Browse By

Saiba Como e Porque Tornar Seu Site Responsivo

Ter um site responsivo é fundamental para quem deseja obter um número maior de acessos, ao mesmo tempo em que preza por uma boa experiência do usuário em sua página.

 

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, permitindo o acesso aos sites e redes sociais por meio de smartphones, é importante que os sites possuam um formato adequado para serem exibidos em telas de diversos tamanhos.

 

Isso quer dizer que uma página é responsiva, ou seja, que o seu layout se enquadra de maneira apropriada em qualquer tipo de dispositivo.

 

 

Justamente por esse motivo, tanto as empresas que dependem de suas páginas para aumentar seus resultados, quanto os usuários que possuem um blog pessoal, precisam pensar na experiência que um visitante terá no seu site, para que ele possa acessar o seu conteúdo de maneira completa.

 

Isso inclui elaborar bons formatos de postagens, que podem ser feitas por texto, imagens, vídeos e podcasts, por exemplo, e disponibilizá-las em sua página responsiva de modo que os visitantes consigam acessar perfeitamente o conteúdo.

 

Certamente você já teve a experiência de clicar em um determinado link na internet, por meio do seu celular, e não conseguiu utilizar a página pois ela não era compatível com o aparelho, oferecendo elementos sobrepostos que perderam a sua funcionalidade.

 

Desse modo, saiu rapidamente do site e foi atrás de outro, que pudesse oferecer um layout responsivo, totalmente adaptado para ser exibido em um dispositivo móvel.

 

Um exemplo disso pode ser o seguinte: se ao efetuar uma pesquisa sobre uma Pingadeira para muro, o cliente não conseguir visualizar de maneira adequada o produto dentro de uma página, ele provavelmente não vai adquirir o item nessa loja, buscando por outro site que ofereça um layout apropriado.

 

Isso mostra que as empresas que prezam pelos seus clientes e que desejam alcançar cada vez mais pessoas precisam rapidamente adaptar o seu site para o formato responsivo.

 

Características De Um Site Responsivo

Um site que possui um formato mais responsivo é essencial para qualquer tipo de negócio, inclusive para páginas de blogs pessoais.

 

A sua característica principal é a adaptação do layout para telas menores que a de um computador, por exemplo.

 

Mas, levando em consideração os mais diversos tipos de dispositivos que oferecem acesso à internet em sua composição, ainda é preciso considerar alguns eletrodomésticos como modelos recentes de geladeiras e aparelhos de televisão.

 

Por isso, outros elementos essenciais dentro de um site responsivo são:

  • Carregamento rápido e completo de imagens/vídeos;
  • Botões de ação funcionais;
  • Tamanho da fonte adequado para leitura;
  • Acessibilidade simples e direta, etc.

 

Todas essas características são fundamentais para melhorar a navegabilidade de um site.

 

Assim, se um usuário deseja assistir a um vídeo informativo sobre como funciona uma Retífica de Motor, por exemplo, é importante que ele consiga clicar em assistir e que a mídia seja exibida de maneira simples e completa.

 

Além disso, se ele quer visualizar fotos desse serviço, elas precisam carregar mais rapidamente, oferecendo uma qualidade adequada para que seja possível vê-las integralmente.

 

Outro ponto importante diz respeito ao funcionamento dos botões de ação dentro de uma página, principalmente em um site de vendas.

 

Isso porque, se um usuário deseja adquirir um produto como uma Solda exotérmica em um determinado site, e ao clicar no botão de compra ele não funciona, o cliente certamente buscará pelo mesmo item em outra página, que ofereça uma experiência facilitada.

 

Entre as características fundamentais de um site responsivo está o tamanho da fonte, que implicará em uma leitura mais agradável para o visitante da página.

 

Apesar de muitos smartphones oferecerem o recurso do zoom, ele pode distorcer um pouco a qualidade da leitura, já que esse recurso não necessariamente otimiza a imagem de uma página.

 

Isso pode tornar uma leitura sobre a fabricação de Bloquete de concreto bastante cansativa e custosa, fazendo com que o leitor tenha dificuldade em concluí-la.

 

Justamente por isso, o formato responsivo precisa fornecer uma acessibilidade simples e direta, que auxilie o visitante da página a executar grande parte dos seus interesses dentro do website sem que precise se desdobrar para isso.

 

Como Tornar Um Site Responsivo?

Para que um site convencional se torne responsivo é preciso modificá-lo, inserindo algumas ferramentas que são responsáveis por oferecer os recursos necessário para essa mudança.

 

Entre as principais, estão:

  • Criar um layout simples;
  • Configurar o layout para os tamanhos padrões;
  • Publicar imagens adaptadas para o formato do site;
  • Excluir elementos que não são essenciais para a navegação;
  • Hospedar o site em um servidor de qualidade;
  • Otimizar a apresentação da página inicial;
  • Entre outras possibilidades.

 

As indicações listadas acima são parte importante do processo, pois contribuem para uma página de mais fácil carregamento e navegabilidade.

 

Os sites responsivos devem ser desenhados de maneira enxuta, oferecendo funcionalidades que sejam essenciais e retirando o excesso de itens que possam causar lentidão na página.

 

Um site de vendas que ofereça produtos como um sombrite para horta pode, por exemplo, postar fotos que apresentem o item já instalado, ajudando o cliente a identificá-lo. Nesse caso, não há necessidade de postar vários vídeos mostrando a instalação ou outras informações relacionadas.

 

Isso torna o carregamento da página mais leve, e permite que o cliente visualize mais facilmente outros dados importantes, como as dimensões do produto, o valor de venda e de frete, por exemplo.

 

Hospedar o site em um servidor confiável e com boa reputação também é essencial para o formato responsivo. Desse modo, a página certamente terá seu funcionamento potencializado, garantindo que os visitantes consigam acessá-la de maneira rápida, sem quedas ou erros.

 

Site Responsivo e Seus Benefícios

Um site responsivo oferece vários benefícios, tanto para os seus usuários quanto para o dono da página. Ele vai refletir não apenas nas vantagens de um layout mais simples, mas também no número de visitantes da página.

 

Isso porque um site que disponibiliza o formato responsivo é melhor avaliado dentro dos parâmetros dos maiores buscadores da internet, influenciando para que a página apareça nas melhores posições durante uma pesquisa.

 

Desse modo, mais pessoas encontrarão a sua página, e o número de acessos será cada vez maior.

 

Melhoria Na Navegação e Experiência De Uma Página

O formato responsivo promove a melhoria na navegação de um site, principalmente porque o acesso diretamente por dispositivos móveis exige uma adaptação do layout, o que pode fazer uma página convencional perder muito da sua qualidade.

 

Se uma empresa especializada na venda de Filtro de manga industrial possui muitas fotos em sua página, para que seus clientes possam visualizar os diferentes modelos disponíveis em seu catálogo, ela precisa investir em um formato responsivo para que as imagens carreguem mais rapidamente e sem perder a sua qualidade.

 

Assim, mesmo ao acessar o site em telas menores, o cliente consegue obter uma boa experiência em sua navegação, colhendo as informações necessárias e realizando um pedido de acordo com a sua necessidade.

 

Atualização Simples e Acesso Universal

Um site responsivo facilita a atualização de conteúdos, pois ao realizar uma postagem, ela será exibida tanto no formato convencional quanto no móvel.

 

Além dessa facilidade, é importante lembrar que o formato responsivo é universal, ou seja, ele não exige a criação de várias páginas baseadas no tamanho da tela de diferentes dispositivos.

 

Isso significa que uma página que forneça um conteúdo sobre Perfuratriz de solo será vista integralmente em um smartphone, em um tablet ou em um computador convencional, sem que o visitante perca elementos importantes da sua exibição.

 

E mesmo que surjam novos modelos de celular ou televisores, o formato responsivo garante que um site será bem visualizado em qualquer uma dessas telas.

 

Leia também o nosso post O Que é Call To Action e Como Usar Para Captar Leads?

 

Site Responsivo Permite Melhoria Nos Resultados

Um dos maiores benefícios do formato responsivo é o aumento de vendas e a melhoria nos resultados de uma empresa que possua uma loja virtual.

 

Isso porque quando um cliente busca por um produto na internet, tal como uma Grade de ferro para porta, e ele encontra um modelo do seu interesse em uma determinada loja virtual, certamente ele opta por realizar a compra naquele momento.

 

Porém, se o site não carrega corretamente, apresentando falhas na sua estrutura, o usuário acaba por sair da página e buscar o produto em outra loja.

 

Mas se o site oferece a opção de compra de uma maneira simples e fácil, ele certamente obtém um número de vendas melhor do que a média, o que faz com que o seu resultado seja potencializado.

 

Por isso, os benefícios mencionados neste artigo refletem a importância que uma página responsiva possui para uma empresa ou para o administrador de um blog, de maneira que a navegação de um site seja adequada para os mais diversos tipos de dispositivos e, principalmente, melhorando a experiência dos usuários.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =

0