8 Dicas Para Melhorar o Seu E-mail Marketing

Entre as principais estratégias de marketing digital está o e-mail marketing, ferramenta essa de grande importância para o relacionamento com o público.

 

Na elaboração de campanhas de publicidade, ele se tornou parte essencial do processo, podendo ser uma estratégia de impacto no alcance de pessoas e de novos clientes.

 

Por ser um recurso de ampla utilização, ele é fundamental para diferentes tipos de ações, que vão desde alimentar os contatos com conteúdos interessantes até a possibilidade de vender mais.

 

Não à toa, uma empresa que oferece locação de espaço comercial pode encontrar no e-mail marketing um auxiliar que traz efeitos bastante positivos para as ações de divulgação, sejam elas institucionais ou comerciais.

 

8 Dicas Para Melhorar os Seus E-mails Marketings
Imagem de Mary Pahlke por Pixabay

 

Saber utilizá-lo com estratégia é essencial para o sucesso de uma campanha de e-mail, principalmente porque para que ele possa trazer efeitos é indispensável que os destinatários se interessem em abri-lo.

 

Nesse sentido, conhecer elementos que compõem um bom e-mail marketing é parte fundamental dessa atividade, garantindo que os resultados esperados com o envio das mensagens atinjam às expectativas.

 

Por isso, se você pensa em usar a estratégia ou se já utilizou algumas vezes mas não obteve os retornos desejados, siga na leitura deste conteúdo e saiba quais aspectos devem ser melhorados para alcançar a efetividade das ações de e-mail marketing do seu negócio.

 

A Importância de Coletar Leads Para a Sua Empresa

Antes de entender o que precisa ser feito para o disparo de um e-mail marketing eficiente, é preciso saber da importância de coletar leads específicos para a sua empresa.

 

Durante muito tempo, vários estabelecimentos que já tinham acumulado uma lista de contatos vendiam essa lista para outras companhias interessadas em agilizar sua captação de leads.

 

Como não poderia deixar de ser, o lead de uma gráfica que trabalhe com a produção de panfleto inauguração pode não ter interesse em adquirir um pacote de sessões de limpeza de pele oferecido por uma clínica estética, por exemplo.

 

Nesse caso, a compra da lista de leads se mostra ineficaz, tornando-se um investimento equivocado.

 

É por isso que a captação desses contatos precisa ser feita de modo personalizado, para que seja de fato assertiva.

 

Afinal, enviar e-mail marketing para uma lista de pessoas que possuem interesse real no que você vende é fundamental para que se tenha um retorno com essa ação.

 

Sendo assim, é preciso colocar em prática algumas formas de captação de leads, tais como:

  • Formulário de cadastro no site;
  • Pop-ups de captura;
  • Landing pages;
  • Cadastro nas redes sociais.

 

Dessa forma, é possível criar uma lista de leads quentes para as suas ações de marketing.

 

Dicas Para um E-mail Marketing de Sucesso

Se você ainda não sabe por onde começar o desenvolvimento de uma mensagem para atrair pessoas interessadas em adquirir os flyers academia que você vende, ou se acha que os e-mails do seu negócio precisam de melhorias, veja algumas dicas a seguir.

 

1. Deixe o Nome do Remetente Claro e Reconhecível

Quando você recebe diferentes e-mails na sua caixa de entrada, é comum que você busque abrir apenas os de remetentes conhecidos ou de fácil identificação, não é mesmo?

 

Seja para evitar uma possível infecção de vírus no seu dispositivo ou por não querer abrir uma mensagem de quem você não conhece, essa é uma prática comum dos destinatários.

 

Por isso, a primeira dica é verificar se o nome de remetente da sua companhia é claro o bastante para que os destinatários do e-mail marketing da sua empresa possam saber de quem receberam o conteúdo e ter o desejo de abrir a mensagem.

 

2. Use Títulos Interessantes

Depois do remetente, o segundo aspecto mais importante de qualquer e-mail marketing é o assunto, ou seja, o título da mensagem.

 

Nesse sentido, é possível dizer que um bom assunto deve ser elaborado de maneira curta, direta e atrativa, de forma que, ao ser visualizado, desperte a atenção do destinatário e faça com que ele queira ler o conteúdo.

 

Uma sugestão para quem elabora o e-mail marketing de um estúdio para ensaio, por exemplo, é considerar o tema abordado naquela mensagem e pensar em qual frase poderia resumir o assunto e fazer com que ele próprio abrisse o e-mail.

 

Por isso, é preciso ser criativo, ao mesmo tempo em que é necessário pensar como o público-alvo do seu estabelecimento.

 

3. Se Mantenha Disponível Para Receber Contatos

Pedir para que os seus contatos não respondam ao e-mail recebido pode se tornar um problema comum dessa ferramenta de relacionamento.

 

Afinal, pode ser que um destinatário tenha lido sobre a proposta de impressão digital a3 enviada pela sua empresa, mas ele gostaria de personalizar aquele serviço, de maneira que tirar uma dúvida sobre isso pode ser fundamental para o cliente naquele momento.

 

Para agilizar e facilitar o processo, ele pode precisar responder ao contato, e querer impedir que ele faça isso não é indicado em uma campanha de e-mail marketing. E-mails como “naoresponda@nomedaempresa.com.br” devem ser evitados nesse tipo de ação.

 

Sendo assim, apresente-se sempre disponível e não deixe de responder as mensagens recebidas o mais rápido possível, para que o momento de compra do seu cliente seja aproveitado com maior efetividade.

 

4. Tenha Uma Linguagem Visual Coerente

É preciso pensar de maneira especial na apresentação geral da mensagem que você vai enviar para os seus leads, garantindo que ela não fique tão séria apenas com texto ou que corra o risco de não carregar se for feita apenas com imagens.

 

Falar sobre um folder de viagem no e-mail marketing pode ser um exemplo disso.

 

Mostrar ilustrações do produto é essencial, mas também é preciso passar as especificações do material, para que o cliente consiga entender melhor o que você está vendendo.

 

Sendo assim, em vez de unificar todo o conteúdo em uma única imagem, o que pode deixar a mensagem com um carregamento lento, não deixe de elaborá-lo com um texto adequado e com fotos bem trabalhadas, garantindo uma mensagem interessante.

 

5. Cuide da Relevância da Mensagem

O e-mail marketing deve ser desenvolvido levando em consideração o que o seu público-alvo gostaria de saber, ou seja, o que o seu negócio pode oferecer e que pode ser relevante para os leitores.

 

Dessa forma, é fundamental que você elabore conteúdos de qualidade, que não precisam ser apenas comerciais.

 

Um exemplo disso é o de um estúdio de gravação que queira se tornar uma autoridade no seu segmento e que tenha como objetivo estreitar o relacionamento com o público.

 

Uma maneira interessante de fazer isso é criar um conteúdo dando dicas de produção musical gospel, para que esse material possa atrair leitores, fazer com que eles admirem o seu trabalho e trazê-los mais para perto do seu negócio.

 

Por isso, enviar mensagens relevantes é uma das maneiras mais diretas de melhorar o e-mail marketing da sua empresa.

 

6. Tenha Uma Frequência de Disparos Adequada

Quem tem uma caixa de entrada de e-mails sabe o quanto o excesso de mensagens de uma mesma empresa pode se tornar inconveniente, não é mesmo?

 

Não é a toa que um dos motivos pelos quais as pessoas se descadastram da lista de leads de uma companhia é justamente uma quantidade grande e inadequada de contatos em um determinado período.

 

Sendo assim, saber dosar o envio desses e-mails, levando em conta as características do seu público e o objetivo dessa campanha, é essencial para que a sua empresa não seja vista como desagradável e espante os leads.

 

7. Organize Diferentes Listas

A captação de leads para e-mail marketing não ocorre uma única vez, de modo que a lista de contatos passa por constantes atualizações.

 

Além disso, um destinatário que já se inscreveu na sua escola para fazer aula de sertanejo não deve continuar recebendo mensagens com novas ofertas desse tipo.

 

Por isso, saber organizar diferentes listas e usá-las de acordo com a sua estratégia é fundamental para melhorar o e-mail marketing da sua empresa, garantindo que cada contato receba o conteúdo adequado para o momento em que ele está.

 

8. Tenha um Bom Planejamento

Assim como em qualquer ação que será realizada por um estabelecimento, desenvolver o planejamento de e-mail marketing é importante para o sucesso do seu negócio.

 

Isso porque é essencial ter bem desenhado quais são as etapas que você vai percorrer para falar com o seu público, como conduzir ele pela jornada de compra e em qual momento é interessante enviar uma mensagem.

 

Dessa forma, é possível evitar problemas, assim como potencializar os resultados, de modo que esse trabalho seja realizado com maior assertividade.

 

Ao seguir as dicas abordadas neste conteúdo, certamente as suas campanhas de e-mail marketing serão aperfeiçoadas, garantindo retornos cada vez melhores para o seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − três =