Digitalização: Conheça 5 benefícios que podem gerar aos seus negócios

A digitalização dentro de uma empresa, seja qual for seu ramo de atuação, pode provocar diferentes benefícios, todos eles importantes para um desenvolvimento sadio e com base nas principais tecnologias da atualidade, que transmitem maiores resultados.

 

Essa ainda pode ser uma forma de começar a colocar uma organização em um diferente patamar daquele em que ela sempre costumou atuar, modificando preceitos básicos dentro do ambiente de trabalho, focando na inovação e na rapidez dos processos.

 

Diferentemente do que muitos podem pensar, essa digitalização não acontece apenas com a inclusão de uma gráfica de produção de impressão digital dentro de uma empresa, mas sim, por meio de outras formas de trabalho cada vez mais conectadas e comunicativas.

 

Um bom exemplo disso são companhias do setor naval, que a partir da digitalização total, ampliaram as redes de contato com fornecedores e transportadoras, e hoje têm maior controle sobre a localização de produtos e fornecedores de serviços.

 

Acompanhe no artigo de hoje mais sobre a importância do processo de digitalização, e de que maneira ele é considerado essencial para que os negócios possam executar seus trabalhos com maior ênfase no crescimento e no controle efetivo de atividades.

 

A importância da digitalização no mundo contemporâneo

Desde os tempos mais antigos, as empresas passaram a construir grandes impérios que sustentaram durante anos a mesma forma de trabalho e os mesmos mecanismos utilizados, como atividades comuns que envolvem o dia a dia administrativo.

 

Essa maneira de trabalho, sempre vista como comum e essencial, trouxe inúmeros ganhos ao longo dos anos e exemplos a serem seguidos por outros negócios de diferentes áreas, mas a partir do momento que a tecnologia teve seus frutos, tudo se modificou.

 

De maneira prática, podemos dizer que uma empresa de administração de restaurante corporativo, que antes fazia seus trabalhos por meio de uma checagem pessoal de dados de clientes, algo que era protocolizado manualmente, passou a utilizar computadores.

 

Isso fez com que grandes números de arquivos físicos acabassem se reduzindo ao longo do tempo, e cada vez mais aparelhos eletrônicos fizessem parte do ambiente de trabalho, providenciando resultados cada vez mais concretos em diferentes setores e tarefas.

 

Essa é uma forma de mostrar como a digitalização passou a fazer parte das companhias, contribuindo para mudanças que foram enxergadas em pouco tempo como determinantes para melhores resultados, bem como a forma de trabalho cada vez mais produtiva.

 

Mas, ainda assim, isso foi pouco para o que se tornou atualmente no mercado de trabalho. Grandes empresas, como aquelas de setores de transportes e de entrega de encomenda, passaram a introduzir em suas formas de trabalho cada vez mais mecanismos digitais.

 

Um exemplo disso são as encomendas que hoje fazemos em qualquer site na internet. Até que o produto chegue em nossa casa, o mesmo passou por uma série de lugares, e em todos houve um controle digitalizado, que ocorre por meio de mecanismo como:

  • Softwares;
  • Sistemas de computadores;
  • Aplicativos;
  • Portões digitais;
  • Dentre outros.

 

Além disso, só o fato de hoje nós podermos acompanhar nossos pedidos, como no caso da compra de um vaso de empresa de jardinagem e paisagismo, já representa a integração digital feita por uma empresa, algo importantíssimo para a caracterização do mercado atual.

 

Quais seus benefícios para empresas?

Até aqui, já entendemos mais sobre como as empresas passaram a utilizar sistemas de digitalização de tarefas ao longo dos anos, contribuindo para mudanças significativas na maneira como consumimos e obtemos produtos e serviços diariamente.

 

Mas dentro de um viés corporativo, essa mudança trouxe melhorias significativas para dentro das próprias empresas, como em um grupo de construção comercial, focando na máxima produção de resultados importantes para o negócio. Conheça alguns a seguir:

 

1 – Distribuição de atividades

Com a digitalização sendo o foco de uma empresa, muitas formas de trabalho consideradas repetitivas e um tanto sem razões para serem feitas regularmente, passaram a ser automatizadas, ou seja, foram feitas por meio de sistemas de computadores ou aplicativos.

 

Ao mesmo tempo que isso acontecia, o profissional que antes cuidava desse procedimento, hoje passa a ter maior envolvimento com outras questões na empresa, que em muitos casos eram colocadas para escanteio, por falta de atenção e de pessoal.

 

2 – Controle de riscos

Com um controle cada vez maior das atividades rotineiras dentro das companhias, sistemas digitalizados passaram a dispor maior controle sob potenciais riscos, o que antes acontecia sem nenhum tipo de reação prévia e dificultava uma rápida solução.

 

Então, por meio da digitalização de serviços, uma empresa de frete para moto recém comprada passou a fazer a verificação dos veículos por meio de etiquetas em QR Code, o que facilitou a agilidade do processo, que muitas vezes poderia dar errado.

 

3 – Melhor relacionamento com clientes

Com a digitalização de muitas das atividades realizadas nas empresas, foi a maior e melhor entrega de produtos e serviços, o que trouxe uma rápida conectividade positiva com clientes, algo essencial para negócios em crescimento que precisam de fidelidade.

 

Logo, a partir da estruturação de uma forma de trabalho cada vez mais rápida, com a presença de sistemas em computadores e na digitalização de procedimentos, como nota fiscal, uma loja de alimentação corporativa almoço passou a atender com agilidade.

 

Essa é uma mudança que agrada cada vez mais os clientes, ainda em um plano de rapidez de consumo, tanto de produtos e serviços, quanto de informações, o que agregou maior urgência por atividades cada vez mais completas e feitas em tempo recorde.

 

4 – Resolução imediata de problemas

Imagine que em uma grande empresa de importação de alimentos, a fiscalização de entrada de caixas em um país apontou erros de documentações, algo que atrasaria todo o processo e poderia gerar multas a serem pagas a clientes, caso se prolongasse.

 

De certa forma, sem a ajuda da tecnologia, esse seria um problema que demoraria a ser resolvido, geralmente esperando o trabalho feito por algum profissional tempos depois da verificação desse incidente, o que geraria um grande caos para o processo.

 

Já por meio da digitalização, ainda que ocorram erros, eles podem ser rapidamente resolvidos, visto que, com um aparelho eletrônico e um acesso a um sistema ou à internet, é possível resolver trâmites em questão de minutos, evitando demoradas burocracias.

 

5 – Equipes cada vez mais integradas

Engana-se quem acredita que a tecnologia só afasta as pessoas. Se bem utilizadas, especialmente em processos de trabalho nas empresas dos mais variados setores, essa pode ser uma grande oportunidade para uma maior comunicação e integração.

 

Vamos supor que, em uma indústria de alimentos, programas e sistemas digitalizados sobre processos de trabalho fazem com que grupos de funcionários se atentem para cada parte do procedimento, sabendo exatamente com quem lidar quando algo acontecer.

 

Principais dicas para começar a se digitalizar

Agora que você entendeu tudo o que sua empresa pode ganhar com o investimento na digitalização de processos e recursos de trabalho, é interessante saber de que forma você ou os tomadores de decisões da sua corporação podem começar a mudar essa realidade.

 

Antes de mais nada, é interessante que haja um levantamento de informações sobre a organização de serviços de uma companhia, e posterior a isso, a compreensão daqueles setores que mais dependem de pessoas, e dos mínimos erros, para realizarem um trabalho.

 

Com isso em mãos, e com o auxílio de um cartão de visita advogado, é fundamental que cada parte do novo processo seja planejado e acertado com as empresas que vão disponibilizar as tecnologias cabíveis, verificando os conformes entre os lados.

 

Por fim, é imprescindível que as empresas que vão iniciar processos digitalizados tenham em mente o envolvimento pleno do colaborador, já que este será o que mais vai sentir as mudanças, e deve se adequar a elas o mais rápido possível.

 

Por isso, procure implantar projetos na empresa para acompanhar a adequação a um novo formato de trabalho, e promova engajamento, seja por meio de comunicações ou de ações com o RH, para que todos participem ativamente desse momento.

 

É importante que uma liderança e representantes dessas tecnologias estejam em constante contato com as equipes, se prontificando em auxiliar nas mudanças que irão acontecer, e mantendo os treinamentos como uma realidade diária dentro da empresa.

 

Considerações finais

A digitalização tem sido a principal fórmula de inovação dentro das empresas nos últimos tempos, sendo considerada não uma tecnologia de melhoria, mas um item essencial dentro dos negócios que mexem com serviços de integração de diferentes setores.

 

Os benefícios para as organizações que de fato apostam nessa mudança são os mais variados, mas todos apontando para um crescimento cada vez mais saudável, com foco na melhor forma de trabalho interno, o que é imprescindível para os negócios no século XXI.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =