7 Dicas Para Melhorar a Estratégia de E-mail Marketing

Entre as melhores estratégias de marketing digital está o e-mail marketing, que possibilita a realização de campanhas de maneira muito mais assertiva, além de uma comunicação eficaz com o público-alvo de uma marca.

 

Se durante um certo tempo essa ferramenta foi considerava inconveniente por alguns destinatários, hoje o e-mail marketing se tornou indispensável para uma companhia que quer crescer na internet e, inclusive, para os leitores do conteúdo que foi enviado.

 

Afinal, é possível desenvolver estratégias direcionadas, que não se tratam apenas de encher a caixa de entrada de um potencial cliente com ofertas de produtos, mas sim, de materiais que realmente possam interessar ao leitor.

 

Uma auto escola com carros adaptados, por exemplo, consegue enviar um e-mail marketing para uma lista de leads composta por pessoas que realmente se interessam pelo serviço, tendo melhores resultados de conversão ao impactar o público certo.

 

7 Dicas Para Melhorar a Estratégia de E-mail Marketing
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

 

Tudo isso se deve ao avanço da tecnologia, que possibilita uma série de ações virtuais que são capazes de aperfeiçoar as ferramentas utilizadas para captação de leads, influenciando no sucesso das campanhas de e-mail marketing.

 

De fato, é inegável que o mundo virtual trouxe facilidades para a realização de negócios, de maneira que uma empresa que antes era limitada ao seu espaço físico pode, atualmente, alcançar pessoas em qualquer região do país.

 

Isso quer dizer que uma venda que dependia da presença do comprador no estabelecimento já não é mais limitada, sendo realizada integralmente de modo digital.

 

Nesse cenário, entra a importância do e-mail marketing, que quando é elaborado de maneira coerente e assertiva, é responsável pela conquista de resultados bastante positivos para uma empresa.

 

Se você ainda não utiliza o e-mail marketing, ou se já utilizou mas não teve um bom retorno e quer mudar essa situação, siga na leitura deste conteúdo e conheça dicas que vão melhorar a sua estratégia de uso dessa ferramenta valiosa do marketing digital.

 

1. Trabalhe Bem a Sua Própria Lista de Leads

Se uma empresa de entrega rápida moto quer ter maiores índices com o e-mail marketing, o primeiro ponto que deve ser trabalhado é a lista de leads que estão recebendo a mensagem.

 

Para isso, ela precisa investir em ações práticas, mas que farão toda a diferença dos resultados das suas campanhas, tais como:

  • Obter leads qualificados;
  • Remover contatos frios;
  • Segmentar leads conforme a estratégia;
  • Personalize o contato realizado.

 

O ponto mais importante de um trabalho de qualidade de e-mail marketing é obter leads qualificados. Isso quer dizer que a compra de uma lista pronta deve ser evitada, já que os contatos ali presentes podem não estar interessados no que a sua empresa oferece.

 

Para quem já possui uma base, é fundamental remover contatos frios, ou seja, aqueles que não abrem ou que se desinscreveram da sua lista.

 

Isso evita uma mensuração errada, uma vez que contabilizar o envio dessas mensagens para pessoas que não querem mais recebê-las pode fazer com que a sua métrica apresente dados equivocados ou desanimadores.

 

Também é importante segmentar os leads, de acordo com a etapa do funil de vendas em que cada potencial cliente se encontra.

 

Isso previne certo desconforto nos destinatários, assim como evita que eles queiram fazer o descadastro. Afinal, os pais que já matricularam seus filhos no jardim de infância 5 não vão querer mais receber lembretes sobre esse assunto.

 

Por fim, outro elemento interessante no trabalho de uma campanha de marketing é a personalização do conteúdo, de maneira que os clientes recebam mensagens identificando-os pelo nome e com conteúdos que possam ser interessantes para eles.

 

Dessa forma, a base de contatos do seu e-mail marketing é trabalhada de forma otimizada, podendo trazer melhores retornos.

 

2. Invista Em Um Título Atrativo

Uma oficina mecânica de caminhão que deseja ter melhores resultados com as suas campanhas de e-mail marketing deve investir em um ponto fundamental de qualquer mensagem enviada: o título.

 

É a escolha de um assunto simples e direto que faz com que o conteúdo seja aberto pelo destinatário, que ficará curioso para saber o que está sendo abordado naquela mensagem.

 

Para isso, uma sugestão valiosa é apostar em gatilhos mentais, que fazem com que o destinatário seja induzido a abrir o e-mail recebido.

 

Também é essencial ter cuidado com o tamanho do título, que não deve superar os 50 caracteres. Ao mesmo tempo, é preciso evitar termos como “promoção” ou “grátis”, que podem fazer com que a sua mensagem seja considerada spam.

 

Ao tomar esses cuidados, certamente a taxa de abertura do e-mail marketing será muito maior.

 

3. Apostar Em Um Design Bonito

Nada como abrir a mensagem de uma escola particular fundamental e visualizar um design bonito, atraente e bem planejado. Por isso, a apresentação do conteúdo enviado no e-mail é fundamental para melhorar a estratégia de e-mail marketing.

 

Não à toa, o design aplicado no e-mail pode fazer toda a diferença na leitura do material oferecido ali, permitindo que o leitor se interesse e tenha uma experiência agradável com a mensagem.

 

Por isso, garantir que a apresentação geral do e-mail seja desenhada de maneira harmoniosa, pode potencializar as campanhas de marketing de uma empresa.

 

4. Desenvolver Um Conteúdo Interessante e Objetivo

Quando um lead se inscreve para receber e-mail marketing de auto escola para aprender dirigir, ele espera receber mensagens relacionadas ao seu interesse, de forma que elas sejam úteis.

 

Assim, quando ele recebe um conteúdo oferecendo dicas de direção ou uma promoção para realizar o processo de habilitação, o conteúdo abordado ali será consumido com satisfação pelo lead, sendo um assunto que ele quer consumir.

 

Ao mesmo tempo, é essencial que haja objetividade na apresentação do tema, para que o tamanho da mensagem não seja um motivo para a desistência do leitor.

 

Sendo assim, investir no desenvolvimento de materiais que sejam interessantes e diretos é parte importante das melhorias que podem ser aplicadas no e-mail marketing de um estabelecimento.

 

5. Manter Uma Periodicidade de Envio Adequada

Um dos motivos pelos quais o e-mail marketing era visto como uma ação de marketing inconveniente era a quantidade de mensagens disparadas para uma lista, lotando a caixa de entrada dos leads de uma base.

 

Por isso, quando se deseja promover aulas práticas para habilitados, por exemplo, é importante encontrar a periodicidade adequada para o perfil dos clientes e da empresa, tornando, assim, a campanha mais assertiva.

 

Para produtos de consumo rápido, como é o caso dos alimentos, certamente a frequência de envio de mensagens pode ser mais curta do que a de itens de maior durabilidade, uma vez que uma ação de marketing no momento correto pode trazer bons resultados.

 

Nesse sentido, é fundamental avaliar as características de cada negócio em particular, para que se possa criar um calendário de envios adequado para o tipo de publicidade escolhida.

 

6. Construir Uma Relação Com os Contatos

Outro ponto que pode fazer diferença no e-mail marketing é a relação estabelecida entre a marca e o seu público, o que faz com que as pessoas queiram ler o conteúdo enviado pela empresa.

 

Isso quer dizer que uma escola particular tempo integral deve investir no contato com os pais dos seus alunos, para que qualquer conteúdo enviado em uma campanha desperte o interesse deles.

 

Estabelecer uma boa relação com os contatos é fundamental para que a companhia consiga tornar-se uma referência para o seu público, fazendo com que essas pessoas queiram acompanhar mais de perto todas as ações praticadas pela empresa.

 

Assim, quando um e-mail marketing é enviado, os leads desse estabelecimento estarão sempre dispostos a abrir a mensagem, querendo consumir o conteúdo apresentado ali por reconhecer a autoridade da marca no mercado.

 

7. Acompanhe as Métricas Dos E-mails Enviados

Para saber se os seus e-mails estão sendo abertos e aproveitados pela sua audiência, nada mais importante do que acompanhar as métricas de envio, entendendo se os conteúdos estão sendo agradáveis.

 

Algumas das possíveis métricas oferecidas por sistemas específicos de disparo de e-mail marketing incluem número de envio, taxa de abertura, taxa de cliques, etc.

 

Com esses dados, é possível saber se os destinatários estão aprovando as suas mensagens, se elas estão sendo suficientemente atrativas e despertando o interesse de compra e se os títulos estão atraindo a curiosidade dos leitores.

 

Considerações Finais

O e-mail marketing é uma ferramenta cada vez mais indispensável para as empresas, podendo trazer retornos interessantes quando o conteúdo é elaborado de forma assertiva e direcionada.

 

Por isso, nada mais essencial do que garantir que as mensagens enviadas sejam desenvolvidas com as características mencionadas neste artigo, que podem potencializar as campanhas de publicidade de uma marca.

 

Sendo assim, quem deseja otimizar o e-mail marketing precisa considerar aspectos como o título, o design, a periodicidade de envio e a qualidade do conteúdo, de modo que consiga alcançar os objetivos desejados com o envio dessas mensagens.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =