Quais Ações Você Pode Aderir Para Conseguir Uma Boa Lista de Leads?

Ter uma lista de leads é o desejo de muitas empresas, que encontram nesse recurso um meio de expandir o seu negócio e de conquistar novos negócios de maneira mais eficaz e direcionada.

 

Afinal, ter o contato de potenciais clientes que se interessam pelos produtos ou serviços oferecidos no seu estabelecimento é uma forma interessante de se relacionar com essas pessoas, além de conseguir que elas comprem com você ou contratem o seu negócio.

 

Durante muito tempo foi comum realizar a compra de listas de leads, que ofereciam uma série de e-mails ou telefones de pessoas captados por uma determinada empresa, como um modo de acelerar esse processo de recolhimento de dados.

 

Como não poderia deixar de ser, ações como essa são pouco eficazes para uma empresa, principalmente quando ambas as companhias atuam em segmentos diferentes.

 

Quais Ações Você Pode Aderir Para Conseguir Uma Boa Lista de Leads?
Imagem de Coffee Bean por Pixabay

 

Isso porque o lead de uma academia especializada em aula de fitdance para iniciantes pode não possuir o interesse de contratar serviços de contabilidade, por exemplo, o que faz com esse seja um dinheiro investido de maneira equivocada.

 

Nesse sentido, é fundamental que cada empresa invista em ações específicas para captar o contato de pessoas que realmente querem saber e adquirir o que o seu negócio disponibiliza, para que eles tragam resultados reais.

 

Para tanto, obter uma boa lista de leads implica colocar em prática essas ações, que vão ser fundamentais para o processo de coleta de contatos em diferentes canais.

 

Se você quer saber mais sobre o assunto, para que seja possível alcançar a lista de leads ideal para o seu negócio, siga na leitura deste conteúdo e entenda mais sobre o assunto.

 

O Que São e Qual a Importância Dos Leads?

Quem está em busca de atividades físicas para melhorar a aparência corporal ou algum problema de saúde, pode utilizar o Google para fazer uma pesquisa sobre o assunto.

 

Em meio a vários blogs e sites especializados no assunto, pode ser que o usuário encontre a página de um estúdio especializado em aula de pilates funcional, onde ele tem acesso a uma série de conteúdos que são esclarecedores e interessantes.

 

Antes de tomar a sua decisão sobre a matrícula nessa modalidade, essa pessoa pode desejar saber um pouco mais sobre o assunto e, por isso, utiliza um campo específico da página para deixar o seu contato e receber novos materiais e a newsletter do local.

 

Essa ação de se cadastrar no site faz com que o visitante se torne um lead, ou seja, um contato que poderá ser trabalhado de maneira especial para que chegue no momento de compra ideal e, enfim, feche um negócio com uma determinada empresa.

 

Por serem contatos com grande potencial de interesse, eles se tornam importantes para qualquer empresa, que deve saber como conduzir cada uma dessas pessoas para a realização de uma determinada ação, de acordo com o objetivo do estabelecimento.

 

Dessa forma, ter uma estratégia bem elaborada para a captação de leads é fundamental para o sucesso do negócio, de maneira que esse tipo de cuidado será responsável pela construção de uma boa lista, que trará retornos no curto, no médio e no longo prazo.

 

Ações Para Gerar Uma Boa Lista Leads

Depois de entender o que são os leads e qual é a sua importância para uma escola de recreação infantil, para um escritório de contabilidade ou para qualquer outro tipo de negócio, é interessante entender quais ações são indicadas para captação desses contatos.

 

Algumas das principais são:

  • Desenvolver um planejamento;
  • Gerenciar os contatos;
  • Validar os e-mails coletados;
  • Enviar campanhas;
  • Apostar em automação;
  • Acompanhar métricas.

A seguir, para que você entenda de maneira mais clara, explicaremos cada uma delas.

 

1. Desenvolver um Planejamento

Para captar leads não basta inserir um campo de cadastro no site e esperar que esses contatos cheguem em grande quantidade.

 

Pode ser que alguns deles até sejam coletados facilmente, mas é importante ter em mente que você precisa de um planejamento eficaz para captar leads.

 

Para tanto, pode ser interessante criar conteúdos extras, como e-books, que ajudam nessa tarefa, já que as pessoas se inscrevem para receber um material que é do interesse delas.

 

Além disso, se você utiliza as redes sociais para promover aula particular piano, uma dica é oferecer uma aula online grátis e pedir para que os interessados se inscrevam, sendo esse mais um meio de coletar e-mails.

 

2. Gerenciar Contatos

Uma lista de leads deve ser constantemente gerenciada, o que quer dizer que você deve se preocupar em mantê-la sempre saudável e com as pessoas que se interessam pelos seus conteúdos.

 

Sendo assim, é importante remover os leads que pediram o descadastramento, ou mesmo que indicaram que as suas mensagens eram spam, evitando que a sua lista se torne pouco produtiva.

 

Ao tomar esses cuidados, é possível ter a certeza de que ao oferecer um judogi adulto em uma determinada campanha de e-mail marketing, as pessoas que receberam o seu contato terão interesse em adquirir o seu produto.

 

3. Validar E-mails Coletados

Antes de inserir todos os e-mails coletados no seu site na lista de leads, é importante validá-los, sabendo se eles poderão ser utilizados na sua estratégia de comunicação.

 

Para isso, existem plataformas especializadas na internet que fazem a checagem do endereço virtual, indicando se a conta foi cancelada ou se o e-mail digitado está incorreto.

 

Dessa forma, evita-se criar uma lista extensa que não trará retornos e que pode gerar expectativas por ter grandes números, mas que podem estar inflacionados e oferecendo métricas falsas.

 

4. Enviar Campanhas

Uma boa lista de leads é aquela que é nutrida constantemente, seja para oferecer fardamento esportivo feminino ou para enviar um artigo recente do blog.

 

Essa estratégia é fundamental para deixar a lista sempre “quente”, ou seja, para que os contatos não fiquem sem receber atualizações periódicas da sua empresa, o que pode fazer com que eles percam o interesse nos seus produtos ou serviços.

 

Sendo assim, elaborar campanhas de e-mail marketing é importante, e saber variar no objetivo dessa publicidade é indispensável para que se obtenha sempre bons retornos com os contatos realizados.

 

5. Apostar em Automação

Uma auto escola para aprender dirigir que possua uma lista imensa de leads certamente identificou a necessidade de um software de automação, que possibilita um controle adequado dos contatos dos seus antigos, dos potenciais e dos atuais clientes.

 

Em um primeiro momento, pode ser interessante enviar contatos manualmente, mas com o crescimento da lista, essa tarefa se tornará exaustiva e pouco eficaz.

 

Nesse sentido, nada mais importante do que apostar na automação do e-mail marketing da sua empresa, sendo essa uma ferramenta que permite a criação de sublistas, o disparo automático e periódico, que são aspectos fundamentais para o trabalho da lista de leads.

 

Sendo assim, não deixe de buscar uma ferramenta eficiente de automação, garantindo que todos os seus contatos recebam as suas mensagens, de acordo com as suas estratégias de publicidade e de conquista de clientes.

 

6. Acompanhe as Métricas

Um sistema de automação de marketing não serve apenas para disparar e-mails para a sua lista, tendo ele funcionalidades indispensáveis para o sucesso de uma campanha.

 

Isso porque ele possibilita que o envio de uma mensagem para otimizar a venda de camiseta personalizada para eventos possa mostrar os resultados dessa ação em tempo real, ou seja, oferece a consulta dos dados relacionados ao envio do material.

 

Essas métricas são fundamentais, principalmente porque elas podem informar quantas pessoas receberam de fato o e-mail, quantas abriram o conteúdo, quantas ignoraram ou excluíram a mensagem, etc.

 

Dessa forma, torna-se indispensável ter uma ferramenta com esse tipo de recurso, para que os leads que não acessaram o conteúdo enviado possam ser removidos da lista, de maneira que se trabalhe sempre com os contatos devidamente interessados na empresa.

 

Considerações Finais

Manter uma lista de leads em boas condições de trabalho é fundamental, e para isso é indispensável ter uma boa estratégia desde o início do processo de captação.

 

Saber como e onde oferecer bons conteúdos, de maneira a conquistar a atenção dos potenciais clientes do seu negócio, é parte essencial do processo, garantindo que as pessoas que se inscrevam para receber novidades sejam leads “quentes” do seu negócio.

 

Dessa forma, é possível construir uma base de contatos produtiva, que traga retornos sempre que forem disparadas novas campanhas de e-mail marketing, com o objetivo de conquistar novos clientes e um faturamento interessante.

 

Ao se levar em conta essas ponderações, também é possível afirmar que uma boa lista de leads nunca será definitiva, ou seja, ela estará sempre em transformação, recebendo novos contatos e removendo aqueles que não fazem mais sentido na estratégia da empresa.

 

Por isso, saber como conquistar a fazer a manutenção da sua base de contatos é a chave para o sucesso dessa estratégia, garantindo que o seu estabelecimento possa ter o retorno desejado com ações de e-mail marketing.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − seis =