Desenvolver Email Marketing. Quais São os Pilares que Devem Estar Presente?

O email marketing é uma estratégia bastante conhecida no mundo online, devido à popularidade dos canais de emails, bem como à efetividade das ações de divulgação e comunicação por correio eletrônico.

 

Apesar da popularidade e crescimento das redes sociais, o email ainda é o canal mais utilizado pelos usuários.

 

Para termos uma ideia, atualmente há mais de 4,3 bilhões de contas de email em todo mundo. Desse total, estima-se que 92% das pessoas usam o recurso, sendo que 61%, diariamente.

 

Além disso, mais de 72% dos consumidores preferem usar o email para a comunicação com as empresas. Inclusive, é o canal usado para a entrega de documentos e tratamento de assuntos importantes.

 

Desenvolver Email Marketing. Quais São os Pilares que Devem Estar Presente?
Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

 

Por esse motivo, não há como ignorar a importância da estratégia.

 

No artigo de hoje, vamos tratar justamente sobre essa temática, mostrando como desenvolver o email marketing e quais são os pilares que devem estar presentes na estratégia. Acompanhe a leitura.

 

O Que é Email Marketing?

O email marketing nada mais é que uma estratégia de marketing digital, que envia mensagens personalizadas a contatos segmentados, a fim de estabelecer uma comunicação mais próxima com os leads (potenciais clientes).

 

Por algum tempo, o email marketing era confundido com o indesejável spam. No entanto, na estratégia, o usuário fornece o contato de email por vontade própria, geralmente, em troca de algum material relevante.

 

Já no spam ocorre a compra de uma lista de emails e não há segmentação dos contatos. Tanto que essa prática é mal vista, além de ser considerada ilegal.

 

No email marketing, é possível enviar diversos conteúdos, por exemplo, contratos para fechar um negócio de reforma predial.

 

Contudo, os principais tipos de mensagens de marketing são:

  • Lançamento de produtos ou serviços novos;
  • Promoções da empresa;
  • Cupons de desconto;
  • Aprovação de compra;
  • Pesquisas de satisfação.

 

O email marketing é considerado uma das estratégias mais rentáveis da internet.

 

De acordo com pesquisas na área, é possível ter um ROI (Retorno sobre Investimento) de até 3800%, além de um valor 3 vezes maior do que posts nas redes sociais.

 

Quais São os Pilares de Uma Estratégia de Email Marketing?

Apesar do ótimo retorno, é fundamental adotar alguns pilares na sua campanha de email marketing para garantir a efetividade da estratégia.

 

Isso vale para qualquer segmento de mercado, tanto para empresas de entregas que desejam incorporar o envio de mensagens por emails quanto outros tipos de negócios.

 

Os quatro principais pilares do email marketing são: reciprocidade, confiança, tempo e intensidade. A seguir, conheça mais sobre cada um deles.

 

Reciprocidade

A reciprocidade diz respeito ao seu público e como abordá-lo. Neste pilar, é importante definir quais são os objetivos da sua estratégia, como usar o canal para fidelizar os clientes e as campanhas efetivas para melhorar o relacionamento com o público.

 

Na reciprocidade, é importante enxergar o email marketing não como uma estratégia individual, mas que dialoga com outros tipos de iniciativas, como a produção de materiais valiosos, a construção de landing pages, e até mesmo, campanhas nas redes sociais.

 

Afinal de contas, um usuário pode oferecer o contato de email só depois de se interessar por um cupom de desconto em um estúdio para ensaio oferecido por sua landing page.

 

Ao mesmo tempo, ele chega até a sua página por um post no Facebook, por exemplo.

 

Confiança

Os usuários devem confiar na sua empresa. Para isso, é necessário demonstrar que o seu negócio é profissional e tem uma boa reputação a zelar.

 

No email marketing, a confiança pode ser despertada de várias formas, mas especialmente em relação ao design da sua campanha e ao conteúdo das mensagens.

 

Por esse motivo, recomendamos que o layout do seu email acompanhe a identidade visual da marca e seja desenvolvido por um designer competente.

 

Além disso, é importante garantir a abertura nos dispositivos móveis. Hoje em dia, há grandes chances que a sua mensagem sobre aluguel de espaço comercial ou qualquer outro assunto, seja aberta em smartphones.

 

Tempo

A maioria dos relacionamentos acaba se desgastando com o tempo e isso também vale para as campanhas de email marketing.

 

Caso a empresa não invista em inovações, o relacionamento com o cliente pode cair na rotina, fazendo com que o usuário decida retirar o seu contato da sua lista de email.

 

Portanto, é necessário adaptar as campanhas conforme os desejos do consumidor.

 

Muitas empresas cometem o erro de enviar a mesma mensagem para todos os contatos.

 

Mas, nem sempre todo mundo está interessado em receber um desconto na locação de sala comercial por hora.

 

Às vezes, o usuário somente quer receber algum conteúdo relevante e informativo. Por isso, é fundamental compreender o timing e as necessidades de cada contato, para enviar a mensagem certa no melhor momento.

 

Além disso, vale a pena surpreender o cliente com alguma mensagem fora do comum.

 

Isso faz com que o relacionamento com a marca reacenda e assim é possível melhorar o engajamento dos usuários.

 

No entanto, mesmo nas mensagens inesperadas, é preciso ter um planejamento. Caso contrário, a sua estratégia corre o risco do insucesso.

 

Intensidade

O relacionamento com o seu cliente deve ser frequente, porém, tendo controle na intensidade. Afinal de contas, o excesso também é prejudicial para a sua empresa.

 

Por exemplo, se um usuário recebe com extrema frequência uma mensagem com dicas para reformas de casas, ele pode considerar que a sua estratégia é inconveniente, e dessa forma se descadastrar da lista.

 

Portanto, busque um equilíbrio. Não exagere no envio de mensagens e tenha cuidado para não ser esquecido pelos usuários.

 

Quais as Melhores Campanhas de Email Marketing?

É fundamental seguir os quatro pilares acima em qualquer campanha de email marketing, seja na propaganda de aluguel de telão ou no compartilhamento de conteúdo relevante.

 

No entanto, há algumas iniciativas que se provaram eficazes e por esse motivo, são muito usadas pelas empresas. A seguir, conheça quais são elas.

 

Newsletters

As newsletters, ou boletins informativos, consistem em publicações periódicas, de caráter noticioso, bastante similares aos jornais online.

 

A intenção é oferecer conteúdos interessantes aos usuários, para que eles se mantenham atualizados sobre a sua empresa ou segmento de mercado.

 

As newsletters não têm o objetivo de vender algo, mas sim, informar. Por essa razão, elas não focam na promoção de produtos ou serviços, a intenção é compartilhar notícias e outros assuntos relevantes com o usuário.

 

Atualizações do Blog

As atualizações do blog são consideradas um tipo de newsletter, mas ao invés de um layout parecido com um jornal online, o objetivo aqui é divulgar os últimos materiais publicados no blog da empresa.

 

Desse modo, é possível aumentar o tráfego orgânico para a sua página, além de manter os usuários atualizados sobre os seus conteúdos. Assim, quem acompanha o seu site não irá perder nenhuma postagem.

 

É uma oportunidade de educar o público a respeito do seu negócio. Afinal de contas, as atualizações do blog, geralmente, referem-se a artigos e materiais informativos.

 

Emails Promocionais

Os emails promocionais têm objetivos mais propagandísticos, pois servem para anunciar descontos, condições exclusivas e promoções aos usuários.

 

Aqui, a intenção é aproximar os leads da compra, convencendo-os a adquirir produtos e serviços por um melhor custo-benefício.

 

Editoriais

Os editoriais têm a intenção de publicar a opinião da empresa sobre um determinado assunto. Por esse motivo, são conteúdos assinados por um diretor, CEO ou proprietário do negócio.

 

O objetivo não é vender, mas sim fortalecer a imagem da marca perante o público. Normalmente, os editoriais são veiculados quando há algum acontecimento polêmico ou ocorrência inesperada.

 

Durante a pandemia do novo coronavírus, várias marcas enviaram conteúdos editoriais para informar seus clientes sobre suas iniciativas e comportamentos para combater a Covid-19.

 

Emails Transacionais

Os emails transacionais visam informar os clientes acerca de alguma transação comercial, como confirmação de compra, abandono de carrinho, mensagem de boas-vindas após o cadastro no site, entre outros.

 

Esses emails são documentais e servem tanto para o usuário quanto para a empresa. Além disso, é mais fácil de acompanhar o status de uma compra com essas mensagens.

 

Conclusão

O email marketing é uma das estratégias mais eficientes no marketing digital. Ele é capaz de aproximar o público da empresa, aumentar o reconhecimento da marca e fidelizar os clientes, além de ter um ótimo retorno sobre investimento.

 

No entanto, para alcançar o sucesso com a sua estratégia, é fundamental aplicar os quatro pilares mencionados no texto de hoje.

 

Com eles, é possível garantir a aproximação com a audiência, evitando que os usuários peçam o descadastramento da lista.

 

Com isso, a sua empresa terá a chance de crescer muito com o email marketing.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =