Browse By

6 Vantagens do Ranqueamento Orgânico no Google

Com o surgimento do marketing digital, muito se fala em ranqueamento orgânico, mas para consegui-lo, é necessário seguir uma série de critérios estabelecidos pelo Google.

 

É dessa forma que uma página vai aparecer entre os primeiros resultados do buscador, e assim ser visitada por um número maior de usuários.

 

Só que nem todo mundo conhece os fatores de ranqueamento do Google e absolutamente ninguém é capaz de saber sobre todos eles.

 

É por isso que algumas estratégias começaram a surgir, como o SEO, que tem por objetivo otimizar as páginas de um site, de maneira aproximada daquilo que o buscador classifica como ideal.

 

 

Mesmo não seguindo todos os critérios, o Search Engine Optimization reúne práticas que ajudam a alcançar o ranqueamento orgânico das páginas.

 

É assim que mais pessoas vão encontrar o seu conteúdo e aí todo o processo de relacionamento e jornada de compra pode começar.

 

Muitas pessoas se perguntam por que não investir de uma vez nas mídias pagas? Existem muitas razões para trabalhar as estratégias orgânicas e conquistar ranqueamento.

 

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é ranqueamento orgânico, suas vantagens e por que ele gera mais credibilidade para a marca.

 

O que é Ranqueamento Orgânico?

O ranqueamento orgânico são os resultados de pesquisa que aparecem nas primeiras posições do buscador, sem que a empresa precise pagar por isso.

 

As páginas com conteúdos considerados relevantes aparecem primeiro, baseadas na palavra-chave usada para a pesquisa.

 

Portanto, quando um usuário digita, por exemplo, “reforma de loja“, vai encontrar os anúncios, mas também, páginas que se dedicam a falar sobre o assunto pesquisado.

 

O Google é usado para cerca de 80% das pesquisas feitas na internet. E para uma página aparecer em seus resultados, são levados em conta mais de 200 fatores.

 

E dentre eles, nós sabemos que estão:

  • Palavra-chave usada;
  • Qualidade;
  • Relevância;
  • Autoridade do domínio;
  • Quantidade de backlinks;
  • Estruturação do código.

 

Esses e outros fatores devem ser levados em conta porque é com base neles que uma página aparece entre as primeiras posições.

 

Isso é importante porque o link do site de uma empresa de reformas de casas que apareceu na primeira posição daquela pesquisa, vai receber cerca de 35% dos acessos.

 

O segundo link, por sua vez, vai receber 15% e assim por diante, ou seja, quanto mais baixa a sua colocação, menos visitas seu site vai receber.

 

Mais do que simplesmente ganhar mais acessos, estar na primeira posição é ser considerado líder em um segmento, aos olhos dos usuários.

 

Você mesmo, quando pesquisa algo no Google, prefere acessar os primeiros links e nem mesmo chega a consultar a segunda página.

 

A partir disso, podemos começar a entender a importância de estar entre os primeiros links. Mas, vamos explicar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

 

Vantagens do Ranqueamento Orgânico

Investir em tráfego orgânico é muito vantajoso, independentemente do segmento do seu negócio.
Em empresa de reforma fachada, por exemplo, pode ter acesso às seguintes vantagens:

 

1. Melhor Custo-Benefício

O ranqueamento orgânico ajuda a reduzir os custos com as estratégias de marketing da organização, principalmente, se comparado às mídias pagas.

 

Consequentemente, a margem de lucros também será maior, portanto, a relação custo-benefício do tráfego orgânico para o seu negócio é muito melhor.

 

2. Maior Durabilidade

Ao contrário do que acontece com as mídias pagas, as estratégias orgânicas não saem do ar quando você deixa de investir nelas.

 

Sua página pode aparecer em primeiro lugar por meio de um link patrocinado, mas quando você parar de pagar, ela vai voltar para sua posição normal.

 

Por outro lado, se uma loja de moveis planejados quarto casal capricha nos conteúdos que publica, estará sempre entre as primeiras posições.

 

Seus artigos sempre estarão disponíveis para o usuário, então, eles continuarão sendo acessados organicamente.

 

3. Maior Escalabilidade

Os anúncios não são escaláveis, então, a partir do momento que eles deixam de existir, o tráfego diminui e o ranqueamento também.

 

Sem falar que o orçamento pelas mídias pagas para conquistar muitas visitas é inviável. O ranqueamento orgânico é o inverso disso, pois quanto melhor a sua posição, mais acessos e menos custos.

 

4. Melhora o Relacionamento com os Clientes

Se sua página é ranqueada organicamente, o Google mostra para o usuário que o seu conteúdo é relevante para ele.

 

Quando ele acessa a página de uma empresa de montagem de stands, por exemplo, ela consegue se manter mais próxima daquela pessoa.

 

É uma forma de mostrar que os seus materiais têm assuntos em comuns com o visitante e pode esclarecer as dúvidas dele. E isso aumenta a credibilidade da marca.

 

5. Relevância

O Google mostra quando o link se trata de um anúncio pago. Portanto, o usuário, mesmo não sabendo o que é ranqueamento orgânico, sabe que aquele link quer apenas vender alguma coisa para ele.

 

Isso diminui drasticamente o nível de confiança do consumidor. Muitas vezes, ele quer apenas esclarecer uma dúvida, e aí assim, possivelmente, ele vai descobrir que tem uma necessidade.

 

Só os sites que fazem parte dos resultados orgânicos se mostram como portadores de conteúdos genuínos. E isso também ajuda a aumentar a credibilidade do seu negócio.

 

6. Consistência

Se o usuário procurar alguma coisa por meio de uma palavra-chave e a sua página aparecer em primeiro lugar, ela vai se manter ali por muito tempo ou até que outro conteúdo mais aprofundado apareça.

 

Isso significa que se o seu negócio apareceu na primeira posição hoje, amanhã ele vai continuar lá. É uma situação que não muda da noite para o dia.

 

Agora que você já sabe quais são as vantagens do ranqueamento orgânico, no próximo tópico, vamos explicar por que ele ajuda a gerar mais credibilidade para a marca. Acompanhe.

 

Por Que Resultados Orgânicos Aumentam a Credibilidade?

Qualquer empresa terá mais credibilidade no mercado quando é encontrada pelos usuários por meio de buscas orgânicas.

 

A busca por produtos e serviços na internet se intensificou nos últimos anos e muitos consumidores estão preferindo comprar online.

 

Estar bem posicionado organicamente no Google é a melhor forma de promover o seu negócio, visto que 90% do tráfego na internet chega por meio dele.

 

Portanto, quando um usuário pesquisa, por exemplo, sobre restauração de carros, as empresas que aparecerem entre os primeiros resultados, terão mais vantagens, principalmente de forma orgânica.

 

Isso porque cerca de 70% a 95% dos usuários preferem clicar em links orgânicos. Para se ter uma ideia, de cada 100 buscas feitas, apenas 2 a 8 cliques são em links patrocinados.

 

Isso acontece porque os anúncios pagos não são vistos com credibilidade, uma vez que sua intenção é apenas vender e nada mais.

 

Para o público, aquele produto ou serviço está à disposição de quem tiver dinheiro para pagar, independentemente de sua qualidade ou serventia.

 

O ranqueamento orgânico também confere maior credibilidade a uma empresa porque, muitas vezes, o usuário não tem intenção de compra.

 

Por exemplo, uma pessoa que pesquise sobre aula de dirigir carros, pode ser apenas um professor que queira aperfeiçoar suas habilidades ou até mesmo trabalhar melhor um aluno que tenha medo ou dificuldades para dirigir.

 

Sendo assim, se ele clica em um link patrocinado, e percebe que não existe ali um conteúdo esclarecedor, vai sair da página, e com isso a taxa de rejeição aumenta.

 

Portanto, se você quer que o seu negócio tenha visibilidade e credibilidade, precisa investir em estratégias, como o SEO, para melhorar o seu ranqueamento orgânico.

 

É a melhor maneira para qualquer tipo de empresa, como uma oficina de funilaria, atingir seu público-alvo, atrair clientes e com isso aumentar sua renda.

 

Sendo assim, a credibilidade aumenta porque os consumidores enxergam que as empresas que aparecem de maneira orgânica são aquelas preocupadas em oferecer conteúdos que os ajudem de alguma maneira.

 

Inclusive, investir na busca orgânica é a única forma de fortalecer a presença de uma marca na internet, sendo este um ambiente extremamente concorrido e disputado.

 

Há espaço para todos, de maneira acessível, mas só se destaca quem investe em ações voltadas para o ranqueamento orgânico.

Leia também o nosso post Como Manter a Autoridade da Página do Seu Site?

Conclusão

O marketing digital é rico em estratégias, e por meio dele é possível conquistar diferentes objetivos. Mas, se você quer que seu negócio tenha mais credibilidade, então as mídias pagas não são a melhor opção.

 

É preciso provar para o Google e para os usuários que a sua empresa tem autoridade no que faz, o suficiente para aparecer entre os primeiros resultados como uma boa resposta para as dúvidas das pessoas.

 

Agora que você já entende um pouco mais sobre o ranqueamento orgânico, está pronto para atrair mais pessoas e melhorar a sua credibilidade no mercado em que atua.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “6 Vantagens do Ranqueamento Orgânico no Google”

  1. Pingback: Funil de Vendas: Como Desenvolver um Funil a Partir de Uma Página do Instagram? - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Funil de Vendas: Como Desenvolver um Funil a Partir de Uma Página do Instagram? - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + oito =