Marketing Personalizado: Como Essa Estratégia Auxilia Na Conquista e Fidelização De Clientes?

O marketing reúne estratégias importantes para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Ele pode ser realizado tanto pela internet, quanto pelos canais offline.

 

Entretanto, mesmo com as diferentes estratégias de marketing que podemos trabalhar, está cada vez mais difícil se comunicar com o consumidor.

 

Isso se deve ao mercado que está cada vez mais competitivo, e nesse cenário, é muito difícil atrair a atenção das pessoas e mostrar para elas que o seu negócio é a melhor opção.

 

Devido a esse grande número de possibilidades de comprar o mesmo produto ou serviço, o consumidor acabou por ter um poder de escolha muito maior. Nesse âmbito, ganha a atenção das pessoas quem entrega materiais de valor.

 

Marketing Personalizado: Como Essa Estratégia Auxilia Na Conquista e Fidelização De Clientes?

 

Em vista disso, é cada vez maior o número de empresas que procuram estabelecer uma comunicação personalizada, trabalhando todas as suas estratégias de marketing.

 

O objetivo é priorizar tanto o conteúdo quanto os trabalhos de cunho visual, pois isso ajuda a agregar valor ao material.

 

Se você personalizar suas estratégias de marketing, mostra para o aluno que conhece suas necessidades e interesses. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

 

Importância do marketing personalizado

Uma estratégia de marketing só é personalizada se seus resultados conseguem levar a empresa a outro nível, ou seja, quando ela passa a ser reconhecida como algo relevante e adequado ao seu público.

 

As estratégias de marketing em massa costumam interromper o interesse do consumidor, e ele percebe que se trata de uma campanha que tem o objetivo de vender alguma coisa.

 

Contudo, quando uma empresa de avaliações patrimoniais implementa estratégias de marketing personalizadas e assertivas, entrega materiais de relevância aos seus clientes e potenciais clientes.

 

Com isso, eles percebem que a comunicação da companhia é única e está alinhada aos seus interesses.

 

Também é a melhor forma de conquistar a confiança das pessoas, inclusive os alunos, pois uma vez que elas percebem a relevância do material, se sentem mais confiantes em relação ao conteúdo da mensagem.

 

A personalização das estratégias de marketing também aumenta a interação entre a empresa e os consumidores.

 

Isso acontece porque uma vez que o consumidor confia no seu negócio, ele vai interagir mais vezes.

 

Isso é importante para aumentar o engajamento e faz com que o seu negócio se torne uma referência em seu segmento de mercado.

 

Vantagens do marketing personalizado

O marketing personalizado pode trazer incontáveis vantagens para a empresa, aliás, não são só elas que ganham, mas também os consumidores.

 

Dentre os benefícios que mais se destacam estão:

  • Melhora a experiência do cliente;
  • Aumenta a receita do negócio;
  • Fideliza o cliente;
  • Torna seus canais mais consistentes.

 

Por meio do marketing personalizado, uma empresa que desenvolve programa para gestão financeira consegue melhorar consideravelmente a experiência do cliente.

 

Quando isso acontece, os consumidores se sentem mais confortáveis em fornecer suas informações, pois também sabem que vão receber um material relevante em troca.

 

Eles preenchem formulários, também participam de suas pesquisas, fazem download de seus conteúdos e indicam a sua marca para outras pessoas.

 

Entretanto, tenha em mente que quando o consumidor fornece um dado para você, ele quer receber informações importantes e ter acesso há uma experiência personalizada com o seu negócio.

 

O marketing personalizado também permite que a organização identifique o canal ou os canais que os clientes preferem acessar, e uma vez que elas trabalham com esses pontos de contato, conseguem aumentar seu retorno sobre investimentos (ROI).

 

Ademais, se você usa tecnologia de automação ideal, também é possível identificar com quais canais sua audiência costuma se envolver, algo fundamental para criar uma experiência omnichannel.

 

Se os consumidores fornecerem dados para você, o mínimo que eles esperam é ser tratados como pessoas únicas para sua marca, tendo suas preferências específicas atendidas por você.

 

Nesse sentido, as empresas que investem em personalização de marketing, por exemplo, por meio de banners personalizados, se tornam mais competitivas e conquistam clientes fiéis, além de mais satisfeitos.

 

Tenha em mente que os consumidores estão interagindo com diferentes empresas por meio dos mais variados canais, como e-mail, redes sociais, aplicativos, entre outros e costumavam usar todos eles no mesmo dia.

 

Assim sendo, é muito importante criar uma integração consistente entre todos eles. Por exemplo, a experiência que uma pessoa tem dentro da loja deve ser tão positiva quanto à sua navegação no site ou quanto ao atendimento prestado.

 

Mas, para ter acesso a todas essas vantagens, é essencial saber trabalhar a personalização de suas estratégias de marketing. Veja um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

 

Como personalizar suas estratégias de marketing

Ao contrário do que parece, personalizar suas ações de marketing é um processo simples, e dentre as melhores práticas estão:

 

Conhecer bem os consumidores

Uma agência de comunicação visual só consegue criar boas estratégias de marketing personalizadas se souber com quem fala.

 

Nesse sentido, procure entender o comportamento do consumidor em vários aspectos.

 

Procure saber quais são suas necessidades dos alunos e os desafios que enfrentam no dia a dia, pois isso te ajuda a encontrar uma solução adequada para eles.

 

Também veja quais são suas expectativas, de que forma toma uma decisão e com que frequência consome produtos e serviços.

 

Se você souber como é o seu comprador, saberá driblar objeções e aproveitar os melhores aspectos de suas ações de marketing.

 

Oferecer os produtos certos

Se você já sabe com quem a sua marca vai conversar, pode segmentar melhor o seu público. Trata-se da criação de um grupo que reúne características semelhantes em vários aspectos.

 

Quanto mais bem segmentado for o seu público, mais personalizada será sua comunicação.

 

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil fazer ofertas relevantes e que sejam do interesse de seus clientes e potenciais clientes.

 

Não tente vender um software de contabilidade para quem prefere contratar uma assessoria contábil e deixar esse trabalho com essas pessoas.

 

Em outras palavras, não devemos pensar no que queremos vender, mas, sim, naquilo que o cliente deseja comprar.

 

Você pode fazer uma promoção para aqueles alunos que compram determinado produto, como livros, com certa frequência ou oferecer outras mercadorias, com base em seu histórico de compras.

 

Quanto mais personalizada for a sua oferta, melhores serão seus resultados. Portanto, saiba oferecer aquilo que seu cliente quer.

 

Criar programas de fidelidade

Se você consegue criar um relacionamento forte com o consumidor, será reconhecido por isso.

 

Nesse sentido, uma empresa que aluga escritório compartilhado coworking pode criar um programa de fidelidade.

 

Mas, tenha em mente que é essencial criar regras específicas e que todos os seus clientes sejam tratados de maneira justa. O objetivo é oferecer uma premiação para os clientes que mais compram com você.

 

Esta é uma estratégia de marketing personalizada muito usada pelas empresas que querem fidelizar seus clientes.

 

Um exemplo clássico de programa de fidelidade é preencher uma cartela a cada compra que o cliente fizer.

 

Quando ele completar a cartela, ganha um produto ou um brinde.

 

Criar um programa de pontos

Bem parecido com o programa de fidelidade, o programa de pontos vai acumulando pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos.

 

Cada aquisição, dependendo do tipo de mercadoria, acumula uma quantidade x de pontos, e quando atingir um valor mínimo, o cliente pode fazer a troca.

 

Usar boas ferramentas

Seja para criar um folder de apresentação ou qualquer outra finalidade, a empresa deve contar com ferramentas de qualidade e tecnológicas.

 

Por meio delas, é possível registrar informações, segmentar seu público e trabalhar com diferentes estratégias de marketing, como as que vimos ao longo deste artigo.

 

A companhia pode usar ferramentas para gestão de clientes e até mesmo para oferecer produtos e serviços.

 

Por meio do CPF do comprador, é possível saber todas as suas compras e assim traçar perfis específicos.

 

Todas essas informações poderão ser utilizadas para melhorar o relacionamento com o cliente e investir em estratégias de comunicação personalizadas.

 

Uma loja de computador novo também pode usar ferramentas para implementação de cashback, para que sua atuação esteja ainda mais próxima do shopper. É um jeito de oferecer bons descontos e levar as melhores condições ao público.

 

Conclusão

Resumindo, sabemos que as estratégias de marketing são fundamentais para qualquer tipo de empresa, como as escolas, independentemente de seu porte e de seu segmento. Mas, para atrair e fidelizar clientes, nada melhor do que as ações personalizadas.

 

Por meio delas, os consumidores se sentem únicos e importantes para o seu negócio e conseguem enxergar que sua marca é capaz de compreendê-los.

 

Consequentemente, eles vão se lembrar da empresa toda vez que precisarem comprar um produto ou serviço que ela tem a oferecer.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 − 2 =