Como o Email Marketing Pode Ajudar Na Comunicação Interna Da Sua Empresa

O email marketing é uma estratégia de comunicação bastante eficiente, afinal ele permite que um conteúdo seja enviado para quantas pessoas for preciso, em um curto período de tempo.

 

Além disso, é uma ferramenta importante para que todos os funcionários de uma organização estejam sempre por dentro dos pontos importantes da rotina produtiva, ao mesmo tempo em que aproxima cada uma das áreas internas de um estabelecimento.

 

Já é sabido que, para que os funcionários se sintam devidamente inseridos dentro da rotina de uma empresa, é preciso que eles estejam sempre atualizados sobre novas estratégias, além de reforçar os valores e a missão daquele local.

 

Como o Email Marketing Pode Ajudar Na Comunicação Interna Da Sua Empresa
Photo by Web Hosting on Unsplash

 

Por isso, é importante que as empresas invistam cada vez mais em maneiras eficientes de comunicação interna, já que os funcionários são fundamentais dentro do estabelecimento: eles tornam possíveis grande parte das atividades, e fazem com que elas sejam sempre bem executadas.

 

O Que é Email Marketing?

O email marketing existe para facilitar a comunicação de uma empresa com o público externo, aqueles que geralmente são os clientes, ou público interno, os colaboradores da empresa.

 

Essa ferramenta possui diferentes funcionalidades, que pode ser desde a propaganda de um dispensador de senha bico de pato, até o envio de conteúdos de grande relevância, que podem servir para informar os destinatários sobre um determinado assunto.

 

Porém, apesar de muitas empresas apostarem nesse formato apenas para disparo de emails para seus clientes, hoje o email marketing pode ser utilizado em uma estratégia de comunicação com os funcionários de um estabelecimento, facilitando o compartilhamento de conteúdos e mantendo os colaboradores informados sobre vários pontos estratégicos, tais como:

  • Cursos;
  • Eventos;
  • Novidades;
  • Campanhas;
  • Atividades corporativas, etc.

 

Por isso, o email marketing se mostra uma maneira prática de divulgar informações importantes para todos os colaboradores, mantendo-os sempre informados.

 

Estratégias De Uso Do Email Marketing

Justamente por ser um formato bastante prático, é preciso utilizá-lo de maneira estratégica, para que o conteúdo enviado sirva de suporte para a comunicação interna.

 

Tendo em vista algumas das principais necessidades internas de uma empresa, abaixo serão abordados alguns dos pontos principais em que o email marketing pode auxiliar de maneira interessante.

 

Para Divulgação De Um Evento Interno

Muitas empresas realizam, periodicamente, treinamentos e palestras para que a performance da equipe seja melhorada.

 

Isso inclui desde treinamentos motivacionais até os teóricos, que servem muitas vezes para realizar um aprimoramento das funções exercidas pela equipe.

 

Uma organização que trabalhe com equipamentos de energia solar pode, por exemplo, oferecer cursos e palestras de instalação e manutenção de Gerador de energia solar residencial para sua equipe de técnicos, de maneira a capacitar os funcionários a realizar novos serviços.

 

Por meio do email marketing, então, esses funcionários podem ser avisados sobre datas e horário de realização do treinamento, fazendo com que se programem para estar no evento, além de receberem conteúdos programáticos do que será ensinado.

 

Para Apresentar As Novidades Da Empresa

Uma empresa que se preocupa sempre em oferecer novidades ao seu público precisa manter os seus funcionários informados para que eles possam prestar um atendimento qualificado aos seus clientes.

 

Uma clínica de estética que decide investir em novos tratamentos para atender ao seu público pode utilizar o email marketing para comunicar aos seus funcionários informações importantes, como os novos métodos de tratamento para flacidez no rosto, por exemplo.

 

Assim, cada funcionário que atender um cliente ou um possível cliente na clínica, poderá apresentar informações importantes sobre cada um dos procedimentos estéticos oferecidos ali.

 

Isso não só transmite maior segurança ao cliente, como também ajuda o funcionário a melhorar o seu trabalho, de modo a saber responder perguntas sobre Abdominoplastia masculina ou sobre outros processos de beleza.

 

Para Informar Sobre Uma Campanha

Muitas empresas hoje realizam campanhas beneficentes, em que se comprometem a auxiliar determinadas instituições em alguns períodos do ano, arrecadando produtos diversos para encaminhá-los aos mais necessitados.

 

Por meio do email marketing, é possível comunicar aos funcionários sobre essas ações, que podem ser importantes para que eles instruam seus clientes e colegas a realizar uma contribuição.

 

Para Informar Sobre Atividades Corporativas

As atividades corporativas fazem parte da rotina de muitas empresas. Sejam reuniões ou sejam comemorações especiais, é preciso que os funcionários sejam informados com antecedência para que possam participar.

 

Se aquela mesma clínica pretende ampliar a sua oferta de serviços, incluindo procedimentos como Drenagem linfática na barriga, por exemplo, é importante realizar uma reunião com seus funcionários para informar essas novas atividades, podendo utilizar o email marketing para divulgar essa reunião.

 

Depois, é possível enviar todas as pautas levantadas durante a reunião utilizando essa mesma ferramenta de comunicação, possibilitando que os colaboradores acessem facilmente o conteúdo que foi debatido.

 

Para Apresentar Novos Produtos

Quando uma empresa decide ampliar o seu catálogo de produtos, ela pode comunicar aos seus funcionários sobre as novidades por email marketing.

 

Assim, ao incluir um novo modelo de Forro de pvc imitando madeira em seu portfólio, a empresa comunica mais facilmente aos seus colaboradores sobre o novo produto, de modo que eles possam apresentar uma nova opção para os clientes interessados na compra do item.

 

Para Receber Feedbacks Internos

Uma maneira muito interessante de utilizar o email marketing internamente é para realizar pesquisas com os funcionários, enviando uma enquete ou formulário que permita a interação dos colaboradores.

 

Isso faz com que os funcionários possam comunicar eventuais dificuldades ou falta de ferramentas que possam ser necessário para suas atividades. Ou mesmo para solicitações variadas, além de fornecer feedbacks positivos sobre processos internos do local.

 

Desse modo, é possível melhorar o ambiente interno de uma empresa com facilidade, pois uma das principais características de um estabelecimento de sucesso se refere à qualidade da comunicação entre os gestores e seus funcionários, e à capacidade de acolher críticas e melhorar processos.

 

Para Esclarecer Informações

É comum ocorrer troca de informações equivocadas dentro de um local de trabalho, principalmente quando essas notícias circulam sem um comunicado oficial.

 

Nesse sentido, o email marketing pode auxiliar no esclarecimento de pontos que foram transmitidos de maneira duvidosa, que podem gerar desconforto ou dúvida no ambiente de trabalho.

 

A Importância De Investir Na Comunicação Interna Da Empresa

Toda empresa precisa investir em comunicação interna, pois ela influencia diretamente nos resultados oferecidos por seus colaboradores.

 

Uma comunicação interna eficiente oferece benefícios como:

  • Fazer o funcionário se sentir parte da empresa;
  • Aumentar a produtividade e eficiência;
  • Melhorar a participação dos funcionários;
  • Criar uma boa impressão sobre a empresa.

 

Apesar de muitas empresas ainda não considerarem a importância da comunicação interna, a grande maioria já percebeu o valor de se investir nesse elemento.

 

Isso porque uma comunicação mais clara faz com que o funcionário se sinta parte da empresa, aumentando a sua produtividade por se sentir bem acolhido dentro do seu local de trabalho.

 

Além disso, o funcionário se sente mais inclinado a oferecer sua mão de obra com maior empenho, entregando resultados mais aperfeiçoados e completos.

 

Esse conjunto de fatores faz com que a empresa demonstre uma preocupação com o seu quadro de funcionários, o que faz com que eles retribuam de maneira mais espontânea e eficiente.

 

Esse tipo de atitude deve ser tomada por empresas de qualquer segmento, sejam elas especializadas em aluguel de caçamba entulho, ou sejam elas especializadas em procedimentos de beleza.

 

Isso porque uma característica fundamental das empresas que se preocupam com seus funcionários envolve principalmente as maneiras com que ela resolve as dificuldades internas de funcionamento, e em como ela se propõe a ouvir as queixas de seus colaboradores, que podem envolver o veículo responsável pelo transporte da caçamba de entulho ou sobre um procedimento de locação que precisa ser modificado.

 

Nesse sentido, para complementar os resultados de uma pesquisa de comunicação interna, podem ser realizados eventos para confraternização entre os setores da empresa, que permitem um maior entrosamento dos funcionários, trazendo momentos de descontração para o ambiente.

 

Outra maneira de retribuir a confiança dos colaboradores é reconhecer o trabalho realizado por eles, seja por meio de premiações e bônus ou seja por meio de reconhecimento público, que pode ser feito tanto por email marketing, divulgando os resultados que a comunicação interna alcançou, quanto individualmente.

 

Depois de um período investindo na comunicação interna de uma empresa, é possível perceber os resultados de maneira muito satisfatória, melhorando não apenas os processos internos do local, como também tornando a rotina muito mais produtiva e agradável para todos.

 

Por isso, o email marketing se mostra uma ferramenta bastante interessante no que diz respeito à comunicação interna de uma empresa, assim como outros elementos que fazem com que os funcionários interajam de maneira mais ativa e engajada dentro do local.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought to “Como o Email Marketing Pode Ajudar Na Comunicação Interna Da Sua Empresa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + oito =