Browse By

Como Prospectar Novos Clientes Via Instagram e Facebook

É importante para qualquer empresa prospectar novos clientes para que se possa alcançar um espaço maior no mercado. Existem diversas maneiras para fazer isso, inclusive usando as redes sociais.

 

O Facebook e o Instagram são as duas redes sociais que mais cresceram nos últimos tempos e que reúnem um número muito grande de usuários no mundo todo.

 

Não usá-las para gerar leads pode ser uma enorme perda de tempo, pois foi-se o tempo em que eram apenas um espaço para fazer postagens ou pequenas ações de marketing.

 

Antigamente, conquistar clientes era algo feito apenas por e-mail e telefone, mas isso mudou com a chegada das redes sociais e com o domínio dos anúncios patrocinados.

 

Como Prospectar Novos Clientes Via Instagram e Facebook

 

Além disso, esse trabalho ficou muito mais barato, pois anunciar nessas plataformas pode ser feito por qualquer empresa, não apenas por aquelas maiores e que dispõem de um capital maior.

 

Diferentemente do que é pago por alguns segundos de propaganda na TV, trabalhar com as redes sociais é muito mais em conta e feito de maneira segmentada, o que ajuda a impactar pessoas que realmente tenham algum interesse no seu produto ou serviço.

 

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre a importância das redes sociais para os negócios e dar algumas dicas para prospectar pelo Instagram e Facebook.

 

Importância do Instagram e Facebook Para os Negócios

O Instagram e o Facebook são, sem dúvidas, redes sociais muito importantes para os negócios, por conta de sua popularidade.

O Facebook, por exemplo, é uma plataforma que reúne todas as funcionalidades das outras mídias sociais.

 

Por meio dela, é possível realizar ações como:

  • Publicação de textos;
  • Publicação de imagens;
  • Compartilhar conteúdos;
  • Fazer lives;
  • Enviar mensagens de texto (Facebook Messenger);
  • Seguir pessoas e empresas.

 

Portanto, se uma empresa de promotores para eventos quer fazer essas e muitas outras coisas em uma única rede social, deve usar o Facebook.

 

Além disso, é a plataforma com maior número de usuários, o que a faz reunir absolutamente todos os perfis de consumidores e tipos de público-alvo.

 

Já o Instagram, segunda maior rede social da atualidade, é totalmente focada na publicação de imagens e vídeos.

 

Ela também permite a comunicação entre os usuários, além de ajudar as empresas a divulgarem melhor seus produtos e serviços.

 

O Instagram reúne um público mais jovem, mas tem conquistado pessoas de todas as faixas etárias.

 

Portanto, é fundamental para que qualquer empresa aumente seu alcance e engajamento.

 

Usar essas plataformas é importante para os negócios, por conta das diversas vantagens que elas trazem, tais como:

 

1 – Mais Visibilidade

Esta é uma das principais razões pelas quais uma loja de brinquedos infláveis personalizados ou qualquer outra empresa deve investir no Facebook e no Instagram.

 

Por meio delas, é possível atingir milhares de pessoas, de maneira segmentada, que possam se interessar realmente pelo que é vendido.

 

2 – Vendas

Quando uma empresa está se tornando mais visível e sendo reconhecida por mais pessoas, nada mais natural do que seu número de vendas aumentar.

 

Isso não se limita a produtos físicos, pois tanto o Instagram quanto o Facebook permitem a divulgação de serviços como cursos on-line, assessorias e outros.

 

Independentemente de qual seja o segmento do negócio, é possível aumentar as vendas por meio de estratégias inteligentes nessas plataformas.

 

3 – Aproximação

Estar nessas redes é uma maneira de estreitar a aproximação com o público e participar do cotidiano das pessoas como consumidoras.

 

Com isso, os estúdios de música conseguem conhecer as particularidades de seu público-alvo, identificando suas necessidades, opiniões, desejos, comportamentos, dentre outras características.

 

Isso ajuda até mesmo a oferecer o produto ou serviço certo, além de poder melhorá-los para atender às expectativas dos potenciais clientes.

 

4 – Viralização

O Facebook e o Instagram são ótimos canais para divulgar conteúdos bem humorados e que despertem bons sentimentos nos usuários.

 

Esse tipo de material chama a atenção das pessoas, que os compartilham, expandindo o alcance da marca rapidamente, o que garante boas oportunidades de negócio.

 

5 – Tráfego

Ambas as plataformas aumentam muito o engajamento entre público e marca. Além disso, elas atuam como porta de entrada para o site das empresas e lojas virtuais.

 

Se um buffet de festa aniversário infantil publica links que direcionem os usuários para seu site, automaticamente ela consegue aumentar o seu tráfego, possibilitando novas conversões.

 

Além disso, tanto o Facebook quanto o Instagram permitem que as empresas coloquem o endereço do site em seus perfis, o que facilita o acesso dos clientes.

 

Dicas Para Usar o Facebook e o Instagram Adequadamente

Para ter acesso a todas as vantagens oferecidas pelo Facebook e pelo Instagram, é necessário saber usá-los corretamente. Pensando nisso, separamos algumas dicas para cada plataforma.

 

Facebook

Com essa plataforma, é necessário se atentar a alguns fatores importantes, tais como:

 

1 – Frequência de Postagens

Para que as publicações cheguem até o público-alvo, profissionais da área recomendam que as grandes empresas publiquem pelo menos uma vez por dia. Já os pequenos negócios, podem fazer até 5 publicações diariamente.

 

Para obter resultados ainda melhores, recomenda-se o uso de ferramentas que otimizem as postagens.

 

2 – Publicações Patrocinadas por Região

É possível usar os anúncios pagos por região de atuação do negócio. Por exemplo, uma fabricante de letra caixa em xps que atue no centro de Campinas pode definir o público que verá o anúncio, de acordo com a localização deles.

 

Esta é uma das melhores maneiras de segmentar as pessoas que verão a postagem, trazendo até o negócio alguém que esteja nas imediações.

 

3 – Postar Vídeos

De acordo com dados da própria plataforma, os usuários gostam de consumir conteúdos em formato de vídeo. Portanto, quem quer engajar o público e aumentar o alcance, a produção de vídeos é essencial.

 

Os vídeos iniciam automaticamente, mas sem som, portanto, para despertar o interesse do seguidor, a qualidade da imagem é essencial.

 

Isso significa que quanto mais interessante for o conteúdo visual do vídeo, mais as pessoas vão querer continuar assistindo.

 

Quanto mais pessoas assistirem até o final, mais o Facebook divulgará o material.
Além dos vídeos, os usuários também gostam das transmissões ao vivo, portanto, é interessante investir nesses formatos.

 

4 – Postar Conteúdos do Blog

É fundamental que qualquer empresa, como um salão de festa de aniversário, poste conteúdo interessante, descontraído e relevante.

Isso faz com que seja necessário muito cuidado na hora de escolher o que publicar, para que a linha do tempo seja preenchida com o que há de melhor para os usuários.

 

5 – Criar Posts Visuais

Se o objetivo é chamar a atenção dos usuários, é imprescindível que as postagens sejam criativas e bem escritas, o que inclui vídeos, fotos e infográficos.

Esse tipo de conteúdo vai preencher automaticamente a aba “Fotos” e “Vídeos”, o que torna as postagens mais acessíveis aos futuros visitantes.

 

Instagram

O Instagram é a segunda maior rede social do mundo, totalmente voltada para os conteúdos visuais, e para usá-la do jeito certo, algumas dicas são:

 

1 – Frequência

A frequência ideal de publicações no Instagram é de até 3 postagens por dia. No entanto, todas elas precisam ser relevantes e levar um conteúdo realmente interessante para os seguidores.

 

2 – Publicações Patrocinadas

Também é possível apostar em publicações patrocinadas pelo Instagram, para que os usuários próximos ao local do negócio encontrem-no facilmente.

 

3 – Planejar o Conteúdo

A qualidade do conteúdo é um dos fatores mais importantes para uma boa estratégia no Instagram. É dessa forma que a marca cria bons vínculos com seu público.

 

Por isso, é necessário que as publicações entretenham as pessoas, pois quando elas acessam essa plataforma, na maioria das vezes, estão em busca de passar o tempo.

 

As publicações também precisam educar o público, pois também há quem acesse a plataforma em busca de informações sobre toy art em papel e muitos outros assuntos.

 

4 – Usar Hashtags

As hashtags são um recurso bastante valioso do Instagram e, ao contrário do que muita gente pensa, elas não servem apenas para criar uma legenda interessante.

 

Elas funcionam como etiquetas que agrupam postagens por tópicos. Dessa forma, quando o usuário clicar no marcador ou usar o recurso “explorar”, verá outras publicações com a mesma etiqueta.

 

Então, se uma gráfica de panfleto inauguração usar a etiqueta #panfletagem e o usuário clicar nela, terá acesso a milhares de publicações da mesma pauta.

Leia também o nosso post 7 Dicas Para Melhorar a Comunicação Visual do Seu Site

Conclusão

O Facebook e o Instagram são, apesar de diferentes, as principais redes sociais.
As ações dentro dessas plataformas são muito benéficas para as empresas, pois além de conquistar novos clientes, consegue aumentar seu engajamento.

 

Estar nelas é permanecer mais próximo do público, permitindo que as pessoas conheçam a sua marca e o que ela tem a oferecer. Ademais, uma empresa que não tem um perfil nessas plataformas acaba despertando a desconfiança nas pessoas.

 

Então se você quer que o seu negócio cresça, prospecte clientes e esteja entre os mais fortes do mercado, contar com estratégias no Facebook e Instagram é fundamental.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Como Prospectar Novos Clientes Via Instagram e Facebook”

  1. Pingback: Como Utilizar o Mesmo Conteúdo em Redes Sociais Diferentes? - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Como Utilizar o Mesmo Conteúdo em Redes Sociais Diferentes? - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 11 =