Saiba Como Usar o E-Mail Marketing Na Gestão De Relacionamento Com o Cliente

O E-Mail Marketing é uma estratégia excelente para o relacionamento com os clientes, independente do segmento de atuação ou do tamanho das empresas, principalmente quando utilizado adequadamente e com o auxílio de softwares de automação.

 

O envio de mensagens das marcas para os consumidores pelo e-mail já foi sinônimo de spam, já que antigamente as ações de comunicação eram mais intrusivas.

 

Hoje sabe-se que o e-mail marketing pode ser útil para estabelecer uma relação de confiança e proximidade com os clientes, entregando as mensagens certas, para as pessoas interessadas e nos momentos mais adequados para isso.

 

Saiba Como Usar o E-Mail Marketing Na Gestão De Relacionamento Com o Cliente

 

O E-mail é um canal de comunicação extremamente democrático, utilizado por pelo menos 92% dos adultos online, de acordo com pesquisas. Por isso, trata-se de um meio com ótimo potencial para ajudar os empreendimentos a crescerem no mercado. Ele possibilita aproximação com os consumidores e potenciais consumidores

 

O Que é E-Mail Marketing?

E-Mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que estabelece a comunicação entre empresas e seus clientes ou clientes em potencial por e-mail.

 

As mensagens são enviadas de acordo com listas segmentadas, por meio de ferramentas de automação que facilitam o processo de personalização das mensagens. Alguns exemplos comuns de e-mail marketing são:

  • Divulgação de promoções e ofertas especiais;
  • Distribuição de conteúdos informativos, blog posts, e-books;
  • Confirmações de compras online;
  • Envio de newsletters mensais ou semanais.

 

O E-Mail Marketing já foi visto como uma versão digital das propagandas, geralmente enviadas por correspondência antes da popularização da internet. Na época, o e-mail era usado como um canal de comunicação em massa, e as mensagens enviadas quase nunca eram relevantes para os seus destinatários.

 

Por essa razão, o E-Mail Marketing já foi visto como uma forma de comunicação invasiva com os clientes. Entretanto, essas estratégias se mostram hoje uma forma eficiente de se comunicar com consumidores e estabelecer um relacionamento direto.

 

Por Que Utilizar o E-Mail Marketing?

A coleta de endereços de e-mail, planejamento de ações e disparo segmentado de mensagens são excelentes formas de estreitar o relacionamento com o público-alvo das empresas pelos seguintes motivos:

  • Grande alcance, em um canal que concentra ações online;
  • Alcance mais previsível, em comparação com redes sociais;
  • Formato flexível, que permite textos, imagens e até GIFs;
  • Possibilidade de alto retorno financeiro, com pouco investimento inicial.

 

Qual é o Papel Do E-Mail Marketing No Relacionamento Com Os Clientes?

O E-Mail Marketing vai muito além da simples divulgação de promoções e é bastante relevante para aproximar as empresas dos seus consumidores e potenciais consumidores.

 

Isso porque quando uma pessoa dá permissão para a empresa enviar e-mails para a sua caixa de entrada pessoal, significa também uma abertura para uma relação, com diálogo entre as partes. É como se a pessoa quisesse saber mais sobre a empresa.

 

Afinal, o e-mail é um canal de comunicação bastante pessoal, utilizada para o contato com familiares, amigos, além de ser uma ferramenta de trabalho e centralizar outros serviços online.

 

O E-Mail Marketing é uma estratégia que permite uma comunicação mais pessoal, com mais proximidade, e tem as seguintes funções:

  • Engajar potenciais clientes, com relacionamento constante, aumentando chances de compras;
  • Promover conteúdos do blog da empresa, aumentando acessos e visibilidade;
  • Nutrição e educação de leads (potenciais clientes) sobre o negócio;
  • Vender produtos ou serviços, divulgando promoções;
  • Manter contato em todas as etapas de relacionamento com os clientes;
  • Contribuir para a satisfação e experiência dos consumidores.

 

Que Tipos De E-mail As estratégias de E-Mail Marketing Precisam Conter?

O planejamento e execução de uma campanha de E-Mail Marketing de sucesso, que de fato desenvolva a gestão de relacionamento com os clientes, depende da compreensão sobre os principais tipos de e-mail que podem ser enviados pelas empresas, que podem ser de praticamente todos os setores de atuação. São eles:

 

Atualizações De Blog

Esse tipo de mensagem é enviada aos contatos informando a existência de novos conteúdos no blog ou site da empresa. É uma boa maneira de interagir mais com os leitores e conhecê-los melhor, usada bastante quando o contato acaba de se inscrever na lista de contatos do empreendimento.

 

Uma empresa especializada pode divulgar as postagens sobre forro de gesso acartonado, por exemplo, como uma forma de manter a lista ativa e o envio de e-mails frequente. Assim os interessados ficam informados sobre os conteúdos produzidos pela empresa, e aumentam as chances de eles realizarem compras ou contratações.

 

Newsletter

A Newsletter é bastante utilizada por E-Commerces (comércios eletrônicos) e blogs, com o envio de atualizações semanais ou mensais aos contatos. As mensagens costumam conter os principais posts dos blogs, além de notícias sobre a empresa e o mercado em que ela atua.

 

Para ser efetivo, o envio de Newsletter deve contar com uma identidade visual própria e conteúdos relevantes para as pessoas interessadas no contato com uma empresa que instala forro de PVC imitando madeira, por exemplo. Também é fundamental a inclusão de links para os leitores acessarem mais informações sobre os assuntos.

 

Convites Para Eventos

O E-Mail Marketing pode ser utilizado para a promoção de eventos que as empresas estejam organizando. Uma fabricante pode utilizam o E-Mail Marketing para a divulgação do lançamento de um novo modelo de secador de ar comprimido por refrigeração, por exemplo.

 

Nesses casos, é essencial que as empresas convençam os leitores da relevância dos eventos, apresentando os motivos para o comparecimento, que pode ser presencial ou online, com transmissões ao vivo.

 

Além disso, todas as informações relevantes necessárias devem estar incluídas, tanto para o comparecimento dos convidados (com data, hora, local, limite de participantes, e outras) quanto para promover o secador de ar comprimido.

 

E-mails De Nutrição De Leads

Ao monitorar as ações que a persona (personagem fictício que representa o perfil do comportamental do cliente ideal) realiza dentro do blog ou site, as empresas conseguem inseri-las em um fluxo de nutrição.

 

Isso se baseia no oferecimento de conteúdos relevantes e segmentados, que auxiliem o cliente a caminhar pelos estágios da jornada de compras, construindo uma posição clara sobre a importância dos investimentos no aluguel de tenda cristal 10×10 para eventos ao ar livre, por exemplo.

 

Ao identificar um grupo de contatos que se interessa pelo tema, a empresa consegue dar andamento no relacionamento de uma maneira mais direcionada, aumentando as probabilidades de que eles continuem em contato com a empresa.

 

Como Começar As Ações De E-Mail Marketing?

As empresas que estão começando a investir em ações de E-Mail Marketing para melhorar o relacionamento com os clientes precisam investir em uma ferramenta, um software que realize os disparos em massa.

 

Há uma ampla variedade de plataformas no mercado, desde as mais simples até as mais completas ferramentas de automação de E-Mail Marketing, mas quanto mais fácil e intuitiva foi a utilização, melhor para o desenvolvimento da estratégia.

 

A escolha do template ideal para as mensagens de uma empresa de locação de retroescavadeira, por exemplo, deve levar em consideração a importância do design responsivo (de fácil adaptação a qualquer resolução e tamanho de dispositivo), o uso de imagens e textos em harmonia e a simplicidade na disposição de conteúdos, visando deixá-los mais leves e fáceis de ler.

 

É de suma importância destacar que as empresas precisam construir uma lista de contatos própria, evitando o envio de mensagens em massa, o que pode resultar em penalização e até prejudicar a imagem da empresa.

 

Ao invés de contribuir para divulgar a disponibilidade de uma sala comercial compartilhada, por exemplo, quando compra uma lista de e-mails a empresa diminui a eficiência de suas estratégias.

 

Construir uma lista de e-mails de qualidade é fundamental. Para isso, uma ótima estratégia, e também uma das mais comuns, é incluir no blog da empresa um campo específico de cadastro para as pessoas interessadas em receber os conteúdos. Quanto mais simples for o processo de cadastro, menores as chances de o visitante desistir da assinatura.

 

Já com relação à segmentação dos contatos interessados em saber mais sobre para que serve um certificado de tacógrafo, para citar um exemplo de produto, pode ser feita de acordo com fatores como a localização, idade, ocupação, compras anteriores ou estágio na jornada de compra.

 

Por fim, para o sucesso das ações de E-Mail Marketing, com aproximação e melhoria no relacionamento entre empresas, consumidores e potenciais consumidores, é preciso conhecimentos técnicos e experiência na área.

 

Por isso é extremamente recomendável a contratação de uma equipe de marketing especializada, para o planejamento e execução das atividades garantindo mais qualidade e profissionalismo, que com certeza são percebidos pelo público.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought to “Saiba Como Usar o E-Mail Marketing Na Gestão De Relacionamento Com o Cliente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + quinze =