Saiba Como Usar o E-mail Marketing Para Comunicação Interna da Sua Empresa

É bem provável que você já tenha se deparado com algum e-mail marketing na sua caixa de entrada. Usado como uma estratégia de nutrição de leads (potenciais clientes), o canal é considerado um dos mais confiáveis para a comunicação entre marcas e o público.

 

Além disso, mesmo com o boom das redes sociais, o e-mail ainda é a mídia mais usada pela maioria dos usuários.

 

De acordo com dados da Pew Research, cerca de 92% dos adultos com acesso a internet utilizam o canal, sendo 61% deles diariamente.

 

Entretanto, o e-mail marketing não precisa ficar restrito às estratégias de marketing digital externo, ao contrário, ele é um grande aliado na comunicação interna das empresas.

 

Saiba Como Usar o E-mail Marketing Para Comunicação Interna da Sua Empresa

 

de acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, os funcionários passam, em média, 13 horas da sua jornada semanal de trabalho verificando sua caixa de entrada.

 

Por isso, nada melhor que usar o e-mail marketing para comunicar questões relativas à organização e traçar um planejamento do endomarketing efetivo.

 

Aliás, a grande vantagem é que qualquer negócio pode aplicar o e-mail marketing na comunicação internet: desde comércios, e-commerces, uma escola particular fundamental, entre outros empreendimentos.

 

No artigo de hoje, saiba como usar o e-mail marketing para a comunicação interna da sua empresa. Acompanhe a leitura!

 

Mas, Primeiro, O Que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing nada mais é que uma estratégia de marketing digital, baseada na comunicação via correio eletrônico.

 

Normalmente, o disparo de mensagens é feito com uma segmentação dos contatos por ferramentas de automação, capazes de personalizar e direcionar os conteúdos.

 

Muitas pessoas veem o e-mail marketing como uma espécie de spam, que são as mensagens enviadas em massa e indesejadas pela audiência. Mas, há algumas diferenças entre essas ações.

 

Primeiro, o e-mail marketing é segmentado, ou seja, as pessoas cadastradas na lista somente recebem mensagens que serão interessantes para elas.

 

Um exemplo, é quando um usuário se inscreve para receber um cupom de desconto na criolipólise 360 e, assim, recebe a oferta por e-mail.

 

Além disso, os participantes podem se descadastrar quando bem entenderem, pedindo o interrompimento do envio de mensagens.

 

Isso não ocorre com o spam, uma vez que as listas de contatos são compradas – uma prática ilegal.

 

Hoje, a comunicação por e-mail marketing adquiriu um tom muito mais pessoal, visto que as empresas tendem não só a personalizar as mensagens, mas compreender os interesses dos leads, utilizando somente os contatos cedidos por vontade própria.

 

No caso da comunicação interna, o e-mail marketing é enviado somente aos funcionários, com uma orientação para cada departamento e, até mesmo, mensagens particulares entre colaboradores específicos.

 

Por exemplo, um veterinário 24 horas pode usar o canal para compartilhar informações acerca dos animais pacientes, para que toda equipe conheças as particularidades de cada tratamento e, com isso, torne o atendimento muito mais completo.

 

Ou seja, a estratégia é uma excelente forma de criar vínculos com a equipe interna para a manutenção de um bom relacionamento e comunicação entre gestores, funcionários e líderes no ambiente corporativo.

 

O objetivo é transmitir e compartilhar informações relevantes, para um diálogo aberto, transparente e objetivo, diminuindo a ocorrência de problemas, discordâncias e atritos por conta de uma comunicação ineficiente.

 

 

5 Dicas Para Usar o E-mail Marketing na Comunicação Interna

As iniciativas da comunicação interna são imprescindíveis para o sucesso dos negócios.

 

Afinal de contas, sabemos que funcionários satisfeitos são os grandes responsáveis pelo aumento de vendas e a diminuição do turnover (índice de rotatividade).

 

Em geral, o fluxo de comunicação interna é bidirecional, isto é, os gestores ou líderes conhecem a necessidades dos colaboradores, além dos insights necessários para o bom relacionamento com os clientes.

 

Por causa disso, é importante que todos da equipe estejam periodicamente atualizados sobre novidades, mantendo todos os funcionários alinhados.

 

A seguir, confira algumas dicas de como usar o e-mail marketing para a comunicação interna da sua empresa.

 

1 – Envie newsletters

As newsletters, também chamadas de boletins informativos, são publicações fixas das empresas, enviadas pelo correio eletrônico, em formato semelhante a um jornal ou revista.

 

Na comunicação interna, o formato pode ser usado para divulgar acontecimentos relevantes dentro da empresa, como o lançamento de produtos inovadores, novas parcerias, eventos, entre outros.

 

Por exemplo, a newsletter pode anunciar que, em um determinado dia da semana, a empresa receberá a visita de profissionais para fazer a recarga de extintores de incêndio e a verificação das normas de segurança.

 

Desse modo, os funcionários podem se preparar melhor e ficarem cientes da intervenção.

 

A newsletter deve funcionar como uma publicação informativa, de relevância aos colaboradores, mas também trazer outras notícias relacionadas à área de atuação.

 

Ou seja, traga matérias, reportagens e conteúdos sobre assuntos relacionados, que não necessariamente falam sobre a empresa.

 

2 – Compartilhe Comunicados Importantes

Foi-se o tempo em que as organizações deixavam um mural destinado aos recados e comunicados para as equipes.

 

Hoje em dia, as principais mensagens são compartilhadas por e-mail, ou até em uma plataforma digital própria da empresa.

 

Porém, o e-mail ainda continua sendo o canal mais confiável, ainda mais porque ele pode ser documentado.

 

Nesse sentido, caso os gestores queiram comunicar algumas possíveis mudanças em serviços de terraplanagens, essas especificações podem ser repassadas via e-mail.

 

Para os comunicados, é importante:

  • Escrever de forma direta e objetiva;
  • Deixar o canal aberto para os funcionários responderem;
  • Não produzir um conteúdo longo demais;
  • Se necessário, requisitar uma reunião presencial.

 

A qualidade das mensagens é muito importante, pois ela irá garantir a efetividade da comunicação entre gestores, líderes e o restante da equipe, evitando possível discordância por falha na explicitação do assunto.

 

3 – Mande Cartões de Aniversário

Em qualquer empresa, é fundamental demonstrar reconhecimento aos seus funcionários.

 

Não é à toa que algumas organizações optam por quadros de “funcionário do mês”, ou até enviam prêmios para os melhores colaboradores, como um limpeza de pele profunda grátis, ou demais bonificações.

 

Com o e-mail marketing, uma maneira de melhorar a comunicação interna e fazer com que os trabalhadores se sintam especiais é mandar um cartão de aniversário.

 

Assim, no dia do aniversário do funcionário, ele já será presenteado com uma mensagem personalizada.

 

Além disso, é importante enviar cartões para o restante da equipe, para que os outros colaboradores também possam parabenizar o colega.

 

4 – Divulgue Eventos da Empresa

Assim como a newsletter pode ser usada como um canal de divulgação dos eventos, o e-mail marketing também é destinado para o envio de convites no ambiente corporativo, como palestras, workshops, feiras, entre outros.

 

Por exemplo, divulgar uma palestra com um nutricionista esportivo dentro da empresa, com a intenção de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, até mesmo fora do ambiente profissional.

 

Ao realizar essa divulgação, o e-mail deve trazer as principais informações do evento, incluindo:

  • Data e horário;
  • Local do encontro;
  • Obrigatoriedade dos funcionário;
  • Traje;
  • Objetivo;
  • Se irá contar como horas trabalhadas.

 

O interessante é reunir o máximo de conteúdo a respeito do evento e compartilhar com os funcionários antecipadamente, para que eles possam se preparar (principalmente, quando a realização não é feita no horário de trabalho).

 

5 – Informe Sobre Campanhas

Muitas empresas realizam ações beneficentes, com o intuito de ajudar a sociedade civil, em especial os segmentos mais vulneráveis.

 

Como exemplo, uma rifa de uma pulseira de ouro masculina, que é totalmente revertida para uma ONG (Organização Não Governamental), ou uma entidade sem fins lucrativos.

 

Nessas campanhas, é importante que a empresa divulgue e incentive a participação dos colaboradores, algo que pode ser feito com o envio de mensagens por e-mail.

 

Inclusive, há a opção de toda a ajuda ser feita de maneira totalmente online.

 

Assim, os funcionários podem comprar números da rifa, ou colaborar de outra forma, diretamente pelo computador – o que é muito mais cômodo e prático.

 

No envio da campanha, lembre-se de trazer as principais informações sobre como ajudar e diga também qual entidade será beneficiada pela ação solidária.

 

Conclusão

O e-mail marketing já é um velho conhecido das estratégias de marketing digital, devido à sua extrema eficácia na hora de atingir um grande número de seguidores e no seu potencial de nutrição de leads.

 

No entanto, muitas empresas ainda não descobriram o quão eficiente a estratégia pode ser para a comunicação interna.

 

Por isso, o artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como aplicar o e-mail marketing nas iniciativas de RH, como forma de melhorar a comunicação entre as equipes.

 

Dessa maneira, é possível evitar desavenças por conta de uma comunicação cheia de ruídos, já que o e-mail marketing documenta todas as mensagens enviadas.

 

Vale a pena construir textos objetivos, claros e transparentes, além de manter o canal aberto para comunicação, como forma de melhorar o relacionamento entre os colaboradores, gestores e líderes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Referências

https://www.blog.auvo.com/post/como-o-e-mail-marketing-pode-ajudar-na-comunica%C3%A7%C3%A3o-interna-da-sua-empresa

121 estatísticas de Email Marketing essenciais para sua campanha

Entenda o que é email marketing e aprenda a colocar essa estratégia em prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 9 =