Instagram: De Que Forma Você Pode Crescer Na Plataforma Sem Ficar Refém do Algoritmo?

O Instagram é uma rede social poderosa e que faz parte das estratégias de muitas empresas. Seu conteúdo é extremamente visual e, por essa razão, uma companhia tem a oportunidade de mostrar, por meio de imagens, seus produtos e serviços.

 

Também estamos nos referindo à segunda maior rede social usada no Brasil, por isso, qualquer empresa no país pode encontrar o seu público presente nesta plataforma.

 

Além de ser muito importante nos dias atuais, o Instagram traz muitos benefícios para as marcas, bem como a possibilidade de investir em diferentes estratégias para alcançar o público.

 

As redes sociais são plataformas que foram criadas para facilitar a interação entre os usuários, sejam eles empresas ou pessoas, e para tornar acessível essa interação, elas contam com uma usabilidade simples e intuitiva.

 

Instagram: De Que Forma Você Pode Crescer Na Plataforma Sem Ficar Refém do Algoritmo?

 

Sendo assim, por que haveria de ser tão difícil criar uma boa estratégia de marketing no Instagram? Só passa por esse problema quem não sabe usar a plataforma e não aproveita adequadamente os seus recursos.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre essa rede social e quais são as principais estratégias para crescer dentro dela, sem precisar passar horas do seu dia preso à uma mesma técnica.

 

A importância do Instagram nos dias de hoje

O Instagram é uma rede social pertencente ao grupo Meta (antigo Facebook), cujo foco total é no compartilhamento de conteúdos visuais, como vídeos e imagens.

 

Quem usa essa plataforma sabe que ao abrir o feed de notícias existe uma enxurrada de conteúdos, mas isso não significa que a mesma estratégia usada pelo seu concorrente vai ser boa para você.

 

Ou seja, empresas como aquelas especializadas em avaliações patrimoniais, podem trabalhar com diferentes estratégias dentro do Instagram.

 

Mas os empreendedores mais inexperientes costumam acreditar que só existem alguns meios de serem bem-sucedidos nessa rede social.

 

Por exemplo, você vê milhares de vídeos a todo o momento de seus concorrentes e acha que precisa atualizar o seu feed a todo momento para acompanhar essa rotina, mas isso não é verdade.

 

Também existem aqueles que acreditam que quanto mais seguidores tiverem, melhor. É claro que é importante ter muitos seguidores, mas o fato é que o Instagram faz toda a diferença para o seu negócio porque ele permite a comunicação com as pessoas certas.

 

Assim como no caso do Facebook, as ações do Instagram também são direcionadas, e é exatamente isso que faz dessa plataforma tão fundamental para as companhias.

 

O foco não é falar com um monte de pessoas, mas com aquelas que se interessam pelos seus produtos e serviços.

 

Isso significa que uma desenvolvedora de software de gestão empresarial para pequenas empresas vai sempre se manter em contato com o seu público-alvo, desde que invista nas estratégias certas.

 

No entanto, é aqui que mora o perigo, pois quando falamos em estratégias certas, alguns empreendedores entendem que é necessário trabalhar com um grande volume de ações.

 

Com o passar do tempo, investir no Instagram se torna um esforço cansativo e caro, e o pior: não traz nem a metade dos resultados que traria, se você trabalhasse do jeito certo.

 

Mas antes de mostrar a você como é possível fazer a sua conta do Instagram crescer e trazer bons resultados, sem que você precise passar horas nessa plataforma, primeiro é necessário compreender que ele mudou.

 

Você já sabe que estamos falando de uma rede social de cunho visual, mas que também se tornou fonte de informações, e é por isso que os textos se tornaram uma ferramenta de sucesso nesse site.

 

Esses materiais têm quase o mesmo tamanho e formato de um texto para blog, entretanto, eles conseguem gerar mais engajamento porque o seguidor que parar para ler é aquele que realmente tem interesse na sua solução.

 

Porém, não é só no feed de notícias que uma empresa especializada em automação empresarial pode publicar esses textos. Para ser mais claro, você pode criar conteúdos para vários recursos da plataforma, como:

  • Transmissões ao vivo;
  • Stories;
  • Reels;
  • Direct.

 

Um exemplo disso são os vídeos criados para stories com legenda, que têm feito muito sucesso entre os seguidores.

 

O que estamos querendo dizer aqui é que você precisa manter o foco nos textos unidos às imagens, e no próximo tópico, vamos mostrar como fazer isso.

 

Dicas para ter sucesso no Instagram de uma maneira simples

Qualquer empresa que está presente no Instagram tem como objetivo aumentar o número de seguidores. Apesar de ser algo natural, a quantidade de seguidores não representa a autoridade da marca.

 

Entretanto, não há como negar que, se você acessar o perfil de uma agência de serviços de comunicação visual e perceber que ela tem uma grande quantidade de seguidores, acaba considerando essa empresa como referência.

 

Quando isso acontece, não pense você que o gestor ou o empreendedor passou horas a fio dentro dessa rede social para fazer de seu perfil um grande sucesso. Na verdade, ele fez um trabalho orientado por algumas das seguintes estratégias:

 

1 – Criar conteúdo para o público-alvo

Alguns recursos do Instagram, como os stories e as lives ajudam a aumentar a quantidade de seguidores, mas não é fácil alimentar essa plataforma todos os dias.

 

Lembre-se de que os stories são aproveitados pelo seu público por apenas 24 horas, depois disso, são completamente esquecidos, e as lives podem ser salvas no feed.

 

É exatamente por essa razão que empresas de diferentes segmentos estão investindo cada vez mais na produção textual, pois ela ajuda a atrair audiência e pessoas que preferem este formato.

 

Em linhas gerais, se você sabe que o seu público gosta desse tipo de material, invista em sua produção e analise constantemente as métricas. Elas são fundamentais para compreender as melhores práticas dentro da plataforma.

 

2 – Saber analisar as métricas

Independentemente de qual seja o tipo de conteúdo que uma empresa especializada em fachada comercial moderna investe, ela precisa saber as métricas que vem avaliando.

 

Você pode usar uma planilha para compilar suas métricas e assim identificar o tipo de conteúdo que traz bons resultados.

 

Supondo que você queira avaliar seus conteúdos escritos, por exemplo, pode analisar os resultados trazidos por eles, como alcance e número de impressões.

 

3 – Criar materiais simples

Dentro do Instagram, por incrível que pareça, conteúdos com formatos de lista e em preto e branco são os que mais alcançam o público e que conquistam uma grande quantidade de curtidas.

 

Dificilmente, uma empresa de comunicação visual vai conseguir encontrar outro tipo de conteúdo mais simples do que esse. Você não precisa de um design complexo, mas ainda assim vai oferecer um material valioso.

 

4 – Quebrar padrões com as publicações

Talvez você não saiba, mas dentro das redes sociais não existe nada que garanta que suas estratégias serão um sucesso. Não é porque algo que você fez hoje deu certo, que vai dar no futuro.

 

Aquela empresa que usa sempre as mesmas cores e padrões, mantendo um rigor estético, pode cair em uma verdadeira armadilha. Com o passar do tempo, todas as suas publicações vão começar a passar batido.

 

Embora seja importante seguir alguns critérios, como a identidade visual do negócio, se uma companhia de assessoria empresarial quebrar alguns padrões estéticos, vai voltar a chamar a atenção de seus seguidores.

 

Essas mudanças não dizem respeito apenas às cores que você aplica em suas postagens, mas também estão relacionadas ao formato do conteúdo e ao tipo de publicação que você faz.

 

Quando você começa a mudar com frequência ao estilo das suas postagens, também vai perceber a necessidade de fazer essas mudanças constantemente. Isso ocorre porque a audiência está o tempo todo ávida por novidades.

 

Portanto, entenda que a novidade não está atrelada apenas ao seu produto ou ao seu serviço, mas também há tudo o que o seu negócio faz.

 

Se você quer que o seu público te dê atenção no Instagram, procure variar o estilo das suas publicações.

 

Assim, se uma empresa que aluga sala privativa passou um tempo criando stories como legenda e percebeu que o número de visualizações caiu, então está na hora de fazer lives no horário em que seu público está acessando a plataforma.

 

Se a live também perdeu força depois de um tempo, então este é o momento de começar a criar imagens com conteúdos em formato de texto.

 

Por isso, pare de bater sempre na mesma tecla e procure inovar suas postagens, assim, você terá muito mais resultados e seu público agradece essa variação.

 

Conclusão

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, o que só testifica que estar presente nela é uma necessidade para quem quer impactar os consumidores e conquistar cada vez mais clientes.

 

No entanto, você não precisa virar escravo dessa plataforma para obter ótimos resultados, pois como vimos ao longo do artigo, é perfeitamente possível fazer isso investindo em estratégias simples.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − dois =