Como Usar Vídeos Na Estratégia De Marketing Da Sua Empresa

Os recursos audiovisuais dominam a internet. Dinâmicos, de fácil assimilação e interativos, os vídeos ocupam posição de destaque no mundo virtual – e também nas estratégias de marketing.

 

De acordo com pesquisas, os usuários gastam, em média, 1,5 hora assistindo vídeos na internet. Cerca de 15% das pessoas passam mais de três horas em frente aos celulares e computadores consumindo conteúdo audiovisual.

 

Além disso, quando falamos em estratégias de marketing digital, percebemos que a preferência pelos vídeos é quase unânime.

 

Mais de 95% dos internautas assistem a um vídeo para entender melhor sobre um produto ou serviço.

 

Como Usar Vídeos Na Estratégia De Marketing Da Sua Empresa

 

Para as vendas, os recursos audiovisuais também apresentam grandes oportunidades, visto que 46% dos usuários realizam uma ação após assistir um vídeo, enquanto 81% das pessoas são convencidas a comprar algo, depois de consumir conteúdo em audiovisual.

 

Ou seja, investir em vídeos na estratégia de marketing da sua empresa é o que você precisa para alcançar o sucesso.

 

E todos os empreendimentos podem aplicar a estratégia: desde as grandes multinacionais, passando pelas indústrias de produção de selo mecânico tipo cartucho, até os pequenos negócios, como lojas de roupas e profissionais autônomos.

 

Tem interesse em saber mais em como usar vídeos na estratégia de marketing da sua empresa? Vamos mostrar tudo nesse artigo.

 

Vídeo Marketing: O Que é e Quais As Vantagens Da Estratégia

Quando falamos em vídeo marketing, estamos nos referindo a qualquer estratégia de marketing que utiliza recursos audiovisuais.

Isso pode incluir:

 

Com a revolução digital, o vídeo marketing tem sido usado muito mais na internet do que em outros canais, por exemplo, a televisão.

 

Outra pesquisa mostrou que o consumo de vídeos online cresceu 135% nos últimos anos, enquanto a TV apresentou somente 13% de aumento.

 

Por causa disso, trataremos da estratégia voltada ao marketing digital, para produção e divulgação de vídeos na internet.

 

Isso não quer dizer que as empresas que investem em propaganda televisiva, como uma clínica veterinária que tem um comercial sobre emergência canina, precisam descartar seus investimentos na mídia tradicional.

 

Ao contrário, é possível integrar as campanhas, com a produção tanto de conteúdos para a televisão, quanto para os demais canais da internet, incluindo as redes sociais, plataformas de audiovisual e websites.

 

Assim, ao mesmo tempo em que temos um comercial na TV, a clínica veterinária também pode contar com um vídeo explicativo sobre o que é o exame para toxoplasmose em gatos, disponível no IGTV do Instagram, por exemplo.

 

Daí, já temos a primeira vantagem: o vídeo marketing é uma ação ampla, que pode ser usada em muitos canais, em diferentes formatos.

 

Veja a seguir outros benefícios dos recursos audiovisuais para o marketing da sua empresa!

 

Aumenta o Número De Visitantes No Seu Website

Os vídeos são capazes de aumentar o número de visitantes na sua página web, especialmente o tráfego orgânico (não pago).

 

Dados revelam que 76% das empresas que possuem campanhas com recursos audiovisuais tiveram um significativo aumento de visitantes em seus sites.

 

Maior Proximidade Com a Audiência

Imagine a seguinte situação: você quer saber o que é uma investigação confirmatória de passivo ambiental, para um trabalho específico, mas encontrou apenas um monte de textos técnicos, de difícil compreensão.

 

Isso provavelmente o afastará do conteúdo, o que significa que, na estratégia de marketing, a empresa também não teve sucesso em manter um relacionamento com os usuários.

 

Porém, ao encontrar um vídeo explicativo sobre o assunto, tudo ficou muito mais claro. É aí que entra a proximidade com a audiência!

 

Com o vídeo marketing, os internautas se sentem mais interessados e próximos do seu conteúdo.

 

Para quem quer vender na internet, isso pode representar uma ótima oportunidade para a conversão de leads (potenciais clientes).

 

Como Posso Usar o Vídeo Marketing Na Estratégia Da Minha Empresa?

Depois de conhecer todos os benefícios do vídeo marketing, fica difícil não se encantar pela estratégia.

 

Mas se você ainda tem dúvidas de como aplicar os recursos audiovisuais no seu planejamento de marketing, não se desespere.

 

Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a alavancar seu negócio com a produção de vídeos.

 

1 – Tenha Um Planejamento e Roteiro Do Seu Vídeo

Luz, câmera, ação! Esses são os principais elementos para a produção de um vídeo. Mas antes de começar a gravar, é muito importante ter um planejamento e um roteiro de como o material será feito.

 

Por exemplo, se a intenção é mostrar os diferenciais do disco de freio iveco daily 3510, o ideal é escrever todas essas informações, para que elas não fiquem esquecidas na hora da gravação.

 

Essa dica é especialmente importante quando estamos lidando com atores ou apresentadores. Afinal, eles precisam ser orientados quanto às falas e o conteúdo que será transmitido.

 

Além do mais, o roteiro serve para controlar a duração do vídeo.

 

Não adianta nada gravar um material extremamente longo, se ele vai ser colocado no feed do Instagram, que só aceita vídeos de até um minuto. Portanto, lembre-se do planejamento!

 

2 – Use Uma Linguagem Atrativa e Diferenciada

As pessoas gostam de consumir vídeos, porque eles são de fácil compreensão, isto é, falam a nossa língua e utilizam da oralidade.

 

Mesmo se for um assunto complexo, como as burocracias necessárias para fazer a regularização de CNH cassada, o modo de apresentação em vídeo é muito mais dinâmico, em comparação com um texto.

 

Sendo assim, vale a pena investir em uma linguagem atrativa para a audiência, sempre levando em consideração o perfil do seu público-alvo.

 

Quer dizer, se o vídeo for específico para um nicho de pessoas, como químicos de alta formação, o tratamento de linguagem para explicar sobre o reator de vidro para laboratório será diferente do usado para os alunos de Ensino Médio, por exemplo.

 

Ou seja, saiba como utilizar a linguagem e com quem você está falando.

 

3 – Produza Conteúdo Rico

Engana-se quem pensa que, só porque é um vídeo, os usuários vão se interessar somente pelas imagens em movimento.

 

Muito longe disso, as pessoas também querem ser bem informadas com os recursos audiovisuais, desejam aprender com aquilo e ter maior conhecimento sobre um determinado tema ou assunto.

 

Por causa disso, se você quer investir em vídeos na estratégia de marketing da sua empresa, lembre-se de produzir conteúdos de qualidade, relevantes e aprofundados.

 

Assim, se você for falar de um novo composto do detergente para lava louças industrial, conheça bem a temática, as especificações da substância e saiba como transmitir todo esse conteúdo ao seu público.

 

4 – Chame Especialistas Para Participar Do Seu Vídeo

Quando temos dúvida sobre algo, normalmente procuramos alguém que conheça mais o assunto, para nos explicar melhor sobre aquilo. Melhor dizendo, procuramos um especialista no tema.

 

O mesmo vale para os vídeos. Quando você chama um profissional qualificado para falar sobre determinado conteúdo, o seu material se torna mais rico e de qualidade.

 

Como consequência, os usuários tendem a confiar mais na sua empresa e na informação compartilhada.

 

Você pode fazer isso por meio de entrevistas com os especialistas, ou chamá-los para gravar um conteúdo.

 

Lembre-se sempre de identificá-los e apresentá-los como experts, para que os internautas compreendam a importância daquela pessoa.

Leia também o nosso post A Importância Do Call To Action Para Sites De Imobiliárias

5 – Diversifique As Produções

Uma das vantagens da estratégia de vídeo marketing é a sua grande capacidade de diversificação, dependendo do formato e das mídias onde ele é publicado.

 

Sendo assim, a sua empresa deve usar dessa característica dos recursos visuais e investir em produções diferentes, levando em conta as especificidades de cada canal.

 

Por exemplo, o YouTube comporta vídeos mais longos, de maior qualidade e tamanho. Já o IGTV do Instagram foi feito para conteúdos mais rápidos, gravados verticalmente, em geral, do próprio celular.

 

Desse modo, você pode usar o YouTube para publicar um webinar a respeito do seu produto, enquanto o IGTV para o compartilhamento de uma dica rápida a respeito do mesmo assunto.

 

Além disso, alguns plataformas permitem o compartilhamento de vídeos diretamente de outros canais.

 

Muitas páginas da web e blogs contam com ferramentas de integração com o YouTube. Assim, ao mesmo tempo em que você oferece o conteúdo na rede social, também pode colocá-lo no seu site.

 

O interessante é conhecer as particularidades de cada mídia, para que o conteúdo seja atrativo aos usuários. Uma boa pesquisa é capaz de detalhar qual a melhor rede para o seu negócio.

 

Com isso, você pode aumentar o número de interessados na sua empresa e promover o reconhecimento da marca no mundo virtual.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Como Usar Vídeos Na Estratégia De Marketing Da Sua Empresa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 7 =