Como Produzir Conteúdos de Topo de Funil Para o Setor Industrial

Se você busca um marketing mais efetivo para a sua indústria, saiba que a produção de conteúdos de qualidade para o topo de funil é fundamental para alcançar bons resultados.

 

O marketing contém diversas estratégias e processos, com os quais é possível elaborar um planejamento de atuação, capaz de potencializar os efeitos de uma campanha, trazendo um retorno positivo para uma empresa.

 

O funil de vendas é um dessas ferramentas, que auxilia no desenvolvimento de uma publicidade adequada para vários tipos de negócios, assim como para as indústrias que desejam melhorar os seus resultados.

 

Uma fábrica especializada em disjuntor bipolar, por exemplo, pode facilmente montar uma estratégia com base no funil de vendas.

 

Como Produzir Conteúdos de Topo de Funil Para o Setor Industrial

 

Ao seguir os passos necessários, certamente ela conquistará os objetivos propostos no seu planejamento.

 

A produção de conteúdos para o setor industrial pode ser diferente de outros tipos de segmentos, já que a grande maioria dos seus negócios é realizado diretamente com outras empresas, o famoso formato B2B (Business to business).

 

Por isso, é preciso conhecer algumas dicas que podem ajudar na elaboração de materiais que sejam utilizados para educar o público-alvo do negócio, e que podem contribuir para outras etapas do funil de vendas.

 

Quer saber o que é um funil de vendas, quais são as suas etapas e como a produção de bons conteúdos pode ser indispensável para a sua empresa? Então siga na leitura deste artigo.

 

Funil de Vendas e Suas Etapas

O marketing é uma área bastante abrangente, que estuda e verifica o comportamento dos consumidores para garantir ações de publicidade mais assertivas para um negócio.

 

Com esse conhecimento adquirido, vários protocolos de atuação são desenvolvidos, e podem ajudar uma empresa a encontrar a melhor maneira de conduzir campanhas para promover os seus serviços de usinagem, por exemplo.

 

O funil de vendas é uma dessas estratégias, composto por etapas que mostram o caminho desde o primeiro contato de uma pessoa com a marca, até o fechamento da compra.

 

O funil pode ser dividido em:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Vendas.

 

Os visitantes são as pessoas ou empresas, que entram no site de uma empresa de locação de empilhadeiras, buscando informações sobre esse tipo de serviço e os modelos disponíveis na loja.

 

Caso esses visitantes tenham interesse em receber as novidades sobre o estabelecimento, elas deixarão o endereço de e-mail ou um número de contato para que o negócio possa se comunicar posteriormente. Essa é a etapa em que se coletam os leads.

 

As oportunidades são justamente esses contatos realizados com os leads, onde eles demonstram algum tipo de interesse, que deve ser alimentado e trabalhado para conduzir o cliente até o momento de compra.

 

Por fim, o ciclo do funil se encerra com a venda, etapa em que uma fábrica já cumpriu a função de educar o público, possibilitando a concretização de um novo negócio para o estabelecimento.

 

Para cada etapa do funil, há uma recomendação em relação ao que deve ser feito e trabalhado, com o intuito de conquistar clientes para o setor industrial.

 

O topo de funil (ToFu) é a primeira delas, onde é essencial que bons conteúdos cheguem aos visitantes da sua página.

 

Há também o meio do funil (MoFu), etapa onde são trabalhados os leads e a construção de oportunidades para o negócio e, por fim, o fundo do funil (BoFu), onde se concretizam as vendas.

 

Este artigo foi elaborado para fornecer dicas para a produção de conteúdos para o topo do funil, ou seja, os materiais que são responsáveis por atrair visitantes para a página de uma fabricante de lixadeira roto orbital, que queira educar o seu público-alvo. Confira a seguir.

 

Como Produzir Conteúdos Para Topo de Funil

Se você trabalha no setor industrial, certamente sabe da importância de elaborar materiais voltados para o mercado B2B, onde estão grande parte dos clientes de uma fábrica.

 

Isso é fundamental para atrair clientes para o negócio, justamente porque o topo de funil é a área onde há a possibilidade de captar o maior número de visitantes possível.

 

Sendo assim, é essencial produzir conteúdos que possam ser de interesse dos potenciais clientes do setor industrial.

 

1 – Conheça o Público-Alvo do Seu Negócio

Uma indústria deve conhecer o seu público-alvo, sabendo quais são as principais necessidades que eles apresentam e oferecer soluções para atendê-las.

 

Uma fábrica de ponte rolante, por exemplo, precisa saber quais são as características que um cliente busca no seu produto, para poder produzi-lo adequadamente.

 

Depois, ela deverá saber como torná-lo acessível ao público, utilizando estratégias de marketing.

 

Para utilizar as ferramentas corretas, é preciso conhecer o público-alvo do negócio, de modo que a elaboração de bons conteúdos possa impactar essas pessoas.

 

2 – Utilize a Linguagem Adequada

Para produzir o material adequado para os seus potenciais clientes, é indispensável utilizar uma linguagem comum dentro do segmento, que ajude na compreensão dos assuntos abordados.

 

Palavras e termos muito técnicos podem dificultar o entendimento do tema, de modo que se eles precisam ser mencionados no decorrer de um artigo, é preciso tornar o assunto mais acessível para o leitor.

 

Essa é uma excelente maneira de tornar a linguagem compreensível para os visitantes, e pode ser responsável por fazer com que eles se tornem leads para a sua fábrica.

 

3 – Produza Diferentes Tipos de Materiais

A produção de conteúdos para o topo de funil pode ser feita em diferentes formatos, para oferecer opções que possam agradar aos leitores da sua página.

 

Para falar sobre solda mig, é possível fazer isso por meio de artigos em um blog, em um e-book mais extenso, em vídeos, podcasts ou webinars, etc.

 

Ao encontrar uma diversidade de conteúdos falando sobre o tema, você permite que o visitante escolha o que for mais conveniente para ele, de modo que a atenção do leitor será atraída para o material disponível.

 

Dessa maneira, certamente ele se tornará um lead da sua fábrica, e poderá ser trabalhado nas outras etapas do funil de vendas.

 

4 – Escolha as Ferramentas Certas Para Divulgar os Conteúdos

Para atrair o público, é indispensável utilizar as ferramentas disponíveis no mundo virtual. Site, blog, redes sociais e email marketing (recomendamos o uso do leadlovers) são alguns exemplos disso.

 

Por esses canais, é possível disponibilizar informações de grande relevância dentro do seu segmento, e que podem ser vistos por diversas pessoas, a qualquer momento.

 

No site ou blog da sua indústria, é indispensável investir em conteúdos variados, e utilizar estratégias para promovê-los na internet, utilizando palavras-chave e títulos atrativos para que esses materiais sejam encontrados com maior facilidade.

 

Durante uma pesquisa dentro dos principais buscadores, é possível que o seu site esteja bem ranqueado e apareça para um usuário que queira obter informações sobre um torquímetro de estalo, por exemplo.

 

As redes sociais também permitem a divulgação dos conteúdos de topo de funil de modo simples e direto, nas publicações da página, que poderão ser compartilhadas pelos seguidores e atingir ainda mais usuários.

 

O email marketing possui um papel interessante na divulgação de conteúdos de qualidade, e podem auxiliar no processo de publicidade dentro do setor industrial.

 

5 – Invista em Anúncios Para Promover o Seu Conteúdo

Tão importante quanto produzir conteúdos de qualidade, é fazer com que eles cheguem até as pessoas, para que possam ser consumidos e tragam resultados para o negócio.

 

Os anúncios são uma ferramenta auxiliar nesse processo, já que permitem que mais pessoas encontrem a sua página e os seus materiais na internet de modo simples e rápido.

 

Se a sua fábrica produz treliça de ferro, e você quer que o site do estabelecimento alcance mais usuários, é preciso investir em estratégias para isso.

 

Os anúncios podem ser feitos nos buscadores, assim como dentro das redes sociais, e permitem que eles sejam vistos pelo público-alvo da sua fábrica de maneira assertiva, graças à configuração oferecida por essas plataformas.

 

Dessa maneira, é possível atingir as pessoas certas, e fazer com que seus conteúdos sejam consumidos por visitantes com grande potencial de virar leads.

Leia também o nosso post Como Conscientizar os Funcionários da Sua Empresa Sobre Sustentabilidade?

Por Que Produzir Conteúdos Voltados Para o Topo de Funil?

Todo bom plano de marketing deve ser desenvolvido com estratégias capazes de garantir resultados para um negócio.

 

Ao utilizar o funil de vendas para trabalhar os seus objetivos dentro do setor industrial, é indispensável conhecer as etapas e trabalhar em cima delas com dedicação.

 

No topo de funil, que é o momento de atrair visitantes para o seu site, é indispensável produzir bons conteúdos.

 

Isso porque são esses materiais os responsáveis por trazer pessoas interessadas no seu conteúdo para dentro da página, fazer com que elas realizem a leitura, e queiram saber mais sobre o seu negócio.

 

Por isso, é indispensável garantir a qualidade dos seus materiais, fazendo com que eles sejam atrativos, interessantes e tragam leads para a sua indústria.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Como Produzir Conteúdos de Topo de Funil Para o Setor Industrial”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + treze =