Motivos Para Utilizar o E-mail Marketing Como Estratégia De Comunicação Interna

O e-mail marketing é uma estratégia que utiliza os endereços de e-mail de uma determinada lista de contatos em campanhas de marketing digital. O objetivo desta estratégia é criar e manter um relacionamento com clientes, colaboradores e setores envolvidos direta ou indiretamente.

 

Deste modo, é possível melhorar os resultados de vendas e na retenção do público, devido à segmentação de contatos, automação de campanhas e direcionamento de conteúdos.

 

Diferentemente do spam, que são e-mails comerciais enviados a um grande número de pessoas, o e-mail marketing chega somente aos interessados na informação, no serviço ou no produto. Por esse motivo, exige-se, normalmente, o cadastramento na lista de contatos.

 

Motivos Para Utilizar o E-mail Marketing Como Estratégia De Comunicação Interna

 

Além disso, outra característica do e-mail marketing é a possibilidade de cancelamento. Quer dizer que, caso algum contato não queira mais receber informações, a opção do cancelamento está disponível, o que demonstra respeito e credibilidade com o público.

 

Em geral, o procedimento de cancelamento está atrelado em conjunto com uma pesquisa de opinião. Dessa forma, a empresa pode analisar e avaliar quais são os fatores que influenciam na decisão de cancelar o recebimento de e-mails marketing e, assim, elaborar estratégias mais eficientes para cativar os clientes e conduzir as campanhas.

 

O investimento em e-mail marketing tornou-se uma das estratégias de comunicação e propaganda mais populares do mercado.

 

Muito se deve ao crescimento e expansão da internet – há uma previsão de que 2,9 bilhões de pessoas serão usuários de e-mail até o final de 2019. Ou seja, é uma forma de alcançar diretamente milhares de clientes em potencial.

 

Outra vantagem do e-mail marketing está no baixo custo, especialmente, em comparação com outras estratégias de divulgação, como banners, sites e anúncios patrocinados em redes sociais.

 

Ademais, no e-mail marketing toda a atenção do usuário está voltada para o conteúdo, já que a estratégia é direcionada e não compartilha a atenção dos clientes com demais peças publicitárias.

 

O e-mail marketing também é conhecido por ter um ROI (Retorno sobre Investimento) elevado. Isso quer dizer que as empresas que investem na estratégia apresentam ótimos desempenhos em termos financeiros.

 

Por esse motivo, muitos empreendimentos iniciam a divulgação e o marketing somente com o e-mail, para depois ampliar para outras estratégias (como redes sociais e promoções em site).

 

Importante ressaltar que o e-mail marketing pode ser usado em todos os segmentos, não somente em estratégias comerciais. Quer dizer que se uma empresa especializada em coleta seletiva construção civil desejar informar seus serviços para o público, a ferramenta de e-mail marketing pode ser usada.

 

Assim, como exemplo de conteúdo divulgado, temos a publicação das legislações referentes à coleta seletiva e os benefícios do desenvolvimento sustentável.

 

Como o E-mail Marketing Pode Ajudar Na Comunicação Interna

Tão importante quanto captar a atenção de potenciais clientes e manter a fidelidade do público, as empresas também precisam manter o foco na comunicação corporativa (ou interna).

 

Quer dizer que o fluxo de comunicação dos negócios precisam ser bidirecionais, atendendo as necessidades de divulgação para o público e relacionamento com os clientes, bem como manter os colaboradores atualizados sobre as novidades do empreendimento.

 

Dessa maneira, o e-mail marketing aparece como uma alternativa eficiente, pois possibilita que os trabalhadores recebam a informação em primeira mão.

 

Além disso, divulgações sobre os objetivos de vendas, gráficos e conteúdos importantes para o setor são disponibilizados no e-mail marketing de comunicação interna.

 

Por exemplo, em um setor especializado em serviços de terraplanagem terreno, que é um procedimento essencial para a grande maioria dos projetos de construção civil, os colaboradores podem receber informações sobre as melhores formas de executar o planejamento, bem como os equipamentos lançados no mercado que facilitam a terraplanagem.

 

As possibilidades de divulgação de informações são inúmeras, por isso, é necessário ter um controle de quais conteúdos são mais relevantes aos trabalhadores.

 

Além disso, o e-mail marketing também pode oferecer informações sobre parceiros da empresa.

 

No caso do exemplo anterior, um empreendimento de construção civil especializado em terraplanagem pode ser parceiro de um negócio voltado para locação de caçamba de entulho, que é um equipamento indispensável para os trabalhos de modificação de terrenos e estruturas.

 

Desse modo, os trabalhadores têm à disposição o contato de todos os parceiros, podendo, inclusive, fazer indicações aos clientes.

 

Como Manter a Qualidade De Um E-mail Marketing

Apesar de todas as vantagens e os diferenciais do e-mail marketing para comunicação interna e externa, é preciso ter um bom planejamento, para que a estratégia de divulgação seja realmente eficaz e traga resultados positivos.

 

Sendo assim, pode-se seguir as recomendações:

  • Escreva textos atrativos, com curiosidades;
  • Mantenha o bom português e evite erros gramaticais;
  • Evite textos muito longos, com conteúdo excessivo;
  • Invista em um design inovador, com imagens destacadas.

 

Importante dizer que um dos maiores problemas dos e-mails de comunicação interna é o excesso de informação.

 

Quem trabalha cotidianamente na frente do computador sabe o quanto é cansativo receber muitos e-mails o tempo todo e, por isso, a divulgação das informações deve ser equilibrada. O ideal é até dois e-mails por dia.

 

Quando há divulgação excessiva, os colaboradores passam a desconsiderar os e-mails marketing, o que pode trazer resultados negativos.

 

Imagine que é preciso avisar sobre as condições de operação de um queimador industrial, que é algo extremamente importante para o segmento, mas as informações passam despercebidas pela grande quantidade de e-mails já enviados em um mesmo dia.

 

Por isso, é importante ter um controle, como forma de evitar o envio de muitos e-mails. Caso a empresa tenha bastante conteúdo para os colaboradores, o ideal é diminuir o número de envios ou criar um resumo diário, em documento específico.

 

Outra recomendação é segmentar o conteúdo do e-mail marketing, mesmo para a comunicação interna. Por exemplo, em uma empresa com sala comercial compartilhada, o melhor é enviar e-mails pontuais para cada colaborador (ou grupo de colaboradores), de acordo com as funções que desempenham.

 

Assim, é possível diminuir o número de mensagens para cada usuário e, ao mesmo tempo, aumentar a relevância do conteúdo.

 

Como Elaborar Um E-mail Marketing De Qualidade

Elaborar um e-mail marketing de qualidade é uma tarefa desafiadora, mas não impossível. Uma estratégia viável é utilizar a Metodologia 5w2h, que utiliza 7 perguntas para nortear a criação e a implantação do e-mail marketing nos negócios. Assim, são elas:

 

Quem é Seu Público?

Conhecer os contatos é o primeiro passo para aumentar o engajamento no e-mail marketing.

 

Vamos a um exemplo: uma oficina mecânica completa tem como principal público os proprietários de automóveis, mas, é importante conhecer a faixa etária, o gênero e o poder aquisitivo para direcionar melhor os conteúdos.

 

O Que Devo Enviar?

Planejar corretamente o conteúdo é outro ponto essencial para um bom e-mail marketing. Por exemplo, se o desejo é apresentar um novo serviço e/ou produto, o mais indicado é mandar um convite aos clientes e colaboradores.

 

No entanto, se o objetivo é informar sobre alguma curiosidade, bem como sobre obrigatoriedades dos clientes (como é o caso de serviços relacionados ao cumprimento de legislações, como o uso de placa de sinalização de extintor e medidas de prevenção contra incêndio) pode ser interessante enviar trechos de leis e conteúdos explicativos.

 

Por Que Usar o E-mail Marketing?

Após conhecer o público e ter uma definição sobre o que é necessário aprimorar na empresas, é preciso pensar no porquê investir no e-mail marketing. Basicamente, a estratégica visa três principais objetivos:

  • Prospecção e fidelização de clientes;
  • Lançamento de produtos, serviços e promoções;
  • Conhecer o perfil dos consumidores.

 

Quando Enviar o E-mail Marketing?

Conforme dito anteriormente, é necessário evitar o excesso de e-mails. Por isso, faça um cronograma de quando enviar os conteúdos aos clientes e colaboradores. Essa estratégia também evita o envio de e-mails repetidos.

 

Onde Enviar Os E-mails Marketing?

O objetivo do e-mail marketing é chegar a um destinatário e ser visualizado. Hoje em dia, os usuários têm a opção de bloquear conteúdos, por isso, é importante manter a configuração de envio sempre atualizada, para que o e-mail não seja definido como spam.

 

Como Enviar Um Bom E-mail Marketing?

Para responder essa pergunta, é necessário seguir as recomendações sobre a produção de conteúdo. Não esqueça de manter uma linguagem formal, atrativa e dentro das normas gramaticais, além de utilizar imagens, ilustrações e elementos visuais. Você pode utilizar programas de envio de email marketing como o Leadlovers, Mailchimp, Benchmark, E-Goi, KlickPages, Infusionsoft e ActiveCampaign.

 

Quanto Investir No E-mail Marketing?

O e-mail marketing tem um ROI de excelência, porém, é preciso saber o quanto realmente investir na estratégia. Para isso, vale analisar os gráficos, métricas e outros instrumentos de medição.

 

Se necessário, faça a digitalização de documentos financeiros e compare o crescimento da empresa após a implantação do e-mail marketing.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought to “Motivos Para Utilizar o E-mail Marketing Como Estratégia De Comunicação Interna”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + quinze =