4 Dicas Para Aumentar o Percentual de Vendas Utilizando Técnicas de SEO

Uma das principais maneiras de fazer com que um negócio se torne reconhecido e cada vez mais requisitado no ambiente digital, é apostar na utilização de técnicas de SEO, uma questão dentro do marketing digital que ajuda empresas a se tornarem referências.

 

Conheça ao longo do texto um pouco mais sobre essa ferramenta e entenda como você pode modificar os rumos do seu negócio, transformando-o em um case de sucesso.

 

Técnicas de SEO e Seus Benefícios

Search Engine Optimization, sigla de SEO, tem como significado aproximado, em português, a otimização de engrenagens de buscadores na web. Essa técnica, nada mais é do que uma maneira de melhorar o aparecimento de sites nas pesquisas.

 

Isso acontece porque hoje são muitas as plataformas que podem ser acessadas pela internet, sendo que cada uma delas pode ser encontrada no momento em que pesquisamos sobre assuntos específicos nessas plataformas.

 

4 Dicas Para Aumentar o Percentual de Vendas Utilizando Técnicas de SEO
Negócio foto criado por creativeart – br.freepik.com

 

Por exemplo, ao pesquisar sobre creme para clarear o rosto que está à venda na internet, você provavelmente encontrará alguns resultados, sendo que uns estarão logo no topo, nas primeiras colocações, ou na parte superior da página de busca.

 

Também é possível encontrar outras opções de produtos ou lojas, no decorrer de páginas numeradas. É possível notar que quanto mais distante da primeira colocação na pesquisa, mais os resultados podem parecer ineficientes.

 

Todo esse processo explica o significado e a importância do SEO. Essa ferramenta é capaz de filtrar sites que exibem as melhores palavras-chave relacionadas ao assunto pesquisado, ranqueando as mais importantes para que logo apareçam na busca.

 

Por isso, é tão importante saber utilizar o SEO, afinal, é a partir dele que um site pode alcançar resultados satisfatórios em relação às vendas. Sendo que os benefícios são diversos, entre os principais estão:

 

Melhoria do Tráfego

Uma boa estratégia de SEO faz com que um site chegue a níveis excelentes de acesso, visto que, ao utilizar as palavras-chave corretas no interior do site, a plataforma é dada como uma solução quando alguém busca por este determinado tema.

 

Por exemplo, ao pesquisar bolo caseiro de laranja, o site de uma confeitaria com SEO bem trabalhado aparece rapidamente nos primeiros resultados. À medida que esses acessos vão acontecendo continuamente, o site vai se tornando mais relevante.

 

Dessa forma, quanto mais acessos uma plataforma tem, com tráfego considerável, mais outras pessoas vão sendo indicadas a entrar naquele site, e assim, a empresa vai se tornando cada vez mais conhecida.

 

Resultados Mais Palpáveis

Seguindo a sequência de vantagens do uso adequado de SEO, está a possibilidade de um site, ou no caso, uma empresa, começar a ter cada vez mais acesso às informações sobre seu público-alvo. Afinal, por onde um usuário passa, ele deixa rastros.

 

Uma empresa com site considerável acaba acumulando possíveis informações que ajudam a melhorar ainda mais os negócios.

 

Por exemplo, o site de uma auto peças nacional trabalha com a comercialização de alguns produtos em sua plataforma, recebendo visitas diárias de pessoas de todo o país, que geralmente se interessam pelos conteúdos e pelas peças ali comercializadas.

 

Com o tráfego elevado da página, é possível coletar informações certas sobre quais os melhores lugares dentro do site para clientes, os produtos mais desejados, qual o horário de maior circulação na plataforma, os artigos mais acessados, e por aí vai.

 

Essas informações ajudam a potencializar possíveis melhorias dentro da empresa, além de ajudarem o negócio a entender seus resultados, tendo então um nível da empresa que pode ser estudado, algo excelente para definir estratégias.

 

Vendas Mais Rápidas

Com a técnica de SEO, e a possibilidade de acesso cada vez maior no conteúdo do produto ou serviço ofertado, as vendas se tornam mais rápidas. Isso acontece porque o processo acaba sendo reduzido, facilitando os dois lados.

 

Por exemplo, um site que não contém SEO demora a ser encontrado, e com isso, todo o processo de compra demora a acontecer, em especial a parte do encantamento. Já com a ajuda da ferramenta, aquilo desejado pelo consumidor fica cada vez mais próximo.

 

No caso de, por exemplo, uma bilíngue escola que está divulgando matrículas para este ano, o uso de SEO pode ajudar a facilitar o reconhecimento da empresa por pais e responsáveis, e ainda demonstrar uma confiança maior.

 

Essa confiança acontece porque a empresa aparece nos primeiros resultados do Google, mostrando que outras pessoas costumam também entrar naquele lugar, tornando então o site uma referência.

 

Conheça as Principais Estratégias

Começar a criar a estratégia de SEO é muito mais fácil do que você imagina. Embora os profissionais de marketing sejam os mais aconselhados para esse serviço, em apenas alguns passos é possível fazer mudanças na produtividade do seu site.

 

Saiba o que você deve fazer para começar a melhorar sua plataforma com o SEO!

 

1 – Crie Conteúdos Para Personas

Os melhores sites nos buscadores, ou seja, os que realmente criam estratégias interessantes de marketing, são aqueles que trabalham com base em personas, já que a partir desse entendimento é possível utilizar melhor o SEO.

 

Como você já sabe, o SEO utiliza algumas palavras-chave para facilitar o encontro das informações ou produtos de um site. Para saber exatamente como comunicar sua empresa, é preciso entender o que o cliente quer, ou até quem é realmente o seu cliente.

 

Por exemplo, uma loja que faz cordão para chave tem como principal desafio aumentar o tráfego de seu site, que funciona como o principal canal de vendas do negócio. Para isso, a plataforma precisa conversar exatamente com o consumidor, informando o que ele deseja.

 

Nesse caso, é interessante colocar descrições com palavras que remetem ao que realmente o cliente irá procurar. No caso do exemplo acima, a ideia é colocar “chaves”, “perda de chaves”, “cordão personalizado”, “crachá”, dentre outros assuntos similares.

 

2 – Trabalhe com o Link Building

O Link building é uma prática de SEO onde sites utilizam links, sejam internos ou externos, que provoquem uma importância no conteúdo. Geralmente podem ser utilizados links de páginas confiáveis, como empresas da área, órgãos oficiais e páginas de informação.

 

Por exemplo, uma empresa de estúdio para ensaio pode inserir em sua página links de estúdios de música clássicos, de outros países, páginas de músicos influentes que já utilizaram o serviço, e até mesmo redes sociais de pessoas famosas da música.

 

Quanto mais a construção por links confiáveis e importantes cresce, mais a página cresce junto, afinal, pessoas acabam parando na página da empresa por conta desses links externos, ou vice e versa.

 

Além disso, os buscadores veem como interessante uma empresa que tem em seus conteúdos links de páginas populares, entendendo então que aquele domínio pode proporcionar a informação certa para quem pesquisa.

 

3 – Melhore Seu Domínio

O domínio de um site representa o endereço dele na web. É por meio do que ali está escrito que pessoas conseguem acessar conteúdos e até mesmo descobrir novas plataformas. No SEO, melhorar o domínio com palavras-chave certas aperfeiçoa as buscas.

 

Evite utilizar símbolos, números ou outros tipos de informações ao longo de sua página, que não informam o que de fato é o seu negócio, independentemente do que ele trabalhe. Recorra sempre às ferramentas que você tem ao alcance do seu site.

 

4 – Invista em Marketing de Conteúdo

Trabalhe sempre o conteúdo do seu site, para que além de vender o que você precisa, você também contribua para informação e criação de relacionamento com seu cliente.

 

Por exemplo, se você trabalha com doces finos para aniversário, procure inserir no seu site conteúdos sobre o seu produto, formas de criar doces, materiais mais utilizados e toda e qualquer dica que você possa passar como profissional.

 

Você pode utilizar como meio de comunicação algumas formas de conteúdos, como:

  • Post em Blogs;
  • Redes Sociais;
  • E-mail marketing;
  • Podcast;
  • E-books.

 

Lembre sempre de trabalhar os conteúdos conforme aquilo que o seu público demanda. Se possível, utilize as informações do seu site para colher dados sobre preferências, e interaja sempre com os leitores e clientes do seu serviço.

 

Impacto Para Além das Vendas

Além de desempenhar um papel importante para a criação de valor e reconhecimento em buscadores, que aumentam vendas e relacionamento com clientes, o SEO auxilia o crescimento de negócios, que se tornam uma espécie de especialistas.

 

Com o crescimento de sua página na web, você poderá notar uma maior conectividade com a sua própria área, algo essencial para empresas que desejam criar valor, como no caso de aluguel de som para festa, um negócio comum, mas que pode se tornar referência.

Leia também o nosso post Quais as Melhores Estratégias Para Divulgar Uma Empresa Através do Google?

Conclusão

Com a ajuda de empresas e profissionais de marketing, você poderá transformar seu negócio em um dos mais reconhecidos do mercado, capaz não apenas de entregar aquilo que os clientes desejam, mas também servir de exemplo para concorrentes iniciantes.

 

E por falar em concorrentes, quando há um SEO bem aplicado, as chances de você crescer no ramo e vencer a concorrência, são enormes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “4 Dicas Para Aumentar o Percentual de Vendas Utilizando Técnicas de SEO”

  1. Pingback: Como Manter a Autoridade da Página do Seu Site? - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − quinze =