Browse By

As Vantagens De Usar o LinkedIn Para Impulsionar a Sua Marca

No contexto das redes sociais, o LinkedIn está em alta e pode ser usado para impulsionar a sua marca, sabia disso?

 

O próprio perfil dessa rede já diz muito sobre o potencial que ela traz para as organizações que desejam evidenciar parcerias, promover conexões pessoas capacitadas ou atrair talentos que se identificam com a proposta do negócio.

 

Afinal, ela tem como foco o networking e as trocas profissionais. Na prática, as estatísticas comprovam que esse canal já é um sucesso.

 

De acordo com uma pesquisa feita por uma consultoria internacional recentemente, somente no Brasil, já são 29 milhões de usuários cadastrados, o que põe o país na 3ª colocação de maior adesão à rede em nível mundial.

 

As Vantagens De Usar o LinkedIn Para Impulsionar a Sua Marca

 

Sua empresa ainda não está no LinkedIn? Você tem dúvidas sobre os motivos para criar um perfil empresarial nesta plataforma?

 

Leia esse artigo e confira algumas vantagens de usar essa rede social a favor da sua marca.

Mais Networking Para o Seu Negócio

Com as redes sociais, não há como fugir do posicionamento na internet ou ignorar que o seu público pode estar nas redes e esse é um ótimo canal para interação.

 

Especialmente no caso do LinkedIn, a finalidade é promover conexões profissionais e sabe o que isso significa? Mais chances de gerar networking para o seu negócio.

 

Imagine que você é um médico veterinário especialista em cirurgia veterinária cesária e resolve criar uma página profissional da sua clínica nessa rede.

 

Ao alimentar o canal com conteúdo relevante e pertinente ao seu público, as chances de ser encontrado por clientes, parceiros ou outros profissionais que se interessam pela sua proposta aumentam bastante.

 

Por isso, vale resgatar a importância de trabalhar com as boas práticas de marketing de conteúdo nessa rede.

 

Além das postagens do feed, o LinkedIn permite a publicação de artigos, vídeos e outros formatos interessantes.

 

Cabe a você avaliar qual é a melhor forma de falar sobre assuntos relevantes e oferecer um conteúdo original para o público com o qual deseja se conectar.

 

Ainda no contexto da clínica, uma dica para criar conteúdos interessantes a fim de gerar engajamento é mapear os diferenciais do seu trabalho.

 

Se você já realizou uma cirurgia veterinária retirada de tumor, por exemplo, essa é uma situação que destaca as suas habilidades e pode fortalecer sua autoridade enquanto profissional.

 

Por isso, vale a pena estudar sobre quais são as situações que possuem um potencial para divulgar sua vitrine de serviços nesta rede.

 

Em resumo, o LinkedIn é uma excelente ferramenta para networking por causa das seguintes características:

  • É um canal que conecta profissionais do mundo inteiro;
  • É um ponto de encontro de profissionais com a mesma área;
  • O canal é usado tanto para marketing pessoal quanto empresarial;
  • É um meio que facilita a conexão das pessoas com a empresa.

É Uma Ferramenta Que Reforça a Autoridade Empresarial

Construir a autoridade na internet é um verdadeiro desafio para a maioria das marcas, independentemente do nicho de atuação.

 

No entanto, devido às características e proposta diferenciada do LinkedIn, essa é uma rede perfeita para divulgar a sua empresa e fortalecer a autoridade que ela tem diante do mercado.

 

Ao criar uma página empresarial e estudar uma estratégia de divulgação da marca, o seu negócio pode construir uma conexão com os parceiros e profissionais que compõem seu público ou podem chegar até a sua proposta por causa dessa rede.

 

Digamos que a sua empresa tem como principal produto a construção de móveis ecológicos por meio de materiais como pallet de madeira.

 

Neste caso, você pode elaborar conteúdos relevantes e educativos sobre o assunto, envolvendo temas que vão desde a responsabilidade socioambiental até os projetos realizados por sua marca em si.

 

O resultado? Você consegue oferecer soluções para o público que deseja atrair, gera engajamento e ainda mostra que a sua empresa é uma autoridade neste assunto.

 

Claro que para que a promoção da marca por meio do marketing de conteúdo seja mais concreta, é importante saber quem é a persona (ou personas) da sua empresa.

 

Assim como, qual é o tom de voz utilizado e como usar o que você tem de forma estratégica na rede.

 

Buscar referências dos concorrentes também é uma alternativa para explorar seus diferenciais.

Prospecção De Novos Clientes e Parceiros

Assim como os outros canais, o LinkedIn também pode ser usado para prospectar novos clientes ou fazer o primeiro contato com uma conexão a fim de fechar uma venda.

 

É importante salientar que o sucesso dessa abordagem depende bastante dos fatores já citados e também do perfil do cliente, bem como a etapa da jornada de compra que ele se encontra.

 

Para ficar mais claro como essa possibilidade se dá na prática, vamos para uma situação exemplo.

 

Imagine o caso de uma empresa que é especializada no conserto de empilhadeira hidráulica manual e outros equipamentos que são bastante usados em setores como a construção civil e a indústria.

 

Uma tática para gerar o interesse dos possíveis utentes é trabalhar com conteúdos relevantes divulgando seus diferenciais.

 

No entanto, você pode variar, ao pedir indicações de pessoas que já foram seus clientes e apostar em formatos como depoimentos de satisfação, por exemplo.

 

Essa é uma forma que pode atrair e engajar mais, já que a personificação de um cliente que foi atendido e conta sua experiência positiva para outras empresas e potenciais clientes gera credibilidade e promove a sua marca de forma natural.

 

Ao analisar esse caminho como uma possibilidade, você deixa de atuar com uma abordagem que se limita a divulgação de varejo ou autopromoção e pode gerar conexões com potenciais consumidores que se conectam à pessoas e experiências.

Percebeu a Diferença?

Vivemos em um tempo que valoriza a experiência do consumidor acima de tudo.

 

Portanto, promover uma marca é entender quais são os valores que as pessoas procuram, o que é relevante para elas e assim, fica mais fácil mostrar como a sua marca pode oferecer uma solução.

 

Outra situação possível: uma empresa trabalha com a venda de acessórios industriais como o compressor de ar pequeno.

 

E decide criar campanhas patrocinadas no LinkedIn com o objetivo de venda direta, a partir de uma chamada de ação previamente definida e outras técnicas complementares.

 

É possível também, já que esse canal também conta com uma ferramenta de criação de anúncios, acompanhamento das métricas e resultados.

Leia também o nosso post Como As Redes Sociais Podem Facilitar a Comunicação Com Clientes

 

Troca De Conhecimento

Por se tratar de uma rede de conexões profissionais e possibilitar a criação de artigos e conteúdos de experiência, o LinkedIn é um ótimo canal para trocar conhecimento e acompanhar as tendências de mercado.

 

Um dia, você tem a vantagem de criar um artigo sobre a qualidade do selo mecânico para alta temperatura e mostrar que a sua empresa domina conhecimentos técnicos no nicho de atuação.

 

No outro, você acessa os conteúdos de outras empresas e aprende com elas sobre temas, ferramentas e reflexões que nem teria pensado se não houvesse a rede.

 

O caráter do LinkedIn é mais educativo e existe uma preocupação colaborativa em relação a geração de conteúdos nesse meio. Essa é a grande vantagem para quem deseja trocar aprendizados.

 

Especialmente em relação às tendências de mercado, você terá a possibilidade de seguir empresas que são suas concorrentes, assim como é possível definir assuntos de interesse ou entrar em grupos de discussão.

 

Tudo isso constrói um cenário favorável para saber das novidades e acompanhar as tendências.

 

Digamos que existe uma nova forma de utilizar o grampeador de madeira e uma empresa aumentou a produtividade com isso e decidiu compartilhar com a rede.

 

Se a sua marca estiver atenta à importância do monitoramento, essa é uma informação que poderá ser bem útil em algum momento, caso os segmentos tenham conexões.

 

Em áreas mais específicas como a arquitetura e urbanismo ou design de interiores e decoração, a troca de informações sobre as tendências é uma realidade inegável.

 

Você também pode monitorar essas marcas e um belo dia, saber em primeira mão sobre 5 novos jeitos de implantar a divisória de ambiente ou descobrir um estilo novo para criação de projetos.

 

Tudo isso gera insights, perspectivas, aprendizados e inspirações para sua marca fazer mais e assim, aprender a propagar as próprias descobertas com o objetivo de gerar credibilidade, autoridade e soluções para o público.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre as inúmeras possibilidades do LinkedIn, que tal criar o perfil da sua empresa? Existe um universo de conexões que podem se interessar por sua proposta de serviços ou produtos na rede. Fica a dica!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “As Vantagens De Usar o LinkedIn Para Impulsionar a Sua Marca”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 × cinco =