Quais são os principais passos para ter uma boa gestão comercial?

Podemos considerar a gestão comercial como o coração de qualquer empresa. Se não for bem administrada, é muito difícil manter o negócio em pleno funcionamento.

 

Uma queda nas vendas pode reduzir o nível de qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o que coloca em dúvida a credibilidade e a confiança da marca.

 

Prejudicar a imagem da empresa pode afastar os clientes, os fornecedores e os investidores.

 

Em outras palavras, se a gestão comercial não vai bem, acaba por influenciar outros setores da empresa.

 

Quais são os principais passos para ter uma boa gestão comercial?

 

Por conta disso, é fundamental que o gestor ou o empreendedor estejam sempre atentos à qualidade de sua gestão comercial.

 

Cuidar de uma empresa envolve muitos processos, como o financeiro, o administrativo, departamento pessoal, marketing, vendas, dentre outros.

 

Entretanto, eles só vão desempenhar bem suas tarefas se houver uma boa gestão comercial.

 

É ela quem traz os recursos financeiros necessários para a continuidade dos trabalhos e a própria existência da companhia.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é gestão comercial, sua importância para os negócios e como implementá-la do jeito certo, portanto, se você tem dúvidas sobre o assunto, confira até o final.

 

O que é gestão comercial?

Não existe uma definição para o conceito de gestão comercial, entretanto, essa atividade pode ser empreendida como o gerenciamento de recursos atrelados à atividade comercial de um negócio.

 

Isso quer dizer que ele envolve uma administração otimizada dos recursos tecnológicos, financeiros e humanos do setor comercial.

 

Dentro de um fabricante de letreiro de loja, o gestor comercial em responsável pelas seguintes tarefas:

  • Definir pontos de vendas;
  • Gestão de pessoas;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Analisar o mercado;
  • Precificação.

 

Com base no trabalho desenvolvido pelo gestor comercial, podemos dizer que essa gestão atua no estratégico e no operacional do negócio.

 

Ela é responsável pelas ações do setor comercial e de suas funções operacionais. Com isso, garante que todo esse trabalho seja executado, de acordo com o que foi planejado.

 

Importância da gestão comercial

Com base na definição de gestão comercial, conseguimos ter uma boa ideia do quanto ela é importante para empresas de diferentes setores, independentemente de seu porte.

 

Essa tarefa se responsabiliza pelas tarefas relacionadas às vendas e ao relacionamento com clientes e fornecedores.

 

Por conta disso, a companhia consegue se desenvolver de maneira sustentável, facilitando o seu crescimento.

 

Dentre os principais benefícios trazidos pela gestão comercial está a facilidade na definição de metas. É muito difícil para qualquer empresa pensar em planos estratégicos, se não definir bem quais são suas metas.

 

Por outro lado, ao utilizar um software de gestão comercial, a companhia consegue definir quais estratégias vai utilizar e as métricas que deve acompanhar.

 

Como resultado, ela saberá se as ações são condizentes com seus objetivos, diminuindo retrabalhos e alcançando o sucesso.

 

A gestão comercial também faz uso de recursos tecnológicos, visto que eles são importantes para administrar os dados coletados pelas organizações.

 

Essas plataformas automatizam o trabalho do gestor, permitindo que ele tenha acesso há uma série de informações que vão embasar as tomadas de decisão.

 

Essas ferramentas trazem informações importantes sobre o mercado, incluindo o público, clientes e fornecedores. Ter acesso a dados valiosos é fundamental para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.

 

Outra vantagem trazida pela gestão comercial é o aumento das vendas, isso acontece porque todos os pontos da empresa passam a ser bem estruturados.

 

Sua base é o planejamento estratégico, além do fato de o gestor possuir informações relacionadas ao mercado, o que facilita encontrar ações focadas no aumento das vendas.

 

A abordagem dos vendedores é mais personalizada e a marca consegue pensar em promoções diferenciadas. Uma vez que você trabalha com campanhas de marketing mais assertivas, consegue aumentar consideravelmente as vendas e os lucros.

 

A gestão comercial também envolve a automação empresarial, por meio de softwares que permitem um maior controle financeiro.

 

Um dos processos mais importantes dessa gestão é o processamento de dados financeiros, relacionados a diversos aspectos, como pagamentos de fornecedores, fluxo de caixa, contas a receber e a pagar, entre outros.

 

Fazer uma boa gestão dos recursos financeiros é fundamental para garantir o crescimento sustentável do negócio. Isso também é importante para planejar as vendas.

 

Se você não souber como está o fluxo de caixa, a sazonalidade do seu produto, o valor cobrado pelos fornecedores e outras informações, pode perder oportunidades de vendas por não ter uma estratégia consistente.

 

Por outro lado, a gestão comercial possibilita mais controle do dinheiro da empresa para que ela possa saber qual é o melhor momento de expandir suas atividades ou de se resguardar em uma época de crise.

 

Esse tipo de gestão presta uma consultoria financeira que permite à companhia fazer uma boa política de preços, e saber qual é a margem de contribuição de cada um de seus produtos e serviços.

 

Todavia, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental que você saiba como colocar em prática uma boa gestão comercial.

 

Dicas para realizar uma boa gestão comercial

Existem algumas estratégias que você precisa colocar em prática para implementar uma boa gestão comercial em seu negócio.

 

Estabelecer uma boa estratégia de vendas

Nós sabemos que é muito importante vender produtos e serviços de qualidade, mas isso não é o suficiente, visto que as organizações precisam planejar suas vendas.

 

Nesse contexto, você precisa contratar e capacitar bons vendedores, oferecendo remuneração e comissão estimulantes, e ferramentas que ajudam a otimizar as tarefas e aumentam a produtividade dos vendedores.

 

Uma gráfica especializada em folder de apresentação pode contar com uma ferramenta de gestão de vendas.

 

Trata-se de um sistema que automatiza o processo, gera relatórios e embasa as tomadas de decisão.

 

Saber precificar os produtos e serviços

As empresas precisam respeitar a política de preço do seu mercado. Isso significa contar com uma precificação ajustada e bem elaborada, com vistas a melhorar a lucratividade.

 

Você precisa contar com profissionais que saibam fazer as análises necessárias e assim elaborar a precificação das soluções que você oferece.

 

O consumidor moderno desconfia de preços muito baixos, mas também considera abusivo valores muito acima do mercado, portanto, todo cuidado é pouco.

 

Definir suas metas

Um fabricante de embalagens personalizadas também deve definir suas metas, antes de colocar em prática a gestão comercial.

 

Descubra o quanto sua empresa precisa vender em 1 mês, semestre ou ano para atingir o lucro que você planejou. Outra meta que você pode estabelecer é quanto ao crescimento do seu negócio.

 

O fado é que, independentemente de qual seja o seu objetivo, é fundamental saber defini-lo, pois ele vai direcionar seus esforços.

 

Fazer uma pesquisa de mercado

As organizações precisam se alinhar às oportunidades que o seu mercado traz em relação ao seu crescimento.

 

Nesse sentido, esteja atento às novidades, pois dessa forma, a gestão comercial é capaz de tornar a sua empresa mais competitiva.

 

O aumento da competitividade também pode fazer com que uma loja de notebook semi novo cresça e se desenvolva no mercado. E isso também faz com que o produto ou serviço tenha mais visibilidade entre os consumidores.

 

Se você sabe quem é o seu público, o mercado ao qual pertence e as possibilidades de crescimento trazidas por ele, fica mais fácil expandir a organização e identificar oportunidades.

 

Criar ofertas e promoções

Se você controla os custos, consegue visualizar a margem de lucro que suas soluções trazem para o negócio.

 

Assim sendo, é possível melhorar as vendas por meio de ofertas e promoções que chamam a atenção dos consumidores.

 

Você também pode negociar o preço das mercadorias com os fornecedores ou comprar quantidades maiores. Esse tipo de parceria também ajuda a movimentar as vendas e aumentar o faturamento.

 

Controlar o estoque

O controle do estoque é muito importante para que você tenha todos os produtos disponíveis para os clientes. É muito desagradável quando queremos comprar algo que não está disponível em estoque.

 

Para evitar esse problema, uma confecção de camisa para empresa personalizada utiliza um bom sistema de controle de estoques, que também esteja integrado com caixa e os computadores usados pelo time de vendas.

 

Conclusão

Em resumo, saber trabalhar a gestão comercial do seu negócio é muito importante para todos os outros setores dentro dele e para o seu próprio crescimento.

 

Trata-se de um trabalho que cuida de muitas tarefas, que vão desde a seleção e organização da equipe de vendas até o controle financeiro.

 

O gestor precisa estar atento à precificação, fazer pesquisas de mercado, melhorar o relacionamento com o cliente, ter uma boa relação com os fornecedores, dentre outras práticas importantes para a companhia.

 

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e de que forma pode implementar uma boa gestão comercial em seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 1 =