Segmentação de Conteúdo: O Quão Importante é Para o Site ter os Conteúdos Segmentados?

A segmentação de conteúdo é imprescindível para qualquer blog ou site que deseja atingir um bom resultado de público. Seu posicionamento de mercado envolve diretamente esse tipo de contato, sendo uma das principais estratégias de marketing da atualidade.

 

Uma segmentação de público analisa o perfil dos usuários que acessam seu site e identifica grupos ao qual ele pertence para conseguir direcionar melhor suas ações e conseguir resultados melhores de engajamento.

 

Uma pessoa que trabalha com construção, por exemplo, pode procurar conteúdos relacionados à reforma loja. Esse já é considerado um item a ser considerado para o perfil de cliente.

 

Portanto, a segmentação é uma etapa importante da definição de seu público-alvo, uma vez que estas pessoas possuem padrões de consumo e de rotinas que se encaixam na sua produção de conteúdo, que as fazem se sentir mais próximas.

 

Segmentação de Conteúdo: O Quão Importante é Para o Site ter os Conteúdos Segmentados?
Foto de Startup Stock Photos no Pexels

 

Para criadores de conteúdo, um dos principais elementos na hora de produzir é conseguir uma identificação imediata e efetiva com seu público.

 

Significa compreender o que eles estão buscando e a forma como eles desejam se comunicar, o que inclui diversos detalhes como:

  • Tipo de escrita;
  • Linguagem e maneirismos;
  • Mídias de apoio;
  • Opções de interação.

 

É preciso cativar seu público, torná-lo mais próximo de você e interagir de forma direta para obter um melhor alcance de publicações e apresentar seu material para novas audiências.

 

Assim, aquele leitor que trabalha em construção continuará focado em materiais de reformas de casas e lembrará de seu estabelecimento quando precisarem.

 

Para isso, é necessário compreender alguns detalhes sobre como funciona a segmentação.

 

Como Produzir para um Público Segmentado?

Segmentar seu conteúdo é oferecer temas, ideias e assuntos específicos para um determinado grupo de pessoas. Assim, você consegue atender as demandas de uma audiência específica com muito mais qualidade e dedicação.

 

Por isso, é essencial estabelecer alguns pontos que são fundamentais na criação de conteúdo que você fará em seu site ou blog, após ter decidido segmentá-lo.

 

1 – Conheça seu Público

O primeiro ponto é identificar se o conteúdo está atingindo quem deveria. Isso porque a tendência de um bom conteúdo é atrair pessoas para o consumirem. Sua função ao segmentar o conteúdo é analisar se o público-alvo está sendo atingido.

 

Uma parcela do público que gosta de plantas pode estar buscando material relacionado a manutenção de jardim, por exemplo.

 

Ao investir em um material para esse público, você consegue atingir aqueles que continuarão acompanhando seu trabalho, por vezes interagindo e se engajando mais com seu site. Por isso, é importante que em seu planejamento estas pessoas estejam em foco.

 

Isso porque uma quantidade muito grande de visualizações pode não ser um reflexo da realidade em seus relatórios. Um material pode viralizar e atrair um grande público, mas que provavelmente não irá retornar.

 

2 – Pense nos Interesses de seus Seguidores

Uma estratégia que é utilizada por muitos criadores de conteúdo, mas que gera resultados negativos é a do clickbait. Trata-se de criar um título chamativo para um material que não necessariamente é tão impactante quanto prometia ser.

 

Seu público só se fidelizará a um material pautado na honestidade. Por isso, é importante compreender os hábitos de consumo de seu público-alvo e verificar que tipo de material eles costumam procurar e passam mais tempo.

 

Quando criar um conteúdo sobre buffet de massas em seu blog de culinária, certifique-se sobre o que seus clientes estavam procurando para criar um material de qualidade.

 

Assim, você conseguirá compreender melhor o funcionamento de seu site e de sua produção, criando um material inteligente e com alto poder de interação.

 

Quanto mais as pessoas gostarem de seu conteúdo, mais elas irão espalhá-lo, passando para suas redes de amigos e familiares.

 

Assim, você conseguirá muito mais exposição sem precisar apelar para artifícios desagradáveis. Adaptar seu conteúdo a seu público é um passo para o sucesso, uma vez que são eles que acabam favorecendo seu trabalho.

 

3 – Produza um Conteúdo Rápido

Com os avanços da tecnologia, o perfil do consumidor mudou completamente. Hoje, com um smartphone com acesso a internet, uma pessoa pode fazer qualquer coisa.

 

Por isso, é importante estar atento às novidades do nicho que você escolheu para segmentar.

 

Quanto mais exclusivo você conseguir ser em notícias e informações, maior será o público do segmento que irá procurar seu conteúdo. Quanto mais específico for seu nicho, mais importante é você estar preparado para noticiar.

 

Uma simples receita de bolo caseiro artesanal lançada na hora certa pode fazer muitos olhos se voltarem para seu site de receitas.

 

A ideia aqui é tornar-se uma referência no mercado. A posição de autoridade reservada àqueles que são especialistas em um determinado assunto normalmente é estabelecida para quem se mostrar mais pró-ativo.

 

Então, aproveite todas as oportunidades e não espere para publicar em seu site ou blog. Utilize todas as suas ferramentas para incitar o público, principalmente as redes sociais, onde o contato é muito mais direto.

 

Essas plataformas acabam sendo um excelente apoio para o criador de conteúdo, uma vez que é um contato muito mais direto que você pode fazer com seu público e saber quais segmentos eles estão procurando com mais frequência.

 

Dessa forma, quando você divulga vídeos de dança, já está indicando às pessoas para consumirem a aula de dança forró que você disponibilizou em sua escola de dança.

 

4 – Estabeleça uma Comunicação com o Público

Para criadores de conteúdo, a personalidade é um dos principais elementos. É através dela que você consegue alcançar outras pessoas, e é necessário identificar os pontos positivos de seu trabalho nesse sentido.

 

Isso porque sua personalidade deve ser condizente com o conteúdo que você apresenta. Demonstre claramente seus objetivos e valores com sua produção, o que acabará atraindo uma série de seguidores interessados em consumir seu material.

 

Se você pretende falar de um buffet para aniversário de 30 anos, deve ser o mais único possível para que sua voz se destaque entre as muitas existentes na internet.

 

Se você consegue passar para o público sua missão de forma clara e concisa, em uma linguagem que eles conseguem se comunicar, já está no caminho certo. Isso porque a comunicação é fundamental para um criador de conteúdo.

 

Não basta ter uma personalidade forte no seu material. É necessário ter um bom engajamento nas redes sociais e na interação com seu público, sempre marcando presença e aproveitando o melhor momento para conquistar seus seguidores.

 

Assim, você acabará apresentando um conteúdo honesto, autoral e interessante, que muitas pessoas vão se identificar e começar a acompanhar. Esse é o primeiro passo para conseguir uma posição competitiva nesse mercado de influência.

 

5 – Mostre Sua Qualidade

O mercado de sites e blogs está cada dia mais competitivo. O tempo todo nasce um novo canal de comunicação, muitas vezes com um conteúdo de qualidade e que pode se engajar bem com o público.

 

Para conseguir se destacar neste mar de opções, é preciso mostrar seu diferencial. O que você pode fazer que os outros não podem? Essa pergunta deve ser o norte de sua criação de conteúdo, que deve afetar diretamente o material que você produz.

 

Alguns pontos essenciais para você conseguir definir o que precisa fazer dependem muito mais da estruturação do conteúdo do que especificamente de seu conhecimento.

 

Para conseguir apresentar um conteúdo de aula de inglês infantil, é preciso que sua audiência esteja muito bem segmentada.

 

O primeiro ponto é oferecer instruções claras e objetivas. Não há motivo para rodeios, e você deve evitá-los para não tornar seu conteúdo maçante. Além disso, não se esqueça de dar exemplos.

 

Ademais, não tenha medo de dar sua opinião. As pessoas que visitam seu site estão ali para isso. Nem sempre você irá agradar a maioria, mas deve agir de forma honesta, independente do caso.

 

Aqueles que acompanham seu trabalho saberão lidar com qualquer divergência de ideias, sem precisar prejudicar sua carreira pessoal ou profissional. Esse tipo de recurso é fundamental para a escrita na internet.

 

Além disso, não se esqueça de sempre indicar soluções em seus conteúdos. Quando uma pessoa realiza uma pesquisa para encontrar algo relacionado a suas necessidades, é importante que você ofereça soluções.

 

Esse tipo de atitude acaba atraindo a atenção do usuário, que pode começar a acompanhar seu conteúdo e virar até mesmo fã, interagindo e consumindo cada vez mais o que você tem a oferecer.

 

6 – Torne o Conteúdo Profissional

No mundo dos criadores de conteúdo, não há espaço para amadorismo. Por isso, tenha certeza de que todo o conteúdo que você apresenta é profissional, pautado em fontes confiáveis e com qualidade de escrita e de material.

 

É importante que se criem conceitos básicos de como seu site age, e a melhor forma para um engajamento maior é através da qualidade de seu material.

Leia também o nosso post 4 Dicas Para Escolher por Boas Palavras-chave no Conteúdo

Considerações Finais

A internet é uma porta de entrada para uma infinidade de conhecimentos. Entretanto, nenhum lugar está preparado para lidar com todo o conhecimento possível.

 

Por isso, a segmentação de conteúdo é a melhor forma de você conseguir explorar a web comercialmente.

 

Isso porque você se tornará muito mais relevante quando encontrar seu nicho, podendo fazer trabalhos pagos e parcerias que serão muito vantajosas. Portanto, é fundamental ter em mente que o conteúdo segmentado é uma ótima ferramenta para qualquer criador.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “Segmentação de Conteúdo: O Quão Importante é Para o Site ter os Conteúdos Segmentados?”

  1. Pingback: Vale a Pena Fazer um Conteúdo Pago para Conquistar um Público Específico? - Blog da Agência7 Soluções WEB

  2. Pingback: Você conhece a estratégia de precificação? Entenda o quanto o seu cliente pode estar disposto a pagar pelo seu produto. - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − sete =