Como Implementar Automação de Marketing Na Sua Empresa

A automação de marketing é extremamente importante no marketing digital, pois ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala e com personalização.

 

Isso é fundamental, porque a internet concentra um público imenso, que pode ser alcançado com uma grande diversidade de tipos de estratégias, desde que todas elas sejam realizadas adequadamente.

 

A automação de marketing é a ferramenta perfeita para esse desafio, auxiliando tanto os pequenos empreendedores quanto os grandes empresários, em diversos segmentos de atuação.

 

Como Implementar Automação de Marketing Na Sua Empresa

 

O Que é a Automação De Marketing?

O termo automação de marketing se refere à prática de usar softwares e outras tecnologias para ações em larga escala, possibilitando melhores resultados para as campanhas.

 

As ferramentas identificam, acompanham e facilitam ações personalizadas com o público dos empreendimentos, contribuindo para o relacionamento e, consequentemente, gerando mais vendas.

 

Para entender a importância da automação, basta pensar na rotina dos profissionais de marketing e nas tarefas que eles precisam realizar frequentemente para promover serviços como a locação de caçamba de entulho, por exemplo. Dentre elas, destacam-se:

  • Publicar conteúdos nos blogs das empresas, para atrair visitantes;
  • Divulgar as postagens nas redes sociais, gerenciando o engajamento;
  • Gerar contatos para vendas, com formulários em campanhas por email;
  • Produzir postagens, e-books, planilhas, webinars, formulários, entre outros;
  • Avaliar as respostas de formulários, qualificando potenciais clientes;
  • Produzir conteúdos para nutrição dos contatos para as compras;
  • Mensurar resultados das campanhas de marketing, focando em melhorias.

 

Portanto, são muitas atividades importantes para uma campanha de Marketing Digital de sucesso e, quanto mais a empresa crescer e se desenvolver em seu mercado de atuação, mais contatos são gerados e precisam se trabalhados.

 

Por isso, as equipes de marketing contam com ferramentas de automação, que reduzem o trabalho manual e ajudam a aumentar a eficiência no dia a dia.

 

Diminuindo o tempo gasto com as tarefas sem prejudicar a qualidade do atendimento aos clientes e potenciais clientes.

 

Na prática, pode-se dizer que as ferramentas de automação de marketing ajudam na:

  • Administração das redes sociais das empresas;
  • Estratégias de e-mail marketing;
  • Geração e gerenciamento de leads (potenciais clientes, contatos de e-mail);
  • Análise e acompanhamento das métricas geradas nos processos.

 

Quais Os Benefícios da Automação de Marketing?

A automação de marketing é essencial para as empresas maiores e mais consolidadas, que lidam com uma grande quantidade de contatos e utilizam as ferramentas para facilitar o dia a dia dos profissionais e ainda melhorar o gerenciamento das atividades.

 

É normal que os empreendedores de negócios menores tenham dúvidas sobre as vantagens de implementar a automação de marketing, relutantes em automatizar as tarefas com listas de contatos menores.

 

Entretanto, é válido considerar as possibilidades que a tecnologia oferece, como:

 

Maior Geração de Leads

O lead é um contato que demonstra interesse em comprar um produto ou serviço oferecido pela empresa.

 

Ele é identificado no momento de fornecimento de informações pessoais, como e-mail, nome, idade, endereço, entre outros. Em troca do acesso a materiais ricos, como e-books, planilhas, webinars.

 

O preenchimento de formulários e download de conteúdos acontece nos sites das empresas.

 

Quando uma especializada na produção de compactador de solo elétrico, para exemplificar, já conhece bem a jornada dos seus clientes, encontra mais facilidade para produzir os materiais ricos que servem de iscas.

 

A automação de marketing ajuda as empresas a conhecerem melhor o seu público, o que é primordial na produção de conteúdos para atraí-lo e capturar mais leads.

 

Mais Oportunidades De Vendas

Um contato pode não ter interesse em adquirir itens para a manutenção de piscinas no futuro mas, se a empresa mantém o contato, quando ele precisar de dispositivo de retorno para piscina de alvenaria, ou outros equipamentos, se lembrará da marca.

 

Por isso, o ideal é que as empresas se mantenham presentes na vida dos seus contatos, nutrindo o relacionamento com materiais relevantes e educativos, que certamente serão úteis no momento da compra de um produto ou contratação de um serviço.

 

A automação de marketing possibilita o acompanhamento dos leads uma maneira personalizada, aumentando as oportunidades de negócios para as equipes de vendas.

 

Redução Do Ciclo De Vendas

Com essa ferramenta de automação, um empreendimento especializado no georreferenciamento com drone, por exemplo.

 

Assim como outros tipos de serviços, pode acompanhar, gerir e nutrir contatos mais facilmente, deixando o processo de vendas mais simples e fluido.

 

Em outras palavras, a companhia pode aproveitar o fato de que futuros clientes gastarão menos tempo na decisão até a compra, com argumentos menos resistentes, já que estarão mais bem informados.

 

Redução Do CAC

O CAC (Cost to Acquire Customers, ou custo de aquisição do cliente) é uma métrica que indica o recurso gasto para a conquista de um novo consumidor.

 

Para se ter uma ideia, uma empresa pode até fazer uma ação com ótimos resultados em vendas, mas se for necessário muito tempo para a gestão, gasto com atividades manuais, fica difícil aumentar o impacto ou a quantidade de campanhas de marketing.

 

As ferramentas de automação otimizam tarefas fatigantes e processuais, fazendo com que as informações geradas sejam processadas com mais qualidade.

 

Com um CAC menor, os profissionais de marketing podem ampliar os esforços, atingir mais pessoas e atrair mais clientes com o mesmo investimento.

 

3 Etapas Para a Implantação De Um Sistema de Automação de Marketing

Tendo em mente a jornada que os clientes percorrem desde o momento em que conhecem as empresas até a contratação de serviços como a manutenção fogão industrial.

 

Os sistemas de automação de marketing permitem a análise das ações mais eficazes para a conversão dos consumidores.

 

A interação inteligente e personalizada reflete na conquista e fidelização, com a entrega das mensagens mais adequadas para o momento de cada contato.

 

Contudo, isso depende principalmente de 3 etapas na implantação de um sistema de automação de marketing nas empresas. São elas:

 

1. Definição Da Estratégia Do Sistema De Automação

Assim como toda ação de marketing, a implementação de um sistema de automação deve ser feita com muito planejamento, com etapas pré-estabelecidas.

 

De uma maneira geral, não é recomendada automatização de uma tarefa que não é dominada pela equipe de marketing em seu modo manual.

 

Entretanto, é muito importante conhecer bem o público, suas principais dúvidas e necessidades e as principais fases que ele percorre até a compra de bateria selada para nobreak ou outros produtos.

 

As campanhas devem ser definidas sempre com o objetivo de educar o lead. Elas devem ser testadas e ajustadas, instigando a atuação do público.

 

2. Compreensão Do Público e Ações Personalizadas

Para o sucesso das ações de marketing, a empresa deve saber responder quem é o seu público-alvo, como ele se comporta, quais os seus hábitos e as principais dúvidas no funcionamento de fonte de alimentação estabilizada, por exemplo.

 

As informações ajudarão a empresa a investir na linguagem e ações mais adequadas para se aproximar do público.

 

A atenção deve ser dada ao oferecimento de ações que mostrem ao cliente que ele não é apenas mais um, com as customizações de mensagens.

 

3. Produção De Conteúdo Relevante e Atraente

Atualmente as pessoas encontram uma infinidade de materiais disponíveis na internet, mas podem ter dificuldades em tirar uma dúvida ou buscar uma empresa confiável para a produção de porta de aço automatizada, por exemplo.

 

Nesse sentido, o conteúdo relevante e atraente é de extrema importância, porque ajuda a estabelecer uma relação de confiança com o público.

 

Em conjunto com as ferramentas de automação de marketing, é possível oferecer um material capaz de traduzir as respostas desejadas pela audiência.

 

Mais Dicas Para a Implementação da Automação de Marketing

Outras dicas que podem ajudar a garantir o sucesso da automação são:

  • Ter processos e objetivos bem claros, com planejamento estratégico;
  • Manter um acompanhamento próximo das ações automatizadas;
  • Não generalizar, evitando ações em massa, investindo em segmentação;
  • Cuidar do relacionamento com os clientes atuais;
  • Fazer revisões e contínuas melhorias nas estratégias de marketing;
  • Manter a organização, definindo padrões para as ações.

 

Já com relação à escolha da ferramenta de automação, é válido destacar a importância de pesquisar muito e testar as opções que pareçam mais adequadas, em busca da melhor escolha para a empresa.

 

A avaliação deve levar em conta as funcionalidades, facilidade para o uso, possibilidades de customização e personalização, integração com outras ferramentas e a qualidade dos relatórios gerados para análise.

 

Além disso, recomenda-se a escolha de uma ferramenta que ofereça suporte especializado e treinamentos. Eles podem não parecer muito relevantes no início, mas são essenciais para o aproveitamento de todos as funções do software.

 

Ao final, a automação de marketing possibilita às empresas a atuação de maneira personalizada em grande escala.

 

Uma empresa que domina os próprios processos de marketing pode se beneficiar do investimento nessa ferramenta, com ações planejadas, aumentando a frequência, alcance e intensidade das ações de divulgação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought to “Como Implementar Automação de Marketing Na Sua Empresa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − seis =