As Vantagens do Marketing de Conteúdo Para Sua Loja Virtual

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais importantes e mais usadas do Marketing Digital. Isso porque a informação se tornou algo fundamental para as pessoas, antes de consumirem qualquer produto ou serviço.

 

Isso significa que o consumidor está indo em busca de detalhes cada vez mais aprofundados a respeito do que deseja comprar, bem como assuntos relacionados, o que leva as marcas a investirem cada vez mais em conteúdos de qualidade.

 

Qualquer que seja o mercado de atuação de uma empresa, é essencial que ela invista em Marketing de Conteúdo se quiser ter uma posição de autoridade no que faz e despertar a confiança do cliente. Isso é válido também para os e-commerces.

 

As Vantagens do Marketing de Conteúdo Para Sua Loja Virtual

 

Essas plataformas de vendas on-line cresceram muito nos últimos anos, mas neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, seu crescimento foi ainda mais expressivo, chegando 27% no primeiro semestre.

 

E a tendência é que esse modelo de compra e venda continue crescendo, o que vai aumentar a concorrência entre as lojas desse segmento.

 

Para sair na frente, é necessário conquistar o fornecedor, por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Marketing de Conteúdo, suas vantagens e por que investi-lo em sua loja virtual. Acompanhe!

 

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo produzir materiais valiosos para um público-alvo, auxiliando-o em todo o processo de compra.

 

Com isso, a marca consegue atraí-lo de maneira natural e espontânea.

 

A principal ideia se dá em informar as pessoas, assim, escolas bilingues vila mariana que usem essa estratégia fazem com que as pessoas respeitem a sua marca e enxerguem nela uma referência. E, claro, transforma essas pessoas em clientes.

 

Vantagens do Marketing de Conteúdo Para o E-commerce

Estamos falando de um material feito de maneira totalmente direcionada às pessoas que tenham algum potencial para se tornarem clientes de uma marca.

 

De fato, o Marketing de Conteúdo é muito vantajoso para o público, pois se alguém está precisando comprar bandagem industrial de reparos, pode, por meio dos conteúdos encontrados em uma busca, descobrir qual é a melhor marca para este produto.

 

Além disso, quem não conhece uma marca, seus produtos e serviços, passa a conhecer e até mesmo a descobrir uma necessidade que antes ignorava completamente.

 

Ou seja, as pessoas passam a conhecer soluções para seus problemas.

 

Para as marcas, principalmente as plataformas e-commerce que dependem exclusivamente da internet, as estratégias de Marketing Digital são imprescindíveis para captar leads, convertê-los em clientes e fidelizá-los.

 

Isso porque os materiais são feitos especificamente para essas pessoas, o que desperta o interesse mais facilmente e melhora o fluxo de vendas.

 

E o melhor é que esses materiais podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • E-books.

 

Todos esses formatos podem ser veiculados em blogs, que é uma plataforma específica separada do site de vendas e ajuda a loja virtual a levar conhecimento para seu público, e com isso terá acesso a vantagens como:

 

1 – Mais Valor Para o Cliente

As propagandas mais tradicionais, como propagandas na TV e no YouTube são intrusivas e desagradam o público.

 

Esse é o primeiro ponto positivo do Marketing de Conteúdo, porque ele não interrompe, apenas leva a informação para as pessoas.

 

Por meio dele, aquela pessoa interessada em locação de retroescavadeira vai encontrar um e-commerce nessa modalidade, sem propagandas que interrompem seus vídeos e sua programação na TV ou rádio.

 

2 – Educar o Público e Conquistar Clientes

As plataformas de vendas, independentemente do produto ou serviço comercializado, devem usar essa estratégia para educar o público.

 

Quando falamos sobre “educar” não nos referimos apenas a explicar o que um produto faz, mas também mostrar seus diferentes usos, dicas de como preservá-lo etc.

 

Isso faz o cliente sentir que a empresa está disposta a ajudar, o que influencia positivamente em sua decisão de compra.

 

3 – Cria Senso de Reciprocidade

Algo muito comum para quem trabalha com vendas, tanto em uma loja física quanto em uma loja virtual, é o fato de que os vendedores querem fechar negócio sem nem mesmo saberem se o cliente está pronto para isso.

 

Só que as coisas mudaram muito, e se destaca muito mais o site de vendas que deixa de lado uma oportunidade de negócio para ajudar o cliente e encontrar outras soluções para ele.

 

Além disso, conteúdos de qualidade são compartilhados e comentados.

 

Dessa forma, se uma joalheria publica um conteúdo sobre aliança aço inox, ela espalha sua marca e passa a ser conhecida por mais clientes em potencial.

 

4 – Reduz o CAC

O CAC é o “custo de aquisição de cliente”, ou seja, um investimento que a empresa faz para atrair novas possibilidades de negócios.

 

Isso acontece porque os consumidores pesquisam na internet sobre tudo o que desejam comprar.

 

Dessa forma, ao encontrarem o que procuram, acessam o site e aumentam o tráfego dele.

 

Se os conteúdos são bons, a página aparece entre os primeiros resultados da pesquisa nos buscadores e o visitante permanece na leitura.

 

É, portanto, uma maneira orgânica e de baixo investimento para conquistar clientes.

 

5 – Conteúdo de Qualidade é Compartilhado

Um dos objetivos do Marketing de Conteúdo também é melhorar o tráfego, algo que para um site de vendas é fundamental. E quanto mais pessoas o acessam, mais vendas são geradas.

 

Só que é importante lembrar que as pessoas não desejam ser atropeladas pelas marcas.

 

O conteúdo de qualidade chama a atenção delas naturalmente e elas compartilham esses materiais com outras pessoas, principalmente quando esclarecem as suas dúvidas, seja sobre rolo pé de carneiro ou qualquer outro assunto.

 

6 – Aumenta o Tráfego Para a Loja

Os conteúdos são postados em blogs, na maioria das vezes, uma plataforma que não está dentro do site. No entanto, ele se torna um caminho para o site de vendas.

 

Isso porque, a cada conteúdo postado, a marca pode agregar um link que redireciona o visitante para a plataforma de vendas. Só que para conseguir isso, é preciso produzir bem os materiais.

 

Quanto mais qualidade eles tiverem, mais bem qualificada pelo Google a página será mais fácil de ser encontrada pelos visitantes de maneira orgânica.

 

Tudo isso é essencial para que uma loja virtual sobreviva no mercado.

 

Por Que Investir em Marketing de Conteúdo

As grandes marcas, como uma fabricante de piso laminado colocado já compreendem por que é necessário investir em Marketing de Conteúdo. E para uma nova loja virtual, alguns bons motivos são:

 

1 – Estratégia de Baixo Custo

O Marketing de Conteúdo é uma ótima saída para negócios novos e que ainda não têm muitos recursos para investir.

 

Apesar de levar um tempo para dar resultados, ele consegue melhorar o tráfego de um e-commerce consideravelmente.

 

Além de ser mais barato, tem resultados de longo prazo, que duram muito mais tempo do que qualquer mídia paga. Para isso, reúna a equipe e planeje as pautas e a frequência das publicações.

 

2 – Aumento do Interesse do Público

Mais da metade dos consumidores modernos valorizam a produção de conteúdo, e a tendência é que esse número aumente ainda mais.

 

A internet é sua principal fonte de pesquisa, se desejam saber sobre persiana vertical com bando, por exemplo.

 

As marcas que compartilham materiais que esclareçam suas dúvidas são vistas como mais confiáveis e estão mais próximas de seus consumidores.

 

Portanto, quanto maior for o investimento em informação relevante que agregue valor ao público, mais assertiva e eficiente será essa estratégia.

 

3 – Melhora a Segmentação

O Marketing de Conteúdo está focado nas pessoas interessadas em comprar aquilo que determinada marca tem a oferecer.

 

Portanto, ele atinge apenas essas pessoas, melhorando a segmentação do público.

 

Isso porque a intenção é fazer os consumidores chegarem aos canais de comunicação de forma voluntária, sem focar na massa, engajando mais os visitantes do site de vendas.

 

4 – Facilita o Monitoramento de Resultados

Se uma loja virtual de materiais de construção criar um conteúdo sobre divisoria de madeira, por exemplo, ela tem uma aproximação maior com o público.

 

Isso, juntamente com o uso de algumas ferramentas como o Google Analytics ajuda essa loja on-line a ter um feedback imediato a respeito de sua publicação.

 

Outra maneira de mensurar é por meio dos comentários na publicação, que ajuda a dimensionar bem os resultados de uma campanha.

Leia também o nosso post Endomarketing Para Empresas em Tempos de Pandemia

Conclusão

As plataformas e-commerce estão ganhando cada vez mais espaço na vida dos consumidores, e a tendência é que se tornem o principal modelo de compra e venda no mundo todo.

 

Só que a concorrência é assídua, por isso é importante conquistar o consumidor, para ganhar espaço no mercado eletrônico e vencer a concorrência.

 

O Marketing de Conteúdo consegue transparecer a marca e despertar a confiança do consumidor.

 

Portanto, deve fazer parte do dia a dia do e-commerce, assim como as suas vendas fazem.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “As Vantagens do Marketing de Conteúdo Para Sua Loja Virtual”

  1. Pingback: 5 Dicas de Como Utilizar Inbound Marketing Para Sua loja Virtual - Blog da Agência7 Soluções WEB

  2. Pingback: Como uma boa descrição pode auxiliar na realização de vendas e na estratégia de SEO? - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + 3 =