Saiba Como Usar Uma Newsletter Para Sua Loja Virtual

Você sabia que a newsletter pode ser uma ótima ferramenta de comunicação com os seus clientes, para a construção de um relacionamento duradouro com eles?

 

O marketing digital trouxe uma série de possibilidades para que uma empresa pudesse estar em contato com o seu público.

 

Apesar de a newsletter não ser um elemento novo dentro do marketing, ela trouxe os seus benefícios para todo negócio que atua na internet.

 

Trabalhar no mundo virtual tem as suas vantagens, mas também exige conhecimento, já que algumas das ações aplicadas por um estabelecimento que deseja ganhar visibilidade devem ser elaboradas de maneira estratégica.

 

Saiba Como Usar Uma Newsletter Para Sua Loja Virtual

 

Em geral, a newsletter desenvolvida por uma clínica de drenagem linfática facial é enviada por e-mail para os seus clientes.

 

E isso pode ser importante, levando em consideração os dados obtidos em uma pesquisa da Hubspot.Cerca de 50% das pessoas entrevistadas afirmaram abrir os conteúdos recebidos por e-mail.

 

Além disso, 81% afirma que abre os seus e-mails em dispositivos móveis, e aquelas que veem o próprio nome no título se sentem atraídas a abrir a mensagem.

 

Ou seja, investir na construção de uma newsletter para o seu público pode ser a melhor maneira de atrair a atenção dele, e levar informações relevantes para todos os destinatários do seu boletim.

 

Apesar da newsletter ser enviada por e-mail, é preciso ressaltar que existem diferenças entre ela e o e-mail marketing.

 

Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto e entender como utilizar a newsletter e o e-mail marketing nas estratégias de marketing digital da sua loja virtual, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos.

 

O Que é Newsletter?

Se uma empresa especializada em paisagismo piscina deseja investir em algumas maneiras de se comunicar com o seu público, ela deve considerar o uso da newsletter no seu negócio.

 

Por meio de um conteúdo bem elaborado e recheado de informações interessantes, é possível que uma marca construa um relacionamento maior com os seus clientes, graças a esse formato de compartilhamento de novidades.

 

A newsletter possui a estrutura bastante parecida com a de um boletim, podendo ser utilizada para levar notícias sobre o segmento em que a empresa atua e sobre o que há de novo no seu estabelecimento.

 

É possível dizer que a newsletter oferece vários benefícios para o negócio que aposta nela como uma ferramenta produtiva de marketing, tais como:

  • Fortalecimento de marca;
  • Construção de relacionamento com o público;
  • Conquista de autoridade no segmento;
  • Captação e nutrição de leads;
  • Entre outros.

 

Dessa maneira, a utilização de newsletter como uma estratégia de divulgação pode ser um elemento vantajoso, permitindo que conhecimentos sobre o lançamento de um óleo hidráulico 68 seja visto pelo público da empresa, por exemplo.

 

Além da newsletter, ainda é possível optar pelo uso do e-mail marketing, que é outra estratégia interessante para as empresas, conforme veremos a seguir.

 

O Que é E-mail Marketing?

Certamente você já entrou na sua caixa de e-mails e se deparou com uma mensagem vinda de um remetente comercial, ou seja, de uma loja na qual você já fez compras antes ou se inscreveu para receber novidades.

 

De fato, o e-mail marketing é uma ferramenta potente de publicidade, podendo ser responsável por uma série de novos negócios para a sua loja virtual.

 

Isso porque ele pode ser utilizado para diferentes estratégias, como fazer a divulgação de um novo modelo de balança digital 150kg, anunciando-o para os seus clientes de modo promocional.

 

Nesse sentido, é preciso lembrar que o e-mail marketing é voltado para atrair e converter, e por isso, deve ser utilizado de modo estratégico, para que o destinatário da mensagem seja impactado positivamente e queira realizar aquilo que está sendo proposto no conteúdo.

 

Para que o e-mail marketing seja possível, é indispensável que a loja virtual tenha uma lista própria de leads, o que quer dizer que ela precisará captar esses contatos para que possa enviar mensagens.

 

Durante muito tempo, a prática de comprar uma lista já pronta era uma opção.

 

No entanto, em geral, esse tipo de ação não era produtiva, já que os clientes de uma determinada empresa podem ser totalmente diferentes do público-alvo de outra.

 

Enviar um e-mail marketing pode ser realmente lucrativo, se houver sinergia entre os destinatários e o que está sendo oferecido pela sua marca.

 

Sendo assim, para enviar e-mail marketing com maior assertividade, não deixe de captar leads para a loja virtual e tenha melhores resultados com essa ferramenta.

 

Diferenças Entre Newsletter e E-mail Marketing

Apesar de serem dois elementos fortes do marketing digital, a newsletter e o e-mail marketing possuem propostas e funções diferentes.

 

Assim, se você deseja anunciar que o seu e-commerce está investindo na criação de uma linha de joias, esse comunicado deverá ser feito via newsletter, enquanto se o foco é vender unidades de uma corrente de ouro feminina, o e-mail marketing é indicado.

 

Isso quer dizer que a newsletter poder ter um caráter mais institucional, com a ideia de promover notícias e acontecimentos da sua loja virtual e do segmento em que ela atua, como um modo de estabelecer um relacionamento com os clientes.

 

Já o e-mail marketing se torna um meio de promover e divulgar a empresa, podendo ser utilizado para anunciar um pacote de aulas de guitarra, por exemplo, que certamente chamará a atenção dos destinatários que desejam fazer o curso.

 

Outra diferença importante entre a newsletter e o e-mail marketing é a periodicidade de envio.

 

Enquanto a primeira pode ser quinzenal ou mensal, o último deve ser utilizado de acordo com a estratégia de vendas.

 

Além disso, por ter um caráter informativo, a newsletter deve ser desenvolvida para despertar o interesse do destinatário pela leitura dos conteúdos, levando ele até o blog da sua loja virtual para acessar integralmente um artigo publicado.

 

No e-mail marketing, é possível utilizar call to action, ou seja, chamadas para ação por parte dos clientes, que poderão clicar em um botão com os dizeres “compre aqui” ou “saiba mais” que direcionará ele para a página de venda de um encanamento de banheiro.

 

Essas são algumas das principais diferenças entre essas duas ferramentas interessantes do marketing digital, que podem ser aplicadas em etapas diferentes do seu plano de divulgação da marca.

 

Newsletter e E-mail Marketing: Como Utilizar?

O uso da newsletter e do e-mail marketing podem ser realizados com diferentes objetivos, podendo ter melhores resultados quando aplicados para as ações corretas e no momento certo.

 

1. Newsletter Para Fortalecimento da Marca

A newsletter pode ser utilizada com a ideia de fortalecer a sua marca, já que ela se torna um informativo interessante do seu segmento, mostrando o quanto a loja virtual domina o seu nicho e pode oferecer informações valiosas sobre ele para o público.

 

Isso ajuda o cliente a adquirir uma maior identificação com a marca, além de se sentir parte dela, ao acompanhar as principais novidades do setor.

 

2. E-mail Marketing Para Divulgar um Serviço

O e-mail marketing pode ser a melhor forma de divulgar o lançamento de um serviço como depilação a laser axila do seu estabelecimento e atrair clientes para agendar horários com a clínica de estética.

 

Do mesmo modo, uma loja virtual pode aproveitar a ferramenta para promover os produtos que estão com um valor promocional no e-commerce, conquistando um número de vendas cada vez maior.

 

3. Newsletter Para Captar e Nutrir Leads

]Se um cliente está navegando pela sua loja virtual, mas ele ainda não está no momento de compra, pode ser fundamental motivá-lo a se inscrever para receber a newsletter do e-commerce, como um modo de promover o relacionamento com ele.

 

Essa é uma ótima oportunidade de captar leads, e a newsletter servirá também para nutri-los posteriormente, como o envio das principais notícias do seu setor.

 

Por isso, é fundamental disponibilizar um campo dentro do site do seu negócio, para que seja possível coletar contatos para o seu boletim.

 

4. E-mail Marketing Para Aumentar o Tráfego da Sua Página

O e-mail marketing pode ser utilizado para aumentar o tráfego da sua página de modo simples e eficaz.

 

Ao enviar uma mensagem para os seus clientes, você pode fazer com que eles acessem o site da sua loja com um único clique, gerando mais visitas e a melhora no posicionamento do site na internet.

 

Isso pode ser feito tanto por meio de uma promoção, quanto por um convite para conhecer o novo layout do e-commerce, sendo ações diretamente voltadas para trazer clientes para a sua loja virtual.

 

Considerações Finais

A newsletter é uma oportunidade interessante de fazer com que o relacionamento de uma marca com o seu público seja mais eficaz e possa trazer frutos para a imagem da empresa, além de promover o aumento da autoridade dela dentro do seu nicho.

 

Do mesmo modo, o e-mail marketing torna-se um elemento diretamente responsável pelo crescimento da lucratividade do e-commerce, trazendo cada vez mais clientes para a página.

 

Por isso, não deixe de utilizá-los para que a sua loja virtual se desenvolva de modo positivo na internet e traga melhores resultados para o negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Referências:
https://rockcontent.com/blog/newsletter-guia/

http://ecommerce.uol.com.br/impulso-digital/temas/email-marketing-e-promocoes/23-estatisticas-que-vao-fazer-voce-acreditar-que-o-e-mail-marketing-funciona.html#rmcl

Newsletter e E-mail Marketing: existe diferença?

E-mail marketing ou newsletter: Qual a melhor ferramenta para minha empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − um =