Identidade Visual: Como Construir o Da Sua Empresa?

Chamamos de identidade visual de marca um conjunto de características que definem uma empresa.

 

Todas as pessoas possuem um conjunto de características que definem quem elas são, isso inclui seu nome, personalidade e aparência.

 

Esses atributos são os pontos que fazem com que as outras pessoas se lembrem de você.

 

Mas, assim como nós, as organizações também precisam ter a sua própria identidade, pois elas também precisam ser reconhecidas e identificadas.

 

Identidade Visual: Como Construir o Da Sua Empresa?

 

Por essa razão, é muito importante saber construir a identidade visual do seu negócio para que ele possa ser identificado e até mesmo procurado pelos consumidores.

 

Entretanto, para reunir um conjunto de características realmente marcante, é fundamental priorizar a definição da identidade visual da companhia entre seus projetos mais importantes.

 

Se isso for bem trabalhado pela corporação, fica muito mais fácil encantar as pessoas e convertê-las em novos clientes.

 

Por outro lado, se a definição de identidade visual não for bem resolvida, dificilmente o público consumidor vai valorizar a sua marca.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar sobre a importância da identidade visual e de que forma você pode elaborar esse conjunto de características para o seu negócio.

 

Qual é o conceito de identidade visual?

Antes de mais nada, vamos definir o conceito de identidade visual, pense sobre suas próprias características, que podem ser físicas ou da sua personalidade e analise quais delas chamam mais a atenção das pessoas e fazem com que se lembrem de você.

 

Se você tem um amigo que está sempre de preto, a primeira coisa que você mencionaria ao falar sobre ele é justamente o fato de ele estar sempre vestido de preto.

 

Com as empresas, como no caso de uma agência de turismo, a situação é muito semelhante.

 

Para que uma marca seja reconhecida de maneira positiva e seja bem-sucedida em seu mercado de atuação, ela precisa definir suas qualidades e destacá-las.

 

Pensando por esse lado, podemos dizer que a identidade visual é a junção de diferentes elementos gráficos e visuais que ajudam a criar uma atmosfera ao redor da empresa, demonstrando os seus valores e de que forma ela vê a sociedade.

 

É por essa razão que muitas organizações são reconhecidas pelos consumidores enquanto eles fazem suas compras, mais do que isso, a identidade visual é capaz de influenciar na decisão de compra dessas pessoas.

 

Entretanto, o empreendedor precisa ter em mente que a identidade visual é muito mais do que as cores e o longo tipo que imprimimos, por exemplo, em um cartão de visitas. É necessário enxergar essa estratégia como a personalidade da sua marca.

 

Estamos falando do modo como uma desenvolvedora de software de gestão comercial será vista pelo resto do mundo.

 

Nesse sentido, se a identidade visual do seu negócio é caprichada e compreensível, ele vai ganhar mais espaço no dia a dia dos clientes.

 

É por isso que muitas empresas famosas que investiram em uma boa identidade visual, hoje são reconhecidas pelo público apenas por suas cores.

 

E dentre os principais elementos que a compõem estão:

  • Logomarca;
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Materiais de divulgação;
  • Elementos nos canais digitais.

 

Se a identidade visual é o conjunto de elementos que representa a marca no mercado, já fica fácil começar a entender sobre sua importância.

 

A verdadeira relevância da identidade visual

Pare um pouco para pensar nas marcas que você conhece só pelas cores.

 

Se você refletir bem sobre isso, vai descobrir que existem várias empresas que fixaram tão bem sua identidade visual que são conhecidas apenas pelas cores de sua logomarca.

 

Trabalhar a identidade visual é importante por várias razões, mas um dos motivos que mais se destacam é que é esse trabalho que vai permitir que a sua empresa seja reconhecida pelos consumidores à primeira vista.

 

Se as marcas famosas que conhecemos hoje não tivessem investido em serviços de comunicação visual, seria muito difícil reconhecê-las ou até mesmo distingui-las em meio a tantas outras que oferecem o mesmo produto ou serviço.

 

Não existe no mundo uma pessoa ou empresa que não tenha um conjunto de características únicas e pessoais.

 

Por essa razão, podemos dizer que a identidade visual é importante porque ela reúne elementos essenciais da existência de algo ou de alguém.

 

Quando nos apegamos a esses pontos é que criamos proximidade e passamos a confiar em uma pessoa ou empresa. Em outras palavras, é assim que nos identificamos com uma marca.

 

Com o passar do tempo, esse conjunto de características começa a ganhar um espaço cada vez maior em nossa mente de consumidor, o que vai favorecer determinada marca no momento de decisão de compra.

 

Uma prova disso são aquelas empresas com as quais você compra sem pensar duas vezes. Quando está no supermercado, você simplesmente decide por elas.

 

Isso acontece porque durante muito tempo elas trabalharam a construção de sua imagem e fortaleceram a identidade visual na sua mente e na mente de muitos outros consumidores.

 

Por essa razão, uma empresa de assessoria empresarial, por exemplo, por meio da identidade visual consegue gerar um sentimento de identificação, engajamento, confiança e pertencimento entre ela e seu público.

 

Mas, para conseguir todos os benefícios da identidade visual, é muito importante saber trabalhar com ela.

 

Como criar a identidade visual de uma marca

Você já sabe que trabalhar com afinco e criar uma boa identidade visual pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.

 

Entretanto, para usufruir bem de todos eles, é necessário saber criá-la, e as principais estratégias são as seguintes.

 

Saber quem é o seu público-alvo

O primeiro passo para trabalhar bem a identidade visual da sua empresa e alcançar o sucesso é saber com quem você fala, o seu público-alvo.

 

Se você não sabe quem é a sua audiência, não vai saber o que falar e nem como falar.

 

Para definir essa questão, pense no tipo de pessoa que você quer atrair para o seu negócio, e nesse sentido, procure identificar características específicas desse público, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Profissão;
  • Renda.

 

Em uma agenda personalizada com nome você também pode anotar algumas informações referentes ao público dos seus concorrentes e aos perfis que interagem com o seu negócio nas redes sociais.

 

Com essas informações e sabendo quem você pretende alcançar são informações importantes que ajudam a planejar a identidade visual do seu negócio e até mesmo suas campanhas de marketing.

 

Definir a personalidade da marca

Se você já sabe quem é o seu público, então fica mais fácil começar a pensar na personalidade da sua marca.

 

Também é neste momento que você vai pensar em como vai apresentar a sua marca para o público.

 

Dentro do espaço digital, as empresas, como uma especializada em automação de residências, não têm a mesma facilidade com a propaganda boca a boca.

 

Entretanto, uma vez que você define a identidade visual da organização, fica muito mais fácil alcançar as pessoas, já que você vai construir boas referências visuais.

 

Essas referências junto com o tom de voz da sua propaganda vão formar a personalidade da companhia.

 

A identidade visual de uma empresa ajuda a agregar opções de imagens, esquemas de cores e ilustrações que ajudam a criar um diálogo que seja compatível com o posicionamento do seu negócio perante o público.

 

Desenhar o logotipo

Empresas de todos os tipos e portes, como uma loja de notebook novo, possuem um logotipo e ele não tem uma significação própria.

 

Visto que depende da sua relação com outros elementos que compõem a identidade visual da marca.

 

Ao passo que a companhia desenvolve sua identidade visual, os consumidores começam a associar o logotipo com a marca, transferindo as percepções sobre ela para essas pessoas.

 

Entretanto, trata-se de um processo gradual que está além daquele desenho que usamos como símbolo da marca.

 

Se uma empresa especializada em reforma de fachada quiser criar um logotipo de sucesso, ela precisa, primeiro, procurar simplificá-lo ao máximo.

 

Para se ter uma ideia do quanto isso é valioso, existem muitas marcas que reestruturaram sua identidade visual e o logotipo para algo mais simples e fácil de ser memorizado pelo público.

 

Isso é importante porque os consumidores modernos prezam por marcas mais atuais, simples e humanas e a identidade visual oferece muitas informações sobre esses aspectos.

 

Conclusão

Resumindo, identidade visual é fundamental para construir uma marca dentro do mercado, é ela que vai fazer com que a empresa se torne conhecida entre os consumidores.

 

Isso envolve suas cores, tipografia, logotipo e outros elementos que vimos ao longo deste conteúdo.

 

Saber trabalhar a identidade visual é muito importante para construir um posicionamento no mercado, atrair a atenção do público e se tornar o número 1 nas preferências.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 13 =