Como Um Site Pode Ajudar Corretores De Imóveis

Foi-se o tempo em que os corretores de imóveis tinham que captar clientes só pelo “boca a boca”, ou investir em propagandas dispendiosas na televisão para atrair o público.

 

Com o avanço da internet e a presença cada vez mais frequente do virtual na sociedade, muitas imobiliárias e profissionais do ramo têm se beneficiado das estratégias de marketing digital para divulgação do seu negócio, especialmente com a ajuda dos websites.

 

Há mais de 55 milhões de sites ativos no Brasil, incluindo blogs, e-commerces e outros tipos de plataformas e esse número só tende a crescer.

 

De acordo com dados divulgados na Conferência E-Commerce Brasil 2019, houve um aumento de 12% dos comércios eletrônicos brasileiros, com uma perspectiva de faturamento maior que R$ 60 bilhões.

 

Como Um Site Pode Ajudar Corretores De Imóveis

 

E a presença dos e-commerces modificou o comportamento dos consumidores que buscam por um imóvel. Atualmente, antes de entrar em contato com as imobiliárias, 60% das pessoas pesquisam por informações online, como a localização, preço e fotos do imóvel.

 

Além disso, mais de 71% dos usuários realizam essa busca pelos celulares, demonstrando a realidade de consumo dos brasileiros, de maneira geral.

 

Diante desse cenário, os corretores de imóveis não podem mais ficar de fora do mundo online.

 

Mais do que uma oportunidade para aumentar os negócios, os sites são atrativos para grande parte do público, sendo fator fundamental para o reconhecimento e a presença das imobiliárias no mercado.

 

4 Dicas Para Ter Um Site Imobiliário De Sucesso

Não basta criar um site e achar que a sua imobiliária irá ter sucesso imediato. As campanhas online precisam ser bem planejadas, para que possam realmente ajudar os corretores de imóveis e aumentar a margem de lucro do setor.

 

Confira algumas dicas de como construir um site imobiliário!

 

1 – Ofereça Um Conteúdo Relevante

Na internet, informação é poder. O usuário digital não está interessado somente em propagandas sensacionalistas e invasivas, como vemos normalmente nas televisões e nas rádios.

 

Ao contrário, ele deseja consumir conteúdo relevante, que traga informações de qualidade e ofereça conhecimento – o mesmo vale para as imobiliárias.

 

Por isso, ao anunciar um imóvel que tenha impermeabilização de parede interna, por exemplo, é interessante ressaltar as vantagens do procedimento, como o controle de infiltrações, maior durabilidade de revestimentos, ganho estrutural e redução da presença de mofos, fungos e umidade.

 

Essa informação pode fazer toda a diferença para o usuário que busca um imóvel seguro e de alto padrão.

 

Além disso, o ramo imobiliário precisa oferecer o máximo de informações sobre o imóvel, incluindo fotos, descrição dos cômodos, quantidade de banheiros e quartos, presença de área externa, etc.

 

No caso de imóveis comerciais, é preciso informar os usuários se o estabelecimento conta com laudo AVCB bombeiros e se está totalmente regularizado.

 

Tudo isso influencia o poder de decisão dos potenciais clientes e, ademais, colabora para que o corretor de imóveis tenha credibilidade. Afinal, ninguém gosta de receber uma informação pela metade ou ser surpreendido após fechar negócio.

 

No ramo imobiliário, os dois fatores mais importantes na busca por um imóvel são o preço (85%) e a localização da propriedade (81%). Por isso, recomenda-se deixar essas informações em destaque, para que o usuário possa encontrá-las facilmente no site.

 

2 – Tenha Um Site Responsivo

A responsividade refere-se à capacidade de um site se adequar aos dispositivos móveis, com carregamento em smartphones e tablets.

 

Como apontamos anteriormente, grande parte das buscas por imóveis são realizadas em aparelhos celulares, portanto, é fundamental que os corretores de imóveis tenham um site responsivo.

 

Para isso, é necessário ficar atento à velocidade de carregamento, bem como aos tamanhos das imagens.

 

Por exemplo, ao destacar um imóvel com um jateamento em box de banheiro diferenciado, lembre-se de verificar a quantidade de pixels da foto e se ela será carregada rapidamente nos celulares.

 

A falta de responsividade pode afetar a experiência do usuário e, como consequência, diminuir a taxa de conversão de leads (transformação dos usuários em potenciais clientes).

 

Desse modo, além da velocidade e tamanho das imagens, recomenda-se um layout fluido, leve e de fácil navegabilidade.

 

3 – Nunca Esqueça Do Contato

De acordo com uma pesquisa do E-commerce Brasil, 87% das pessoas que buscam por imóveis afirmam que a melhor forma de entrar em contato com os corretores é via e-mail.

 

Portanto, é indispensável que o site da imobiliária tenha uma página só para o usuário ter acesso ao correio eletrônico, bem como telefone e endereço da imobiliária.

 

Além disso, é possível colocar links de redirecionamento no próprio site.

 

Por exemplo, ao informar sobre uma casa com presença de gerador a diesel pequeno, em casos de falta de energia elétrica, coloque um botão de chamamento para que o leitor entre em contato direto com o corretor de imóveis, caso queira saber mais sobre a propriedade.

 

Se for o caso, desenvolva uma estratégia para captar o e-mail dos usuários, para que o próprio corretor de imóveis entre em contato. Isso pode ser feito:

  • Por assinatura de newsletter;
  • Por cadastro no site da imobiliária;
  • Por envio de formulário de contato;
  • Por pesquisas de opinião.

 

Essas estratégias também podem ser planejadas em conjunto com ações de automação em marketing, que são extremamente eficientes para captura de novos leads, reconhecimento da marca e presença da imobiliária no mundo digital.

 

4 – Atualize o Site Constantemente

A decisão de alugar ou comprar um imóvel não é feita rapidamente. Ao contrário, os clientes precisam de um tempo para pensar, avaliar as opções e finalmente escolher a propriedade ideal.

 

Por conta disso, é importante manter o site atualizado constantemente, para que o usuário tenha acesso a novas informações e conteúdos.

 

Por exemplo, se uma casa estiver passando por uma reforma de escavação de piscina, é interessante colocar isso no site. Assim, os clientes interessados já ficam sabendo que o imóvel terá uma piscina e isso pode influenciar na decisão de compra.

 

Além disso, a atualização do site é uma forma de demonstrar credibilidade por parte da imobiliária e dos corretores de imóveis. Com isso, os clientes têm confiança na empresa, o que aumenta o reconhecimento da marca.

 

Os Corretores Só Podem Ter Um Site Vinculado Às Imobiliárias?

A resposta é não. Os corretores de imóveis independentes também podem se beneficiar dos sites para aumentar a cartela de clientes e ter mais presença no mercado.

 

As dicas para a construção do site são as mesmas: conteúdo relevante, responsividade, e-mail de contato e atualização.

 

No entanto, os corretores devem oferecer algo a mais aos usuários, para que os clientes possam enxergar os diferenciais desses profissionais – ainda mais porque o ramo imobiliário é extremamente competitivo.

 

Por isso, é interessante que os corretores de imóveis destaquem seus diferenciais, como cases de sucesso, depoimentos de clientes e condições únicas em negócios.

 

Por exemplo, ao oferecer aluguel de uma indústria, o site do corretor pode mostrar que se o cliente fechar contrato com ele, terá controles de temperatura para automação exclusivos no estabelecimento.

 

O site torna o corretor de imóveis também um empreendedor digital. Sendo assim, é necessário que o profissional invista em campanhas de marketing e tenha um planejamento concreto, para que o seu negócio traga resultados positivos.

 

Além de mostrar os diferenciais, o corretor de imóveis pode fazer que o seu site:

 

Seja Uma Referência Na Localidade

A localização é um dos fatores que mais influencia na decisão de compra dos clientes. Os corretores imobiliários podem usar disso em benefício próprio, destacando imóveis em uma determinada localidade e sendo referência naquela área de atuação.

 

Por exemplo, um corretor especializado na venda e locação de imóveis comerciais pode destacar a presença de pele de vidro espelhado em estabelecimentos de um bairro em específico.

 

Desse modo, além de atrair clientes pela própria localidade, o corretor também integra os diferenciais do imóvel.

 

Leia também o nosso post Alguns Segredos Sobre Indexação, Saiba Como Indexar Seu Site No Google

 

Desenvolva a Sua Marca Pessoal

Os corretores de imóveis com site têm maior reconhecimento de seus trabalhos, pois as plataformas online atuam como um “atestado” de credibilidade para os clientes.

 

Diante disso, é interessante que o corretor desenvolva um website personalizado, com logo, padrão de cores e tipografia.

 

Além disso, se mais profissionais trabalharem em conjunto com o corretor, é recomendável que o site informe isso aos usuários e, também, comprove que todos os funcionários são contratados da maneira adequada.

 

Por exemplo, para os trabalhadores com eletricidade, mostre que mesmo você sendo um corretor autônomo, seus colaboradores têm laudo de periculosidade para eletricista.

 

Tudo isso colabora para que a marca pessoal do corretor de imóveis se destaque perante a concorrência, inclusive diante de imobiliárias de renome.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Como Um Site Pode Ajudar Corretores De Imóveis”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + seis =