E-mail Marketing Para Autopeças Varejistas

Você já ouviu falar nas vantagens que o e-mail marketing traz para uma empresa? Em qualquer tipo de área ele pode ser considerado fundamental, assim como no segmento de autopeças.

 

Afinal, o setor é responsável por fornecer componentes essenciais para os mais diversos tipos de veículos, possuindo uma importância fundamental no cenário econômico nacional.

 

Além disso, segundo dados abordados no Desempenho do Setor de Autopeças 2019, realizado pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), o setor emprega cerca de 175 mil pessoas em todo o Brasil.

 

Por isso, as empresas que atuam nessa área possuem um grande potencial de crescimento, além de serem responsáveis por movimentar de maneira expressiva a economia de vários locais.

 

E-mail Marketing Para Autopeças Varejistas

 

O setor de autopeças possui quatro tipos principais de segmento de vendas, sendo eles:

  • O segmento das fabricantes de autopeças;
  • O segmento de reposições;
  • O segmento de exportação dos produtos;
  • O segmento intrassetorial.

 

O e-mail marketing certamente faz diferença em todos eles, sendo responsável por tornar a comunicação de uma empresa com os seus clientes muito mais dinâmica e eficiente, sejam eles outros estabelecimentos ou mesmo o consumidor final.

 

Neste artigo, abordaremos a importância do e-mail marketing como uma ferramenta eficiente dentro do comércio varejista de autopeças, revelando como ele pode ser responsável por trazer mais clientes, melhorando os resultados de vários negócios.

 

O Que é o E-mail Marketing?

Se você conhece as principais estratégias de marketing digital, provavelmente sabe que o e-mail marketing é uma das mais eficientes.

 

Ele é o responsável por criar uma comunicação mais próximas com os seus clientes, por meio do envio de um conteúdo que aborda diferentes tipos de estratégia.

 

Uma informação válida sobre o tema é que, apesar do e-mail ter sido considerado um tipo de publicidade incômoda por algum tempo, hoje a sua importância é reconhecida de maneira expressiva em qualquer segmento de atuação.

 

O motivo principal disso é que, atualmente, o e-mail marketing utiliza abordagens muito mais eficazes e interessantes, que atraem a atenção do cliente para o que aquele material tem a dizer.

 

Se anteriormente as empresas apostavam no disparo constante de e-mails para serem vistas, hoje elas elaboram um conteúdo com maior qualidade e informações valiosas, o que faz com que seus destinatários queiram lê-lo.

 

Assim, ao receber um e-mail que aborde as qualidades do uso de um sombrite para estacionamento para proteger a pintura do seu automóvel, você percebe que ele traz referências que tornam o conteúdo relevante, e deseja abri-lo.

 

Por isso, o e-mail marketing é considerado uma das ferramentas mais eficientes de marketing digital, e pode ser utilizado de maneira bastante assertiva para conquistar cada vez mais clientes interessados na compra de autopeças.

 

Quais São As Principais Possibilidades e Os Desafios Dessa Ferramenta?

O uso do e-mail marketing no comércio varejista de autopeças pode abordar diferentes possibilidades.

 

Uma delas trata do envio de promoções que a sua loja esteja fazendo no momento. Assim, você pode enviar um e-mail que oferece um produto de grande procura do público que acompanha o seu segmento, tal como som automotivo com TV digital, por um preço mais atrativo.

 

Se o cliente já estava interessado em adquirir um equipamento de áudio para o seu veículo, ele certamente optará por realizar a compra, justamente porque o e-mail foi enviado para a caixa de entrada dele, despertando o interesse.

 

Outra possibilidade do uso do e-mail marketing no varejo de autopeças pode ser para transmitir um conteúdo de grande relevância aos motoristas, tal como a periodicidade ideal de se realizar a manutenção dos freios automotivos.

 

Isso, porque os elementos utilizados na sua composição se desgastam com o uso constante, e precisam ser substituídos para devolver a eficiência do sistema de frenagem do carro, como é o caso das pastilhas de freio.

 

Mesmo em datas comemorativas, o e-mail marketing pode ser enviado para os clientes, de modo a investir em um contato mais próximo.

 

Pode-se também utilizar a estratégia de oferecer um presente em decorrência da comemoração, ofertando o serviço de retifica de disco de freio em uma empresa parceira como brinde, caso o cliente realize a compra de uma peça no seu estabelecimento.

 

Assim como existem diversas possibilidades de uso do e-mail marketing, há também desafios para serem superados, que podem trazer um retorno maior da ferramenta.

 

O mais importante é, sem dúvida, atrair o leitor pelo título. O título é a porta de entrada de qualquer e-mail, por isso ele deve ser elaborado de uma forma breve e impactante, despertando a curiosidade do cliente.

 

Superado esse primeiro ponto, há o desafio de prender a atenção do leitor no conteúdo enviado e, por isso, o corpo do e-mail deve ser bem elaborado, apresentando um layout interessante e um texto bem desenvolvido.

 

Assim, ao enviar um e-mail abordando as vantagens da instalação de uma injeção eletrônica programável, pode ser interessante investir em fotos na produção do conteúdo, mostrando diferentes modelos e, também, em um link de vídeo que mostre o funcionamento do equipamento.

 

Essa estratégia pode resultar no aumento das vendas do seu comércio varejista de autopeças, já que o e-mail pode levar o cliente até a sua loja virtual, por exemplo.

 

Outro desafio do e-mail marketing é o fazer com que a aplicação do CTA (Call to Action) seja levado em consideração pelo leitor.

 

Ao utilizar expressões que chamem o cliente a realizar uma ação, é preciso que o desenvolvimento do conteúdo seja feito de maneira interessante, para que ele resulte em um ato.

 

Isso é importante tanto para uma loja de autopeças quanto para uma oficina de pintura automotiva, que podem disponibilizar ao final do e-mail o link da página do seu site para que o cliente conheça sua estrutura e produtos/serviços.

 

Esses desafios podem ser mais facilmente superados com o desenvolvimento de um bom texto, de modo que o e-mail marketing utilizado para alavancar suas vendas de autopeças possa alcançar cada vez mais clientes.

 

Como Tornar a Ação De E-mail Marketing Mais Eficiente?

Depois de abordar as possibilidades e desafios, é preciso investir em estratégias que vão tornar o envio de e-mail marketing mais eficiente.

 

Para isso, é preciso:

  • Conhecer o público-alvo do seu negócio;
  • Definir o objetivo e a meta do envio de e-mail;
  • Planejar a frequência de envio;
  • Investir em relacionamento com o cliente.

 

Conhecer o público-alvo do seu negócio é essencial para que o envio de e-mails possa ser mais assertivo e direto.

 

Afinal, se você produz um conteúdo sobre o processo de transferência de um veículo, mencionando etapas como a vistoria veicular, decalque do chassi e preenchimento de formulários, esse artigo precisa chegar para as pessoas que se interessam por esse tema.

 

Além disso, é preciso definir as metas e o objetivo do envio do e-mail marketing. Você deseja promover as vendas de um novo item? Oferecer conteúdos sobre manutenção e reposição de peças nos veículos? Comunicar sobre assuntos relacionados ao seu varejo?

 

Questões assim devem ser respondidas para que o e-mail possa ser elaborado de forma mais direta, de modo que quando ele for enviado aos seus consumidores, o retorno dessa ação seja positivo.

 

Depois de estabelecer os objetivos, é preciso planejar a frequência do envio de e-mail marketing para seus clientes. Esse ponto é essencial para que o público seja impactado da forma mais adequada.

 

Isso, porque a quantidade de e-mails enviados precisa ser balanceada, para que o contato da sua loja com os clientes seja benéfico para ambos os lados.

 

O e-mail marketing ainda pode ser utilizado como uma ação eficiente de relacionamento com os clientes. Afinal, ele possibilita ações que podem fornecer vantagens para o seu público.

 

Ao enviar um e-mail com uma campanha de desconto para a compra de um conjunto de pneus, por exemplo, você pode oferecer um benefício ao comprador: ao adquirir o kit, ele ganha a montagem de pneus novos, que pode ser realizada em uma empresa parceira da sua loja.

 

Por isso, campanhas de e-mail marketing podem gerar bons resultados, fazendo com que seus clientes aproveitem para realizar uma compra de autopeças, que já estava adiando há algum tempo, para aproveitar as vantagens oferecidas pela sua loja.

 

Investir nesse relacionamento com o cliente pode ser essencial para fidelizá-lo, garantindo que ele sempre retorne à loja para efetuar novas aquisições para o seu veículo.

 

Nesse cenário, é possível perceber o quanto o e-mail marketing pode trazer benefícios para a sua loja de autopeças, já que ele pode tornar a sua empresa muito mais próxima dos seus clientes, ao mesmo tempo em que ele se mostra uma ferramenta capaz de multiplicar os resultados do seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought to “E-mail Marketing Para Autopeças Varejistas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =