Marketing de Conteúdo: Entenda a sua importância

Atualmente, são pouca as empresas que não percebem que a presença nas mídias sociais ou a criação de um blog é um investimento obrigatório. O problema é que essa presença nem sempre se traduz em resultados reais. Um dos grandes fatores para isso é o tipo de conteúdo que as pequenas empresas publicam por lá.

 

Se você quer criar um conteúdo eficiente é necessário entender onde a empresa se diferencia, traçar a imagem que ela deseja transmitir para o seu potencial cliente e construir o posicionamento em cima disso. É um processo interno, mas que também ocorre na cabeça do cliente.

 

Uma das maiores armas de uma empresa é o conteúdo, que pode ser usado para construir um posicionamento e por isso é importante não “se distrair” com temas triviais, então mantenha uma linha editorial sempre muito ligada à imagem que a empresa quer construir.

content marketing

Tenha um conteúdo interessante, torne-se uma atração relevante por si só. Falar da própria empresa ou dos produtos não vai funcionar na maioria dos casos.

 

Uma estratégia que tem funcionado muito bem para boa parte dos negócios é a de educar o mercado, fornecendo todas as informações que o alvo precisa para entender o seu tema e para tomar as decisões de compra.

 

Dependendo do negócio e da criatividade, é possível extrapolar. A Blendtec, por exemplo, marca americana de liquidificadores, ensina em seu blog receitas feitas com o liquidificador.

 

Mas para ir além do conceito de “o liquidificador que tirtura tudo” e fazer algo diferente, eles criaram o programa “Will it blend?”, onde trituram iPhones, iPad, entre outros. Casamento perfeito entre o posicionamento e algo que desperta a curiosidade das pessoas.

 

Tenha um funcionário encarregado de produzir conteúdo. É uma garantia de que o conteúdo estará sempre alinhado com o que empresa precisa e, também, mantém a disciplina.

 

O contraponto é que isso consome muito tempo do funcionário e é difícil ele ter um conhecimento profundo de todas as áreas que empresa deve abordar.

 

Outra opção é distribuir o conteúdo entre vários colaboradores da empresa, mesmo que sejam de áreas diferentes, sem que o trabalho sobrecarregue alguém. Para este caso é essencial ter um editor, ele garantirá a disciplina e fará a coisa funcionar.

 

Ele também é fundamental para garantir qualidade na entrega e alinhar a estratégia da empresa, já que os outros funcionários nem sempre são bons comunicadores.

 

Uma opção super-prática, e que vem sendo muito utilizada hoje, é a contratação de empresas terceirizadas, especializadas em criação de conteúdo.

 

Mas até essa vantagem possuí um grande problema, normalmente estas empresas não têm o conhecimento de mercado que a sua empresa tem e, em alguns casos, pode faltar profundidade ou alinhamento, principalmente em negócios especializados.

Fonte: Blog Leadlovers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + um =