Por Que a Sua Empresa Precisa Ser Eco-Friendly?

Você já parou para ver o quanto nossas ações impactam no meio ambiente? Essa pergunta foi a responsável por criar o conceito de eco-friendly, que refere-se a um modo amigável de transformar a natureza, por meio de produtos, serviços, diretrizes políticas e atitudes.

 

Com os diversos acontecimentos recentes do mundo, como as catástrofes, crises econômicas e aumento populacional, é fundamental pensar em formas alternativas de consumo e mudanças em nossos hábitos.

 

Não é à toa que muitas pessoas passaram a repensar seus valores, comportamentos e modo de vida, adotando a concepção do eco-friendly para além de algo meramente utópico, mas sim, aplicado em pequenas ações do dia a dia.

 

Coisas simples, como trocar a bateria para carro moura e saber a destinação correta do componente, por exemplo, são soluções eco-friendly que estão se tornando cada vez mais comuns.

 

Por Que a Sua Empresa Precisa Ser Eco-Friendly?

 

Inclusive, as discussões em torno da conscientização do consumo estão bem mais frequentes.

 

Nesse cenário, as empresas também se preocupam em ter uma posição mais amigável com o meio ambiente, tanto para minimizar os impactos, mas também como uma forma responsável de ofertar produtos e serviços, colaborando com essa temática dentro da sociedade.

 

Mas por que a sua empresa precisa ser eco-friendly?

 

O post de hoje irá justamente responder essa pergunta, além de dar dicas de como mudar coisas simples dentro do seu negócio, mas que fazem toda a diferença para o meio ambiente. Acompanhe a leitura!

 

Em Primeiro Lugar, o Que é Consumo Consciente?

Antes de mostrarmos como a sua empresa pode ser eco-friendly, vamos falar um pouco sobre o consumo consciente. Afinal de contas, esse é um dos pontos-chave do conceito de eco-friendly.

 

O consumo consciente, como o próprio nome já diz, consiste em uma maneira de consumir com mais conhecimento sobre os processos, tipo e origem do produto ou serviço adquirido.

 

Ou seja, ficamos sabendo mais sobre os componentes, a forma de produção e a real necessidade de compra.

 

Por exemplo, durante a fabricação de um tacógrafo caminhão, percebemos qual foi a matéria-prima, quem esteve envolvido no desenvolvimento do aparelho e o porquê ele é necessário.

 

O consumo consciente está ganhando fama em todos os lugares do mundo.

 

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, cerca de 42% dos brasileiros estão mudando o comportamento de compra e hábitos de consumo, com a intenção de reduzir os impactos ambientais.

 

O mesmo estudo mostrou que 30% dos entrevistados estão atentos aos ingredientes que compõem os produtos, e que há um posicionamento crítico diante das marcas.

 

Por isso, para acompanhar essa nova “tendência verde”, as empresas também estão se reinventando, visto que faz sentido para os negócios de hoje.

 

Afinal de contas, os consumidores estão cada vez mais preocupados em adquirir produtos e serviços amigáveis com a natureza.

 

Ou seja, o interesse do próprio consumidor por bens sustentáveis fez com que o mercado desenvolvesse processos criativos para inovar as produções, gerando um impacto menor ao meio ambiente.

 

Em conjunto a isso, as empresas eco-friendly não só tendem a ganhar mais a confiança do público, mas também a economizar nas formas de produção e na própria rotina organizacional.

 

O que muitas empresas não sabem é que, ao adotar o consumo consciente e ações sustentáveis, é possível ter uma otimização da linha de produção, isto é, se produz com mais eficiência e por um menor custo.

 

A seguir, vamos falar um pouco sobre como o consumo consciente e a adoção de comportamentos eco-friendly podem ser aplicados ao seu negócio, e quais as suas vantagens.

 

4 Dicas de Como Ser Uma Empresa Eco-Friendly

Qualquer empresa pode ser eco-friendly. Multinacionais, pequenos negócios, e até profissionais autônomos, como um veterinário de aves, por exemplo.

 

Afinal de contas, em algumas mudanças cotidianas, já podemos contribuir para a redução de impactos ao meio ambiente.

 

Abaixo, confira algumas dicas de como ser uma empresa eco-friendly.

 

1 – Diminua a Quantidade de Documentos Físicos

A tecnologia está aí para ajudar as empresas que querem adotar rotinas mais sustentáveis e ser eco-friendly.

 

Até porque, nós conseguimos abrir qualquer tipo de documento na palma da mão, somente com os nossos celulares.

 

Por esse motivo, uma forma de evitar o uso de papel e diminuir a quantidade de documentos físicos, é optar pela digitalização dos arquivos.

 

Assim, vários documentos para renovação de cnh provisória, por exemplo, podem ser em formato eletrônico, o que reduz o consumo de papel, auxilia na diminuição dos efeitos produzidos pelas fábricas de celulose, além de diminuir a geração de resíduos.

 

Outra vantagem é a redução de custos com impressão para a empresa, toners de tinta (que também impactam o meio ambiente), bem como a diminuição dos gastos no envio para os clientes.

 

Por exemplo, você pode enviar um laudo para transferência via e-mail, sem demais taxações, de modo simples e muito mais rápido.

 

2 – Incentive a Reutilização e Reciclagem dos Materiais

A reciclagem já é uma velha conhecida das ações sustentáveis, por conta do seu alto potencial de diminuir a geração de lixo e possibilitar o reaproveitamento de materiais.

 

De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, lançado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o país produz cerca de 79 milhões de toneladas de lixo por ano.

 

Em toda a América Latina, o Brasil é o campeão no descarte de resíduos, com estimativas de até 100 milhões de toneladas para os os próximos anos.

 

A produção exacerbada de resíduos impacta o meio ambiente de várias formas, como:

  • Na poluição do solo e lençóis freáticos;
  • Na poluição de águas (mares, rios e lagos);
  • No prejuízo à saúde de humanos e animais;
  • Na degradação da flora do meio ambiente;
  • Na poluição atmosférica, com geração de gases poluentes.

 

Sendo assim, as empresas que optam pela reutilização de materiais e incentivam a reciclagem, mesmo que de modo simples, como o gerenciamento de resíduos e a correta destinação do lixo, pode ser uma grande amiga da natureza.

 

Uma maneira de fazer isso é, por exemplo, usar documentos físicos em papel que não são mais usados, como cópia de cnh vencida 30 dias, para a confecção de novos produtos, ou para o envio até centros de reciclagem.

 

3 – Faça a Manutenção Periódica de Equipamentos e Máquinas

Esse tópico pode parecer nada a ver com a perspectiva eco-friendly, mas quando uma empresa opta por fazer a manutenção de seus equipamentos, ao invés de trocá-los, ela também está ajudando a natureza e promovendo o consumo consciente.

 

Ao contrário de simplesmente comprar uma nova máquina, ou um novo aparelho, a manutenção ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos, o que colabora para a diminuição do e-lixo (ou lixo eletrônico) e, além disso, reduz os gastos da empresa.

 

O mesmo comportamento pode ser adotado por consumidores que desejam ampliar a sua concepção eco-friendly.

 

Muitas vezes, compramos algo novo somente porque está “na moda”. Mas saber questionar a real necessidade dos produtos e, quando necessário, escolher a manutenção ao invés da troca, é uma atitude ambientalmente amigável.

 

4 – Elimine o Uso de Copos Descartáveis

Você já deve ter visto em escritórios ou até mesmo salas de recepção, quando estamos esperando uma consulta com dermatologista, os famosos “copos plásticos”, ou descartáveis, que ficam próximos aos filtros de água ou garrafas de café.

 

Apesar de serem confeccionados com materiais recicláveis, esses itens são muito prejudiciais ao meio ambiente, sendo responsáveis por muitos impactos na natureza, principalmente nos animais marinhos.

 

Em primeiro lugar, devemos saber que o copo de plástico demora mais de 300 anos para se decompor na natureza.

 

Sendo assim, quando descartado de modo incorreto, muitas gerações futuras vão passar e o copo ainda estará lá.

 

Além disso, os copos descartáveis são considerados os resíduos menos reciclados de todo o mundo, devido o baixo custo de mercado.

 

Ou seja, mesmo tendo contato e parceria com cooperativas de reciclagem, elas podem não reciclar o item.

 

Por fim, os copos descartáveis possuem estireno na sua composição.

 

De acordo com uma pesquisa da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo libera uma quantidade muito grande deste elemento químico, que pode causar câncer.

 

Então, ao invés de colocar copos plásticos aos clientes da sua recepção que esperam uma transferência de veículo de outro estado, que tal optar por outros artigos, como o copo de vidro, que pode ser lavado e reutilizado? Parece uma boa ideia!

Leia também o nosso post O Que é Upsell e Como Pode Ser Trabalhado na Sua Empresa

Conclusão

Optar pelo consumo consciente e introduzir ações eco-friendly na sua empresa, é uma forma de demonstrar atitudes cidadãs.

 

Em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, mudar a maneira como produzimos e nos relacionamos com a natureza é fundamental para a nossa continuidade no mercado.

 

Sendo assim, ser uma empresa eco-friendly diz muito sobre a responsabilidade das organizações com a sociedade, economia e meio ambiente.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Por Que a Sua Empresa Precisa Ser Eco-Friendly?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 2 =