Automação de email marketing: 04 passos para criar a da sua empresa

Aproveitar ferramentas como o email para se montar uma estratégia de marketing é um dos recursos cada vez mais utilizados dentro do mercado, fazendo com que as empresas personalizem a estratégia como forma de se destacar.

 

O email ganhou força dentro da sociedade logo nos seus primeiros anos, após ser inventado na década de 70, por um programador americano chamado Ray Tomlinson.

 

Com a utilização em massa desse formato de correio eletrônico, algumas mensagens que foram enviadas de forma desenfreada acabaram originando o que seria considerado como spam, como foram rotulados os emails indesejados.

 

O que acabou levando o mercado a planejar bem os conteúdos que precisam ser utilizados nestes formatos, para que ao invés de um email propaganda de um acessório para bicicleta aro 29 fosse visto, não acabasse sendo destinado a área de spam.

 

Com o aumento da internet no cotidiano, os emails passaram não somente a serem vistos como um modo informal de trocar mensagens como também, uma estratégia que o campo do marketing poderia se beneficiar ao ser bem planejada.

 

As empresas passaram a cada vez mais buscarem meios para que o email entrasse não somente como um canal de comunicação, como também, uma forma de se conquistar consumidores e fazer com que eles se convertessem a leads fiéis ao produto ou a marca.

 

Ao acumular um grande número de contatos pelo correio eletrônico, algumas empresas buscam meios de automação para esse recurso, de modo que ainda possa manter a eficiência com a locação de esteiras e também, servir como um meio para o marketing.

 

Por esse formato de comunicação tendo a disponibilidade de serem lidos tanto em computadores como em dispositivos móveis como tablets ou celulares, o email marketing é uma das estratégias que mais ganham forças dentro do mercado.

 

Quando usar o email como estratégia de marketing?

Se um empreendimento de carteira de motorista classe B deseja usar o email como um complemento para as estratégias de marketing que serão elaboradas, é importante saber quando é que este recurso se torna, de fato, necessário.

 

Por isso, algumas estratégias e motivos que podem levar uma empresa a usar o email marketing em seus planejamentos são:

  • Campanhas mais segmentadas;
  • Ser base para coleta de dados que serão analisados;
  • Criar um maior relacionamento com consumidor;
  • Newsletter.

 

Por ser algo que vai diretamente para a caixa do destinatário, é possível que um maior relacionamento seja criado com o consumidor, seja com newsletter de conteúdos sobre o ramo ou sobre novos produtos, assim como, para segmentar mais as campanhas.

 

Se o email marketing for bem utilizado, a empresa não somente notará um aumento de vendas em um kit shimano deore 30v, por exemplo, como também as formas com que acabará se destacando dentro do mercado.

 

Isso ocorre porque a base de dados, que podem ser coletados para que os consumidores recebam esse formato de email, ajuda a segmentar melhor o público-alvo que trará resultados, e assim, proporcionando um maior foco para o empreendimento.

 

A importância e o impacto positivo da automação

Se uma empresa de pintar roda de carro está com uma grande demanda de serviços, a opção de automatizar algumas etapas pode não só contribuir com uma melhora no atendimento, como também, possibilitar que todos sejam atendidos.

 

Isso inclui a automação no email marketing da empresa, especialmente, se o negócio conta com uma grande lista de contatos das quais devem ser nutridos e também, saber gerenciar aqueles que ainda serão introduzidos nesta lista com os novos leads.

 

A importância de ter um serviço automatizado está ligado ao fato de que por meio dele, há possibilidades do empreendimento conquistar um maior espaço dentro do mercado, que se transforma cada vez mais e exige que estratégias de marketing sejam bem elaboradas.

 

Com uma maior automação em relação aos emails, um funcionário ou até mesmo um departamento, não terá um tempo perdido enviando para todos os contatos, de modo que esse tempo pode ser reservado para criar ou monitorar outras estratégias.

 

Com as ferramentas especializadas para esse processo, a empresa pode até mesmo personalizar como o email será enviado, desde a mensagem em si até o nome no campo do assunto de forma que se torne mais atrativa para ser aberta.

 

Portanto, o impacto positivo que pode gerar na empresa é a dedicação para outras áreas que a equipe de marketing deve se concentrar, e com isso, essa etapa acaba sendo mais fácil de ser realizada.

 

Algumas plataformas de automação de email marketing permitem a criação de testes sobre qual modelo de personalização pode atrair o interesse do lead sobre concreto projetado via seca, por exemplo, e com isso contribuir ainda mais para outras estratégias.

 

Com as modernizações entrando constantemente dentro do mercado, ter a automação como uma das ferramentas, faz com que as adaptações que surgirem posteriormente possam ser introduzidas com uma maior facilidade.

 

Como criar a automação na empresa?

Para que uma empresa de caminhão de concreto para laje possa criar uma boa estratégia em torno do email marketing, algumas dicas e pesquisas podem contribuir para um planejamento mais assertivo.

 

01. Definir a plataforma

Com as inovações que vão surgindo dentro do mercado, o leque de possibilidades em torno das plataformas disponíveis, nos modos pagos ou gratuitos, crescem a cada dia mais.

 

Variando de acordo com o orçamento que o comércio tem disponível para a estratégia, é importante que haja uma definição de plataforma que possa se enquadrar nos planejamentos que serão aplicados no momento e também, posteriormente.

 

Por isso, quanto melhor for a plataforma que atenda as necessidades como também, seja possível fazer uma captação de movimentações dentro de outras abas do email, como o spam, melhor será para as estratégias que a empresa projetar.

 

02. Ter um objetivo

Toda estratégia necessita ter um objetivo para que possa ser definida as metas que farão com que chegue ao resultado desejado.

 

Dentro da estratégia de email marketing, é importante que a empresa tenha um objetivo durante a construção da estratégia, de modo que conforme for sendo elaborada, é definido o que o email tem que possuir para fazer esse resultado ser alcançado rapidamente.

 

Até mesmo envolvendo a personalização de elementos como design superior, títulos dos assuntos ou materiais adicionais que serão enviados junto a mensagem, portanto, o objetivo do qual será utilizado o email marketing deve estar bem definido.

 

03. Realizar testes

Todo procedimento necessita de testes durante a sua execução, até mesmo as formas para se aplicar um concreto fck 25, por exemplo.

 

Com o email marketing, quanto mais testes forem feitos para saber quais estratégias são assertivas, melhores serão os resultados que a empresa irá obter com esse recurso.

 

O marketing digital é um recurso que por meio de testes e dos resultados que eles oferecem com as ações de usuários e consumidores, acaba sendo possível saber o que fazer para se destacar dos outros empreendimentos do mesmo segmento mercadológico.

 

Isso porque as métricas por trás das ferramentas apresentam dados que demonstram o que funcionou ou o que deve ser corrigido, de modo que a empresa possa organizar melhor alguma mensagem ou personalização.

 

04. Analisar resultados

Ferramentas de automatização apresentam resultados de forma diária, semanal ou mensal, dependendo da configuração e do suporte escolhido pela empresa.

 

É importante que a equipe de marketing observe os dados que serão levantados, sendo eles relacionados a entrega do email, abertura, cliques e o desengajamento de acordo com as ações dos usuários.

 

Sendo assim, os pontos negativos devem ser vistos como uma base para saber o que não está funcionando corretamente, para que assim, sejam feitas as mudanças necessárias dentro da estratégia.

 

Por isso, analisar de forma diária ou fazer um levantamento total após um determinado período, possibilita um aprimoramento que refletirá em como a empresa é vista dentro do seu nicho de atuação.

 

Considerações finais

Portanto, a criação do email acabou revolucionando as formas de comunicação, em especial, para as empresas que observaram que a função do correio eletrônico também se enquadra para as estratégias de marketing.

 

Ter processos de automatização pode fazer com que o empreendimento saiba se adaptar às mudanças do mercado, e também permita que equipes possam focar em outra tarefa, enquanto os emails são lançados para a lista de contatos.

 

Ao ter uma boa plataforma para realizar essas estratégias, assim como um objetivo principal por trás dos emails, é possível que uma empresa possa conseguir um destaque dentro do seu segmento mercadológico e com isso, fidelizar mais consumidores.

 

Adaptar o empreendimento com as novidades do mercado faz com que, não somente os concorrentes vejam o potencial, mas também os consumidores, fazendo com que se sintam em um relacionamento ainda maior com a empresa, por meio das mensagens.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + quatro =