Como Melhorar a Comunicação Com Alunos Utilizando Email Marketing

Uma comunicação de qualidade com alunos deve fazer parte da rotina de uma instituição de ensino, que pode utilizar diversas ferramentas para isso, tal como o email marketing.

 

Mesmo que anteriormente essa ferramenta tenha sido considerada mais um meio de fazer propaganda do que um contato pessoal, hoje o email marketing é visto como uma maneira eficiente de levar informações importantes para o seu destinatário, independentemente do segmento de uma empresa.

 

Nesse caso, uma instituição de ensino pode melhorar a comunicação interna do seu estabelecimento utilizando algumas técnicas comuns, como um aviso oral por parte dos funcionários, cartazes disponibilizados em seu display para exposição ou também com panfletagem.

 

Mas, com a notável presença da internet na rotina das pessoas, alguns desses formatos podem ser otimizados, justamente porque oferecem mais conforto para os interessados.

 

Como Melhorar a Comunicação Com Alunos Utilizando Email Marketing

 

Isso porque é muito mais rápido receber um email na sua caixa de entrada, que trate sobre um assunto relevante, do que ter que ir até um determinado local do estabelecimento para consultar se há algum tipo de informativo que seja pertinente a você.

 

Por isso, o email marketing se mostra como um formato bastante eficiente de comunicar algo importante aos interessados, fazendo com que a informação chegue de maneira rápida a quem precisa recebê-la.

 

Email Marketing: Para Que Utilizá-lo?

De início, para que uma instituição possa se comunicar efetivamente com seus alunos por meio do email marketing, ela precisa que o cadastro deles esteja atualizado.

 

Depois, essa ferramenta precisa ser bem estruturada para que seja eficiente, de modo que o email não seja utilizado apenas como meio de realizar propagandas, mas como uma forma de levar informações importantes para os alunos.

 

Desse modo, uma instituição pode utilizar o email marketing para:

  • Enviar informações pontuais de maneira individual;
  • Divulgar alguns cursos interessantes aos alunos;
  • Informar sobre eventos dentro do estabelecimento;
  • Comunicar sobre reuniões que acontecerão no local, etc.

 

Uma instituição pode utilizar o email marketing para se comunicar individualmente com cada um de seus alunos, mesmo que uma determinada informação seja de interesse geral.

 

O envio do boletim pertinente à atividade de cada aluno é um exemplo disso, já que todos eles receberão o mesmo conteúdo de maneira personalizada.

 

Outra maneira de utilizar o email marketing é informar aos alunos sobre um curso interessante que será promovido na instituição, informando sobre data, local, horário e outros detalhes.

 

Além disso, é importante comunicar restrições, tal como o uso de controle de acesso para eventos que liberam apenas a entrada de alunos matriculados na instituição.

 

É também possível utilizar email marketing para comunicar sobre eventos gerais. Nesse caso, pode-se utilizar até mesmo a lista de leads que demonstraram interesse em receber informações sobre a instituição, mesmo que eles ainda não sejam alunos.

 

Esses eventos podem ser importantes para trazer pessoas interessadas em conhecer a estrutura do local.

 

Nesse caso, pode ser importante investir em uma montagem de stands para feiras, já que é possível disponibilizar pequenos balcões de informação dentro do estabelecimento, facilitando o atendimento simultâneo dos visitantes.

 

Se a estrutura do evento ainda comportar apresentações, pode-se ainda investir em outros elementos, que certamente vão demonstrar a preocupação da instituição em oferecer o que há de melhor em termos de tecnologia e ensino para os seus alunos.

 

Assim, para a montagem de um palco, pode-se realizar uma locação de iluminação para festa, de modo que o cenário seja completo e bem montado. Assim, durante uma apresentação ao público, é possível proporcionar um evento de qualidade.

 

Pelo email marketing, também é possível levar informações sobre procedimentos internos da instituição, tal como as reuniões e conferências próprios desse tipo de estabelecimento.

 

Desse modo, os alunos dos cursos de tecnologia, por exemplo, que interessados em saber mais sobre a implementação de uma impressora 3d grande porte na instituição, podem participar desse momento e interagir de maneira construtiva com os responsáveis.

 

Nesse cenário, é possível perceber que o email marketing é uma maneira bastante produtiva de levar ao conhecimento dos alunos alguns dos processos internos de grande importância dentro da instituição, fazendo com que eles estejam sempre informados sobre os elementos estruturais do local, além de tornar conhecidas as suas novidades.

 

Como Elaborar Um Bom Email Marketing?

Dada a importância dessa ferramenta de comunicação, é preciso conhecer as principais estratégias para criar um email marketing atrativo e eficaz para os seus alunos.

 

Para isso, podem ser utilizados elementos como:

  • Produção de conteúdo informativo relevante;
  • Formato agradável e estrutura simplificada;
  • Aplicação de Call to Action na estrutura do email;
  • Utilizar uma linguagem adequada para o assunto, etc.

 

O Conteúdo De Um Email Marketing Deve Ser Relevante

Recebemos, diariamente, uma série de emails marketing em nossa caixa de entrada, que oferecem conteúdos diversos e muitas vezes desinteressantes.

 

Por isso, uma instituição deve abordar assuntos relevantes e informativos aos seus alunos, justamente para que ela se não torne apenas mais uma das empresas que utilizam o email marketing com a finalidade de publicidade para o seu público.

 

Nesse caso, um email marketing significativo pode tratar de vários assuntos, que vão desde a implementação de novos equipamentos em seu estabelecimento, até uma parceria com uma gráfica para impressão de livros próxima da instituição, que vai oferecer descontos em impressões e cópias para os alunos.

 

Investir Em Um Formato Simples e De Leitura Agradável

Grande parte dos alunos aproveita os seus intervalos para abrir emails e mensagens importantes da instituição. Por isso, é preciso investir em uma estrutura compacta e direta, que proporcione uma leitura agradável aos destinatários do email.

 

Como exemplo, pode-se utilizar algumas imagens ou até mesmo vídeos, que levem o conteúdo de maneira simplificada aos alunos, explicando de maneira mais concreta sobre um determinado assunto ao mesmo tempo em que prende a sua atenção.

 

Essa é uma técnica interessante, que torna um texto mais atrativo. Uma gráfica que deseje vender cartão de visita alto relevo, por exemplo, certamente precisará de um conteúdo mais visível para que seus clientes entendam como o produto oferece o efeito mencionado.

 

É por isso que essas ferramentas podem fazer parte de um email marketing mais eficiente para que a instituição se comunique de forma acessível com seus alunos.

 

Além disso, ainda pode-se utilizar tópicos e subtítulos para tornar a leitura mais prazerosa, investindo em técnicas de escrita para esse formato de comunicação.

 

Chamando Os Alunos Para Uma Participação Mais Ativa

O email marketing pode ser um grande auxílio para ajudar a engajar mais os alunos, para que eles participem de várias ações e interajam de maneira efetiva com os contatos realizados pela instituição.

 

Para isso, é possível utilizar uma ferramenta chamada Call to Action, que tem por objetivo fazer com que o leitor daquele conteúdo realize uma ação de acordo com o que foi oferecido no email.

 

Ao promover uma série de atividades esportivas coletivas dentro do estabelecimento, pode ser interessante realizar alguns contatos com os alunos via email marketing, para que eles possam ser informados sobre esses eventos, e chamá-los para realizarem a inscrição por meio de um link enviado no corpo do texto.

 

Ou também enviar um determinado material para os alunos, chamando-os para realizar o download utilizando expressões como “Clique aqui”, ou “Baixe agora”, que façam o aluno acessar um link enviado no email.

 

Essa estratégia é amplamente utilizada em email marketing pois é capaz de engajar grande parte dos leitores a realizar uma ação que traz benefícios, tanto para a instituição em si, quanto para os alunos.

 

Utilizar Uma Linguagem Adequada Para Comunicação Com o Público Leitor

Uma comunicação eficiente envolve conhecimento sobre quem é o seu público, já que o tipo de linguagem utilizada dentro de um email marketing deve estar de acordo com o destinatário.

 

Nesse caso, pode fazer muito mais sentido escrever um texto com uma abordagem mais leve, quando o assunto é informal, enquanto é necessário utilizar uma escrita mais teórica quando for preciso abordar um mais técnico.

 

Essas estratégias visam fazer com que o leitor compreenda o que está sendo dito, para que o conteúdo seja absorvido de maneira integral.

 

Além disso, é muito mais eficiente adaptar a linguagem de um texto para a persona da empresa.

 

Ou seja, uma instituição precisará utilizar um formato de comunicação mais interativo e descolado com seus alunos, pois a faixa etária dos estudantes comporta esse tipo de contato.

 

Já para se comunicar com os professores da instituição, por exemplo, certamente uma abordagem formal fará mais sentido.

 

Sendo assim, o email marketing se mostra como uma das melhores estratégias de comunicação para qualquer tipo de empresa, e em especial para aquelas que precisam estabelecer um contato mais próximo com o seu público, como no caso das instituições de ensino.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought to “Como Melhorar a Comunicação Com Alunos Utilizando Email Marketing”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + dois =