Que Estratégias Adotar Para Que Seu Email Seja Aberto Pelo Seu Lead?

De acordo com pesquisas, a quantidade de pessoas que possuem ao menos uma conta de email ultrapassa a casa dos bilhões, ou seja, uma porcentagem considerável da população pode ter acesso a um lead enviado por email.

 

O marketing digital é uma nova vertente do marketing, que se desenvolveu devido ao surgimento da internet, e atualmente, movimenta bilhões de reais anualmente, gerando tendências e alterando o comportamento da população mundial.

 

Possuir uma equipe de marketing digital ou compreender o básico sobre o assunto virou uma outra obrigatoriedade.

 

Pois, dentre uma série de opções de canais de comunicação dentro da internet, é necessário escolher alguns, não sendo possível investir em todos.

 

Que Estratégias Adotar Para Que Seu Email Seja Aberto Pelo Seu Lead?

 

Apesar de muitas estratégias estarem voltadas para a utilização das redes sociais, plataformas de streaming de vídeos, o email pode ser uma escolha boa para muitas empresas, já que é um ponto chave na internet.

 

Atualmente, o email é uma obrigatoriedade do mundo moderno, assim como realizar a  lavagem de colchão, pois para utilizar a maior parte das redes sociais e outras plataformas de mídia, é necessário ter uma conta.

 

Portanto, ele também pode ser um veículo de informações e fazer parte da estratégia de marketing de qualquer empresa.

 

Inclusive, a maioria das pessoas já recebem vários emails marketing, mas não sabem o nome desse tipo de estratégia e não compreendem como funciona.

 

Tendo em vista isso, esse texto busca apresentar o conceito de email marketing, quais são seus pontos positivos e algumas dicas para que as empresas tenham uma maior taxa de abertura de emails.

 

O que é Email Marketing?

Quando o email é utilizado como veículo para promover a propagação de informações a respeito de lançamento de novos produtos, descontos, alterações na estrutura da empresa e outros serviços e avisos, denomina-se email marketing.

 

Por meio do email marketing às empresas também podem realizar as soft sell, palavra em inglês para vendas sutis, voltadas para educar o público sobre os valores da empresa e mantê-lo envolvido com os produtos que estão sendo vendidos.

 

Utilizar o email como veículo incentiva a fidelidade do cliente, pois o email é um dos canais de comunicação mais íntimos do cliente, utilizado geralmente para assuntos sérios, como entrevistas de emprego, negócios, orçamentos, entre outros exemplos.

 

O conceito de email e a inserção do @ foram criados em 1971, pelo programador americano Ray Tomlinson, ou seja, o email não é algo tão velho assim, como um flyer pizzaria, distribuído décadas antes.

 

Porém, foi apenas em 1978, que as empresas começaram a utilizar esse canal como um método de comunicação direta para enviar emails comerciais, informando sobre novos produtos e aumentando o seu faturamento.

 

A partir da década de 90 que a internet se tornou um dos principais meios para as pessoas utilizarem comercialmente, causando uma mudança drástica na forma que as pessoas se comunicavam e consequentemente mudando as ferramentas do marketing.

 

Apesar do email já estar sendo utilizado como veículo de propagandas desde 78, foi na década de 90, com a criação do marketing digital, que a maior parte das empresas começaram a inserir o email em suas estratégias de negócios.

 

Quais os Pontos Positivos do Email Marketing?

A veiculação de informações da sua empresa no email marketing gera uma série de pontos positivos, como:

  • Uso como ferramenta de SEO;
  • Aumento do alcance;
  • Fidelização do cliente;
  • Segmentação dos leads;
  • Aplicação de testes A/B.

 

Todos esses benefícios agem como uma injeção eletrônica no negócio, aumentando o lucros e estimulando o empreendedor a compreender quais estratégias adotar para possuir uma boa taxa de abertura de emails.

 

Email Marketing Como Ferramenta de SEO

O email marketing pode ser um ponto-chave no desenvolvimento de uma estratégia de SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, traduzido para o português Otimização para mecanismos de busca.

 

O SEO é um conjunto de estratégias voltadas a melhorar o posicionamento de um conteúdo nos buscadores da internet.

 

Por meio de links vinculados no email marketing, que direcionam ao site da empresa, é possível melhorar o posicionamento da marca.

 

Além da utilização de palavras-chave, como Onix aluguel, para chamar a atenção do cliente.

 

Aumento do Alcance

Utilizar o email marketing gera um alcance maior, pois uma grande porcentagem das pessoas que utilizam sites da internet possuem email.

 

Portanto, as estratégias de marketing dos sites empresariais são voltadas em coletar os dados iniciais dos clientes, como o email.

 

Fidelização do Cliente

Ao coletar o email de um cliente e colocá-lo na sua lista de transmissão de informações as chances de fidelização são maiores, sendo considerado até mesmo meio caminho andado.

 

Geralmente, as pessoas abrem seus emails diariamente, então as chances de ler uma propaganda da sua empresa, como a de limpeza vidros altos, são muito maiores.

 

Sem contar que, a partir de uma compra antiga das pessoas, é possível oferecer novos produtos semelhantes, gerando uma sensação de preocupação com os gostos do cliente.

 

Segmentação dos leads

Com um maior alcance do público, é também possível segmentar os leds, ou seja, os clientes, por meio de pesquisas de mercado que identifiquem o interesse dos clientes, localização, último produto consumido ou serviço contratado, entre outros fatores.

 

Quanto maior a segmentação da lista de dados, maior será a personalização da oferta de produtos para o cliente.

 

Por exemplo, é possível ofertar uniforme para empresa de limpeza apenas para as empresas de limpeza.

 

Portanto, com o email marketing, é possível fazer campanhas voltadas para nichos específicos, trazendo uma sensação de cuidado com o cliente e destacando a sua empresa no mercado.

 

Aplicação de testes A/B

O teste A/B utiliza duas variantes, A e B, para testar as preferências do cliente, seja o design ou informações na página.

 

Realizar testes A/B com o cliente através do email marketing é interessante para detectar quais são os assuntos e produtos que mais chamam a atenção do cliente, para no futuro apenas ofertas itens que estejam alinhados com os gostos daquele cliente.

 

4 dicas de como possuir um bom email marketing

Diante de todos esses benefícios, seguem 4 dicas para implementar um email marketing chamativo, que faça com que o cliente sempre abra os emails de sua empresa:

  • Crie sua própria lista de emails;
  • Pesquise às preferências dos clientes;
  • Divulgue novos produtos;
  • Crie um canal de comunicação com o cliente.

 

Essas 4 dicas serão detalhadas no decorrer do texto, para que o empreendedor aplique-as facilmente em sua estratégia de marketing digital.

 

Dica 1: Crie sua própria lista de emails

Atualmente, existe uma série de empresas que vendem dados de clientes, então é possível comprar listas de email prontas.

 

Entretanto, para esse caso não é recomendado, tendo em vista que às pessoas vinculadas a aqueles emails não conhecem a sua marca e podem achar desagradavel receber emails de algo que eles nunca ouviram falar.

 

Portanto, invista esforços na construção de sua própria lista de emails, por meio de coleta de dados na hora da compra e incentivos para a inscrição voluntária, por meio de cupons de desconto e outros benefícios.

 

Dessa forma, os clientes interessados por seus produtos sejam eles quais forem, por exemplo esquadrias de PVC preço, receberam ofertas sobre esses itens de interesse.

 

Dica 2: Pesquise as preferências dos clientes

Quando o cliente recebe informações personalizadas, com itens que ele realmente gostaria de ler e comprar, as chances do seu email marketing ser aberto é maior.

 

Portanto, invista em softwares e outras ferramentas de pesquisa para identificar o que o cliente gosta de consumir, é nessa etapa que o teste A/B pode ser inserido.

 

Dica 3: Divulgue novos produtos

Todas as pessoas gostam de estar por dentro das novidades, portanto, utilize o email marketing para divulgar o lançamento de produtos.

 

Ainda mais tendo em vista a dificuldade em fazer com que o público consuma itens novos, então dessa forma, esse processo se torna mais simples.

 

Dica 4: Crie um canal de comunicação com o cliente

Utilize o email marketing para se conectar ao seu cliente, criando um canal de comunicação para sugestões e reclamações.

 

Dessa forma, é possível compreender o que o cliente gostaria de consumir e o que pode ser melhorado na empresa, sendo um veículo de pesquisa de mercado.

 

Considerações finais

Sendo assim, o email marketing é um dos possíveis canais de comunicação dentro da internet plano empresarial para uma empresa investir dinheiro e esforços, pois traz diversos benefícios, fazendo parte até mesmo do desenvolvimento de estratégias de SEO.

 

Portanto, esse texto ajudará diversos empreendedores a criarem boas estratégias de email marketing, por meio das dicas fornecidas, aumentando o seu posicionamento na internet e o faturamento de vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − um =