Como Usar Email Marketing no Seu E-commerce

Atualmente, poucas empresas e marcas podem se dar ao luxo de desprezar o e-commerce, não é mesmo? Dentro desse universo, uma das estratégias mais bacanas é a do email marketing, que pode impulsionar – e muito – as vendas online.

 

Segundo dados do próprio IBGE, o Brasil é o terceiro país que mais compra pela internet, sendo o primeiro da América Latina.

 

Já chega perto de 100 milhões de compradores, alguns confessando um verdadeiro hábito de compras, e não algo sazonal.

 

Diante disto, não há empresário, segmento ou nicho de mercado que não possa se beneficiar de tais vantagens.

 

Como Usar Email Marketing no Seu E-commerce

 

Sejam indústrias do setor primário, em busca de oportunidades e negociações, sejam comércios locais, lojas, oficinas e afins.

 

O e-commerce se tornou, portanto, uma realidade; e se impõe como tal, sendo indispensável.

 

Mas o que é uma solução para muitos, de cara traz uma série de problemas ou, pelo menos, de desafios.

 

Por exemplo, com o aumento da oferta de produtos, serviços e soluções em geral, tal mercado pode acabar ficando saturado. Caberá, então, aos que tiverem um diferencial, vencer a concorrência e se firmar como marca de sucesso.

 

Certamente, um dos maiores diferenciais a ser conquistado está no marketing digital, que é justamente a ótica publicitária e comercial exercida dentro deste próprio universo do comércio online: o da internet.

 

Contudo, o marketing digital também se desdobra em várias modalidades e estratégias que, muitas vezes, podem trazer mais confusão do que ajuda.

 

Foi pensando nisso que decidimos escrever este artigo, focado, sobretudo, no email marketing. Essa estratégia específica pode ir bem mais longe do que muita gente imagina.

 

De cara, ela também não é limitada por segmentos, de modo que pode trazer resultados positivos para qualquer marca, desde que seja bem utilizada.

 

Alguns ignoram, mas o email marketing vai muito além de simplesmente disparar ofertas para este ou aquele cliente.

 

Ele pode abranger todo o funil de vendas, desde a fase de prospecção até o pós-venda.

 

Além disso, o email marketing também pode se unir a outras modalidades online e tornar-se muito mais assertivo e promissor.

 

Por exemplo, você já pensou em usar marketing de conteúdo ao desenvolver os emails que vai disparar?

 

Ou ainda, já pensou que é possível gerar tráfego e, com isso, usar o email marketing como uma das frentes de SEO das suas campanhas digitais?

 

Portanto, se você quer saber mais sobre esse universo incrível, e sobre como usar tal estratégia no seu e-commerce, fazendo suas vendas aumentarem e fortalecendo sua marca, siga adiante até o fim da leitura.

 

Alguém Ainda Para pra Ler Emails?

Artigos como esse são importantes por várias razões, afinal, várias pessoas pensam que atualmente os emails estão “ultrapassados”, por assim dizer. Sobretudo depois do sucesso das redes e mídias sociais.

 

Mas esse tipo de opinião não passa de preconceito. Seria como dizer que flyers de festa não funcionam mais, que o marketing digital substituiu pra sempre o impresso, o que sabemos não ser verdade.

 

Justamente, se o outbound, o offline e o impresso sempre vão funcionar em suas áreas, o email marketing também continua funcionando, sobretudo para impulsionar o seu e-commerce. A questão é, na verdade, saber utilizá-lo.

 

Mais do que isso, também é preciso lembrar que ele tem um excelente ROI (Return on Investment), que é o Retorno Sobre o Investimento.

 

Certamente, ele está entre os excelentes ROIs do marketing digital, precisamente porque é capaz de ser feito por qualquer um, iniciado a qualquer momento, e trazer ótimos resultados sem grandes investimentos.

 

O maior receio é, com toda razão, que ninguém vá abrir o email disparado.

 

Mais ou menos como se você mandasse imprimir um monte de cartão de visita advogado, mas não saísse à rua para distribuí-los, deixando todos debaixo da mesa.

 

Por isso, a primeira grande dica consiste no formato do seu email, o que inclui desde o título, passando pelo layout da página, até o tamanho do material e o uso assertivo de tópicos, imagens e links.

 

Abaixo, aprofundaremos essas dicas, mas lembre-se: você é seu primeiro juiz. Afinal, não tem lógica disparar emails que nem mesmo você abriria ou leria inteiros, não é mesmo?

 

Apresentação e Conteúdos de Qualidade

Tudo começa pelo layout. Existe até um conceito que define isso, que é o de “escanear a página”, que consiste em primeiro checar um site ou email de cima a baixo, antes de ler tudo que está ali. Certamente, você também faz isso.

 

Assim, por mais assertivo que consiga ser em muitos aspectos, não adianta disparar emails sobre jaleco personalizado para aquele profissional que está procurando sobre isso, se o email for longo, com título confuso e tiver péssima apresentação.

 

As imagens e tópicos seguem a mesma lógica: não exagere na quantidade. Como o email deve ser curto, use um ou dois de cada.

 

No título também não se exagera, então ele precisa ser comercial sem ser apelativo demais.

 

Algo como “Por que personalizar seus jalecos fazem sentido hoje em dia?” pode ir muito bem, por exemplo.

 

Em situações como essa, você pergunta (retoricamente) em vez de afirmar, cria um suspense agradável, dá a entender qual o tema e junto promete um conteúdo.

 

Com isso vamos ao segundo ponto fundamental: não pense que email marketing consista apenas em newsletters, isto é, em anunciar produtos com “promoções arrasadoras”.

 

O cliente atual também quer conteúdo informativo e de qualidade.

 

Lembre-se, vivemos a era do marketing de conteúdo. É preciso estabelecer uma relação duradoura com a sua persona de público.

 

As perguntas essenciais que você faz para isso são:

  • Quais os gostos do meu cliente?
  • Qual o sexo, a idade e a escolaridade dele?
  • Qual a classe social e poder de compra?
  • Qual a constituição familiar?
  • O que mais o agrada nas compras?

 

Esses pontos são essenciais por vários motivos. Não faria sentido, por exemplo, você enviar email sobre clínica veterinária 24 horas para quem não tem bicho de estimação nem trabalha na área, não é mesmo?

 

Outro motivo é o storytelling, estratégia essencial para criar algo que agregue valor, pois nela você cria uma história que ensina algo marcante, sem deixar de ser comercial. Sendo que, para funcionar, você precisa entender seu público.

 

Além disso, você também vai precisar segmentar seus emails disparados, organizando melhor sua base de leads, de modo a torná-la realmente assertiva.

 

E é aí que entra a próxima grande dica.

 

Por Dentro do Funil de Vendas e da Segmentação

Na introdução mencionamos o funil de vendas. De fato, uma boa estratégia de email marketing pode abranger desde a fase de prospecção e todo o pré-venda, até as fases finais de pós-venda e fidelização do cliente.

 

Também assim, o email marketing é uma ótima possibilidade de comunicar, atrair e fidelizar os clientes de uma empresa.

 

O que precisa ficar claro é que seu consumidor não pula da fase de ignorar a existência da sua marca para a de cliente fiel.

 

Lembre-se: a palavra do momento é customização. Imagine se, além de escrever um email com bom layout e bons conteúdos sobre cortina blecaute para quarto, ele ainda contiver o nome do cliente no cabeçalho.

 

Se isso é bacana, a customização ainda vai muito além. O essencial dela é o ciclo de vida do cliente, o funil de vendas e a etapa da “jornada da compra” em que ele se identifica. Não faz sentido “forçar” o lead a comprar, se ele ainda não estiver maduro.

 

Por outro lado, se o cliente comprou um colar de ouro, é bem provável que não vá comprar outro todo mês, concorda? Neste caso é preciso, por exemplo, disparar emails sobre manutenção e cuidados com o produto.

 

Hoje já existem softwares que ajudam a montar esse histórico de cada cliente. São os famosos CRMs (Customer Relationship Management), de Gestão de Relação com os Clientes.

 

Email Marketing, SEO e Ferramentas da Área

De todas as dicas prometidas na introdução, é possível que a mais intrigante seja a respeito de SEO.

 

Afinal, como usar uma estratégia de otimização de página para motores de busca em emails, que são páginas privadas, abertas apenas pelo destinatário?

 

Na verdade, é bem simples: você pode e deve utilizar links nos seus emails, puxando o leitor para as páginas mais bem elaboradas do seu blog ou site institucional.

 

Isso também pode auxiliar no layout, pois se o conteúdo estiver enorme basta redirecionar o leitor.

 

Certamente, um tema como reciclagem de papel não pode se encerrar em apenas um email composto de poucos parágrafos, imagens e tópicos. O melhor de tudo é que ao fazer link com seu site, você aumenta seu tráfego e sua autoridade digital.

 

Toda essa estratégia nos leva ao último ponto, que é a necessidade de ferramentas de automação. Além de CRMs, você também precisa de um software de automação de disparos, pois é claro que não vai mandar emails um a um.

 

Aliás, além da agilidade, mesmo que você quisesse disparar emails sobre pilates solo manualmente, é bem provável que você acabaria penalizado pela provedora como um disparador de spam.

 

Hoje em dia existem dezenas de opções na internet, e elas são cada vez mais acessíveis e em conta.

 

A dica é procurar aquelas que oferecem algumas semanas de serviço gratuito, pois, assim, você pode se adaptar e ver se realmente se identifica com a solução.

 

Com isso, vemos como o email marketing pode mudar a rotina de um e-commerce, tornando os clientes muito mais engajados e satisfeitos, além de fortalecer sua marca.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Referências

8 DICAS DE EMAIL MARKETING PARA VOCÊ VENDER MAIS AGORA! 
Email Marketing para Ecommerce: Você Está Fazendo Isso Certo?
Email Marketing
Email Marketing e SEO, mas não do jeito que você está pensando 

1 comentário em “Como Usar Email Marketing no Seu E-commerce”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − treze =

Rolar para cima