O que é supply chain e qual a sua importância?

Todo produto passa por uma série de etapas, desde a produção até a entrega ao consumidor final. Dentro disso, existem diversos conceitos aplicados pelas empresas para otimizar a rede de produção e de distribuição de mercadorias. Um deles é o supply chain, já bastante difundido no mercado. Aqui, vamos mostrar as principais características e vantagens desse conceito para empresas.

 

Num cenário de concorrência cada vez mais acirrada, independentemente do segmento, estruturar processos internos e a distribuição de produtos é essencial para o sucesso de um negócio. O supply chain é um conceito importantíssimo para ajudar empresas a diminuir riscos e estar preparada para suprir demandas cada vez maiores.

 

O que é supply chain e qual a sua importância?
Image by aleksandarlittlewolf on Freepik.

 

O que é supply chain? Como o processo funciona?

O supply chain pode ser traduzido para o português como “cadeia de suprimentos”. Trata-se de um conceito que se refere a todo o ciclo de vida de um produto. Com isso, o supply chain é uma série de métodos e formas de operacionalizar o fluxo de produtos, desde a sua produção até a chegada ao consumidor final.

 

Com isso, o supply interliga processos como a compra de insumos, a transformação de insumos para a fábrica e depois para o produto final, passando por armazenamento, embalagem, transporte, distribuição e venda de produtos. Como podemos perceber, o supply chain é um modelo complexo que determina toda a infraestrutura necessária para coordenar o ciclo de vida de produtos.

 

A gestão do supply chain é feita com o auxílio da tecnologia para interligar o ciclo operacional de um produto. O objetivo é integrar canais de produção, de vendas e de distribuição de mercadorias, o que depende de uma série de procedimentos.

 

Para entender melhor como o processo funciona na prática, é preciso conhecer alguns cases de sucesso. Um deles é o da Nike, que conseguiu adotar uma solução de análise preditiva de varejo e demanda e, assim, estruturou um processo de distribuição que permite que os clientes recebam produtos na sua sede em Los Angeles, nos Estados Unidos, em apenas dois dias.

 

A Nike também introduziu um sistema de identificação via radiofrequência em quase todos os seus produtos, o que permite uma gestão muito mais eficiente e autônoma do estoque da empresa.

 

Qual é a importância do supply chain para empresas?

É simples! Uma empresa que não tenha uma cadeia de suprimentos bem estruturada não consegue crescer no mercado. Essa é a importância do supply chain! O conceito é muito mais complexo do que a logística e passa por todos os processos de produção e distribuição de produtos. Com isso, o supply chain engloba áreas de gestão de pessoas, transporte, equipamentos, insumos e dados.

 

Confira abaixo quais são os principais benefícios do supply chain.

 

Diminuição dos custos operacionais

Um dos maiores benefícios do supply chain é conseguir organizar processos operacionais, ajudando empresas a diminuir os custos de operação sem que haja perda de qualidade nas mercadorias. A organização operacional consegue reduzir custos desde a produção até o armazenamento e a entrega dos produtos ao consumidor final.

 

Integração de setores

Como já mencionado, o supply chain é muito mais complexo do que a logística. Isso demanda a integração de setores que precisam se relacionar entre si para garantir uma cadeia de suprimentos bem estruturada. Com a aplicação de supply chain, a empresa consegue ter equipes integradas, otimizando a comunicação entre setores e favorecendo um processo de produção e distribuição mais eficiente de mercadorias.

 

Maior competitividade

Na prática, o supply chain consegue tornar todo o processo de cadeia de suprimentos mais eficiente, e isso possibilita um aumento de competitividade. Em mercados bastante concorridos, as empresas precisam se destacar da concorrência, e a adoção de novas estratégias e métodos é essencial para organizar demandas e o crescimento do negócio.

 

Assim, o supply chain é um modelo que garante produtividade e distribuição eficiente. A organização de todos os processos da cadeia de suprimentos é o que permite que empresas tenham maior competitividade e lucro no mercado e possam escalar o seu crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 18 =