O Que É Endomarketing E Como Pode Ajudar Sua Empresa A Alcançar As Metas Traçadas

As pessoas que estão trabalhando em uma companhia representam o que há de mais importante para a empresa.

 

Os colaboradores são os responsáveis por fazer o produto e pelo lucro final da empresa. Também são eles que se relacionam com os clientes que consomem o produto.

 

Além disso, os funcionários usam os recursos para atuar em todos os processos da empresa. Ou seja, que consegue trabalhar em reduzir os custos, aumentar a eficiência, melhorar o processo de venda, e aumentar o lucro final são os funcionários.

 

Com o objetivo de manter os funcionários motivados a melhorarem seus desempenhos muitas empresas adotam o Endomarketing.

 

O Que É Endomarketing E Como Pode Ajudar Sua Empresa A Alcançar As Metas Traçadas

 

Neste artigo você vai aprender o que é essa estratégia de marketing e quais os benefícios para conseguir alcançar as metas da empresa.

 

O Que É Endomarketing?

Criado pelo professor brasileiro Saul Bekin, o endomarketing é a estratégia de marketing institucional destinada ao público interno.

 

Prof. Saul Faingaus Bekin
Prof. Saul Faingaus Bekin

 

As principais finalidades dessa estratégia é aumentar o interesse dos funcionários em relação às metas da empresa, além de melhorar o ambiente corporativo.

 

Essas ações foram desenvolvidas devido aos casos de demissão de funcionários, atritos na equipe e resistências a mudanças na operação, entre outras situações que afetam negativamente a empresa.

 

O endomarketing se tornou uma necessidade para as companhias, já a pesquisa do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) confirma que 21,3% dos trabalhadores se desligaram das empresas de forma espontânea e 56% estão insatisfeitos com o emprego atual.

 

Por isso, as empresas apostam nesta estratégia. Pois o processo contratar e demitir funcionários gasta tempo e dinheiro, prejudicando ações de expansão da empresa.

 

Como Fazer Endomarketing?

Muitas empresas que investem nessa estratégia acabam errando ao tentar fazer um “híbrido”, e acabam fazendo marketing ao invés de endomarketing, pois a companhia quer tornar os funcionários um espelho do cliente final.

 

Porém, o método não consegue ser efetivo nem para o cliente, nem aos colaboradores, aumentando a insatisfação da equipe e causando demissões.

 

Por isso, a empresa deve focar em ações para manter a sua equipe motivada a continuar na companhia.

 

Uma das primeiras ações para aumentar a participação da equipe é organizar uma pesquisa com os colaboradores. Nela, eles dirão o que acham da empresa, dos processos, e como se sentem.

 

Essa pesquisa já facilita na criação de ações de melhoria do ambiente. Essas medidas podem ser:

 

1 – Melhore A Comunicação

Para uma empresa é fundamental ter um canal de comunicação interna que seja claro e direto para falar sobre as dificuldades da equipe.

 

Esses são diferenciais para que os funcionários conheçam melhor a visão e valores da empresa. Quanto mais informado for o colaborador, mais engajado ele será.

 

O Que É Endomarketing E Como Pode Ajudar Sua Empresa A Alcançar As Metas Traçadas

 

2 – Valorize A Equipe

Reconhecimento do colaborador é a melhor forma de motivá-lo.

 

Parabenizar o funcionário pelas conquistas incentivando uma cultura de reconhecimento mútuo entre os colegas pode tornar a equipe mais produtiva.

 

O Que É Endomarketing E Como Pode Ajudar Sua Empresa A Alcançar As Metas Traçadas

 

3 – Use O Endomarketing Para Manter Os Seus Talentos

Existem casos em que funcionários desmotivados numa empresa procuram outras vagas de emprego, se interessando por condições mais atraentes.

 

Para evitar o desinteresse do funcionário aposte em treinamentos, feedbacks e tenha diferentes abordagens para manter o colaborador motivado.

 

Com o uso do endomarketing para o reconhecimento da equipe, sua empresa consegue manter o colaborador na empresa sempre motivado e com o desejo de melhorar a cada dia.

 

4- Melhore O Clima Da Equipe

De nada adianta o diálogo e a promoção individual do colaborador se a equipe não ajuda.

 

Para evitar o mal estar na empresa, use o endomarketing para acabar com fofocas e intrigas na empresa, estresse exagerado, entre outros problemas.

 

O Que É Endomarketing E Como Pode Ajudar Sua Empresa A Alcançar As Metas Traçadas

 

Essas ações são importantes, pois os funcionários passam oito, nove até 10 horas por dia na empresa. Manter um ambiente agradável faz com que a produtividade aumente naturalmente e o tempo voe.

 

Leia também o nosso post 3 Dicas Para Gerar Visitas Em Seu Site

 

Vídeo Saul Bekin fala sobre os desafios e os diferenciais de uma comunicação estratégica!

 

Motive A Sua Equipe Para Eles Serem Os Melhores!

Os colaboradores são as pessoas mais importantes dentro de uma empresa, por isso, pensar na equipe é uma forma de tornar o seu negócio mais lucrativo.

 

O Que É Endomarketing E Como Pode Ajudar Sua Empresa A Alcançar As Metas Traçadas

 

Com as estratégias de endomarketing, você consegue motivar a sua equipe usando passos simples, tais como o diálogo com os funcionários, o reconhecimento do colaborador e um clima agradável de trabalho. Isso mantém a equipe focada e engajada a ser mais produtiva.

 

Toda equipe que precisa de resultados deve ser motivada. Por isso, faça com que a sua seja também!

2 comentários em “O Que É Endomarketing E Como Pode Ajudar Sua Empresa A Alcançar As Metas Traçadas”

  1. Pingback: Como o Marketing De Atração Pode Ajudar a Empresa No Aumento Das Suas Vendas - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − nove =