As principais atualizações do algoritmo do Google em 2023: o que você precisa saber

A atualização do algoritmo do Google é algo que acontece com regularidade, e este ano não é diferente. A plataforma já anunciou a implementação desse upgrade, com a finalidade de otimizar os resultados de busca e gerar mudanças significativas.

Está nova atualização é chamada de “core update” por se tratar de uma mudança grande no algoritmo, o que significa que ela tende a gerar impactos em sites de diferentes segmentos.

Ou seja, é essencial estar ciente que essas novas atualizações podem ter impacto nas classificações de pesquisa e no ranking dos sites nos mecanismos de busca.

Por isso, neste artigo, vamos explorar as mudanças mais recentes no algoritmo do Google e como elas tendem a impactar os sites e os diferentes meios. Vamos lá!

Atualizações do algoritmo do Google

O Google é o maior mecanismo de busca da internet tendo em média mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias. O algoritmo da plataforma é como o cérebro por trás dos resultados de pesquisa.

Ou seja, os algoritmos analisam desde sites de eliminador de ferrugem, a marcas de roupa e determinam quais sites mais altos em seu segmento com base em uma variedade de fatores.

Sendo assim, as atualizações são ajustes feitos periodicamente para melhorar a qualidade dos resultados tendo em vista aprimorar a experiência dos usuários. 

Além do mais, as atualizações ajudam a combater spam, melhorar a relevância dos resultados e manter o mecanismo de busca competitivo.

Impactos das atualizações do Google 

As atualizações podem afetar significativamente a classificação do sites. Dessa forma, para garantir bons resultados e não ser afetado negativamente por essa atualização, é importante se atentar a fatores como:

  • Qualidade do conteúdo
  • Velocidade de carregamento; 
  • Otimização móvel
  • Atualização regular dos conteúdos;

Sendo assim, para os sites que, por exemplo, buscam divulgar o trabalho da empresa de produtos químicos e subir posições no Google é necessário se atentar às ações citadas. Afinal de contas, esses fatores agora são mais importantes do que nunca.

Muitos sites diante desse cenário veem suas classificações subirem ou caírem após as atualizações. Empresas que dependem do tráfego orgânico devem estar preparadas para se adaptar.

Principais atualizações do algoritmo do Google em 2023

Em 2023, o Google está priorizando a qualidade e a relevância do conteúdo. Sites com conteúdo valioso são recompensados, enquanto aqueles com conteúdo de baixa qualidade podem perder posições.

Estão sendo observados recentes mudanças e inovações no mecanismo de busca que indicam as principais atualizações que devem acontecer neste ano. Confira!

FAQs e How-To 

Há duas semanas, o Google anunciou sua intenção de reduzir a visibilidade das páginas de perguntas frequentes (FAQ Pages) e limitar os resultados de tutoriais (How-To) para dispositivos desktop. 

Essa mudança visa proporcionar uma experiência de busca mais coesa e limpa para os usuários, considerando que as FAQs nem sempre são de fácil compreensão e os tutoriais nem sempre são relevantes para dispositivos móveis. 

Profissionais de SEO já vinham percebendo a diminuição da exibição de FAQs na SERP, o que impactou consideravelmente o tráfego orgânico. 

Agora, essa decisão está oficialmente consolidada, com exceção de sites governamentais e de saúde, que ainda poderão abordar tópicos relacionados, como de laje protendida e afins.

Autoridade do assunto 

A autoridade do assunto é um recurso destinado a aprimorar a importância dos resultados de busca para notícias. Em sua aplicação ele avalia a credibilidade dos sites.

Sendo assim, os sites que possuem uma alta autoridade de assunto tendem a se destacar e ocupar os primeiros lugares nos mecanismos de busca. 

Vale destacar, que a autoridade de assunto se baseia principalmente na quantidade de tráfego, os números de fontes externas e a qualidade dos conteúdos que estão sendo postados.

Conteúdo de qualidade 

Há alguns anos o Google tem implantado ações para que os sites se aprimorem e entreguem conteúdos de qualidade. Assim, a plataforma busca garantir que os resultados de busca sejam úteis e façam a diferença.

Por isso, se um site que trabalha com servicos de limpeza e conservação tem o intuito de se destacar e tornar seus serviços mais relevantes, investir na qualidade dos conteúdos é um dos principais fatores para garantir a aprovação por parte dos usuários.

SGE (Search Generative Engine)

O SGE é uma nova ferramenta do Google que através da sua aplicação utiliza inteligência artificial para sintetizar os resultados das buscas, proporcionando experiências aprimoradas na SERP.

Atualmente, o SGE se encontra em fase de teste disponível apenas nos Estados Unidos. A sua aplicação afetará positivamente a abordagem do buscador e a produção dos conteúdos digitais.

Por isso, é importante estar por dentro das atualizações do algoritmo e aplicar ações para que seu site continue otimizado e com bons resultados.

Preparando-se para as atualizações do algoritmo do Google 

Para garantir que seu site continue a se destacar e obtenha resultados positivos, é essencial focar na produção de conteúdo e otimizar aspectos técnicos. Logo para estar alinhado e se preparar para as atualizações, siga estas boas práticas de SEO.

1 – Atualize seu conteúdo 

Por mais que alguns posts e textos sejam antigos, é importante atualizá-los com frequência. Ao imaginar um texto que fala sobre exame biometria, é importante excluir informações irrelevantes, adicionar parágrafos novos e até mesmo reescrever posts.

Algo a se atentar são o volume mensal de uma palavra-chave e taxas de clique com base no ranking. 

Entretanto, é importante entender que não existe uma regra sobre as atualizações, o fundamental é fazer o que for necessário para manter os posts relevantes e garantir com que ele seja melhor.

2 – Evite conteúdos rasos 

Os conteúdos rasos são um dos principais afetados negativamente nas atualizações dos algoritmos.

Um exemplo é se você tiver um post sobre bobina plastica, opte por realizar um texto rico em informações e que transmita os papéis dessa ação.

Assim, o público ao buscar por esse assunto tende a ter como referência os posts que solucionam seus problemas.

3 – Corrija os erros de SEO

Os sites com erro de SEO sofrem mais impacto nas atualizações do Google. As tags de título e meta descriptions duplicadas são um dos erros que mais afetam a reputação e ranqueamento dos posts.

Ou seja, os sites não precisam ser perfeitos, mas na maioria dos casos é essencial corrigir e evitar erros nos títulos e metas description.

4 – Aprenda com outros sites 

Estudos de caso mostram como sites com conteúdo de alta qualidade viram um aumento no tráfego e nas conversões após as atualizações.

Analisar um site, por exemplo, referência em manutenção de equipamentos hospitalares pode ser a solução para que bons resultados sejam alcançados. 

Alguns sites foram penalizados devido a práticas de SEO ruins. Analisar esses casos pode ajudá-lo a evitar os mesmos erros. 

Conclusão 

Tenha em mente que a qualidade do conteúdo é essencial, e o Google recompensa sites que proporcionam valor aos visitantes, inclusive quando se trata de temas como “aula de natação preço“.

O Google continuará a evoluir, e é crucial permanecer atualizado com as mudanças. Fique bem informado e esteja disposto a se adaptar. 

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, ter um site otimizado para mobile é essencial para o sucesso nas classificações do Google.

Espero que este guia abrangente sobre as atualizações do Google em 2023 tenha sido útil para você. Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo, e estar atualizado é a chave para manter seu site no topo das classificações. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 11 =