Diga Tchau Para Sua Página No Facebook

No inicio do ano de 2018 o CEO do Facebook, o Mark Zuckerberg, deu uma notícia que desanimou muita gente que tem sua página no facebook, que estava cortando drasticamente o alcançe orgânico (pode ler isto como alcance grátis) das páginas no facebook na timeline dos usuários da rede social, resumindo, pague e apareça, o famoso termo em inglês pay and play.

 

Esta notícia causou caos entre os produtores de conteúdo que dependiam desta ferramenta para gerar tráfego para seus sites, blogs e até mesmo loja virtual.

 

 

A Folha de São Paulo em Janeiro de 2018 foi um dos grandes veiculos de notícias a se pronunciar e informar que não vai mais utilizar o facebook como canal de divulgação das suas notícias. Segundo a folha, a importância do facebook como canal de distribuição já vinha diminuindo significativamente antes mesmo da mudança de janeiro de 2018, tendência observada também em outros veículos.

 

Em janeiro de 2018, o volume total de interações (compartilhamentos, curtidas e comentários) obtidos pelas 10 maiores páginas de jornais do Brasil no facebook caiu 32% na comparação com o mês do ano passado, segundo dados compilados pela folha.

 

E agora você se pergunta, devo dizer tchau para a minha página no Facebook?

NÃO.

 

As decisões da Folha de São Paulo sair do facebook é muito diferente das decisões de uma micro, pequena ou média empresa. No passado até mesmo a poderosa Globo fez sua retirada no facebook e depois voltou. Imagine o seguinte, o Mark Zuckerberg acorda e toma a decisão de liberar alcance orgânico para as páginas que ficaram, as situações no mundo digital são muito voláteis, o que funciona hoje amanhã não funciona mais.

 

As Novas Regras No Facebook

Entenda o seguinte, o Tio Mark não quer ninguém saindo da sua rede social. Ele não quer post ou vídeos com links que não sejam da sua rede social. Aquela estória de post com uma chamada persuasiva e um link externo no final do texto não funciona mais. Era exatamente a estratégia que todas as páginas no facebook estavam fazendo.

Como Você Deve Agir Com Sua Página No Facebook Conhecendo Esta Regra?

Comece a criar post com imagens e textos interessantes que atraiam seu público-alvo, até mesmo memes são bem vindos porque eles geram um alto engajamento, sem link externos OK. Faça vídeos demonstrando seus produtos, serviços ou depoimentos de seus clientes.

 

Evite usar palavras como curtir, compartilhar, politica, futebol e outras palavras e nome de pessoas que são figuras públicas que podem gerar polêmica na sua página, porque o algoritimo do facebook identifica que certas palavras tem potencial para gerar tretas, e o tio Mark quer um mundo cheio de arco-íris e amor, peace and love.

 

Resultados Depois de Entender as Regras do Jogo

Abaixo vou colocar os resultados obtidos no alcance orgânico depois de entender as regras do jogo de um página no facebook que hoje tem 1.091 curtidas.

 

 

Para você entender melhor a nova regra, a imagem abaixo é a estrutura de post que estamos utilizando na página no facebook.

 

 

Ainda não criou sua página no facebook? Acesse o post Como deixar meu negócio online – parte 2 e crie agora mesmo.

 

Conclusão

Aprenda a tomar decisões em cima de dados concretos e não siga a manada. Sempre avalie o impacto que a alteração de regras de uma ferramenta pode causar na divulgação do seu negócio.

 

A dica 0800 final é: não dependa de uma ou duas ferramentas para divulgar os seus produtos ou serviços, não construa um castelo em cima de um palito de picolé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 7 =