Marketing de influência para a promoção de marcas e produtos

Para que empresas vendam no mercado é importante trabalhar com as melhores estratégias possíveis, sendo uma delas o marketing de influência, o que inclui dar valor para o sentimento de influência a ser trabalhado junto do seu público-alvo, conquistando assim novos clientes.

 

Dessa maneira é possível para uma empresa não só garantir um maior desempenho atualmente, como também ampliar suas oportunidades ao longo prazo, fazendo assim com que uma companhia possa crescer em seu segmento, chegando até mesmo a outras áreas.

 

Agora, para que seja possível conquistar tamanho destaque é necessário reconhecer não apenas quais são as suas oportunidades, mas também os desafios que podem ser encontrados junto a um espaço em particular, principalmente em relação ao seu público.

 

Somente ao estabelecer uma boa conexão com os seus possíveis clientes que uma distribuidora de produtos de limpeza pode ampliar o seu número de ofertas no mercado, passando agora a trabalhar com o maior número de consumidores próximos de sua área.

 

Para que seja possível conquistar tal nível de destaque, levando em conta quais são as suas metas de mercado, é importante então reconhecer tudo aquilo que o marketing pode ser capaz para auxiliar um negócio, desenvolvendo ações que aumentem seu valor.

 

O positivo nesse sentido é que o marketing, assim como o mercado, envolve uma grande variação de formatos, tudo para trazer a melhor experiência tanto ao público como às empresas, reconhecendo os diferentes tipos de perfis que podem vir a ser encontrados.

 

É por coisas assim que é importante para qualquer tipo de negócio saber como trabalhar com o melhor que o marketing ao seu redor é capaz de oferecer, esteja você lidando com um modelo de loja container ou uma grande companhia voltada ao setor industrial.

 

Enquanto para certos negócios alguns modelos específicos de estratégia podem se destacar, como para quem trabalha na internet e atua com o marketing digital, existem outras aplicações que se mostram válidas para qualquer tipo de empreendimento.

 

E é nesse sentido que podemos destacar o valor do marketing de influência, tendo ele como objetivo ampliar o seu número de clientes, de vendas ou qualquer outro tipo de meta, tudo isso através da forma que uma empresa tenta influenciar quem pode vir a ser seu público. 

Qual o diferencial do marketing de influência?

 

O objetivo do marketing como um todo é conquistar o melhor nível de resultado, seja qual forem as metas estabelecidas por uma companhia. Contudo, podem ser encontradas diferentes variações acerca de sua aplicação, em busca de efeitos específicos.

 

Em relação a isso podemos destacar as funções do marketing de influência, sendo essa prática responsável por influenciar de alguma maneira o seu público, seja ao se aproximar de uma companhia, descobrir os diferenciais de uma marca entre muitos outros objetivos.

 

De um modo geral, o que mais se procura por meio dessa aplicação específica de marketing é se conectar de forma orgânica ao seu público-alvo, ou seja, sem a necessidade de anúncios ou qualquer tipo de ação mais direta que leve a uma possível venda.

 

Para garantir isso basta se destacar junto a canais que sejam consumidos por um público específico, como quem atua na gestão de uma fábrica e pode vir a se interessar por um novo modelo de talha elétrica, graças à forma em que ele é influenciado em uma feira.

 

Esse tipo de resultado pode ser visto também dentro das nossas relações pessoais, sendo possível aumentar o interesse por uma marca de shampoo após receber uma indicação de um vizinho ou parente, passando a ter mais confiança na qualidade de tal produto.

 

Tal relação também pode ser vista através da internet, onde em uma busca por móveis de fibra sintética, a escolha do usuário por uma oferta pode se dar através do número de avaliações positivas de uma loja, sendo então influenciado a fechar tal compra.

 

Frente a essa realidade é importante para um negócio saber como trabalhar com o marketing de influência, principalmente por causa da grande quantidade de benefícios que podem estar associados ao uso desse tipo de estratégia.

As vantagens do marketing de influência

 

Esse tipo de estratégia é de grande utilidade para quem promover da melhor forma possível os seus produtos e serviços, principalmente por causa da ampla variedade de vantagens que podem ser conquistadas a partir da adoção desse tipo de tática, abrindo portas para:

Maior retorno de investimento

 

O ROI é um índice que aponta para os lucros de um negócio em relação aos seus investimentos, com tais números podendo crescer diante da aplicação correta desse tipo de marketing, influenciando seu público a comprar mais, ampliando assim os seus ganhos.

Crescimento de público

 

Antes de conquistar novos clientes, primeiro é preciso chegar aos seus leads, ou seja, os seus consumidores em potencial. Entre as maneiras que uma empresa de serviços de limpeza pode adotar para conquistar isso é por meio de uma estratégia de influência.

 

Dessa maneira é possível que novos indivíduos tenham conhecimento sobre os seus produtos e serviços, permitindo assim criar uma conexão que pode levar a uma conversão de vendas, ampliando assim os resultados a serem alcançados por tal empresa.

Melhorias na percepção da marca

 

Por meio do marketing de influência é possível não apenas ampliar suas vendas no momento, mas garantir isso também a longo prazo, algo possível diante da imagem positiva que vai sendo criada em cima de uma marca, ampliando dessa forma a sua percepção.

 

Nesse sentido é possível para um maior número de indivíduos conhecer o trabalho de uma empresa, mesmo que não venham a se tornar clientes desse negócio, aumentando assim o reconhecimento de tal companhia dentro do seu segmento de preferência.

Presença em mais canais de comunicação

 

Outro destaque que o marketing de influência pode trazer é através da sua presença dentro dos mais diversos canais disponíveis, permitindo até mesmo com que o seu público, de modo voluntário, possa atuar como divulgadores da qualidade de uma marca.

 

É através disso que um curso de bim revit pode ser bem falado nas redes sociais, em plataformas específicas, além de muitos outros espaços que permitam uma melhor divulgação dos serviços de tal companhia, chegando assim a novos públicos.

 

Com esses benefícios ao seu redor uma empresa pode ampliar ainda mais os seus resultados no mercado, tudo a ser conquistado por meio de como a sua influência é trabalhada no mercado, sendo importante atuar com quem lida com isso.

O papel dos influenciadores

 

Que o marketing de influência é importante para os resultados de uma empresa já pudemos ver, o passo agora é saber como colocar essa estratégia em prática, existindo uma atenção em especial para o trabalho a ser executado pelos chamados influenciadores digitais.

 

Esse título pode ser dado a qualquer tipo de indivíduo que tenha algum tipo de influência junto ao seu público na internet, podendo servir então como uma ponte entre os serviços de uma empresa que trabalha com pele de vidro e o público que ela busca alcançar.

 

Nesse sentido é importante escolher por trabalhar ao lado dos influenciadores de maior destaque para uma companhia, passando então por modelos como:

 

  • Macro influenciadores (grande público);
  • Micro influenciadores (audiência seleta);
  • Ecossistema (influenciadores do mesmo assunto);
  • Autoridade (alguém de reconhecimento na área);
  • Trendsetter (iniciadores de tendências).

 

Diante de tantas variedade é importante escolher bem qual será o perfil do influenciador que irá trabalhar junto de uma marca, de modo a melhor se conectar com o público que acompanha tais comunicadores, levando assim a conquista de mais clientes.

 

Nesse sentido, é importante se aproximar se um influencer que tenha algum tipo de aproximação com o mercado buscado por sua empresa, como alguém que fale sobre o setor de segurança a indicar um sistema de monitoramento residencial.

 

Mas não basta apenas contratar um profissional da área e esperar que o público desse influenciador rapidamente seja convertido comercialmente, é importante trabalhar com uma comunicação que seja positiva para todos os envolvidos.

 

Ou seja, a criação de uma campanha voltada a influenciar o público deve ser desenvolvida com o auxílio dos influenciadores contratados, de modo a criar uma estratégia que surte melhor efeito com o seu público-alvo, de fato conquistando novos clientes.

 

De um modo geral é importante trabalhar com esse tipo de prática no mercado, independentemente de qual seja o seu setor comercial, reconhecendo os altos desafios que existem atualmente, como a concorrência ampla nos mais diversos cenários.

 

Para então se destacar diante disso é preciso lidar com algo que influencia sua audiência de alguma forma, e não só a fechar uma compra, mas antes disso, a dar atenção ao que uma empresa é capaz de oferecer.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =