Browse By

Como Produzir Conteúdos de Meio de Funil Para Casa e Construção

O meio de funil é um estágio em que o cliente já sabe que tem algum problema e quer saber mais sobre como pode resolvê-lo.

 

Portanto, é nesse momento que as marcas devem se concentrar em oferecer conteúdos aprofundados que destaquem seus produtos e serviços.

 

Tudo isso faz parte de estratégias que envolvem o funil de vendas, um esquema que ajuda a entender se o lead está maduro ou não para a compra.

 

A partir disso, é possível direcionar a ele o tipo de conteúdo certo, que o leve até a próxima etapa do processo de venda.

 

Como Produzir Conteúdos de Meio de Funil Para Casa e Construção

 

Isso é importante porque o consumidor moderno não está interessado em marcas que querem apenas vender, sem levar em consideração suas necessidades. Ele precisa de conteúdo de valor e que esclareça suas dúvidas.

 

Independentemente do meio pelo qual o visitante chegou ao site ou blog da empresa, os conteúdos podem ajudá-lo a identificar uma nova necessidade. E isso é válido para qualquer setor, inclusive o de casa e construção.

 

Dessa forma, neste artigo, vamos falar sobre o que é funil de vendas, sua importância para os negócios e como produzir conteúdos para o meio de funil.

 

O Que é Funil de Vendas?

Funil de vendas também pode ser conhecido como pipeline, uma estratégia que mostra toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a marca até a venda.

 

Inclusive, ele também cuida dos processos que envolvem a pós-venda.

 

Portanto, trata-se de uma representação do caminho que uma pessoa faz até que feche negócio. Para isso, a empresa vai acompanhar o lead desde o momento do descobrimento de um problema, até a solução dele (venda).

 

Tudo isso porque a compra de um produto ou serviço, como no caso de redes de proteção, não é um processo homogêneo.

 

Ele acontece em etapas, ou seja, processos de amadurecimento do lead até a compra. As partes do funil definem o grau de maturidade do consumidor, sendo dividido nas seguintes etapas:

 

Topo de Funil – Aprendizado e Descoberta

Esta etapa representa o início do funil, quando a pessoa ainda desconhece que tem determinado problema ou necessidade.

 

O consumidor nem mesmo sabia da existência de determinado produto ou serviço, até que tem contato com a marca e se conscientiza sobre essa demanda.

 

Portanto, é essencial que a empresa mostre que é uma especialista no que faz. Para isso, deve fornecer materiais que identifiquem o problema e permitam que o consumidor o compreenda.

 

Isso faz com que a pessoa procure a empresa toda vez que tiver uma dúvida. É importante salientar, inclusive, que no topo de funil também há pessoas que nunca ouviram falar sobre determinada marca.

 

Meio de Funil – Consciência do Problema e Busca da Solução

No meio do funil, o lead já está ciente de seu problema. Inclusive, já leu muito sobre o assunto e agora busca maneiras de atender sua necessidade, como uma dúvida sobre a reforma de determinado cômodo de sua casa, por exemplo.

 

Chamamos de lead porque ele já se encontra no meio do funil. Isso porque ele já mantém um contato com a empresa consumindo conteúdo.

 

Por exemplo, uma pessoa que recebe regularmente e-mails com conteúdo informativo de uma fabricante de utensílios de aço, preencheu um formulário para ter acesso a esse material. Portanto, já é lead.

 

E os leads não sabem muito bem como resolver seus problemas. Eles consideram qualquer solução, inclusive a compra de determinado produto ou serviço.

 

Os conteúdos para essa etapa precisam ser aprofundados e trazer outras alternativas além da compra. É um ótimo momento para conhecer melhor o lead e qualificá-lo.

 

Fundo de Funil – Decisão de Compra

No fundo do funil, estão todos que passaram por todo o processo da jornada do cliente e estão maduros o suficiente para receberem o contato de um vendedor.

 

A pessoa já percebeu que precisa de uma solução para algo que ela não consegue resolver sozinha. Porém, antes de se decidir pela aquisição do produto ou serviço, ele fará algumas comparações para decidir qual empresa oferece a melhor oportunidade de solução.

 

Relevância do Funil de Vendas Para os Negócios

Para aumentar o volume de vendas, as empresas precisam muito mais do que email marketing e ações nas redes sociais.

 

É claro que essas estratégias são importantes, mas somente por meio do funil de vendas é possível entender exatamente qual é a necessidade do consumidor, bem como para manter-se competitivo no mercado.

 

As pessoas estão cada vez mais exigentes, seja para comprar um automóvel ou para contratar serviços de pintura e fachada de muro.

 

Elas estão de olho nos benefícios que vão além do produto ou serviço em si. Por isso, é indispensável:

  • Acompanhar os clientes;
  • Monitorar os tráfegos;
  • Descobrir o que faz um cliente optar por uma empresa;
  • Como ele chegou até ela.

Além disso, o funil de vendas traz muitos benefícios para as marcas, tais como:

 

1 – Resultados Previsíveis

Cada etapa depende do desempenho da etapa anterior, o que permite saber quantos leads são necessários para gerar uma venda.

 

Isso facilita o monitoramento e garante que as equipes de venda e marketing obtenham bons resultados.

 

2 – Mais Produtividade

Quando bem estruturado, o funil de vendas ajuda a mensurar a produtividade de vendedores e equipe de marketing. Isso ajuda, ainda, a descobrir em que momento eles têm mais dificuldades.

 

Além disso, quando os profissionais sabem que o trabalho está sendo monitorado, eles se empenham mais para trazer resultados.

 

3 – Melhora da Gestão

Seja uma empresa de nr 13 ou qualquer outra de diferente segmento, o funil de vendas segmenta e padroniza o ciclo de vendas.

 

Isso faz com que a equipe de gerenciamento seja mais focada e assertiva, permitindo o crescimento da marca.

 

4 – Aproveitamento Melhor das Oportunidades

Por meio do funil, a empresa acompanha o status da venda em tempo real. Isso melhora as chances que cada negócio tem de ser efetivado.

 

Portanto, é mais fácil identificar quais estratégias possibilitam novos negócios.

 

5 – Melhor Desenvolvimento Dos Produtos

Quando uma empresa conserva um bom relacionamento com seus clientes, ela passa a ter acesso a informações que ajudam a aperfeiçoar os produtos e serviços oferecidos.

 

Por isso, uma fabricante de cloro para piscina, por exemplo, consegue ir além das expectativas de seus clientes, oferecendo um produto sempre melhor e mais adequado.

 

Isso aumenta as chances de fidelizá-lo, além de ajudar a atrair muitos outros, o que melhora consideravelmente o número de vendas.

 

Conteúdos Adequados Para Meio de Funil

Não basta apenas implantar o funil de vendas, é importante saber produzir conteúdo adequado para cada etapa de funil.

 

Por exemplo, uma pessoa que já saiba que precisa de caçamba de entulho e está procurando maneiras de solucionar este problema, não precisa de conteúdos topo de funil, mas sim, meio de funil. Para isso, as principais estratégias são:

 

Posts de Blog

Essas publicações devem ser bem detalhadas e aprofundadas sobre determinado assunto.

 

Aqui, o lead já sabe o que precisa, por isso já possui certo conhecimento sobre o assunto.

 

Os conteúdos precisam ter informações mais densas, rica em detalhes e que apresentem soluções.

 

E-book

Já que é importante se aprofundar sobre os assuntos do interesse tanto da marca, como do potencial cliente, nada melhor do que optar pelo e-book.

 

Para as empresas de construção, trabalhar o meio de funil significa apresentar soluções de maneira aprofundada.

 

Por exemplo, pode-se criar um material sobre a importância do corrimão de escada, os benefícios que ele traz, opções de materiais para sua composição dentre outras informações.

 

Esse conteúdo é muito vantajoso para o lead, que tem acesso a informações valiosas e para a empresa. Isso porque ele pode ser disponibilizado em formato PDF para ser baixado, em troca de alguns dados do visitante na página.

 

Ou seja, aquela pessoa, que já é lead porque já vem consumindo conteúdos sobre assoalho de madeira ou diversos outros, vai passar mais alguns dados para ter acesso ao e-book.

 

Com isso, a organização terá em mãos dados mais detalhados que qualificam melhor o lead. Isso é muito importante para auxiliar no processo do fundo de funil, na hora de trabalhar com a equipe de vendas.

Leia também o nosso post Como Produzir Conteúdos de Topo de Funil Para o Setor Industrial

Conclusão

O funil de vendas é muito importante para que as empresas possam trabalhar adequadamente seus conteúdos, as vendas em si e a maneira como se posicionam no mercado, independente do segmento em que atuam.

 

Por meio dele, elas conseguem identificar a maturidade do lead para a compra, saber o que ele precisa e mostrar que mais do que vender, ela quer atender às necessidades dele.

 

Este é um fator muito importante para o fechamento de bons negócios atualmente, principalmente em casa e construção, uma vez que o consumidor moderno identifica facilmente e preza pelas marcas que se preocupam com suas necessidades, acima de qualquer objetivo de venda.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Como Produzir Conteúdos de Meio de Funil Para Casa e Construção”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    10 − oito =