentivar As Compras

O conteúdo de qualidade é fundamental para nutrir o público. Além de se fazer presente nos diferentes canais, as empresas se destacam ao produzir materiais focados nas etapas da jornada de compra dos consumidores – que envolvem desde a descoberta de um problema até a solução, com a compra de um produto ou serviço.

 

Assim as empresas podem conduzir os consumidores, com conteúdos desenvolvidos pensando em suas dúvidas e dores.

 

7. Aumentar As Vendas De Produtos Ou Serviços

O objetivo de toda empresa é crescer e, para isso, aumentar as vendas é sempre fundamental. O Marketing de Conteúdo ajuda as pessoas interessadas em clínica veterinária animais, por exemplo, a encontrarem as informações que precisam, quando pesquisam sobre o tema.

 

Além disso, os conteúdos informativos fazem com que a empresa seja mais facilmente lembrada pelo seu público, o que também ajuda a impulsionar as vendas.

 

8. Melhorar o Relacionamento No Pós-Venda

Mesmo depois de finalizar as vendas, as ações de marketing de conteúdo continuam relevantes para o público, porque o relacionamento pode continuar por meio dos conteúdos de sites, blogs, redes sociais ou e-mail marketing, por exemplo.

 

Ao estudar bem a audiência da empresa, pode-se perceber que há assuntos que podem interessar os clientes em todos os momentos do relacionamento com o marca.

 

Uma marca de produtos de beleza, por exemplo, pode investir em conteúdos voltados para o relacionamento pós-venda explicando questões sobre rótulos para cosméticos, ou com dicas para utilizar o produto. O resultado é uma chance maior de fidelização dos clientes atuais.

 

Leia também o nosso post Inbound ou Outbound Marketing: Qual a Melhor Estratégia Para Sua Empresa?

 

Como Colocar o Marketing De Conteúdo Em Ação?

Convencidos dos benefícios de investir em estratégias de marketing de conteúdo para ampliar os negócios, é preciso que os empreendedores tenham em mente a importância de contratar profissionais especializados para o planejamento e execução das ações.

 

Isso porque elas exigem conhecimentos técnicos, desde a organização, passando pela produção de conteúdos, até a mensuração dos resultados, que é de extrema importância para a adequação e sucesso das estratégias.

 

Contudo, é válido ressaltar a importância de dedicar tempo e técnicas para conhecer o público-alvo do empreendimento, para descobrir os melhores caminhos a seguir.

 

Entretanto, há um mundo de possibilidades no marketing de conteúdo, incluindo sites, blogs, landing pages, e-books, webinars, podcasts, cases de sucesso, postagens das redes sociais, email marketing, newsletters, entre outras formas de comunicação com os clientes.

 

Quando a empresa valoriza o conteúdo, com as ações mais adequadas para a sua audiência, amplia as oportunidades de negócios e se fortalece cada vez mais no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Por Que Investir Em Marketing de Conteúdo Para Seu Negócio?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 4 =