Marketing para indústria: Qual é a melhor estratégia para adotar?

O marketing para indústria nada mais é do que comercializar bens e serviços entre as empresas. Os bens produzem um produto final por meio do uso de matérias-primas.

 

O termo marketing industrial é conhecido como B2B “Business-To-Business”, em inglês.

 

Exemplificando, uma empresa de suporte para extintor 4 kg pode comercializar seus produtos e serviços para outra, direcionando mensagens a respeito, onde as duas vão manter um relacionamento produtivo.

 

Não é o marketing destinado ao consumidor final, mas sim focado em outras organizações, onde a criação de produtos não vai atender apenas os consumidores, mas outros negócios e empresas.

 

As estratégias utilizadas no marketing industrial são úteis para uma fábrica de terminais elétricos, por exemplo, onde são disponibilizados recursos para grandes compras e produção em alta escala.

 

É por isso que as indústrias precisam se comunicar com empresas consumidoras, divulgando seus produtos com eficiência e atuando em suas promoções, elaborando estratégias para reter e atrair clientes.

 

Para esse processo, o marketing entre indústrias de válvula borboleta automática é um sistema viável, criado para construir relacionamentos sólidos e duradouros, para que as vendas a longo prazo sejam concretizadas.

 

Como obter boas vendas nas indústrias?

Para que uma indústria consiga obter boas vendas é necessário ter uma equipe de vendas qualificada, investir em preços interessantes no mercado em que atua, como também trabalhar com soluções que sejam úteis para o consumidor.

 

Porém, ainda existem boas práticas que podem ser utilizadas nas vendas de estrutura metalica para armazenagem, por exemplo, que a lista abaixo mostra, para conhecimento, tais como:

  • Criar um banco de dados;
  • Investir na pré-venda do produto;
  • Construir um método de abordagem;
  • Prospectar clientes no mercado de nicho;
  • Utilizar processos e ferramentas na prospecção de leads.

 

Quando um banco de dados próprio é criado é possível estabelecer com facilidade os clientes potenciais de transportadora carga pesada, identificando onde é melhor divulgar este de serviço, por exemplo, obtendo resultados mais assertivos.

 

Ter um banco de dados no mercado em que a empresa atua é o primeiro passo, fundamental para o sucesso comercial, mas não é indicado comprar listas para gerar leads, pois elas podem conter informações incompletas.

 

É por esta razão que é muito importante contar com uma pré-venda adequada do serviço ou produto, para que a qualificação dos leads de usinagem de MDF seja prospectada da melhor forma possível, com todos os dados completos.

 

A figura do LDR – List Development Representative, que é o responsável pela criação da lista do banco de dados, é fundamental nesse momento. Ele organiza e valida os contatos, antes do início das ligações da equipe de vendas.

 

Fontes para a coleta de dados dos leads

Algumas dessas fontes são:

  • Plataformas de dados para a prospecção;
  • Listas de associações;
  • Mailing de eventos realizados;
  • Co-marketing – cooperação entre empresas com canais de distribuição separados.

 

O responsável pela área de pré-venda filtra os prospects que estão prontos para comprar, levando para os vendedores apenas os leads mais qualificados, dando aumento na taxa de fechamentos da venda de isotubo blindado para kid play.

 

As empresas que investem na pré-venda conseguem aumentar as taxas de conversão entre 40% e 50%, podendo alcançar uma porcentagem maior se os contratos entre elas é renovado, aumentando o faturamento.

 

A etapa da abordagem é essencial no processo de vendas e não pode ser baseada apenas na intuição do vendedor, sendo necessário observar o papel exercido por cada membro da equipe.

 

Em um centro de usinagem para MDF é muito comum negociações que envolvem grandes somas. É por isso que a prospecção ativa de clientes no mercado atuante é uma alternativa interessante para ser adotada.

 

Para que o melhor desempenho nas vendas o uso de softwares que avaliam o desempenho da equipe de vendas é fundamental, porque elas ajudam a realizar análise rápidas e mais profundas, qualificando os leads gerados.

 

A partir dos gráficos e relatórios gerados pelas ferramentas adequadas os gestores podem acompanhar as métricas de cada membro da equipe, alavancando a taxa de vendas.

 

Estratégias de marketing industrial

Para criar uma estratégia de marketing para uma indústria, é necessário primeiramente identificar o público-alvo, pois é com ele que as ações aplicadas vão trabalhar.

 

Algumas técnicas são fundamentais nesse processo e adotá-las permite uma maior facilidade para os gestores na área industrial, como as elencadas abaixo:

  • Técnicas de SEO para atrair leads;
  • Criar sites para buscar informações;
  • Montar um blog para postar diversos conteúdos;
  • Utilizar as redes sociais para interagir com os clientes;
  • Investir em links patrocinados para maiores resultados nas vendas.

 

As técnicas de SEO consistem em criar ações para melhorar o posicionamento de um site nos resultados das pesquisas feitas no Google, por exemplo. É necessário utilizar palavras-chaves específicas que representem o ramo em que a indústria atua.

 

A criação de um site é o canal digital que busca informações, onde o cliente busca por produtos e serviços e é fundamental que ele seja atualizado frequentemente, contendo os dados de contato, endereço e telefone dos consumidores.

 

Uma outra dica é deixar disponível um formulário para cadastro do visitante. Assim, quando ele tiver alguma dúvida ou quiser contatar a indústria, com o preenchimento do formulário ficará registrado as principais informações, como nome, e-mail ou telefone.

 

Outra estratégia de marketing industrial é a criação de um blog, onde a postagem de conteúdos relevantes geram engajamento com os consumidores. O blog precisa estar dentro do website da empresa. 

 

As redes sociais mais utilizadas pelas indústrias são o LinkedIn, Facebook e o Instagram. Eles são importantes para saber onde o público-alvo se encontra, mantendo o contato ativo, para um relacionamento mais próximo.

 

O e-mail marketing também é uma boa estratégia, pois através dele os clientes podem receber promoções ou ofertas. Ele pode também, vender um produto ou serviço por meio da programação de mensagens enviadas aos consumidores.

 

Finalmente, os links patrocinados são essenciais para que a página da indústria consiga aparecer nos primeiros resultados das pesquisas feitas pelo internautas e o anunciante paga apenas quando um usuário clica na página.

 

Uma vez elaborada a estratégia de marketing para indústrias, a tendência é que ela traga benefícios significativos para que ela atue no mercado, bastante competitiva, gerando engajamento e permitindo controle preciso de tudo o que acontece.

 

Importância da internet na comunicação

A internet como meio de comunicação auxilia na venda, mantendo o vínculo com os clientes que podem optar por uma empresa bem qualificada, quando forem realizar suas compras.

 

Ela funciona também para divulgar uma marca, porque quando o cliente fica satisfeito com ela, ele pode indicar o negócio para outras pessoas, aumentando com isso o leque de contatos no banco de dados.

 

Graças aos meios digitais, as portas de contato com os clientes se abrem muito mais, facilitando a comunicação entre eles e a empresa, auxiliando no crescimento e expansão dentro do mercado.

 

Dentre as vantagens de um bom relacionamento pela internet, estão:

  • Segurança;
  • Onipresença, permitindo a presença em diversos locais a todo momento;
  • Agilidade no envio de informações;
  • Criação de personas (imagem fictícia do cliente ideal).

 

Com o auxílio da internet é possível que a indústria conheça mais profundamente cada um dos seus clientes, podendo traçar seus interesses e até mesmo identificando o que não lhes agradam por meio dos perfis.

 

O B2B pela internet garante desempenho e resultados diferenciados na comunicação para o consumo de algum produto ou serviço, agregando valor ao cliente e sendo bem elaborado identifica tendências do mercado e o comportamento dos consumidores.

 

Considerações finais

Afinal, a relação que existe entre a estratégia do marketing para indústria e as vendas é gerar resultados efetivos no consumo de produtos ou serviços.

 

Portanto, quando uma empresa é relevante nos mecanismos de busca, ela pode atrair mais visitantes, que no futuro se tornam clientes fiéis e compradores assíduos.

 

O bom relacionamento cultivado entre a empresa e o cliente proporciona melhores conversões, auxiliando na decisão de compra, fazendo com que a equipe de vendas identifique o momento certo de oferecer produtos ou serviços, fechando negociações.

 

Para isso, basta identificar quais das estratégias aplicadas estão dando certo e excluir aquelas que não estejam surtindo resultados positivos, pois elas podem identificar quais os clientes que deixam de comprar.

 

As estratégias utilizadas no marketing industrial são úteis para aproximar empresas, onde a disponibilização de recursos pode ser destinada a grandes compras e na produção em grande escala de produtos, alavancando as vendas.

 

Marketing industrial é sinal de lucratividade, é sinal de um bom posicionamento no mercado, é sinal de estar à frente dos concorrentes, quando as estratégias são aplicadas corretamente.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 6 =