Entenda Como o Youtube Pode Ser Importante na Sua Estratégia de Marketing

Nos dias de hoje é fundamental ter uma presença marcante na internet e, por essa razão, as empresas investem cada vez mais no marketing digital. Logo, podemos dizer que uma ferramenta muito útil para esse tipo de estratégia é o YouTube.

 

A publicidade feita através dessa plataforma é uma grande oportunidade para alcançar objetivos significativos para sua empresa.

 

Entre eles, é possível destacar alguns possíveis benefícios, tais como:

  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Aproximar-se e interagir com o público;
  • Converter clientes;
  • Despertar interesse do consumidor;
  • Melhorar as vendas.

 

Trabalhar com marketing digital utilizando o YouTube é um excelente método para melhorar o engajamento através da plataforma de vídeos, considerada a maior do mundo.

 

Entenda Como o Youtube Pode Ser Importante na Sua Estratégia de Marketing
Foto de freestocks.org no Pexels

 

Inclusive, é importante ressaltar que, atualmente, os recursos visuais estão sendo muito mais eficientes do que textos explicativos.

 

Os usuários da internet consomem produtos audiovisuais voltados principalmente para diversão e entretenimento, estudos, informações sobre produtos ou orientações para determinados procedimentos.

 

Essas pesquisas podem incluir a busca por vídeos mostrando um passo a passo para realizar sozinho a instalação de chuveiros elétricos mais econômicos, por exemplo.

 

O interesse das pessoas por conteúdos audiovisuais veio do YouTube. Com sua origem em 2005, a plataforma de vídeos e streamings obteve um sucesso tão grande, e em escala cada vez mais crescente, que um ano depois foi comprada pelo Google.

 

Logo, a plataforma tornou-se uma grande geradora de conteúdo online dentro desse nicho. Atualmente, o YouTube conta com 2 bilhões de usuários. Esse número representa cerca de um terço de todo o acesso ao meio digital, registrando, ainda, um crescimento constante.

 

De acordo com dados fornecidos pela Alexa, assistente virtual da Amazon, o YouTube é o segundo site mais acessado da web. A plataforma ocupa apenas uma posição atrás do Google, principal mecanismo de buscas.

 

Somente no Brasil, os usuários consumiram 135% a mais de vídeos entre os anos de 2014 e 2018. Esse crescimento representa um cenário significativo para os investimentos no setor de marketing, aproveitando a preferência das pessoas em relação aos streamings.

 

Com tantos usuários que optam por esse tipo de serviço, as empresas vislumbram um grande potencial de negócios nesse nicho.

 

Ou seja, é uma chance para alcançar mais usuários e levar suas informações até uma quantidade maior de pessoas do seu público-alvo.

 

Ademais, é uma oportunidade que deve ser aproveitada para atrair a atenção de possíveis clientes (ou leads), conquistar novos consumidores e expandir seu mercado. Aplicar as estratégias corretas pode fazer sua empresa crescer e aumentar suas vendas.

 

É válido ressaltar que negócios de diversos setores podem aproveitar os benefícios proporcionados por esse recurso, inclusive os estabelecimentos que oferecem serviços de limpeza de taco de madeira.

 

Continue a leitura desse artigo para saber como usar o YouTube em suas estratégias de marketing.

 

Como o YouTube Pode ser Usado no Marketing Digital?

O histórico de desenvolvimento e crescimento do YouTube não deixa dúvidas acerca da sua importância para alcançar o público presente na internet.

 

No entanto, é preciso saber como utilizar esse recurso para obter os resultados desejados.

 

Mas, afinal, como o YouTube pode ser usado para alcançar bons resultados, aliado às técnicas de marketing digital?

 

Para entender as formas de uso, é importante ter conhecimento de quais são as estratégias que a plataforma ajuda a desenvolver.

 

1 – Produza Conteúdos de Qualidade

O primeiro ponto importante diz respeito à produção de conteúdo relevante. Essa é a base da estratégia de marketing, bem como fornecer materiais para o usuário ter acesso também é uma das utilidades do YouTube.

 

Essa característica torna a plataforma uma das principais ferramentas para se utilizar no marketing digital.

 

Pode ser muito mais interessante assistir um vídeo falando sobre manta para cobrir laje do que ler a respeito do mesmo assunto.

 

Mas produzir um material sobre esse tema não é o suficiente para conquistar o público, uma vez que esse conteúdo precisa ser relevante, interessante e atrativo.

 

É dessa forma que um usuário se atrai por determinada ação e desperta o interesse pelo o que a marca tem a oferecer.

 

Para entregar o que o público necessita, a empresa precisa saber com quem está dialogando. Ou seja, é fundamental conhecer seu público-alvo, qual é o perfil do consumidor, suas preferências e hábitos.

 

São essas informações que permitem entregar um conteúdo com qualidade, capaz de atender a demanda do mercado e atender às suas expectativas.

 

2 – Utilize as Estratégias de SEO

Outra estratégia muito importante para o marketing digital que o YouTube impulsiona é o SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

 

Isso significa que a plataforma oferece recursos para otimizar os mecanismos de pesquisa através das técnicas corretas, tanto no YouTube, como no próprio Google.

 

Com definições de palavras-chave e conteúdo relevante, o usuário é direcionado para o material que ele deseja.

 

Assim, a empresa ajuda a si própria e as pessoas a localizarem seu conteúdo. Ou seja, quem pesquisar estúdio ensaio de bandas, pode receber nos resultados de pesquisa vídeos sobre esse assunto.

 

Essa busca ocorre porque os próprios mecanismos varrem o sistema, procurando correspondências de palavras entre a solicitação do usuário e os termos inseridos pela empresa ao cadastrar o título do vídeo, sua descrição e suas tags.

 

3 – Divulgue em Outros Canais

Não é porque a empresa está atuando no YouTube que não deve divulgar seu material em outros locais.] Na verdade, é fundamental aproveitar os perfis das outras redes sociais e os endereços de blogs para compartilhar seu material.

 

Os conteúdos produzidos para a plataforma devem ser compartilhados em todos os espaços que a empresa ocupar online e, assim, alcançar o máximo de pessoas possível. Dessa forma, a chance de conquistar novos clientes serão maiores.

 

Por exemplo, se seu estabelecimento trabalha com suporte de ferro para banner, pode produzir um vídeo educativo sobre como realizar sua instalação e, em seguida, ser compartilhado nas redes sociais da empresa.

 

4 – Aposte nos Anúncios

Como dissemos, o marketing digital dentro do YouTube não acontece apenas no canal da empresa, é possível criar anúncios para serem exibidos em canais que trabalham com o mesmo perfil de público. Isso pode facilitar o processo da conquista de clientes.

 

Uma ação publicitária sobre luminária led cozinha em meio a um vídeo sobre culinária tem grande chance de atrair clientes, uma vez que ambos são voltados para o público que consome produtos para esse cômodo, por exemplo.

 

Essa associação traz vantagens para a marca, afinal, relaciona os itens e não distancia o anúncio do assunto abordado no vídeo original, segmentando o público que irá consumi-lo.

 

5 – Intensifique o Engajamento

Uma estratégia fundamental que o YouTube ajuda alavancar é envolver a audiência. O engajamento funciona como um termômetro do quanto o público está envolvido com as campanhas publicitárias de uma empresa.

 

Ou seja, na prática, é o nível de interação que a marca está alcançando com suas ações.

 

Esse é um medidor que indica se o planejamento está funcionando ou não, afinal, o YouTube é uma plataforma que possui recursos para criar um relacionamento entre a empresa e o cliente.

 

Essa relação se estabelece a partir da interatividade que o seu site proporciona. Por essa razão, ele é incluído entre as ferramentas fundamentais do marketing digital.

 

Até assuntos aparentemente mais simples, como plástico bolha para mudança, podem gerar um bom engajamento a partir da participação dos usuários. Quando um vídeo aborda esse tema, as pessoas tem a opção de comentar e interagir entre si.

 

Além disso, sua empresa consegue identificar a receptividade do vídeo através das reações esboçadas pelos botões “gostei” e “não gostei”. Essa é uma forma da empresa saber como está seu desempenho em relação a campanha.

 

A partir desse parâmetro, é possível adotar medidas, ainda com as ações sendo executadas, para melhorar os resultados de acordo com as recepção do público.

 

6 – Faça Parcerias com Digital Influencers

Um recurso relevante do YouTube é a parceria com um digital influencer. Mostrar que outra pessoa usa e recomenda o produto da sua marca é sinal de credibilidade e confiança diante do mercado consumidor. Logo, essa pode ser a estratégia que faltava na sua campanha.

 

Um ponto importante para se considerar é que a publicidade infantil é proibida no Brasil. Portanto, esse tipo de parceria se torna um recurso importante para as empresas que vendem produtos para criança.

 

Portanto, ao invés de uma ação publicitária, um digital influencer falando sobre fantasia infantil colorida em um vídeo passa a ser apenas uma pessoa recomendando aquela marca.

Leia também o nosso post Quais São as Melhores Estratégias Para Adotar no Instagram?

A Importância do Planejamento no YouTube

O uso intenso da internet por grande parte da população, em especial do YouTube, torna essa plataforma um ótimo recurso para os investimentos e negócios. Esse cenário mostra que é interessante atuar online, onde o público consumidor também está presente.

 

É fácil perceber essa relação e entender como ela funciona. Mas fazer tal associação não é o suficiente para obter sucesso. É preciso observar como é o consumo do público-alvo da sua empresa, quais são seus interesses e planejar como a instituição vai atuar.

 

Desenvolver uma campanha online depende de diversos fatores, sendo fundamental compreendê-los.

 

Antes de inserir o YouTube nas estratégias de marketing digital do seu negócio, é necessário definir metas a serem atingidas e as etapas necessárias para chegar lá.

 

A partir dessas informações, é possível elaborar um plano de ação eficiente para conquistar melhores resultados e conseguir o sucesso desejado, assim, sua empresa leva a mensagem para mais pessoas, aumentando sua quantidade de clientes e de vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Entenda Como o Youtube Pode Ser Importante na Sua Estratégia de Marketing”

  1. Pingback: Quais Vantagens o Marketing de Conteúdo Proporciona Para Um Site? - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + nove =