Endomarketing: Entenda mais sobre essa estratégia e os benefícios dela!

Se existe uma coisa que está em alta nas relações comerciais dos tempos modernos, essa coisa é o conhecimento e acolhimento da pessoa humana. Para isso, táticas como o endomarketing são de vital importância para uma empresa sobreviver no mercado.

 

Um erro muito comum é imaginar que, pelo fato real de que o cliente possui a primazia dos cuidados de uma companhia, e que quase sempre ele tem razão, exista menos importância no trato com os colaboradores que trabalham na própria empresa.

 

Assim, fazer uso das argúcias psicológicas do marketing com o porteiro terceirizado de uma instituição é quase tão importante quanto o marketing de conversão de clientes. Uma vez que o esforço do empregado mobiliza o negócio, ele também precisa ser incentivado.

 

Isso é tão verdade que, no mundo inteiro, as políticas de convívio e boa conduta no ambiente de trabalho estão não só sendo incentivadas, mas se tornando obrigatórias na lei, passando a ser sinal de prosperidade das grandes empresas que a põem em prática.

 

Endomarketing: Entenda mais sobre essa estratégia e os benefícios dela!

 

Não basta apenas ter uma estação de trabalho dupla, um escritório bonito e máquinas de última geração. As empresas que querem alçar voo no mercado atual precisam fazer uso das técnicas de incentivo ao trabalhador e otimização das estratégias de grupo.

 

Por esta razão, serão explicados o conceito de endomarketing e os seus impactos positivos dentro de uma organização. Junto a isso, este texto trará algumas dicas para aplicar essa estratégia de forma prática na empresa, seja ela um comércio ou um hospital veterinário.

 

O que é Endomarketing?

A tática de marketing institucional direcionada às ações do interior da empresa é chamada de endomarketing.

 

Também conhecido, popularmente, como Marketing Interno e possuindo como meta uma melhora na imagem da empresa entre os seus colaboradores, a estratégia tem como objetivo manter a equipe motivada e reduzir os principais problemas dos locais de trabalho.

 

Pode não parecer, mas a realização de um contrato de manutenção preventiva e corretiva de ar condicionado pode ajudar com o endomarketing, uma vez que a partir do momento que se tem um ambiente de trabalho saudável, é mais simples manter os colaboradores engajados.

 

Por isso, a importância da aposta nessa estratégia circunda em torno da influência dos empregados dentro da própria instituição. Eles obtêm contato rotineiro com todas as etapas e isso os torna mais preparados para influenciar as pessoas a respeito da marca.

 

Endomarketing no RH

É possível imaginar os funcionários de um restaurante que, quanto estão felizes com as  condições de trabalho da empresa, tendem a dissertar mais a respeito das vantagens e exclusividades com os seus familiares e amigos.

 

Essa satisfação faz com que todos esses interlocutores passem a possuir uma impressão diferente daquele negócio.

 

Eles começam a ver a empresa de uma maneira mais humana e acolhedora, desenvolvendo um afeto singular pelo negócio e por suas políticas de conduta.

 

Se for para considerar a quantidade enorme de novas instituições que aparecem no mercado todos os dias, quando se pensa nesse tipo de influência, é preciso levar em conta que, se é assim que empresas de sucesso se destacam, o exemplo merece ser seguido.

 

Apesar do seu nome, o endomarketing não se limita somente a ações de marketing propriamente dito.

 

Dessa forma, é acertado dizer que essa estratégia se trata muito mais de uma união das ações do RH e do setor de marketing da empresa do que qualquer outra coisa na gestão de um negócio.

 

A ala de Recursos Humanos precisa, portanto, atentar-se às carências dos seus funcionários, transformando problemas em oportunidades de melhoria e unindo esforços para garantir as melhores condições de trabalho para eles.

 

Os impactos positivos na empresa

Já deu para perceber que o endomarketing é uma via eficaz para o crescimento de uma companhia a partir de dentro. A empresa, antes mesmo de cativar os clientes, precisa conquistar os seus integrantes.

 

Dessa maneira, seis são os benefícios da prática dessa estratégia que foram listados para este tópico. Existem muitos outros, mas alguns dos mais importantes de se destacar, quando o assunto é otimização das relações profissionais, são:

  1. Maior qualidade de trabalho;
  2. Maior bem-estar e clima agradável;
  3. Aumento na lealdade dos subordinados;
  4. Redução dos pedidos de demissão;
  5. Crescimento na produtividade;
  6. Aumento da motivação dos colaboradores.

 

É possível perceber a chegada dessas consequências positivas, até mesmo, nos serviços de uma copeira terceirizada, por exemplo, uma vez que todas essas pontas não estarão mais soltas no negócio.

 

Não adianta investir fortunas apenas na qualidade técnica e tecnológica de um negócio se não houver investimento nos fatores humanos.

 

Algumas atividades do movimento cotidiano são extremamente estressantes e desgastantes até o limite da capacidade de um indivíduo comum. Por esta razão, o investimento nesses conjuntos de estratégias trarão mais qualidade ao trabalho.

 

São muitos os profissionais que acabam permitindo que esses tipos de problemas de trabalho afetem o seu bem-estar. A empresa precisa se preocupar com a saúde de seus colaboradores para propiciar um ambiente de trabalho mais agradável.

 

Essas atitudes possibilitam uma melhora notável na saúde mental do time e diminuição dos conflitos nos escritórios, até mesmo em ambientes menos próximos do público-alvo, como uma empresa de gestão de frota de veiculos, por exemplo.

 

Como resultado consequente de tudo isso, a estratégia de endomarketing presenteia a empresa com uma maior taxa de fidelidade dos seus funcionários, o que, por lógica, diminuirá a vontade de deixar a empresa por parte desses colaboradores

 

5 dicas para aplicar o endomarketing na empresa

Por fim, será de grande valia apresentar algumas orientações práticas para a aplicação da estratégia de endomarketing em todos os tipos de empresas.

 

Essas dicas são cinco dentre as mais gerais, e foram escolhidas para orientar a implementação nos negócios de uma forma abrangente, e podem ser atribuídas a todas as áreas. Tratam-se de ações como:

  1. Melhorar a comunicação interna;
  2. Realizar palestras de formação;
  3. Realizar pesquisas de satisfação;
  4. Fornecer benefícios aos colaboradores;
  5. Oferecer treinamentos e capacitações.

 

A comunicação feita no interior da companhia é a chave para a instituição de práticas que podem ajudar na melhoria do local de trabalho. Por esse motivo, é essencial que uma empresa trabalhe a otimização dos processos de comunicação com os seus colaboradores.

 

Isso é imprescindível para fazer com que o diálogo dentro da organização se torne uma via de mão dupla, onde os empregados também possuam voz e sejam capazes de expressar pensamentos e sugerir mudanças nas organizações internas.

 

Uma empresa inspeção veicular, por exemplo, não é composta apenas pelos técnicos que atuam na linha de frente. É preciso que haja uma comunicação real, que abranja todas as partes e não permita que haja ruídos empatando a compreensão das situações particulares.

 

Esse tipo de prática faz com que os indivíduos que estão presentes na empresa sintam-se cada vez mais atuantes e importantes durante o desempenho dos processos, aumentando o ânimo de toda a equipe.

 

Além disso, realizar palestras educativas e profissionalizantes pode ser a melhor escolha quando se quer aumentar o engajamento de uma equipe.

 

Junto ao fato de que elas geram muito interesse, quando relacionadas às áreas dos profissionais, esses eventos podem decidir o rumo estratégico de uma equipe pelo resto dos anos, a depender do empenho individual.

 

Sem falar que, ao serem promovidas, as palestras podem ser divulgadas em qualquer canal, desde as mídias sociais até no adesivo perfurado dos carros. Isso será um instrumento poderoso de engajamento da empresa interna e também externamente.

 

Por fim, fornecer treinamentos capacitantes junto às palestras fará com que os colaboradores sejam moldados para agregar cada dia mais a empresa, o que também fará com que eles sintam mais vontade de ficar, almejando sempre o crescimento.

 

Oferecer benefícios em forma de bonificações ou promoções constantes também mostra ao funcionário que a empresa o considera como ser humano.

 

Considerações finais

Trabalhar a comunicação de uma empresa é sempre um grande desafio, uma vez que o mercado está cada dia mais aquecido e competitivo, exigindo das instituições posturas cada vez mais acertadas, e decisões que precisam ser tomadas sempre em tempo recorde.

 

Mas neste texto foi possível conhecer outro lado desse contexto. Um desafio adicional das empresas, que também é uma vertente diferente do marketing.

 

O endomarketing é a estratégia que visa manter o engajamento dos colaboradores antes de preparar as campanhas que deverão atingir o público externo.

 

Junto com o seu conceito e uma série de dicas práticas, foi possível descrever qual o nível de impacto que essa tática tem nos negócios que influenciam.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 8 =